Вы находитесь на странице: 1из 21

Terceiro setor

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_setor

Terceiro setor uma terminologia sociolgica que d significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pblica com origem na sociedade civil. A palavra uma traduo de Third Sector, um vocbulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizaes sem vnculos diretos com o Primeiro setor (Pblico, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado). De um modo mais simplificado o Terceiro Setor o conjunto de entidades da sociedade civil com fins pblicos e no-lucrativas.

ndice

1 Definio 2 Tipos de Organizaes 3 Controvrsia 4 Composio 5 Direcionamento 6 Ver Tambm 7 Referncias

Definio
Apesar de vrias definies encontradas sobre o Terceiro Setor, existe uma definio que amplamente utilizada como referncia, inclusive por organizaes multilaterais e governos. Proposta em 1992, por Salamon & Anheier, trata-se de uma definio estrutural/operacional, composta por cinco atributos estruturais ou operacionais que distinguem as organizaes do Terceiro Setor de outros tipos de instituies sociais. So eles:

Formalmente constitudas: alguma forma de institucionalizao, legal ou no, com um nvel de formalizao de regras e procedimentos, para assegurar a sua permanncia por um perodo mnimo de tempo. Estrutura bsica no governamental: so privadas, ou seja, no so ligadas institucionalmente a governos. Gesto prpria: realiza sua prpria gesto, no sendo controladas externamente. Sem fins lucrativos: a gerao de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organizao. Estas entidades no podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes.

Trabalho voluntrio: possui algum grau de mo-de-obra voluntria, ou seja, no remunerada ou o uso voluntrio de equipamentos, como a computao voluntria.

Tipos de Organizaes
Dentro das organizaes que fazem parte do Terceiro Setor, esto as ONGs (Organizaes No Governamentais), entidades filantrpicas, OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico), organizaes sem fins lucrativos e outras formas de associaes civis sem fins lucrativos. No mbito jurdico, no Brasil, em estudo intitulado As Fundaes Privadas e Associaes sem Fins Lucrativos no Brasil 2002, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), em parceria com a Associao Brasileira de Organizaes No-Governamentais (ABONG) e o Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas (GIFE), foram identificadas mais de 500 mil instituies no Terceiro Setor. Essas entidades, em funo da sua natureza jurdica, so compostas de 14 categorias:

Servio Notarial e Registral (Cartrio); Organizao Social; Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP); Outras Fundaes Mantidas com Recursos Privados; Servio Social Autnomo; Condomnio em Edifcios; Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola); Comisso de Conciliao Prvia; Entidade de Mediao e Arbitragem; Partido Poltico; 123 Entidade Sindical; Filial, no Brasil, de Fundao ou Associao Estrangeira; Fundao ou Associao Domiciliada no Exterior; Entre Outras Formas de Associao.

No mesmo estudo, que tem como um dos objetivos servir de comparativo com outros pases, foi aplicada uma metodologia internacional desenvolvida pelas Naes Unidas que tem como base os critrios definidos por Salamon & Anheier, reduzindo-se o nmero de instituies sem fins lucrativos para 276 mil. Para atender aos critrios internacionais, algumas categorias foram excludas permanecendo trs figuras jurdicas correspondentes no novo Cdigo Civil: associaes, fundaes e organizaes religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

Controvrsia
Existe uma discusso de quais seriam os contornos do Terceiro Setor, pois suas organizaes utilizam recursos do Estado e do Mercado. Alm disso, o trabalho voluntrio (no qual uma pessoa doa o seu tempo e talento em prol de uma causa

solidria) implicaria um investimento econmico do mesmo sem a necessidade de estar vinculado a uma organizao.

Composio
O Terceiro Setor no pblico nem privado, mas sim uma juno do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento s necessidades da populao, numa relao conjunta. A sua composio lastreada por organizaes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participao voluntria, de natureza privada, no submetidas ao controle direto do Estado, dando continuidade s prticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou pblicos, proporcionando sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento mdico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.

Direcionamento
Em termos ideolgicos, poderia ser definido dentro do campo da social-democracia, pois pretende tornar o capitalismo mais humano. Os seus membros se entendem mais como gestores sociais (profissionais) do que como militantes (categoria mais vinculada ao conceito de sociedade civil de Antonio Gramsci). O Terceiro Setor o conjunto de agentes privados com fins pblicos, cujos programas visam atender direitos sociais bsicos e combater a excluso social e, mais recentemente, proteger o patrimnio ecolgico.

Ver Tambm

Segundo setor Primeiro setor Organizao sem fins lucrativos

Referncias
COELHO, Simone de Castro Tavares. Terceiro Setor: Um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. 2. Ed., So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2002. GOHN, Maria da Glria. O Protagonismo da Sociedade Civil: Movimentos sociais, Ongs e redes solidrias. So Paulo: Cortez, 2005. (Coleo Questes da nossa poca; v. 123) MONTAO, Carlos. Terceiro Setor e Questo Social: Crtica ao padro emergente de interveno social. So Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, Deivis Perez Bispo dos. Formao de Educadores para o Terceiro Setor. 2004. Dissertao (Mestrado em Educao, Arte e Histria da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo.

SALAMON, Lster. Estratgias para Fortalecimento do Terceiro Setor. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (Coord.). Terceiro Setor e Desenvolvimento Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, So Paulo: GIFE, 1997. p. 89 a 112. SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: Regulao no Brasil - 3. Ed. So Paulo: Peirpolis, 2003.

Terceiro setor
uma anlise comparativa das organizaes sociais e organizaes da sociedade civil de interesse pblico

1.INTRODUO O Terceiro Setor, assim entendido como aquele composto por entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, e de finalidade pblica, uma zona que coexiste com o chamado Primeiro Setor o Estado, e o Segundo Setor, o mercado. Trata-se, em suma, do desempenho de atividades de interesse pblico, embora por iniciativa privada. Da porque, em muitos casos, as entidades integrantes de tal setor recebem subvenes e auxlios por parte do Estado, em decorrncia de sua atividade de fomento. A importncia do Terceiro Setor para o desenvolvimento do Pas tem sido demonstrada a cada dia, vez que j se confirmou que o Estado no tem mais condies de arcar, sozinho, com o financiamento e execuo de tais servios. Neste contexto, as duas mais recentes qualificaes jurdicas para entidades do Terceiro Setor as Organizaes Sociais e as Organizaes da Sociedade Civil de Interessa Pbico vm tona como uma tentativa de superao das insuficincias dos ttulos anteriores, de uma forma mais consentnea com a atual realidade social brasileira. Sem maiores pretenses, e com o intuito de tecer alguns comentrios sobre as novas entidades acima referidas, de modo a defini-las e extrem-las, apesar de suas semelhanas, este trabalho constar desta introduo mais quatro partes. Na Primeira, traremos colao algumas questes sobre as Organizaes Sociais, definindo seu conceito, e enfrentando, ainda que ligeiramente, algumas questes polmicas relativas a sua instituio, sem olvidar de destacar seus mritos. Na Segunda, ser a vez das Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, quando se versar sobre as semelhanas e avanos em relao s Organizaes Sociais, exercendo, ao final, um juzo crtico sobre sua estrutura normativa. Em seguida, trataremos de destacar algumas notas distintivas entre as duas espcies de entidades, destacando o papel de cada uma delas em nosso ordenamento. Por fim, vir a concluso, sintetizando as idias contidas neste trabalho.

Textos relacionados
A ilegitimidade constitucional da desaposentao As contrataes da Administrao Pblica mediante adeso aos registros de preos realizados por rgos ou entidades diversos do contratante A aplicao do princpio da proporcionalidade na fixao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa A reduzida transparncia e a complexidade tributria no Brasil Controle judicial do poder de polcia do INMETRO

2.BREVE HISTRICO A fim de possibilitar uma maior compreenso das figuras jurdicas ora em comento, mister se faz uma rpida incurso no seu escoro histrico. Isto se justifica, vez que a normatizao atual deriva, em grande parte, das reflexes acerca da efetividade e legitimidade de outros ttulos assemelhados, que, de certa forma, abundam no Ordenamento Jurdico brasileiro. O primeiro diploma legislativo a tratar da questo, em bases assemelhadas a como a conhecemos hoje, foi a Lei 91, de 28 de Agosto de 1935, a qual, veio a determinar regras para o reconhecimento de uma entidade como de utilidade pblica. Logo no seu art. 1, tratava a lei de esboar um conceito de utilidade pblica:
Art 1 As sociedades civis, as associaes e as fundaes constituidas no paiz com o fim exclusivo de servir desinteressadamente collectividade podem ser declaradas de utilidade publica, provados os seguintes requisitos: a) que adquiriram personalidade juridica; b) que esto em effectivo funccionamento e servem desinteressadamente collectividade; c) que os cargos de sua diretoria, conselhos fiscais, deliberativos ou consultivos no so remunerados.

Depreende-se que os requisitos exigidos pela lei eram muito singelos, e resumiam-se, em sntese, ao "fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade", conceito vago, que poderia ter a dimenso que o intrprete lhe quisesse conferir. Entretanto, maiores cautelas para com esta qualificao no eram objeto de preocupao, posto que o ttulo de utilidade pblica, poca, era um mero distintivo, do qual no derivava nenhuma vantagem direta. Tal regra estava explcita no art. 3 da referida lei, in verbis:

Art. 3 Nenhum favor do Estado decorrer do titulo de utilidade publica, salvo a garantia do uso exclusivo, pela sociedade, associao ou fundao, de emblemas, flammulas, bandeiras ou distinctivos proprios, devidamente registrados no Ministerio da Justia e a da meno do titulo concedido.

Este ttulo, em verdade, consubstanciava um reconhecimento estatal que conferia credibilidade instituio, dotando-a de maior poder de angariar doaes, por exemplo. Em face desta situao, os prprios mecanismos de controles eram muito parcos, limitando-se a uma apresentao anual de uma "relao circunstanciada dos servios que houverem prestado coletividade" (art. 4). Entretanto, as transformaes sociais por que passou o pas desde a dcada de 30, vieram a exigir uma redefinio da moldura legal das entidades de utilidade pblica. Como tempo, uma srie de benefcios fiscais, como isenes e acesso a financiamentos pblicos, foi sendo criada, como forma de diferenciao do regime jurdico destas organizaes. Ou seja, o ttulo que, inicialmente, era apenas honorfico, passou a abrir as portas das benesses estatais, desvirtuando-se sua idia original. Por outro lado, os mecanismos de controle no evoluram na mesma proporo, pelo que, com enorme facilidade, o ttulo em tela passou a ser utilizado em manobras esprias, que se tornou notrio com os chamados "anes do oramento", esquema que envolvia a criao de entidades "fantasmas", de fachada, que recebiam o ttulo, por meio de decreto legislativo, tendo aprovadas, no oramento federal, subvenes para si. A partir de ento, iniciou-se um movimento para a reforma da Lei 91/35, que no logrou xito, apesar dos doze projetos apresentados: nenhum foi aprovado, em virtude de interesses polticos que no se harmonizavam. Como no se conseguia a modificao do ttulo de utilidade pblica, outros foram sendo criados, com o intuito de "esvaziar" aqueloutro, j desprovido de qualquer credibilidade. Dentre eles, os mais destacados atualmente so do de Organizao Social (OS) e Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), das quais trataremos mais detidamente.

3.ORGANIZAES SOCIAIS As Organizaes Sociais tm seu lugar no bojo do processo que se convencionou chamar de "reforma do Estado", cujo impulso maior se deu a partir da aprovao do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), elaborado pelo Ministrio da Administrao e Reforma do Estado (MARE), criado quase que exclusivamente para efetivar a reforma administrativa pretendida pelo Governo Federal. Um dos pontos estratgicos deste plano foi a aprovao do "Programa Nacional de Publicizao", aprovado pela Lei 9.637, de 15 de Maio de 1998. Esta lei autoriza o Poder Executivo a transferir a execuo de servios

pblicos e gesto de bens e pessoal pblicos, a entidades especialmente qualificadas, quais sejam, as Organizaes Sociais. Segundo o ilustre administrativista Hely Lopes Meireles, "o objetivo declarado pelos autores da reforma administrativa com a criao da figura das organizaes sociais, foi encontrar um instrumento que permitisse a transferncia para elas de certas atividades exercidas pelo Poder Pblico e que melhor o seriam pelo setor privado, sem necessidade de concesso ou permisso. Trata-se de uma nova forma de parceria, com a valorizao do chamado terceirosetor, ou seja, servios de interesse pblico, mas que no necessitam ser prestados pelos rgos e entidades governamentais". [01] 3.1.CONCEITO A legislao pertinente no lana muitas luzes acerca de uma definio das Organizaes Sociais. Entretanto, pode servir como um bom ponto de partida o art. 1 da Lei 9.637/98, in verbis:
Art.1 O Poder Executivo poder qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei.

O conceito legal revela-se insuficiente para abranger toda a complexidade do instituto. Recorramos ento aos ensinamentos do ilustre Professor da Faculdade de Direito Universidade Federal da Bahia, Paulo Eduardo Garrido Modesto [02], que nos traz uma definio mais analtica, a saber:
As organizaes sociais so pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, voltadas para atividades de relevante valor social, que independem de concesso ou permisso do Poder Executivo, criadas por iniciativas de particulares segundo modelo previsto em lei, reconhecidas, fiscalizadas e fomentadas pelo Estado.

Permita-nos adicionar ao conceito do ilustre Administrativista baiano trs noes: por primeiro, a idia de que se trata de um ttulo jurdico, uma qualificao especial de uma entidade sem fins lucrativos, que atendam s exigncias especiais previstas em lei; por segundo, a noo de que deve atuar nos servios pblicos no exclusivos do Estado; por terceiro, a idia do Contrato de Gesto, que consubstancia o liame necessrio vinculao entre a organizao e o Estado, revelando-se como parte integrante da sua prpria essncia. 3.2.QUESTES CONTROVERSAS Caractere interessante previsto no Programa Nacional de Publicizao a possibilidade de uma Organizao Social absorver um rgo da administrao, aps sua extino. Embora uma leitura apressada da Lei leve a crer que a Organizao v exercer uma

atividade de natureza privada, com o incentivo do poder pblico, este um caso em que a nova entidade Privada ser acometida da execuo de um Servio Pblico, delegado pelo Estado. Neste sentido, o fomento do poder pblico poder abranger a destinao de recursos oramentrios, bens pblicos, necessrios ao cumprimento do contrato de gesto, tudo com dispensa de licitao, cesso de servidores pblicos, com nus para a origem, e a prpria dispensa de licitao nos contratos de prestao de servios celebrados entre a Administrao Pblica e a Organizao Social. o que dispe o art. 22, I, da Lei 9.637/98, in verbis:
Art.22. As extines e a absoro de atividades e servios por organizaes sociais de que trata esta Lei observaro os seguintes preceitos: I-os servidores integrantes dos quadros permanentes dos rgos e das entidades extintos tero garantidos todos os direitos e vantagens decorrentes do respectivo cargo ou emprego e integraro quadro em extino nos rgos ou nas entidades indicados no Anexo II, sendo facultada aos rgos e entidades supervisoras, ao seu critrio exclusivo, a cesso de servidor, irrecusvel para este, com nus para a origem, organizao social que vier a absorver as correspondentes atividades, observados os 1o e 2o do art. 14;

Tal previso bastante polmica, e no dezarrazoado imaginar que vez que pode estar travestindo uma tentativa de desmonte da Administrao Pblica, e a retirada do Estado da prestao de Servios Pblicos. Trata-se, em verdade, de uma atividade tradicionalmente exercida por ente estatal, utilizando patrimnio pblico e servidores pblicos... de modo que , no mnimo, desconfortvel aceitar sua submisso ao regime jurdico de Direito Privado. A, um bice constitucional, vislumbrado por muitos: a necessidade de licitao para a efetivao da absoro do rgo pblico extinto, eis que implicar no uso exclusivo de bens pblicos. Inmeras outras crticas podem ser levantadas contra a implementao do modelo das Organizaes Sociais. Analisemos algumas, a seguir. Primeiramente, pode-se afirmar que a utilizao do modelo tem-se dado de forma incompleta: no se tem notcias de uma entidade privada, pr-existente, que tenha se tornado Organizao Social, para atuar ao lado do Estado, complementando a prestao de Servios Pblicos. As existentes atualmente derivam do processo de extino de rgos pblicos supra referido, deixando s claras que o processo de "publicizao" de que trata a lei referida seria, na verdade, uma tentativa de desmantelamento do servio pblico. Outra questo remonta ao fato de a qualificao como Organizao Social ser tratada como ato discricionrio, revelando uma intromisso casustica do administrador no seio das entidades. Isto est cristalizado no art. 2, II, da Lei 9637/98 que, ao lado de requisitos especficos, de cunho muito mais formal, requer, in verbis:

Art.2 So requisitos especficos para que as entidades privadas referidas no artigo anterior habilitem-se qualificao como organizao social: I [...] II-haver aprovao, quanto convenincia e oportunidade de sua qualificao como organizao social, do Ministro ou titular de rgo supervisor ou regulador da rea de atividade correspondente ao seu objeto social e do Ministro de Estado da Administrao Federal e Reforma do Estado.

Esta necessidade de aprovao quanto convenincia e oportunidade, ainda que possa revelar uma preocupao do legislador em evitar a qualificao de entidades de funcionamento duvidoso, beira a inconstitucionalidade, por violao do princpio da impessoalidade. Este alto grau de subjetividade na qualificao, aliado s previses de uso de bens pblicos, para a prestao de servios pblicos, tudo sem licitao, bem como a disciplina da cesso de servidores pblicos e dotaes oramentrias especficas, podem dar vazo a descalabros j de h muito conhecidos na histria poltica brasileira. Uma qualificao vinculada, com requisitos claros a serem preenchidos pelas entidades que pretendam o ttulo, viria em boa hora a conferir uma maior credibilidade as Organizaes Sociais, e minorar as crticas que recaem sobre essas flexibilidades incompatveis com o regime jurdico de Direito pblico, do qual a Administrao ou os administradores vem tentando fugir. Ademais, a Lei deixa brechas para a qualificao de entidades criadas ad hoc, sem comprovao efetiva de servios realizados, garantias, tempo mnimo de existncia ou capital prprio. Chega a causar perplexidade o fato de que, para outros ttulos, que no concedem vantagens de to alta monta, a lei requeira um prazo mnimo de existncia como, por exemplo, no caso da "entidade de fins filantrpicos", de que se exigem trs anos de funcionamento e nada neste sentido esteja insculpido na Lei das Organizaes Sociais. No h, tampouco, qualquer especificao de contrapartidas ao apoio do Estado, alm da atividade cristalizada no Contrato de Gesto, bem como no h uma definio do quantum mnimo de servios a serem prestados diretamente ao cidado, ou de uma regra de equivalncia entre os benefcios recebidos e investidos. Deixar todos estes mecanismos limitadores ao momento da celebrao no contrato de gesto encerra um grande risco, aliado s previses flexibilizadoras do regime de Direito Pblico, nos moldes vistos acima. 3.3.AVANOS Apesar de todas as insuficincias e excessos do arcabouo normativo das Organizaes Sociais, no h que se tomar uma atitude iconoclasta, e fechar os olhos para alguns aspectos positivos do novo regramento legal. Em muitos pontos, a qualificao em estudo supera o antigo ttulo de utilidade Pblica, como veremos a seguir.

Em primeiro lugar, os estatutos das Organizaes Sociais devem, nos temos do art. 3 da Lei 9637/98, satisfazer a certos requisitos no tocante ao modelo de composio para seus rgos de deliberao superior. Prev-se a necessria participao de representantes do Estado e da Sociedade Civil, at como forma de compensar a extrema liberdade, em relao ao regime jurdico de Direito Pbico, dispensado s Organizaes Sociais. Na outra mo, continuando fortemente o Estado presente na estrutura diretiva da Organizao, vem apenas a gerar mais uma forte evidncia do movimento de fuga da Administrao s amarras do regime jurdico de Direito Pblico. Outro avano pode ser identificado na figura do contrato de gesto, que, abstradas as questes terminolgicas e tcnicas, as quais no sero tratadas aqui, devido aos modestos contornos deste trabalho, no deixa de ser um instrumento que, desde que bem aparelhado, conferir limites e definir metas a serem atingidas pela entidade, o que pode ser relevante no controle da aplicao dos recursos pblicos na finalidade a si atribuda. E, ainda no campo do controle, a Lei exige, para a prpria qualificao, que o estatuto da entidade qualificanda preveja uma sujeio publicao anual, no Dirio Oficial da Unio, do relatrio de execuo do contrato de gesto, enquanto um relatrio gerencial das atividades desenvolvidas, e no um mero demonstrativo de contabilidade formal, como era comum nas Entidades de Utilidade Pblica. De tudo isso, verifica-se uma tentativa de efetivar controles que contrabalancem as facilidades abertas pela flexibilizao lograda com as Organizaes Sociais. A partir da avaliao do benefcios e prejuzos deste modelo, pode-se refletir e, com a experincia adquirida, desde as primeiras incurses legislativas nessa rea, seguir rumo ao modelo ideal.

4.ORGANIZAES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO No bojo deste processo de maturao, teve lugar o advento das Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), criadas a partir da Lei 9790/99, e posteriormente regulamentada pelo decreto 3100/99. Interessante notar que no Projeto de Lei Original, seu nomem iuris era sutilmente diverso, a saber, Organizaes da Sociedade Civil de Carter Pblico. Referido Projeto foi fruto de um debate amplo entre a Comunidade Solidria e entidades do terceiro setor, que veio incorporar boa parte das inovaes trazidas pela Lei das Organizaes Sociais, naquilo que elas tinham de avano. Muitas so as semelhanas entre as OSCIPs e as OSs. E em muito se avanou nesta nova qualificao, de modo que aquela est muito mais bem estruturada que a outra. Entretanto, ainda h falhas, que devero ser corrigidas com o transcurso do tempo. Adentremos, ento essa anlise, de modo a ter fixadas as peculiaridades, vantagens e desvantagens de cada uma. 4.1. SEMELHANAS COM AS ORGANIZAES SOCIAIS

De incio, verifica-se que o prprio conceito de OSCIP deveras semelhante com o de Organizao Social. Na doutrina autorizada de Maria Sylvia Zanella Di Pietro: [03]
Trata-se de pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado com incentivo e fiscalizao pelo Poder Pblico, mediante vnculo jurdico institudo por meio de termo de parceria.

Verifica-se que, de fato, a idia inspiradora a mesma que j norteava o anterior titulo de Utilidade Pblica, que, uma vez qualificada pelo Estado, percebe algum tipo de incentivo, dentro da atividade de fomento. Entretanto, a OSCIP exige requisitos mais rgidos, para ser concedida. A bem da sntese, e da fidelidade ao autor, transcrevemos a descrio das semelhanas verificadas pelo insigne Professor Paulo Modesto: [04]
A semelhana do novo ttulo com o modelo normativo das organizaes sociais indiscutvel. Primeiro, a idia comum de concesso de uma sobre-qualificao (nova qualificao jurdica para pessoas jurdicas privadas sem fins lucrativos). Segundo, a restrio expressa distribuio pela entidade de lucros ou resultados, ostensiva ou disfarada (atravs, por exemplo, de pagamento de salrios acima do mercado). Terceiro, a identificao de reas sociais de atuao das entidades como requisito de qualificao. Quarto, a exigncia de existncia de um conselho de fiscalizao dos administradores da entidade (Conselho de Administrao nas organizaes sociais, Conselho fiscal ou rgo equivalente na proposta do novo ttulo). Quinto, o detalhamento de exigncias estatutrias para que a entidade possa ser qualificada. Sexto, a exigncia de publicidade de vrios documentos da entidade e a previso de realizao de auditorias externas independentes. Stimo, a criao de um instrumento especfico destinado a formao de um vnculo de parceria e cooperao das entidades qualificadas com o Poder Pblico (contrato de gesto, nas Organizaes Sociais; termo de parceria, nas Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico). Oitavo, a possibilidade de remunerao dos diretores da entidade que respondam pela gesto executiva, observado valores praticados pelo mercado (remunerao vedada pela legislao de utilidade pblica). Nono, a previso expressa de um processo de desqualificao e de sanes e responsabilidades sobre os dirigentes da entidade em caso de fraude ou atuao ilcita.

Assim, foi aproveitado todo um arcabouo j delineado na normatizao das OSs, e, a fim de aperfeio-las, foram introduzidas uma srie de inovaes, das quais versaremos a seguir. 4.2. INOVAES EM RELAO S ORGANIZAES SOCIAIS Com o propsito de superar algumas das insuficincias da disciplina normativa das Organizaes Sociais, a Lei das OSCIPs (Lei 9790/99) trouxe uma srie de mudanas,

que contribuiu para conferir ao novo ttulo uma credibilidade muito maior. As principais delas sero aqui abordadas, de forma panormica, sem a pretenso de esgotar o assunto. Por primeiro, destaque-se a enunciao taxativa, no art. 2, daqueles que no podem qualificar-se como OSCIP, ainda que se dediquem a atividade tutelada pelas normas pertinentes a tais organizaes. Em boa hora tais restries, pois vem a assegurar que os benefcios gerados pela sua atuao atinjam a todos, numa excelente definio para aquilo que outrora se chamou de "servir desinteressadamente coletividade". Esto excludos, por exemplo, sociedades comerciais, partidos polticos, escolas privadas e instituies hospitalares no gratuitos, dentre outras. Em seguida, o art. 3 vem enumerar e detalhar as atividades a que se devem dedicar as instituies, a fim de que possam se credenciar como OSCIP, o que demonstra uma preocupao e uma rigidez muito maior na qualificao, o que se justifica pelo fato de ter a certificao de OSCIP um carter vinculado, no afeito ao mero juzo de convenincia e oportunidade do administrados, o que vem a superar uma velha reivindicao do terceiro setor, qual seja, a eliminao de um moroso trmite burocrtico para a obteno do ttulo. Isto depreendido dos termos do art. 6, 3, da lei em tela ("O pedido de qualificao somente ser indeferido quando:"). O prazo para o deferimento ou indeferimento do pedido ser de trinta dias, e, no caso de deferimento, o Ministrio da Justia ter quinze dias para expedir o certificado de qualificao. ( 1 e 2 do mesmo artigo). Contudo, no h s elogios normatizao das OSCIPs. Ainda h algumas insuficincias e contradies, que somente o evolver social e doutrinrio, at culminar no legislativo, podero resolver. 4.3. CRTICAS Algumas severas crticas so levantadas contra as OSCIPs, em virtude algumas de suas inconsistncias. A mais grave delas consiste em apenas se permitir, nos termos do art. 18 e pargrafos da Lei 9790/99, a cumulao dos ttulos de OSCIP com outros, at dois anos da data de vigncia da Lei posteriormente, a Medida Provisria 2.216-37, e 31 de agosto de 2001, a qual figura no rol das Medidas "perenizadas" pela Emenda Constitucional n. 32, retardou por mais trs anos o prazo limite para a opo. o texto da Lei:
Art. 18. As pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas com base em outros diplomas legais, podero qualificar-se como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, desde que atendidos os requisitos para tanto exigidos, sendo-lhes assegurada a manuteno simultnea dessas qualificaes, at dois anos contados da data de vigncia desta Lei. (cinco anos, de acordo com a Medida Provisria n 2.216-37, de 31.8.2001)

1 Findo o prazo de dois anos, a pessoa jurdica interessada em manter a qualificao prevista nesta Lei dever por ela optar, fato que implicar a renncia automtica de suas qualificaes anteriores. 2 Caso no seja feita a opo prevista no pargrafo anterior, a pessoa jurdica perder automaticamente a qualificao obtida nos termos desta Lei.

Em verdade, pode-se inferir que esta norma consubstancia uma tentativa violenta no sentido do esvaziamento do j desgastado ttulo de Utilidade Pblica. Contudo, tal remdio traz efeitos colaterais danosos, revelando uma contradio com seus prprios objetivos. Ora, se uma das principais funes do ttulo conferir vantagens, e o ttulo de OSCIP, por si s, no traz vantagens de monta, ao menos at o presente momento, verifica-se a um contra-senso. A contradio revela-se justamente porque o ttulo de Utilidade Pblica o que mais concede benefcios para as entidades do terceiro setor, e uma norma desse jaez apenas vir a afastar da qualificao em tela Organizaes srias, que no podem prescindir dos benefcios legais concedidos pelo Estado, para quedarem-se apenas com a expectativa do que poder vir num futuro incerto. Da porque mais acertado seria estender os benefcios j conferidos as Entidades de Utilidade Pblico s OSCIPs, de modo a fortalecer a nova qualificao. Outra postura criticvel a automtica excluso das Organizaes Sociais das entidades que podem qualificar-se como OSCIP. Muito do raciocnio desenvolvido no pargrafo anterior aplicvel aqui; ademais, a normatizao das entidades em vislumbre decorre do panorama normativo das OS, aproximando-as em muitos pontos. Da porque no se entende a insero desta proibio, a qual, alis, no constava do projeto original. Por outro lado, a Lei deixa lacunas significativas, que devero ser integradas pela doutrina e jurisprudncia ptrias, assim como pela prtica administrativa. Por exemplo, em que pese trate a qualificao em tela como um ato a ser expedido no exerccio da competncia vinculada do administrador, no h qualquer preocupao em regular o processo administrativo, mormente no que se refere desqualificao, limitando-se a estabelecer, em seu art. 7, a ampla defesa e o devido contraditrio, ou seja, algo que, excludo, no faria falta, vez que estes, como sabido, so princpios constitucionais a nortear todos os processos, judiciais ou administrativos. A Lei no versa, tampouco, acerca de instrumentos para impedir o contingenciamento de recursos para a execuo dos termos de parceria, sem o que se pode inviabilizar os projetos em curso. Em que pesem essas anotaes, no se pode deixar de reconhecer que as OSCIP representam um avano muito grande em termos de normatizao do Terceiro Setor no pas. Apesar das contradies mencionadas tenderem a esvaziar o ttulo, no incio, o caminhar do tempo levar o legislador a conferir vantagens prprias para as entidades qualificadas com OSCIPs, o que aumentar o interesse pelo ttulo, o qual, registre-se de muito boa qualidade jurdica. 5.ANLISE COMPARATIVA: GUISA DA CONCLUSO

Do at aqui exposto, pode-se perceber que as Organizaes Sociais as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, para alm da denominao, possuem muitas semelhanas, a ponto mesmo de confundi-las. Ora, ambas so pessoas jurdicas de Direito Privado, possuem as mesmas limitaes genricas, atuam na mesma seara, perseguem objetivos muito prximos, e beneficiam-se de ntima relao com o Estado, notadamente atravs de repasses pblicos. Entretanto, as Organizaes em tela no se confundem, tanto assim que a Lei das OSCIP probe tal concesso ao uma entidade j qualificada como OS. Assim, necessrio se faz destacar as principais peculiaridades que apartam uma da outra, a fim de definir o real papel e vocao de cada uma. De incio, cabem algumas consideraes sobre o regime jurdico das entidades. certo e pacfico que ambas so Pessoa Jurdicas de Direito Privado, e isso no ser aqui problematizado. O que se aventa o caminho, por assim dizer que tais entidades percorrem at obter sua qualificao. Isto posto, pode-se afirmar que as OSCIP so uma publicizao do privado, e as OS, ao revs, so uma privatizao do pblico. Explica-se. As Organizaes Sociais, como visto, so entidades criadas, via de regra, por iniciativa do Poder Pblico, com o especfico propsito de absorver rgos extintos. Ainda que juristas do porte de Paulo Modesto admitam a criao de OS independentemente da iniciativa do Estado, no isto que a prtica vem revelando; por oposto, muitos administrativistas de quilate vislumbram, mesmo uma tentativa de desmonte do Estado, no campo da prestao de servios sociais. Por outro lado, As OSCIP tornam claras as tendncias de levar os conceitos de Direito Pblico ao campo tradicional do Direito Privado, suas relaes e sujeitos. de se notar que so entidades criadas por iniciativa da sociedade, que se organiza, funda uma entidade, e busca uma qualificao, que a ir credenciar a estabelecer uma parceria com a Administrao pblica, na realizao de atividades de cunho social. A materialidade dessas consideraes decorre de uma tendncia atual de aproximao entre os campos da tradicional dicotomia do Direito.

Textos relacionados
A ilegitimidade constitucional da desaposentao As contrataes da Administrao Pblica mediante adeso aos registros de preos realizados por rgos ou entidades diversos do contratante A aplicao do princpio da proporcionalidade na fixao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa A reduzida transparncia e a complexidade tributria no Brasil Controle judicial do poder de polcia do INMETRO

Outra dissonncia entre as entidades em comento o instrumento que traduz o vnculo entre a organizao e o Estado. Para as OS, o Contrato de Gesto; para as OSCIP, o Termo de Parceria. Para as Organizaes Sociais, o Contrato de Gesto o fundamento bsico de sua existncia, eis que, como j dito, sua principal finalidade absorver rgos pblicos extintos. Destarte, a entidade, na prtica, j nasce como Organizao Social, e, conseqentemente, com o Contrato de Gesto, sem o qual sua existncia perderia o sentido. J quanto as OSCIP, a Lei trata de Termo de Parceria, que, nos termos do art. 9 da Lei 9790/99, " passvel de ser firmado entre o Poder Pblico e as entidades qualificadas como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico". Ou seja, no h obrigatoriedade na celebrao; trata-se de um instrumento para substituir os morosos e burocrticos convnios por um instrumento mais moderno e gil na relao do Terceiro Setor com o Estado. Por fim, outra marca distintiva revela-se na sua estruturao. Os objetivos sociais das OSCIP so mais amplos, atuando em mais reas, enquanto as OS possuem campo mais restrito. Isto decorre da prpria origem das Entidades, eis que as OSCIP nascem da iniciativa da sociedade, sem tantas amarras, enquanto as OS, criadas para substituir um rgo pblico, de regra iro ater-se s atribuies daquele rgo. Esta tendncia reflete nas leis que regem as entidades em apreo. Ainda decorrendo deste particular, v-se que as OSCIP possuem um regramento rgido, porm, mais genrico que as OS, a qual, por sua vez, possui uma regulao que desce prpria organizao da entidade, estipulando regras sobre o funcionamento dos rgos internos, deliberaes obrigatrias, composio do Conselho de Administrao, dentre outras. No corpo diretor das entidades revela-se outra marca distintiva: nas OS, o Conselho de Administrao deve contar, obrigatoriamente, com representantes do Poder Pblico e da Sociedade, em uma proporo bastante elevada em relao ao nmero de scios, que, ao fim, so minoria no processo decisrio da entidade. Isto refora a teoria de que as OS foram criadas para ser um "brao" do Estado, imune rigidez do regime jurdico de Direito Pblico, o que pode levar a entraves constitucionais. J nas OSCIP, o corpo decisrio normalmente formado pelos scios, segundo determina o Estatuto. Em resumo, so essas as principais marcas distintivas entre as novas figuras do Terceiro Setor no Brasil. certo que tempo ainda se demandar at que a doutrina se firme na correta identificao das atribuies e do papel que cada uma pode desempenhar na luta pelo desenvolvimento e promoo social. So as discusses que fazem os institutos evolurem.

6.CONCLUSO Diante de tudo quanto foi at aqui exposto, podemos concluir que o ttulo de Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico , de fato, qualificao jurdica, concedida a entidades j existentes, que atendam a determinados critrios exigidos em lei. De h

muito, o ordenamento jurdico brasileiro conhece esse mecanismo, desde a Lei 91/35, que instituiu as Organizaes de Utilidade Pblica. Ocorre que o evolver social revelou as insuficincias inerentes a este ttulo, que, de incio conferido como mero distintivo, passou a ser uma chance par a obteno de uma srie de favores legais do Estado. Da, alguns outros foram elaborados, at que, em 1998 e 1999 foram criados os ttulos objeto deste trabalho. As Organizaes Sociais, por sua vez, podem, a vislumbrar pela sua normatizao, e pela prtica at o momento revelada, possuem um vis de instrumentalizao do afastamento do Estado da prestao de servios de cunho social. A possibilidade de uma OS vir a absorver um rgo estatal extinto, a srie de flexibilidades, no mnimo, impensveis conferida a uma entidade privada que lidar com bens, receita, servidores e servios pblicos levam a uma queda na credibilidade do mesmo, o qual esbarra, segundo muitos, em bices constitucionais. Todavia, no h de se negar que traz a pertinente legislao alguns avanos, como, por exemplo, a delineao de mecanismos de controle muito mais acurados que os existentes para as Organizaes de Utilidade Pblica. J as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, por seu turno, vieram a superar em vrios pontos algumas das insuficincias mais gritantes as lei comentada. Ainda que mantenham uma similitude bastante acentuada o que deriva at da idia de evoluo, eis que o arcabouo normativo foi, em grande parte, adaptado ao novo ttulo h vrios traos distintivos, de modo a determinar o papel de cada uma na sociedade. Houve muitas inovaes; contudo, no est o novo ttulo isento de crticas. Numa anlise comparativa, verificamos que as entidade, embora semelhantes em seus fins, possui um ponto bsico as distingue: enquanto a OS represente uma "privatizao do pblico", a OSCIP determina uma "publicizao do privado". Assim, a estruturao interna das entidades acompanha essa origem distinta, de modo a ser mais intervencionista nas Organizaes Sociais. So essas a principais colocaes que se pretendia proferia o presente trabalho. Com esse panorama, espera-se tenha dado ao leitor uma viso introdutria s principais questes referentes s OS e OSCIP, de modo a estimul-lo a aprofundar seus estudos e contribuir, ainda que singelamente, ao debate que se descortina.

BIBLIOGRAFIA DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Atlas, 2001. ________. Parcerias na Administrao Pblica. Concesso, Permisso, Franquia, Terceirizao e outras Formas. 4 ed. ver. ampl. So Paulo: Atlas, 2002.

MAIA, Zlio. Organizaes Sociais. O Terceiro Setor e a Modernizao dos Servios Pblicos. VemConcursos. [s.l]. Disponvel em: < http://www.vemconcursos.com.br/opiniao/index.phtml?page_ordem=autor&page_autor=19 &page_id=321>. Aceso em 05 fev. 2004. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo Brasileiro. 14 ed. ref.ampl. atual. So Paulo: Malheiros, 2002. MARTINS, Paulo Haus. Uma nova qualificao para o Terceiro Setor. Legislao, Rio de Janeiro, RITS Rede de Informaes para o Terceiro Setor. Disponvel em < http://www.rits.org.br/legislacao_teste/lg_testes/lg_tmes_maio2000.cfm>. Acesso em 04 fev. 2004. MODESTO, Paulo. Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor no Brasil. Revista Dilogo Jurdico, Salvador, CAJ Centro de Atualizao Jurdica, v. I, n 5, agosto, 2001. Disponvel em . Acesso em 05 fev. 2004. ________. Reforma Administrativa e Marco legal das Organizaes Sociais no Brasil As Dvidas dos Juristas sobre o Modelo das Organizaes Sociais. Revista Dilogo Jurdico, Salvador, CAJ Centro de Atualizao Jurdica, v. I, n 5, agosto, 2001. Disponvel em . Acesso em 05 fev. 2004. SILVA NETO, Belarmino Jos da. Organizaes sociais: a viabilidade jurdica de uma nova forma de gesto compartilhada. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 59, out. 2002. Disponvel em: jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=3254>. Acesso em: 08 fev. 2004. PINTO, lida Graziane. Plano diretor da reforma do aparelho do estado e organizaes sociais. Uma discusso dos pressupostos do "modelo" de reforma do Estado Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=2168>. Acesso em: 02 fev. 2004.

NOTAS
01

MEIRELES, Hely Lopes, apud SILVA NETO, Belarmino Jos da. Organizaes sociais: a viabilidade jurdica de uma nova forma de gesto compartilhada. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 59, out. 2002. Disponvel em: jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=3254>. Acesso em: 08 fev. 2004.
2

Reforma Administrativa e do Marco Legal das Organizaes Sociais no Brasil As Dvidas dos Juristas sobre o Modelo das Organizaes Sociais. Revista Dilogo Jurdico, Salvador, CAJ Centro de Atualizao Jurdica, v. I, n 5, agosto, 2001. Disponvel em
03

Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Atlas, 2001.

04

Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor no Brasil.Revista Dilogo Jurdico, Salvador, CAJ Centro de Atualizao Jurdica, v. I, n 5, agosto, 2001. Disponvel em . Acesso em 05 fev. 2003

Autor

Lucas Hayne Dantas Barreto


Procurador Federal. Professor de Direito Administrativo na Faculdade Ruy Barbosa e na Fundao Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado da Bahia, em Salvador. Especialista em Direito do Estado.

jus.com.br/revista/texto/7165/terceiro-setor

Unidade 04 - Terceiro Setor - Parte 01 O terceiro setor composto por entidades da sociedade civil de fins pblicos, em outras palavras, por pessoas jurdicas de direito privado, criadas pela iniciativa privada, que prestam servios de utilidade pblica, realizam atividade de interesse pblico, sem fins lucrativos. Em razo do interesse pblico da atividade que realizam, recebem proteo, auxlio, incentivo por parte do Estado, atividade administrativa que se chama fomento. Denomina-se de terceiro setor, porque o primeiro setor o Estado e o segundo setor o mercado, e essas entidades nem integram a Administrao, nem o mercado, porque, na medida que no possuem fins lucrativos, no se enquadram totalmente como entidades privadas. Unidade 04 - Terceiro Setor - Parte 02

Organizaes Sociais So pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalizao pelo poder pblico, mediante vnculo jurdico institudo por meio de contrato de gesto. Essa figura jurdica est prevista pela Lei n 9.637/98. No se trata de nova categoria de pessoas jurdicas, mas apenas de uma qualificao especial, um ttulo jurdico concedido por lei a entidades que atendam s exigncias nela qualificadas. O artigo 1 prev as finalidades que podem ser desenvolvidas pelas OS: ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. No podem produzir bens ou prestar servios com finalidades mercantis.

Unidade 04 - Terceiro Setor - Parte 03

O artigo 2 estabelece os requisitos que devem ser preenchidos pela entidade privada para receber a qualificao de organizao social, dentre eles destacam-se: finalidade no lucrativa (inciso I, alneas b e h), participao de representantes do poder pblico e de membros da comunidade no conselho de administrao (inciso I, alnea d), aprovao da qualificao, quanto convenincia e oportunidade, pelo ministro do rgo supervisor da rea de atuao da entidade e pelo ministro do planejamento (inciso II). Esse ltimo requisito indica que a qualificao da entidade privada como organizao social ato discricionrio da autoridade. De acordo com o artigo 5, o contrato de gesto firmado aps a qualificao, tendo por objeto o fomento a cargo do poder pblico e a execuo da atividade a ser desempenhada pela organizao social Consoante os artigos 6 e 7, o contrato de gesto deve conter as atribuies, responsabilidade e obrigaes do poder pblico e da organizao social, deve especificar o programa de trabalho da organizao, as metas, os prazos de execuo, bem como os critrios de avaliao de desempenho. A atividade de fomento, de incentivo, realizada pelo poder pblico em favor dessas organizaes se materializa atravs da transferncia de recursos pblicos, da permisso de uso de bens pblicos e da cesso especial de servidores pblico, para trabalharem nessas organizaes, com nus para o rgo de origem (artigos 12 e 14). O poder pblico poder desqualificar a organizao social em caso de descumprimento do contrato de gesto, o que dever implicar a reverso dos bens e dos valores j entregues, de acordo com o artigo 16. As organizaes sociais vieram para absorver atividades antes desenvolvidas por entidades ou rgos pblicos da Unio (artigo 20). Elas vo absorver atividades hoje desempenhadas por rgos ou entidades estatais, com as seguintes conseqncias: o rgo ou entidade ser extinto; suas instalaes, abrangendo bens mveis e imveis, sero cedidos OS; o servio que era pblico passar a ser prestado como atividade privada. Observa-se que, com as organizaes sociais, o Estado estar deixando de prestar determinados servios na rea social, limitando-se a incentivar a atividade privada. Trata-se de instrumento de privatizao de que o Governo vem se utilizando para diminuir o tamanho da mquina administrativa. O regime de prestao do servio deixa de ser pblico e passa a ser privado, parcialmente derrogado por normas publicsticas, a entidade pblica substituda pela entidade privada. Como ltimo aspecto do regime jurdico dessas entidades, salienta-se o artigo 24, inciso XXIV da lei n 8.666/93 que prev hiptese de dispensa de licitao admitindo a contratao direta de organizaes sociais pela Administrao Pblica Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico So pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalizao pelo poder pblico, mediante vnculo jurdico institudo por meio de termo de parceria. Essa figura jurdica est prevista pela Lei n 9.790/99. No se trata de categoria nova de pessoa jurdica, mas sim de especfica qualificao jurdica de algumas pessoas jurdicas, observadas as condies estabelecidas na lei reguladora. A lei prev quais finalidades podem ser desenvolvidas por essas organizaes (artigo 3), aponta pessoas que no podem ser assim qualificadas, tenham ou no

finalidade lucrativa (artigo 2) e ainda define o que seria uma entidade sem fins lucrativos, para fins de qualificao de entidade privada como organizao da sociedade civil de interesse pblico (artigo 1, 1). No h exigncia de participao de membro do poder pblico na sua gesto. Diferentemente do que ocorre com a qualificao das organizaes sociais, o ato de qualificao das OSCIPs vinculado (artigo 1, 2), pois, de acordo com o artigo 6, 3, o pedido de qualificao somente ser indeferido quando a entidade no preencher os requisitos previstos em lei ou no apresentar os documentos exigidos pela lei. Consoante o disposto pelo artigo 10, o termo de parceria deve conter as atribuies, responsabilidade e obrigaes do poder pblico e da OSCIP, deve especificar o programa de trabalho da OSCIP, as metas, os prazos de execuo, bem como os critrios de avaliao de desempenho. O objeto do termo de parceria, vnculo que liga a entidade privada Administrao, a atividade de fomento cargo do poder pblico e a execuo da atividade de interesse pblico a ser desempenhada pela organizao (artigo 9). Essa atividade pblica de fomento se materializa atravs da transferncia de recursos pblicos e da cesso de bens pblicos (artigo 4, inciso VII, d). No h previso de cesso especial de servidores pblicos. A desqualificao da entidade privada pode ser feita a pedido de qualquer cidado, vedado o anonimato, ou a pedido do Ministrio Pblico, em processo administrativo ou judicial (artigo 7 e 8). Diferentemente do que ocorre com as organizaes sociais, as organizaes da sociedade civil de interesse pblico no surgiram com o intuito de absorver atividades antes realizadas por rgos e entidades pblicas, a fim de que estas sejam extintas. O objetivo no exonerar o Estado da prestao de certos servio pblicos, mas realmente firmar uma parceria com o setor privado.. Essa atividade pblica de fomento se materializa atravs da transferncia de recursos pblicos e da cesso de bens pblicos (artigo 4, inciso VII, d). No h previso de cesso especial de servidores pblicos. A desqualificao da entidade privada pode ser feita a pedido de qualquer cidado, vedado o anonimato, ou a pedido do Ministrio Pblico, em processo administrativo ou judicial (artigo 7 e 8). Diferentemente do que ocorre com as organizaes sociais, as organizaes da sociedade civil de interesse pblico no surgiram com o intuito de absorver atividades antes realizadas por rgos e entidades pblicas, a fim de que estas sejam extintas. O objetivo no exonerar o Estado da prestao de certos servio pblicos, mas realmente firmar uma parceria com o setor privado. Fonte: http://www.uapi.ufpi.br/conteudo/disciplinas/dir_adm/uni04_ter_set_01.html

Вам также может понравиться