Вы находитесь на странице: 1из 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

DNA e RNA
DNA = ADN RNA = ARN

Jacques Monod, (1910-1976), bioqumico francs. Em 1965, compartilhou o Prmio Nobel de Fisiologia e Medicina com os compatriotas Franois Jacob e Andr Lwoff pelo trabalho sobre as atividades reguladoras dos genes. Dedicou-se a trs principais linhas de pesquisa: o papel dos cidos nuclicos na sntese de protenas, o papel dos ribossomos e a regulao da expresso dos genes. Foi o primeiro a enunciar, em 1961, com Franois Jacob, o conceito de ARN mensageiro, molcula que transporta as informaes contidas no ADN para que se realize a sntese das protenas. Em seguida definiu a funo dos ribossomos na leitura do cdigo gentico. Biologia molecular, o estudo das bases moleculares da vida; isto , relaciona as estruturas das biomolculas com as funes especficas que desempenham na clula e no organismo. A apresentao do modelo estrutural do ADN (ver cidos nuclicos abaixo) por Francis Harry Compton Crick e por James Watson em 1953, foi o verdadeiro incio da biologia molecular. A importncia deste fato deve-se, por um lado, transmisso da informao hereditria pela prpria molcula, de gerao em gerao. Por outro lado, a prpria estrutura mostra como isto acontece. O ADN uma molcula em forma de dupla hlice, composta por duas fitas complementares unidas entre si por pontes entre as bases: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). Durante a replicao ou duplicao, as duas fitas separam-se e cada uma forma uma nova fita complementar; deste modo divide-se o material hereditrio para a descendncia. Durante a transcrio, o ADN forma a molcula de ARN correspondente, em forma de um filamento simples. Em seguida, o ARN mensageiro (ARNm) transmite-se s organelas celulares chamadas ribossomas, onde acontece a sntese de protenas. O cdigo gentico comanda a sntese, que se baseia na correspondncia que existe entre as trs bases, ou trinca, da seqncia do ARN e um aminocido especfico da seqncia protica. A partir do ADN, sintetiza-se ARN e a partir deste sintetizam-se protenas: este o chamado "dogma central da biologia molecular".

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


A descoberta da clonagem de genes e outros progressos no campo da biologia molecular, como o controle da transcrio e o seqenciamento do ADN, oferecem a possibilidade real de conseguir um tratamento eficaz das doenas humanas. Assim, a produo de grandes quantidades de protenas atravs da expresso do ADN correspondente em grandes quantidades foi a tcnica empregada na produo de insulina para o tratamento da diabete e de hormnio do crescimento no combate ao nanismo. Atualmente, as tentativas de tratar pacientes com doenas genticas tm sido direcionadas para o uso de genes funcionais, de modo que o indivduo passe a sintetizar a protena necessria. cidos Nuclicos, molculas muito complexas que produzem as clulas vivas e os vrus. Transmitem as caractersticas hereditrias de uma gerao para a seguinte e regulam a sntese de protenas. Os cidos nuclicos so formados por subunidades chamadas nucleotdeos, que consistem em uma base nitrogenada, um acar de 5 carbonos e cido fosfrico. H duas classes de cidos nuclicos, o cido desoxirribonuclico (ADN), com uma estrutura em forma de dupla hlice e o cido ribonuclico (ARN), formado por uma nica cadeia helicoidal. O ADN tem a pentose desoxirribosse e as bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e timina, e o ARN contm a pentose ribose e uracila em vez de timina. A especificidade do cido nuclico reside na seqncia dos quatro tipos de bases nitrogenadas. Este cdigo indica clula como reproduzir uma cpia de si mesma ou as protenas que necessita para sua sobrevivncia. Nos mamferos, as cadeias de ADN esto agrupadas formando cromossomos. Os cidos nuclicos (o ARN e o ADN) so constitudos por unidades denominadas nucleotdeos, as quais so formadas por um grupo fosfato, um acar de cinco tomos de carbono (a ribose ou a desoxirribose) e uma base nitrogenada. A citosina uma das cinco bases nitrogenadas que formam os nucleotdeos; as outras quatro so adenina, guanina, timina e uracila. A unio entre as duas hastes do ADN que constituem sua estrutura de dupla hlice tem lugar por meio destas bases, que se emparelham de uma forma que nunca varia; a citosina sempre se acopla guanina. Nas seqncias de nucleotdeos, a citosina representada pela letra C. Sntese da protena: As protenas unem-se no citoplasma celular. A operao tem trs fases bsicas. Na iniciao, uma pequena molcula chamada ribossoma rene todos os elementos necessrios. Durante a

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


fase de prolongamento, os aminocidos, elementos que constituem as protenas, entrelaam-se em forma de grandes cadeias. A seqncia de incorporao de aminocidos determinada pelo ARN mensageiro (ARNm), que uma cpia do ADN contido no ncleo celular. J a terminao acontece quando a seqncia do ARNm contm um ou vrios cdons de parada. Nesta seqncia, une-se ao ARNm um fator de liberao que desencadeia a desagregao do complexo ribossmico. A cadeia liberada forma a chamada estrutura primria da protena. Vrus, seres orgnicos compostos apenas por material gentico coberto por um envoltrio protetor. No tm vida independente, mas podem se multiplicar no interior das clulas vivas, em muitos casos prejudicando suas hospedeiras nesse processo. So parasitas intracelulares submicroscpicos, compostos por ARN ou por cido desoxirribonuclico (ADN) nunca por ambos e por um envoltrio de protena ou de protena combinada com componentes lipdicos ou glucdios. O conjunto desses elementos chama-se nucleocapsdeo. Por carecerem das enzimas e dos precursores metablicos necessrios para sua prpria multiplicao, retiram-nos da clula que infectam. A multiplicao viral um processo que inclui vrias snteses separadas e a reunio posterior de todos os componentes, para dar origem a novas partculas infecciosas. Os vrus representam um objetivo importante para a cincia mdica na sua luta contra as enfermidades infecciosas. Entre as doenas causadas por vrus esto o resfriado comum, a encefalite, a poliomielite, a febre amarela, a gripe, o sarampo e o herpes. A Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (Aids) causada por um retrovrus. Os vrus so parasitas intracelulares; em sua estrutura, so partculas formadas por material gentico (ADN ou ARN, mas no ambos) rodeado por uma cpsula protica protetora. Fora da clula que os hospeda so inertes, mas dentro iniciam uma fase dinmica de replicao, utilizando as enzimas, os cidos nuclicos e aminocidos e todos os mecanismos de reproduo da clula parasitada. A replicao viral costuma acontecer custa do hospedeiro. Herpes, raiva, gripe, Aids, poliomielite, febre amarela e alguns cnceres tm origem viral. Dos mil a 1.500 tipos de vrus que se estima que existam, cerca de 250 causam doenas nos seres humanos (mais de cem destes so responsveis pela gripe) e cerca de cem infectam os animais.

Вам также может понравиться