Вы находитесь на странице: 1из 13

Captulo: Processos de soldagem Carga Horria: 24 horas Objetivos: Apresentar ao estudante os diferentes processos de soldagem, suas caractersticas, vantagens,

desvantagens e peculiaridades de uma forma resumida, pois muitos so os processos disponveis atualmente. Desenvolvimento: Intuitivamente at podemos concluir que, se fazemos uso de eletrodos revestidos, equipamento gerador, retificador, ou (no caso de necessidade de corrente alternada), de uma fonte transformadora, estamos usando o processo SMAW ou eletrodo revestido ou ER De outra forma, se temos uma fonte eltrica de tenso constante, carretel com arame consumvel slido, e proteo gasosa temos o processo MIG se o gs for inerte; MAG se fizermos uso de misturas ou gases ativos. Portanto estamos falando do processo MIG-MAG (ou conforme a AWS processo GMAW). Como fica claro a primeira vista, cada um desses processos tem suas caractersticas e desde j devemos ter em mente que no existe um processo que seja melhor que o outro. O que se tem so processos vantajosos para cada situao em especial. Ex: para soldagem no campo, em diversas posies em juntas de espessura em torno de 8 mm, surge como boa opo o processo por eletrodo revestido, e assim por diante. Tem situaes nas quais o arco submerso aparece como vantajoso, o MIG-MAG, etc. Nesse capitulo, muita discusso pode ser gerada e mediada pelo grupo de estudo, de forma a que antigos paradigmas sejam revisados e tambm que a experincia de todos seja colocada para enriquecimento geral. Em todos os processos de soldagem, as boas prticas de soldagem e de segurana devem ser mantidas. Assim sendo, cabos eltricos bem isolados, de dimetro adequado, mantidos sempre desenrolados para evitar o surgimento de indutncias, soldadores sempre protegidos, esclarecidos e bem orientados, e a correta inspeo visual a cada passe executado (para verificar ausncia de escria, trincas de solidificao, mordeduras que indicam amperagem elevada para aquela espessura, etc) A seguir, apresentamos croquis ilustrativos de alguns processos de soldagem, e suas vantagens e desvantagens. Basicamente, todos os processos que estudaremos nesse momento tero a seguinte estrutura bsica de funcionamento:

Existe o caso em que no se utiliza metal de adio na soldagem. E o caso da soldagem autgena, possvel de ser realizada com o processo TIG por exemplo, chamado tambm popularmente como caldeamento. O correto mesmo solda autgena.
Ilustrao bsica de uma soldagem por fuso

Soldagem por eletrodo revestido (Shielded metal arc welding SMAW)


Croqui explicativo do processo de soldagem ER (SMAW)

Vantagens e desvantagens obtidas pelo uso do processo ER (ou SMAW)

Ainda , no Brasil, o processo de soldagem mais usado.

Exemplo: Sistema lgico de classificao dos eletrodos revestidos para aos

carbono (AWS 5.1)

Tpicos importantes sobre o processo ER A proteo da poa de fuso exercida pelo revestimento existente no eletrodo; O revestimento, dependendo da classificao do eletrodo pode contribuir com elementos de liga (cromo, molibdnio, etc). Disso decorre que a alma no pode ser usada isoladamente (em situaes emergenciais como vareta de TIG por exemplo); A escria deve ser retirada somente aps a solidificao completa da poa de fuso. Ela serve como elemento de controle de resfriamento do cordo de solda; A maioria dos eletrodos utilizada com polaridade inversa, ou seja, eletrodo ligado no positivo da mquina de solda, CC+ ou CCEP (corrente contnuaeletrodo positivo). Essa configurao oferece a vantagem de maior penetrao da poa de fuso na junta e menores taxas de derretimento do eletrodo; O raciocnio inverso tambm verdadeiro, quando se trata de CC- / CCEN; Apesar de ser mais tolerante a presena de ventos, mesmo o processo ER deve ser interrompido durante vento fortes e chuvas; Um item extremamente importante quando se trata desse processo a secagem dos eletrodos antes de seu uso. A camada de revestimento geralmente tem a caracterstica de ser higroscpica, isto tem afinidade pela umidade e gua. No considere a caixa embalagem como estanque. Os eletrodos no esto secos dentro da caixa. A soldagem de alta qualidade com eletrodo revestido prev a secagem de todo eletrodo que entra na rea de produo, e a manuteno desses eletrodos em estufas de manuteno e em estufas portteis (chamados popularmente de cochichos);

A norma N-0133 Rev. J da Petrobrs uma fonte muito importante de conhecimento e informaes para aumentar nosso acesso aos conceitos e instrues ligadas a soldagem. fundamental que tenhamos familiaridade com a mesma.

Deve ser feita uma inspeo visual na chegada dos consumveis na empresa, de forma que se verifique defeitos de produo do mesmo tais como: o Falta de identificao na ponta de pega o Falta de conicidade na ponta de arco 4

o o o o o

Oxidao na alma do eletrodo Trincas no revestimento Falta de compacidade Envelhecimento do revestimento Falta de identificao mnima na embalagem (classificao por norma bitola do eletrodo numerao do lote, etc)

Soldagem por MIG-MAG (Gas metal arc welding GMAW) Mais uma vez se refora: a diferena entre MIG e MAG que MIG utiiza gs inerte (helio, argnio) e MAG utiliza gases ativos (CO2 ou misturas de CO2 + ...). Porisso MIG= Metal Inert Gs / MAG = Metal Active Gas
Croqui explicativo do processo de soldagem MIG-MAG (GMAW)

Vantagens e desvantagens obtidas pelo uso do processo MIG-MAG (ou GMAW)

Um problema que pode ocorrer com freqncia em soldagens MAG, pelo modo de transferncia curto-circuito (Short-Arc) o fenmeno de colagem. Ou seja, as gotas de metal de adio depositadas na junta somente colam sobre a superfcie e no fundem o material abaixo da mesma. Esse fenmeno acarreta a condenao da junta toda. Devemos portanto utilizar esse processo com conhecimento e cautela, ajustando devidamente os vrios parmetros envolvidos. Veja o apndice especial de modos de transferncia em GMAW Soldagem por TIG ( Gas tungsten arc welding GTAW)
Croqui explicativo do processo de soldagem TIG (GTAW)

Bocal cermico

Vantagens e desvantagens obtidas pelo uso do processo TIG (ou GTAW)

Muito utilizado em passes de raiz de tubulaes, quando usado em aos inoxidveis deve vir acompanhado da chamada purga da raiz atravs de gases inertes, visto que essa raiz no ser removida por goivagem.

Soldagem por plasma ( plasma arc welding PAW) (Discuta em sala, at onde esse processo se assemelha ao TIG)
Croqui explicativo do processo de soldagem plasma (PAW)

Gs A Gs B

O equipamento utilizado no processo de soldagem por plasma contudo mais caro que o TIG, e so utilizados bastante para o corte de chapas. Usado em pouca escala, pois possui baixa taxa de deposio como o TIG associado a um equipamento mais caro e pouco verstil no que diz respeito a manuseio da tocha e necessidade de controle e regulagem de duas fontes de gs A e B.

Soldagem por arco submerso ( submerged arc welding SAW)


Croqui explicativo do processo de soldagem AS (SAW)

fluxo

Vantagens e desvantagens obtidas pelo uso do processo Arco Submerso (AS ou SAW)

A penetrao na junta proporcional corrente eltrica utilizada; Quanto maior a tenso, maior a largura do cordo; Corrente continua polaridade inversa (CC+), gera maior penetrao e menor taxa de deposio; Pode ocorrer incluso de escria devido a falta de remoo adequada e por inclinao adequada da tocha com relao junta (comum em soldagens circunferenciais de tubulaes em dispositivos rotativos); Mordeduras tambm podem ocorrer por corrente excessiva associada a chapa j aquecida pelos passes anteriores; A escolha adequada do fluxo deve ser criteriosa pois fluxos ativos, com a presena de Mn em excesso, em soldas mutipasses (diversos passes, um sobre o outro) podem gerar endurecimento da junta e propenso trincas.

Soldagem a gs ( oxifuel gas welding OFW)


Croqui ilustrativo do processo de soldagem gs (OFW)

Mistura previamente regulada de gs combustvel e oxignio

Existem basicamente 3 tipos de chamas que podem ser geradas pela soldagem OFW, neutral, redutora e oxidante; A chama neutra possui um cone interno chamado tambm de dardo, branco e muito brilhante; A chama redutora, com deficincia de oxignio, gera uma fumaa negra, e no atinge as temperaturas atingidas pela chama neutra; A chama oxidante tem excesso de oxignio e gera um rudo caracterstico, possui um dardo pequeno e brilhante.; A proteo visual tambm deve ser feita, porem com filtros mais brandos que os usados em soldas a arco. Recomenda-se o filtro com numerao 6; As dificuldades ligadas a esse processo esto ligadas aos fatos de se necessitar de boa habilidade dos soldadores e ligadas tambm ao fato de se colocar grande aporte de calor para a execuo da solda. Pode ser utilizada para a execuo de brazagem definida como o processo de unio onde o ponto de fuso do metal de adio bem inferior ao ponto de fuso dos metais-base a serem unidos.

10

Soldagem com arame tubular AT (Flux Cored Arc Welding)


Croqui explicativo do processo de soldagem arame tubular (FCAW)

Muito parecido com o exterior de uma instalao de MIG-MAG. Observe a seguinte caracterstica tpica de um arame tubular: O arame no macio mas sim recheado com elementos semelhantes ao revestimento do ER ou o fluxo do AS, com a finalidade de agregar elementos de liga, estabilizar o arco e ajudar o gs na proteo da poa de fuso. Existem diversas formas de se fecharum arame tubular mantendo em seu interior, os elementos desejados. A figura ao lado da somente uma idia conceitual. Vantagens e desvantagens obtidas pelo uso do processo com arame tubular (FCAW)

11

Existem arames tubulares que necessitam de proteo adicional por gs e algumas outras classificaes que no requerem essa proteo adicional. Dentro do mesmo conceito de arame tubular existem tambm os chamados metal-cored, ou seja, o ncleo no preenchido por fluxo mas sim por elementos de liga com o propsito de adicionar elementos de liga por exemplo. Nesse caso, a presena do gs de proteo indispensvel. Soldagem por eletroescria (ESW)
Croqui explicativo do processo de soldagem por eletroescria (ESW)

Sapatas mveis, normalmente feitas de cobre ou suas ligas, refrigeradas a gua

Vista em corte da seo

Suas vantagens esto ligadas execuo rpida de juntas grossas posicionadas na vertical; Dispensa a preparao de chanfros nessas chapas grossas somente limpeza; Limitada a posio plana (observe a ocorrncia de progresso vertical); Seu equipamento caro pela robustez e porte reforado que o mesmo deve ter.

12

Resumo prtico de processos de soldagem (somente os principais) e suas caractersticas bsicas

13

Вам также может понравиться