Вы находитесь на странице: 1из 8

Parte I 1.

Na orao: Foram chamados s pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha, o ncleo do sujeito : a) todos; b) fazenda; c) vizinha; d) vaqueiros; e) pressas. 2. Assinale a alternativa em que o sujeito est incorretamente classificado: a) chegaram, de manh, o mensageiro e o guia (sujeito composto); b) fala-se muito neste assunto (sujeito indeterminado); c) vai fazer frio noite (sujeito inexistente); d) haver oportunidade para todos (sujeito inexistente); e) no existem flores no vaso (sujeito inexistente). 3.Em ramos trs velhos amigos, na praia quase deserta, o sujeito desta orao : a) subentendido; b) claro, composto e determinado; c) indeterminado; d) inexistente; e) claro, simples e determinado. 4.Marque a orao em que o termo destacado sujeito: a) houve muitas brigas no jogo; b) Ia haver mortes, se a polcia no interviesse; c) faz dois anos que h bons espetculos; d) existem muitas pessoas desonestas; e) h muitas pessoas desonestas. 5. Indique a nica frase que no tem verbo de ligao: a) o sol estava muito quente; b) nossa amizade continua firme; c) suas palavras pareciam sinceras; d) ele andava triste; e) ele andava rapidamente. 6. Considere a frase: Ele andava triste porque no encontrava a companheira, os verbos grifados so respectivamente: a) transitivo direto - de ligao; b) de ligao - intransitivo; c) de ligao - transitivo - indireto; d) transitivo direto - transitivo indireto; e) de ligao - transitivo direto.

7.Na praa deserta um homem caminhava - o sujeito : a) indeterminado; b) inexistente; c) simples; d) oculto por elipse; e) composto. 8.Na orao:Anunciaram grandes novidades - o sujeito : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) elptico; e) inexistente. 9.Na orao: Diziam que ele era igualzinho a meu pai, o sujeito da primeira orao : a) simples; b) composto; c) indeterminado; d) inexistente; e) oculto.

1. D 2. E 3. A 4. D 5. E 6. E 7. C 8. C 9.c

Parte II

1. "Um esparso tilintar de chocalhos e guizos morria pelas quebradas." Qual o sujeito e o tipo de sujeito desta orao? a) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / simples. b) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / composto. c) Um esparso tilintar / simples. d) Chocalhos e guizos / composto. 2. "No choremos, amigos, a mocidade." Qual o tipo de sujeito desta orao? a) Sujeito indeterminado. b) Sujeito oculto. c) Sujeito simples. d) Orao sem sujeito.

3. "Corriam por aqueles dias boatos da revoluo." Nesta orao o tipo de sujeito : a) Sujeito simples. b) Sujeito oculto. c) Orao sem sujeito. d) Sujeito indeterminado. 4. "O homem, a fera e o inseto, sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta orao o sujeito : a) Sujeito indeterminado. b) Orao sem sujeito. c) Sujeito oculto. d) Sujeito composto. 5. Justifique por que o sujeito desta orao oculto: "No chores, meu filho." a) No possvel identificar o sujeito. b) O sujeito o prprio verbo. c) O praticante da ao "tu", mas no aparece grafado. d) O sujeito est indeterminado. 6. Justifique porque o predicado desta orao nominal: "Os olhos no estavam bem fechados." a) O seu ncleo um nome. b) O seu ncleo verbo intransitivo. c) O seu ncleo um verbo de ligao. d) O ncleo nada tem a ver com o tipo do predicado. 7. Flores me so os teus lbios. Qual o tipo de predicado desta orao? a) Nominal. b) Verbal. c) Verbo-nominal. d) No h predicado. 8. O ncleo de um predicado nominal pode ser:

a) Adjetivo, substantivo, pronome substantivo, verbo, numeral. b) Adjetivo, locuo adjetiva, substantivo, palavra substantivada, pronome substantivo, numeral. c) Adjetivo, locuo adjetiva, pronome substantivo, palavra substantivada, verbo. d) Adjetivo, substantivo,pronome substantivo, locuo adjetiva, advrbio, numeral. 9. "Voc virou pau de amarrar gua?" Qual a funo sinttica de "pau de amarrar gua"? a) Sujeito indeterminado. b) Predicativo do sujeito. c) Predicativo do objeto. d) Adjunto adnominal. 10. "Voc virou pau de amarrar gua?" Justifique porque este predicado nominal. a) O seu ncleo um substantivo. b) O seu ncleo uma locuo adjetiva. c) Locues no podem ser ncleos de predicados. d) O seu ncleo um verbo de ligao. Parte III (literatura) Questes: 01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. a) simples; a anttese; parnasiana. b) rebuscada; a anttese; barroca. c) objetiva; a metfora; simbolista. d) subjetiva; o verso livre; romntica. e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

02. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta: a) Na obra de Jos de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradio medieval e textos para teatro com clara inteno catequista.

b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, da ser predominantemente descritiva. c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matria e o esprito, o pecado e o perdo. d) O Barroco apresenta estados de alma expressos atravs de antteses, paradoxos, interrogaes. e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo marcado pelo jogo de idias, seguindo um raciocnio lgico, racionalista.

03. Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b) O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contra-Reforma. e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas.

04. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania,

como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta todas seguintes caractersticas: a) Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta. b) Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida. c) Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo. d) Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. e) Verificao clssica, temtica neoclssica, sintaxe preciosista evidente no uso das sntese, dos anacolutos e das alegorias, construo assimtrica.

05. A respeito de Gregrio de Matos, assinale a alternativa, incorreta: a) Alguns de seus sonetos sacros e lricos transpem, com brilho, esquemas de Gngora e de Quevedo. b) Alma maligna, carter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas stiras. c) Na poesia sacra, o homem no busca o perdo de Deus; no existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdo divino. d) As suas farpas dirigiam-se de preferncia contra os fidalgos caramurus. e) A melhor produo literria do autor constituda de poesias lricas, em que desenvolve temas constantes da esttica barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.

Texto para as questes 06 a 08 INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e no dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria, sinta-se triste. Comea o Mundo enfim pela ignorncia A firmeza somente na inconstncia. 06. No texto predominaram as imagens: a) olfativas; b) gustativas; c) auditivas; d) tteis; e) visuais.

07. A idia central do texto : a) a durao efmera de todas as realidades do mundo; b) a grandeza de Deus e a pequenez humana; c) os contrastes da vida; d) a falsidade das aparncias; e) a durao prolongada do sofrimento.

08. Qual o elemento barroco mais caracterstico da 1 estrofe? a) disposio antittica da frase; b) cultismo; c) estrutura bimembre; d) concepo teocnctrica; e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva.

09. (SANTA CASA) A preocupao com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que: a) descr da misericrdia divina e contesta os valores da religio; b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

c) se deixa subjugar pelo desnimo e pela apatia dos cticos; d) se revolta contra os insondveis desgnios de Deus; e) quer gozar ao mximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

10. (UEL) Identifique a afirmao que se refere a Gregrio de Matos: a) No seu esforo da criao a comdia brasileira, realiza um trabalho de crtica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do sculo XIX. b) Sua obra uma sntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo portugus, mas combina-os com a paixo das imagens pr-romnticas. c) Dos poetas arcdicos eminentes, foi sem dvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idias da ilustrao francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vcios, os ridculos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da poca. e) Sua famosa stira autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro prova de que seus talento no se restringia ao lirismo amoroso.

Resoluo: 01 - B 06 - E 02 - E 07 - A 03 - B 08 - A 04 - C 09 - E 05 - D 10 - D

Вам также может понравиться