Вы находитесь на странице: 1из 2

ORAO PARA ABERTUTA DO RETIRO (11\07\2011)1 Canto: Canto e oraes N1329. A.

Queridas Irms, a orao nos coloca numa relao direta com o Pai. Na orao somos filhas que convivem amorosamente com Deus, que tudo nos oferta para que possamos ser melhor. Jesus mantinha uma intimidade inegvel com o Pai, a ponto de ele prprio afirmar que ambos formavam uma s realidade conforme podemos ler no Evangelho de So Joo 14,7-14: Se me conhecesses, tambm certamente conhecereis meu pai. Eu estou no Pai e o Pai est em mim. Mais ainda Jesus nos convida a participar dessa intimidade quando nos convida a permanecer no seu amor: Se algum me ama [diz Jesus], guardar minha palavra e meu Pai o amar (cf Jo 15,9-11 e Jo 14,21-26) L1. So Francisco de Assis, a exemplo de Jesus, subia nos montes da Itlia para buscar essa intimidade com o Pai, de modo especial no Monte Alverne, onde teve uma grande experincia de Deus. L2. Os momentos de orao de So Francisco significavam o alimento necessrio para que o santo de Assis pudesse vencer o mundo, isto , vencer-se a si mesmo; cultivar o desapego das coisas terrenas e materiais, efmeras e prejudiciais a alma, para ater-se s coisas do alto (cf Col 3,1) aprimorar-se como humano, buscar a perfeio do ser, assemelhando mais a Jesus, que modelo de nossa humanidade, at nos identificarmos com ele (cf Gl2,20). Leitura: Legenda Maior, So Boaventura, XIII,1 (p.635). Canto: Canto e oraes N1331. A. Foi mergulhar no mistrio de amor do Deus, numa intimidade de Pai e Filho, que So Francisco compreendeu que tudo Dom, tudo foi-nos dado para servir-nos a nosso fim, isto , Deus nos doou toda a criao de modo que ela nos auxilie a alcanar a salvao. L.3 So Francisco de Assis compreendeu que o desapego fruir das coisas na medida em que nos auxiliam a alcanar a perfeio, a nos tornar mais humanos, a sermos mais semelhantes a Jesus. L.4 compreendendo a relao de So Francisco com a orao que conduz ao desapego que podemos diferenciar o sentido de orao e contemplao. A. A orao nos coloca numa relao direta com o Pai. Na orao somos filhos que convivem amorosamente com Deus que tudo nos oferta para que possamos ser melhor; por meio da orao nos tornamos capazes de diferenciar o uso correto das coisas criadas, isto , quando uso nos aperfeioa como pessoas ou quando o uso dessas mesmas coisas se do de forma a nos tornar menos humanos e materialistas, quando buscamos mais as coisas de baixo do que as coisas do alto.

Esta orao est baseada no do texto Frei Tarcsio, fnpd de Contemplao e Orao na Vida do Franciscano na Providncia. Disponvel em http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br/Artigos-.php?id=139.

L.5 Por isso a franciscana procura fazer de sua vida uma constante orao, isso , em seu trabalho e misso, nos seus momentos de lazer, de convivncia com os irmos e irms. Tudo recolhe em seu dia para depois levar para a capela, e num gesto de gratido, devolver ao Pai os dons oferecidos. L.6. a intimidade com o Pai, conseguida atravs da orao disciplinada e constante, que possibilita a franciscana contemplar o mistrio de amor de Deus em cada uma das coisas e pessoas que o Senhor dispe em seu dia-a-dia; fruto dessa intimidade orante a capacidade de Ouvir a voz do Pastor e segui-la. Preces: espontneas Canto: Canto e oraes N1331. Orao: Beno de So Francisco: O Senhor vos abenoe e vos guarde! O Senhor vos mostre a Sua Face e compadea de vs. O Senhor volva seu Rosto para a glria e vos d a Paz! O Senhor vos abenoe! Amm! Amm! Amm!

Вам также может понравиться