Вы находитесь на странице: 1из 8

Balanceamento de reaes de xido-reduo

Em certas reaes podemos encontrar tomos que ganham eltrons e outros que os perdem. Quando um tomo perde eltrons, ele se oxida e o seu nox aumenta. Quando um tomo ganha eltrons, ele se reduz e o seu nox diminui. oxidao, nox aumenta 5432<= 10 1+ => 2+ 3+ 4+ 5+

reduo, nox diminui

Os processos de oxidao e reduo so sempre simultneos. O tomo que se oxida, cede seus eltrons para que outro se reduza. O tomo que se reduz recebe os eltrons de quem se oxida. Assim ... Quem se oxida agente redutor e quem se reduz agente oxidante. A igualdade na quantidade dos eltrons na reduo e na oxidao a base do balanceamento de reaes pelo mtodo de xido-reduo. Regras para o balanceamento 1) Determinar, na equao qumica, qual espcie se oxida e qual se reduz. 2) Escolher os produtos ou reagentes para iniciar o balanceamento. 3) Encontrar os oxid e red . oxid = nmero de eltrons perdidos x atomicidade do elemento red = nmero de eltrons recebidos x atomicidade do elemento As atomicidades so definidas no membro de partida (reagentes ou produtos). 4) Se possvel, os oxid e red podem ser simplificados. Exemplificando ...

oxid = 4 simplificando ... oxid = 2

red = 2

red = 1

5) Para igualar os eltrons nos processos de oxidao e reduo: O oxid se torna o coeficiente da substncia que contm o tomo que se reduz. O red se torna o coeficiente da substncia que contm o tomo que se oxida. 6) Os coeficientes das demais substncias so determinados por tentativas, baseando-se na conservao dos tomos.

Exemplo 1 NaBr + MnO2 + H2SO4 => MnSO4 + Br2 + H2O + NaHSO4 O Br se oxida, pois tem nox = 1- no primeiro membro e nox = 0 no segundo. Esta oxidao envolve 1 eltron e como sua atomicidade no NaBr igual a 1, temos ... oxid = 1 x 1 = 1 O Mn se reduz, pois tem nox = 4+ no primeiro membro e nox = 2+ no segundo. Esta reduo envolve 2 eltrons e como sua atomicidade no MnO2 igual a 1, temos ... red = 2 x1 = 2 Invertendo os coeficientes obtidos ... 2 NaBr + 1 MnO2 + H2SO4 => MnSO4 + Br2 + H2O + NaHSO4 Os demais coeficientes so obtidos por tentativas ...

2 NaBr + 1 MnO2 + 3 H2SO4 => 1 MnSO4 + 1 Br2 + 2 H2O + 2 NaHSO4 Os coeficientes iguais a 1 foram colocados somente por questes de evidncia, uma vez que os mesmos so dispensveis.

Exemplo 2 Uma mesma substncia contm os tomos que se oxidam e tambm os que se reduzem NaOH + Cl2 => NaClO + NaCl + H2O Os tomos de Cl no Cl2 tem nox igual a zero. No segundo membro temos Cl com nox = 1+ no NaClO e Cl com nox = 1- no NaCl. Como a nica fonte de Cl na reao o Cl2, a reao pode ser reescrita assim ... NaOH + Cl2 + Cl2 => NaClO + NaCl + H2O Como o Cl2 vai ser o elemento de partida tanto para a oxidao quanto para a reduo, a atomicidade nos dois processos ser igual a 2. A oxidao envolve mudana do nox do Cl de zero para 1+, ou seja, um eltron. Assim ... oxid = 1 x 2 = 2 A reduo envolve a mudana do nox do Cl de zero para 1-, ou seja, um eltron. Assim ... red = 1 x 2 = 2 Simplificando temos ... oxid = red = 1 NaOH + 1 Cl2 + 1 Cl2 => NaClO + NaCl + H2O Os demais coeficientes so obtidos por tentativas ... 4 NaOH + 1 Cl2 + 1 Cl2 => 2 NaClO + 2 NaCl + 2 H2O

Finalmente ... 4 NaOH + 2 Cl2 => 2 NaClO + 2 NaCl + 2 H2O

Exemplo 3 A gua oxigenada atuando como oxidante FeCl2 + H2O2 + HCl => FeCl3 + H2O

No primeiro membro, o oxignio da gua oxigenada tem nox = 1-, j no segundo membro, no H2O, tem nox = 2-. Isto caracteriza uma reduo envolvendo 1 eltron. Como a atomicidade do oxignio na substncia de partida (H2O2) igual a 2 ... red = 2 x 1 = 2 No primeiro membro, o ferro do FeCl2 tem nox = 2+, j no segundo membro, no FeCl3, tem nox = 3+. Isto caracteriza uma oxidao envolvendo 1 eltron. Como a atomicidade do ferro na substncia de partida (FeCl2) igual a 1 ... oxid = 1 x 1 = 1 Invertendo os coeficientes ... 2 FeCl2 + 1 H2O2 + HCl => FeCl3 + H2O

Os demais coeficientes da equao so obtidos por tentativas ... 2 FeCl2 + 1 H2O2 + 2 HCl => 2 FeCl3 + 2 H2O

Exemplo 4 A gua oxigenada atuando como redutor KMnO4 + H2O2 + H2SO4 => K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2

O Mn no MnO4, no primeiro membro, possui nox = 7+. No segundo membro, no MnSO4, o Mn tem nox = a 2+. Este processo uma reduo envolvendo 5 eltrons. Como a atomicidade do Mn na substncia de partida (KMnO4) igual a 1, temos ... red = 5 x 1 = 5 No primeiro membro temos o oxignio com dois nox diferentes: nox = 1- na gua oxigenada e nox = 2 - no H2SO4 e KMnO4 Como o O2 gerado a partir da gua oxigenada, ela ser a substncia de partida. O oxignio no primeiro membro, na gua oxigenada tem nox = 1-. No segundo membro o oxignio, no O2 tem nox igual a zero. Isso caracteriza uma oxidao com variao de um eltron. Como a atomicidade do oxignio na substncia de partida (H2O2) igual a 2, temos ... oxid = 1 x 2 = 2 Invertendo os coeficientes, temos ... 2 KMnO4 + 5 H2O2 + H2SO4 => K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2 Os demais coeficientes so obtidos por tentativas ... 2 KMnO4 + 5 H2O2 + 3 H2SO4 => 1 K2SO4 + 2 MnSO4 + 8 H2O + 5 O2

Agora que j aprendemos a escrever uma equao qumica, no podemos deixar de verificar sempre se o nmero de tomos de cada elemento o mesmo em ambos os lados da equao, ou seja, se ela est balanceada. Para realizar o balanceamento, temos que colocar um nmero denominado coeficiente estequiomtrico antes dos smbolos. Quando o coeficiente de uma equao for igual a 1, no preciso escrever. Observe os exemplos:

Ora, se voc tiver duas vezes H2O, ter ento um total de 4 tomos de hidrognio e 2 tomos de oxignio. Certo?

Devemos lembrar que para ajustar uma equao qumica usamos unicamente os coeficientes. Em nenhum caso trocamos os subndices das frmulas. Se fizermos isso vamos alterar a identidade da substncia. Vamos ver um exemplo?

Embora a equao esteja balanceada, ela no representa a reao qumica da formao da gua. Ao trocar o subndice do oxignio da gua por dois, trocamos tambm o composto, obtendo assim a frmula da gua oxigenada. Os coeficientes usados no balanceamento de uma equao qumica devem ser sempre os menores nmeros inteiros possveis, pois no d para imaginar 1/2 molcula de oxignio! Algumas equaes so facilmente balanceadas. Isso leva apenas alguns minutos, mas algumas so um pouco mais complicadas. Para facilitar esse tipo de operao, vamos aplicar o "mtodo por tentativas". Para isso, basta seguir algumas regrinhas prticas:

Exemplo 1: A queima do lcool descrita pela seguinte equao qumica. Vamos comear o balanceamento?

Como escolhemos os coeficientes? Devemos comear o acerto pelo elemento que aparea uma s vez de cada lado da equao (nesse caso temos o carbono e o hidrognio). Portanto, devemos multiplicar o carbono por 2 e o hidrognio por 3 (ambos do lado direito) para ficarmos com 2 tomos de carbono e 6 tomos de hidrognio de cada lado da equao. Teremos portanto:

Agora vamos dar uma olhadinha para os oxignios. Temos 4 oxignios pertencentes ao CO2 e 3 oxignios da gua, somando um total de 7 oxignios do lado dos produtos e apenas 3 do lado dos reagentes (1 tomo de oxignio do C2H6O e 2 tomos do O2). Como podemos resolver isso? Basta multiplicar o oxignio por trs!!

Temos assim a equao balanceada. Viu como fcil? Vamos exercitar mais um pouquinho. Exemplo 2:

Voc deve estar se perguntando: o que significa esse nmero fora dos parnteses? Nesse caso, os elementos entre os parnteses so multiplicados pelo nmero 2. Quer ver como fcil?

Agora que j sabemos determinar quantos elementos tm essa frmula, vamos comear o balanceamento? Temos o clcio (Ca) e o fsforo (P), que aparecem uma vez de cada lado da equao. Mas por onde comear? Pela regra dois, devemos comear pelo elemento que tiver o maior ndice, nesse caso o clcio (Ca), que possui ndice 3. Devemos, portanto, multiplicar o clcio do lado esquerdo por 3.

Que legal! Voc percebeu que a equao j est toda balanceada? Vamos conferir.

3 clcios 3 oxignios + 5 oxignios = 8 oxignios 2 fsforos

3 clcios 8 oxignios 2 fsforos

Вам также может понравиться