Вы находитесь на странице: 1из 10

So Bernardo do Campo

Primavera de 2009

O MEIO AMBIENTE ONDE VIVEMOS

IMPRESSO EM PAPEL RECICLADO. DISTRIBUIO INTERNA. POR FAVOR, NO JOGUE NA VIA PBLICA.

Educao Ambiental na Prtica

C A R T I L H A

D E

O que o Meio Ambiente?

Nessa definio esto: os elementos fsicos (a terra, o ar, a gua), os prprios elementos vivos (as plantas e os animais), os elementos culturais (os costumes, o saber, a histria de cada grupo) e a maneira como esses elementos interagem. tudo o que afeta a existncia, o desenvolvimento e o bem-estar de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida e que permite sua existncia, manuteno e reproduo

POR QUE PROTEGER O NOSSO PLANETA?


A humanidade est usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta capaz de repor, comprometendo as geraes atuais e futuras.* A est o conflito da sustentabilidade dos sistemas econmicos. O que faz do meio ambiente um tema estratgico e urgente. A Terra o nosso habitat natural e no se sabe ainda se existe outro planeta parecido. certo que, se houver, no est no sistema solar. Imagine, ento, como seria distante! Melhor mesmo cuidarmos do nosso planeta.

*segundo o Relatrio Planeta Vivo 2002, elaborado pela WWF.

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

ma das melhores novidades de nosso tempo a crescente

Os seres humanos produzem lixo desde o berrio, consumindo fraldas e outros descartveis, alm de suas embalagens. Os adultos precisam ter conscincia de que o futuro de uma criana depende das escolhas que fazemos hoje. Enquanto persistir o consumo sem conscincia ecolgica*, a produo de lixo e poluentes ser maior do que nossa capacidade de controlar o seu impacto na natureza.

preocupao em se consumir apenas produtos de origem

A gente produz lixo desde que nasce

ambientalmente responsvel. Isto , aqueles que agregam alguma

iniciativa de reduzir o impacto que podem causar na natureza, ou investem em aes compensatrias para o meio ambiente. timo, assim que devemos agir.

* Ecologia a cincia que estuda as complexas interaes entre seres humanos, demais seres vivos e todos os fatores que compem o ambiente em que vivem. Do grego, significa o estudo da casa. Conscincia Ecolgica , portanto, ter em mente os ensinamentos da Ecologia.

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

hora de repensar o nosso consumo

Rs 5

Existe uma frmula para se memorizar os princpios do consumo consciente. So os 5Rs, que significam:

REPENSAR nossos hbitos e atitudes de consumo no dia-a-dia. RECUSAR produtos e servios que causem danos ambientais ou sade. REDUZIR a gerao de lixo e descarte de materiais, preferindo produtos
e embalagens que gerem menos resduos e durem mais.

REUTILIZAR, dando novos usos aos materiais j utilizados. Ser criativo,


inovador, usando um produto de vrias maneiras.

RECICLAR materiais usados transformando-os em matrias-primas para


novos produtos, por meio de processos industriais ou artesanais.

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

Em casa
Nunca queime lixo no quintal nem o atire em bocas-de-lobo e crregos. Lixo, entulho e animais mortos acumulados em qualquer lugar, alm de desagradveis, poluem o ambiente e atraem transmissores de doenas: ratos, pombos e insetos. Economize energia e gua potvel. Utilize a vassoura para limpar a calada. Lave veculos e pisos com gua no balde (se possvel, reaproveitada da mquina de lavar).

Em condomnios e praas

Assumindo atitudes ambientais positivas


Algumas aes simples para salvar o nosso planeta:
8
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

Quando estiver caminhando pelas ruas, parques e praas, nunca jogue lixo no cho. Mantenha os locais pblicos sempre limpos e lembre-se que a calada tambm faz parte de sua casa. Faa o mesmo em condomnios onde se pode ainda organizar campanhas de limpeza, de reciclagem e de plantio de rvores, entre outras, gerando economia e bem-estar para todos. A natureza e as futuras geraes agradecero, pode acreditar.
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

Em ruas e estradas
Nunca atire lixo pela janela do carro, do nibus ou de qualquer conduo. Guarde at encontrar uma lixeira. Bitucas de cigarro podem causar grandes incndios s margens de rodovias, destruindo reservas florestais (fauna e flora) e culturas agrcolas. Na cidade, alm do aspecto desagradvel, o lixo das ruas provoca enchentes e, quando no seguem poluindo rios e mares, retornam para nossas casas.

Na escola
Jogue seu lixo na lixeira e nunca misture materiais reciclveis (latas, vidros, plsticos e papis) com lixo orgnico (alimentos). Toda escola deveria ter as lixeiras seletivas, uma para cada tipo de lixo. No deixe torneiras abertas e luzes acesas sem necessidade. No lanche, prefira produtos naturais, mais nutritivos e sem embalagens poluentes. Professores e alunos podem promover campanhas de conscientizao ambiental na escola e no bairro.
Uma boa ideia incentivar a conservao e doao de livros e apostilas

No campo e na praia
Quando estiver no litoral ou curtindo um passeio no campo, mantenha tudo limpinho, recolhento o seu lixo e, se possvel, o que encontrar pela frente. Alm de ser um bom exemplo de respeito natureza, estar respeitando o prximo visitante, que pode at ser voc outra vez. Peixes, tartarugas e outros animais so vtimas de materiais que ingerem pensando ser alimento. Sacolas plsticas no mar flutuam como se fossem algas.

No trabalho
No ambiente profissional, procure aplicar tudo o que aprendeu aqui. Atualmente, as empresas e instituies desejam e incentivam iniciativas de responsabilidade ambiental e de sustentabilidade. Enquanto no se adulto, pode-se pedir aos pais e amigos mais velhos que pratiquem a conscincia ambiental em seus locais de trabalho. De repente, podem at ganhar uma promoo ou aumento de salrio por conta disso. J pensou?!
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

Imprima nos dois lados do papel. No imprima nada sem necessidade

10

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

11

Identificando os Materiais Reciclveis


Porm, os mais comuns no lixo domstico so: papel, metal, plstico e vidro. E o lixo orgnico (restos de alimentos), que tambm pode ser reciclado, tornando-se adubo para a produo de hortalias, por exemplo. Mas esta alternativa ainda pouco utilizada por razes econmicas, principalmente. So muitas tambm as vantagens de se praticar a reciclagem de materiais que comumente so jogados ao lixo. Veja algumas:

uitos so os materiais reciclveis (aqueles

que podem retornar ao ciclo de produo).

Muitas fontes de matria-prima, como o petrleo, so esgotveis, tm fim, e causam grandes danos natureza durante sua extrao, beneficiamento e consumo. Veja, a seguir, em percentuais, alguns dos materiais mais reciclados em nosso pas:

CAMPEES DE RECICLAGEM Latas de alumnio Papelo Garrafas PET Vidro Papel leo lubrificante Plstico
No Brasil, a reciclagem ja bastante conhecida. Embalagens como a latinha de refrigerante, por serem de alumnio, material nobre e caro, so quase 100% recicladas. Outros campees so o papelo e o plstico (o Brasil um dos maiores recicladores de garrafas PET do mundo). Infelizmente, so resultados movidos mais por razes econmicas do que por conscincia ambiental e no levam em conta o fator sustentabilidade.

96,2 % 77,4 % 47,0 % 45,0 % 35,0 % 22,0 % 20,0 %

VANTAGENS DA RECICLAGEM
Diminui a explorao de recursos naturais Reduz o consumo de energia Diminui a poluio do solo, gua e ar Diminui os custos de produo

LIXO PERIGOSO
Aparelhos eletrnicos, baterias e pilhas no podem ser jogados no lixo comum, pois contm metais pesados que no se decompem na natureza. Em contato com o solo, acabam chegando a fontes de gua onde contaminam peixes, moluscos e toda a cadeia alimentar, trazendo graves consequncias vida e sade humana, inclusive.
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

12

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

13

Conhecendo So Bernardo do Campo


Nosso municpio logo ter1milho de habitantes (hoje, tem cerca de 800 mil) e isto no muito bom, se pensarmos na qualidade de vida para todos. Embora tenha um grande territrio, Mata Atlntica e Represa Billings constituem 70% de sua rea. Com a industrializao regional e sucessivas crises econmicas, sua ocupao urbana cresceu, avanando desordenadamente sobre essas reas de reserva ambiental. Assim, continuar crescendo economicamente, respeitando a natureza, agora o grande desafio.
REA URBANA REPRESA BILLINGS

Apesar de ser recente a ateno com o meio ambiente, So Bernardo tem conseguido preservar e recuperar alguns parques, alm de muitas praas e alguns prdios histricos, o que a torna mais bela e humanizada. Nesses espaos, a populao encontra alternativas de lazer e convvio, principalmente nos finais de semana. So locais pblicos, com microssistemas ambientais, que devem ser mantidos limpos, sem lixo e dejetos humanos ou de animais domsticos.

MATA ATLNTICA

Praa em bairro e prdio histrico no Centro

Protegendo suas reservas naturais


O manancial da Represa Billings, uma reserva ambiental com 74% de sua rea localizada em So Bernardo, nos proporciona enorme potencial hdrico, turstico e ecolgico, mas tambm preocupao e responsabilidade. Porque so reas protegidas por lei e que no devem ser degradadas, quer dizer, poludas ou descaracterizadas. So as ltimas fontes de gua potvel na Regio e ainda ajudam a gerar energia eltrica e outras riquezas.

Utilizando os Ecopontos da Cidade


So Bernardo conta com mais de 200 Ecopontos, locais onde se pode depositar lixo reciclvel. Esto por toda a cidade e servem tambm para abastecer 2 Centros de Ecologia e Cidadania. So cooperativas de catadores de lixo organizados e regularizados com o apoio municipal. Assim, utilizando os Ecopontos, alm de preservar o meio ambiente, voc ajuda na gerao de renda e incluso social de famlias carentes.

Vista area da Represa Billings

As cores dos recipientes de lixo reciclvel obedecem a uma conveno internacional


So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

14

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

15

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Art. 225 da Constituio Federal

e os Tratados Ambientais
Eco-92
Protocolo de Kyoto
Esse protocolo tem como principal objetivo firmar acordos e discusses internacionais para estabelecer metas de reduo na emisso de gas carbono, que provoca o efeito estufa na atmosfera e aquece o planeta, principalmente por parte dos pases industrializados, alm de criar formas de desenvolvimento sustentvel aos pases em crescimento.

Conhecendo as Leis...
Legislao Federal - BR
Constituio Federal Captulo VI Meio Ambiente Lei Federal n 4771/65 Cdigo Florestal Lei n 9605/98 Crimes Ambientais Decreto n 99.274/90 Criao de Estaes Ecolgicas e reas de Proteo Ambiental APAs Decreto n 6.660/2008 Corte, Supresso e Explorao de Vegetal Resoluo CONAMA n 1 - Defesa da Vegetao e Mata Atlntica

Legislao Estadual - SP
Constituio Estadual Captulo IV Do Meio Ambiente, dos Recursos Naturais e d Saneamento Lei n 898/75 Uso do Solo para Proteo dos Mananciais Lei 1172/76 Delimitao das reas de Proteo dos Mananciais APM da Regio Metropolitano do Est.de So Paulo RMSP Lei n 9989/98 Recomposio da Cobertura Vegetal do Estado Lei 11.216/02 Regularizao por Compensao Decreto n 43.505/98 Convnios Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Municpios Resoluo SMA 58/2006 Reflorestamento em reas Degradadas Lei 13579/09 Lei Especfica da Billings

ealizada no Rio de Janeiro, em 1992, a segunda Conferncia Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco-92, teve como um de seus resultados a formulao de documentos muito importantes que estabelecem mudanas no comportamento dos pases em relao ao meio ambiente. Tais mudanas devem ser implementadas pelos pases ricos ou em desenvolvimento. Algumas dessas iniciativas so compromissos entre as naes para se preservar a biodiversidade (as milhes de espcies de vida do planeta, entre animais, vegetais e micro-organismos) e um acordo de cooperao pela sustentabilidade assinado por 179 pases com as principais aes a serem adotadas em suas cidades para garantir que sejam bons locais para se viver por muitos e muitos anos.

Direitos da gua
A ONU redigiu um documento, em 22 de maro de 1992, intitulado Declarao Universal dos Direitos da gua, com dez artigos, onde o primeiro dita que: A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nao, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos.
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

Legislao Municipal - SBC


Lei n 4558/97 Benefcios Fiscais Lei 4661/98 Disciplina o corte de rvores em So Bernardo do Campo Lei 2409/80 Normas para Movimentos de Terra Instruo n 003/03 Desmembramento para fins tributrrios

16 So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

17

PASSE FRENTE TUDO QUE APRENDEU AQUI


Para mais informaes sobre sua cidade, visite o site www.saobernardo.sp.gov.br

Empresas amigas do meio ambiente

Bibliografia
Sites: www.ambientebrasil.com.br www.cgu.gov.br www.socioambiental.org.br www.mma.gov.br www.ecologybrasil.com.br www.saobernardo.sp.gov.br CD-ROM Mata Atlntica - 500 anos - Estao da Arte, Instituto de Pesquisas Jardim Botnico do Rio de Janeiro e Petrobras Livros: - Premissas da Educao Ambiental no Brasil, Analu Fuentes, Editora Perspectiva, 1998 - Questes de Educao Ambiental, Compilao, vrios autores, Editora Vozes, 2002 - Cincia Hoje para as Crianas, Salvatore Siciliano, Imprensa Oficial, 1996 - Cartilha Bairros Ecolgicos Prefeitura do Municpio de So Bernardo do Campo - Cartilha gua Fonte da Vida, ONG Terra Viva - Dicionrio Scio Ambiental, Eda Tassara, Faarte Editora, 2008 Informaes Gerais: Seo de Educao Ambiental de So Bernardo do Campo, SP

Expediente

www.institutoambientalbrasil.org
So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemosw uma publicao do Instituto Ambiental Brasil dirigida criana e famlia, visando disseminar a conscincia ecolgica na sociedade. Ano 2009. Responsabilidade Editorial: Instituto Ambiental Brasil Texto, Ilustraes e Editorao: Rubens de Mattos Gumaro Filho (Binho) Superviso Editorial: Giba Marson (Jornalista MTB 024891) Agradecimento: Tcnicos de Gesto Ambiental da Secretaria de Habitao e Meio Ambiente de So Bernardo do Campo, SP

18

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

So Bernardo do Campo - O Meio Ambiente Onde Vivemos, 2009

19

Вам также может понравиться