Вы находитесь на странице: 1из 5

3

Respiradores sem Manuteno 9920 Dobrvel (PFF-2)


Dados Tcnicos
Substitui:

Julho/2006
CA 16366

Descrio Geral
O respirador 3M 9920, tipo pea semifacial filtrante para partculas PFF-2, modelo dobrvel, composto basicamente por dois painis de notecido e um meio filtrante em microfibras sintticas tratadas eletrostaticamente. A parte externa do respirador recoberta por um notecido, nas cores azul escuro ou branco, que protege o meio filtrante evitando que as fibras se soltem. A parte interna, que entra em contato com a face do usurio, recoberta por um notecido na cor branca. Nas laterais externas da pea, so fixados 04 (quatro) grampos metlicos, sendo dois de cada lado, aos quais esto presas as pontas de 02 (dois) tirantes elsticos brancos. A parte superior externa da pea possui uma tira de material metlico moldvel utilizada para ajuste nasal, que confere ao respirador uma vedao facial eficiente e segura. Peso lquido aproximado: 13 gramas Cores: azul escuro ou branco com elsticos brancos (*) (*) Tirantes elsticos de ltex revestidos com fios de polister

Desempenho

Este respirador enquadra-se na categoria PFF-2 e, para tanto, deve obedecer, entre outros, os seguintes requisitos estabelecidos de acordo com a norma ABNT/NBR 13698:1996 (Equipamentos de Proteo Respiratria Pea Semifacial Filtrante para Partculas): Penetrao mxima atravs do filtro(1): 6% Resistncia mxima respirao(2): Inalao (a 95 litros/min): 240 Pa Exalao (a 160 litros/min): 300 Pa Inflamabilidade: Material no inflamvel.
(1)

(2)

Ensaios realizados em equipamento utilizando aerossol de cloreto de sdio (NaCl) com dimetro entre 0,4 e 0,6 mcron e vazo de ar igual a 95 litros/min. Neste ensaio, o respirador fixado no equipamento de ensaio de tal forma que fique perfeitamente selado e ento submetido a um aerossol de NaCl nas condies descritas acima. Estes ensaios so realizados pelo laboratrio de ensaio de EPI da FUNDACENTRO e pela 3M. Ensaio realizado em mquina simuladora de respirao (pulmo artificial), com 25 ciclos por minuto e 2 litros de ar por ciclo.

Indicado para proteo das vias respiratrias contra poeiras, nvoas no oleosas e fumos metlicos ou plsticos, em concentraes no superiores a 10 (dez) vezes o limite de exposio ocupacional (LT ou TLV) destas substncias. Indicado para poeiras e nvoas contendo: fibras txteis, cimento refinado (Portland), minrio de ferro, minrio de carvo, minrio de alumnio, sabo em p, talco, cal, soda custica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagao de cana, etc.), poeiras de avirio contendo restos de rao, fezes, plumas e penas de aves, poeiras de lixamento e esmerilhamento, nvoas de cido sulfrico, entre outros. No Brasil, de acordo com a IN n 01 do Ministrio do Trabalho, de 11/04/1994, respiradores da classe PFF-2 podem ser usados para proteo respiratria contra poeiras contendo amianto (asbesto) em concentraes at 2 fibras/cm3. Fumos metlicos so produzidos em operaes de soldagem, corte por calor, fundies, ou outras atividades envolvendo aquecimento e fuso de metais. Fumos plsticos so gerados em operaes de injeo e extruso de polmeros, ou outras atividades envolvendo aquecimento e fuso de materiais plsticos. Recomendado tambm para reduo da exposio ocupacional a aerossis contendo agentes biolgicos potencialmente patognicos e/ou infecciosos. Deve ser utilizado mediante o conhecimento e aprovao das reas de Higiene, Segurana e Medicina do Trabalho ou responsvel pela empresa. de uso pessoal e intransfervel.

Indicao de Uso

Condies de Estocagem

Deve ser mantido em local com boa ventilao, limpo, seco, evitando-se exposio a umidade e contaminantes. Nas condies de estocagem especificadas, seu prazo de validade de 3 (trs) anos aps a data de fabricao.

Vida til

varivel dependendo do tipo de contaminante, sua concentrao, da freqncia respiratria do usurio, da umidade relativa do ambiente e da conservao do produto, devendo sempre ser avaliada pelo responsvel sobre a especificao e determinao do uso deste EPI. Deve ser substitudo sempre que se encontrar saturado (isto , quando a respirao se tornar difcil), perfurado, rasgado, sujo, deformado ou com elsticos soltos ou rompidos. No deve ser feito qualquer tipo de reparo ou manuteno no produto.

1. Este respirador no deve ser utilizado para proteo respiratria contra jatos de areia, gases, vapores, ou em atmosferas contendo nvoas oleosas. 2. No deve ser utilizado contra poeiras de amianto (asbesto) quando em concentraes acima de 2 fibras/cm3. 3. No deve ser utilizado contra poeiras ou nvoas consideradas altamente txicas, ou seja, com limites de exposio ocupacional (TLV ou LT) inferior a 0,05 mg/m3. 4. Por ser de material filtrante e no fornecer oxignio, no deve ser utilizado em ambientes confinados e sem ventilao tais como: cmaras, tanques, silos, tubules, ou em qualquer ambiente de trabalho onde a concentrao de oxignio possa ser menor que 19,5% em volume. 5. No deve ser utilizado quando as concentraes do(s) contaminante(s) ultrapassarem os limites IPVS (Imediatamente Perigoso Vida e Sade), forem desconhecidas ou quando forem superiores a 10 (dez) vezes o valor do(s) limite(s) de exposio ocupacional (TLV ou LT) do(s) contaminante(s).

Limitaes de Uso e Advertncias

6. O produto no deve ser alterado ou modificado para o uso. No faa mau uso deste respirador. 7. No deve ser utilizado por pessoas com barba, cicatrizes profundas na face, outros tipos de plos faciais ou qualquer condio que possa impedir uma selagem eficiente das bordas do respirador ao rosto do usurio. 8. Deixe a rea contaminada imediatamente se a respirao se tornar difcil (isto indica que o filtro do respirador pode estar saturado) ou se o produto se danificar.
ATENO: Este produto contm ltex de borracha natural na composio dos tirantes elsticos, que pode causar reaes alrgicas. No surgimento de irritaes ou problemas respiratrios, suspenda o uso e procure atendimento mdico.

Instrues de Uso

1. Deixar de seguir todas as instrues e limitaes de uso deste respirador e/ou deixar de usar este respirador durante todo o perodo de exposio poder reduzir a eficcia do respirador e poder resultar em enfermidade ou morte. 2. Antes do uso ocupacional deste respirador, deve-se elaborar e implementar um Programa de Proteo Respiratria por escrito atendendo a todos os requisitos das normas existentes e a Instruo Normativa no 01 do Ministrio do Trabalho e Emprego do Brasil, de 11 de abril de 1994, a qual exige que o usurio seja treinado no uso correto do respirador e passe por um ensaio de vedao facial. 3. As partculas que podem ser perigosas a sua sade incluem aquelas que so to pequenas que no podem ser vistas a olho nu. 4. Abandone a rea contaminada imediatamente e consulte seu supervisor se ocorrer tontura, irritao, ou outro incmodo. 5. Quando no estiver em uso, armazene o respirador em local distante de reas contaminadas. 6. Peas semifaciais filtrantes devem ser inspecionadas antes de cada uso para assegurar que no haja perfuraes ou danos na camada filtrante, que no sejam as resultantes da aplicao dos quatro grampos de sustentao dos elsticos. Perfuraes maiores, decorrentes de rompimento ou delaminao do material do filtro, so consideradas danos. Substitua imediatamente o respirador se danificado. As pequenas perfuraes em torno dos grampos metlicos no interferem na eficincia do respirador, estando seu efeito contemplado nos ensaios realizados para aprovao do produto. 7. Descarte produtos usados de acordo com regulamentos pertinentes. Instrues de colocao e ajuste: a serem seguidas cada vez que usar o respirador
1. Puxe as partes laterais do respirador de maneira a abri-lo no formato de uma concha. Com o respirador voltado face, segure o elstico inferior com ambas as mos tendo o clipe nasal posicionado para cima.

2. Coloque o respirador na face, apoiando-o primeiramente no queixo e passe o elstico inferior sobre a cabea, posicionando-o no pescoo, abaixo das orelhas.

3. Passe o elstico superior sobre a cabea e posicione-o no topo, acima das orelhas.

4. Molde o clipe nasal no formato do nariz deslizando a ponta dos dedos de ambas as mos sobre o clipe. ATENO! Ajustar a pea metlica utilizando apenas uma das mos poder causar um ajuste inadequado e um desempenho inferior do respirador. Use sempre as duas mos. 5. Faa um teste de verificao da vedao do respirador antes de cada uso: Cubra a frente do respirador com ambas as mos, tendo o cuidado de no tir-lo da posio original. Exale com determinao. Se vazar ar em volta do nariz, reajuste o respirador como descrito no passo 4. Se o ar vazar pelas bordas do respirador, reposicione os elsticos na cabea. Se voc no obtiver um reajuste adequado, no entre na rea contaminada. Consulte seu supervisor.

Instrues para dobrar o respirador aps o uso:


Posicione o dedo indicador na parte interna do respirador, imediatamente atrs do clipe nasal metlico e, somente aps isso, dobre o respirador. Este procedimento importante a fim de evitar a formao de ngulos agudos no clipe nasal.

Conservao do produto
1. No suje a parte interna do respirador. Se tiver que manuse-lo com a mo suja, pegue-o pela parte externa. 2. Quando no estiver em uso, armazene o respirador em local distante de reas contaminadas. No deve ser colocado no pescoo, na cabea ou no capacete. 3. Aps o uso, guarde-o na embalagem plstica em lugar limpo e seco.

Quantidade: caixa despacho com 100 peas embaladas individualmente.

ADVERTNCIA: Este respirador ajuda a proteger contra certos particulados. O uso inadequado pode causar enfermidade ou morte. Siga sempre instrues de um profissional de Segurana e Sade do Trabalho. Para o uso correto, leia as instrues na embalagem ou chame a 3M pelo nmero 08000550705.

PARA OBTER MAIS INFORMAES e assistncia em relao aos Produtos de Segurana e Proteo Sade 3M, entre em contato com seu representante local da 3M ou ligue para o Disque-Segurana 3M pelo DDG 0800-0550705.

3 para Sade Ocupacional e Solues


Segurana Ambiental 3M do Brasil Ltda. Fone (0xx19) 3838-7000 Via Anhangera, km 110. Sumar SP CEP 13181-900

Servio de Atendimento ao Cliente Disque-Segurana 3M: 0800-0550705 Home Page: www.3M.com/br/seguranca e-mail: faleconosco@3M.com.br

Informaes: Consulte o Servio Tcnico Fone (0xx19) 3838-7892 Fax (0xx19) 3838-6892

Вам также может понравиться