Вы находитесь на странице: 1из 6

Anlise: O conto escolhido Arroz do Cu de Jos Rodrigues Miguis integrado na obra Gente da Terceira Classe, retrata a vida de um imigrante

de leste, dos pases Blticos, muito pobre, com sete filhos, a viver nos E.U.A. e a trabalhar no subway (Metropolitano). Ele considera este emprego muito melhor que os anteriores porque no tem que falar ingls, que mal entende, e, como podemos ver no final, permite-lhe sustentar a famlia com o arroz desperdiado no Uptown (a parte rica da cidade de Nova Iorque, na ilha de Manhatan) e que ele apanha do cho imundo e viscoso. Este conto, escrito em 1962 por algum que viveu nos E.U.A., versa o problema das minorias tnicas (os imigrantes). A personagem no apresentada por um nome prprio que o individualize como ser humano e cidado integrado, mas pela sua profisso o Limpa-vias trabalhava h muitos anos no subway. O mundo do protagonista um mundo parte do Uptown. Este caracterizado como sendo chique a parquia e imponente a igreja () onde o arroz chove s cabazadas em cima dos noivos; () arroz alvo, carolino de primeira. O Limpa-vias desconhecia os ritos e as elegncias, no casamento dele no tinha havido arroz de espcie alguma: nem de galinha nem cru. As relaes unidireccionais so evidentes, a personagem desconhece por completo o mundo to oposto ao seu. A grande diferena entre estes dois mundos reside na claridade () voragem empolgante das ruas e a obscuridade parede negra () floresta subterrnea ou seja, o Sobre e o Sob. Os estilos de vida so completamente diferentes. Um smbolo de alegria e de divertimento... Aqui o arroz visto como grande estrago de alegria como desperdcio. Um desperdcio aproveitado pelo Limpa-vias que, com ele, sustenta a famlia. Em suma, as relaes de dominao, de isolamento de ausncia de partilha, de solidariedade e de conhecimento so enfatizadas na frase final do conto: O cu do Limpa-vias a rua que os outros pisam. de realar que o texto est perfeitamente interligado com o texto icnico reforando os sujeitos e as situaes diversas dos mundos. Este conto trata de um tema da actualidade: a problemtica das minorias tnicas, os problemas que tm surgido em Portugal, pois o nosso Pas hoje no s uma terra de emigrantes, mas tambm de imigrantes.
Ao longo dos passeios de Nova York, por sobre as estaes e galerias do subway, abrem-se grandes respiradouros gradeados por onde cai de tudo: o sol e a chuva, o luar e a neve, luvas, lunetas e botes, papelada, chewing gum, taces de sapatos de mulheres que ficam entalados, e at dinheiro. s vezes, l no fundo, no lixo acumulado ou em poas de gua estagnada, brilham moedas de nquel e mesmo de prata.

1 - O ESPAO geogrfico da aco: a cidade de Nova Iorque. 2 - Nota a ENUMERAO que transmite a ideia da passagem do TEMPO ("...o sol e a chuva, o luar e a neve...). 3 - Repara no uso das expresses inglesas "subway" e "chewing gum" (estrangeirismos)

Pgina 1 de 6

Os garotos ajoelham de nariz colado s grades, tentando lobrigar tesouros na obscuridade donde sopra um hlito hmido e oleoso e o cheiro dos freios queimados. Fazem prodgios de habilidade e obstinao para pescar as moedas perdidas. Alguns tm xito nisso, mas depois engalfinham -se em disputas tremendas sobre a posse e a partilha do tesouro: nunca se s abe quem foi que viu primeiro. Outros, quando a colheita promete, chegam a arriscar nisso algum capital: juntam as posses, e entram dois, quanto basta, no subway; uma vez l dentro, trepam sub -repticiamente aos respiradouros, o que uma difcil opera o de acrobacia, para colher aquele dinheiro-de-ningum, enquanto um ou mais camaradas vigilantes os vo guiando c de fora. Tambm os h que entram sem pagar, por entre as pernas da freguesia e agachando-se por baixo dos torniquetes.

1 - A descrio do ESPAO estabelece uma ANTTESE entre a superfcie e o subterrneo. 2 - As brincadeiras dos midos (figurantes) so smbolo de pobreza. 3 - ESTRATIFICAO SOCIAL: as crianas vivem o seu quotidiano entre a superfcie e a "obscuridade donde sopra um hlito hmido e oleoso".

Limpa-vias: caracterizao profissional

O limpa-vias trabalhava h muitos anos no subway, sempre de olhos no cho. Uma toupeira, um rato dos canos. Picava papis na ponta de um pau com um prego, e metia -os no saco. Varria milhes de pontas de cigarros, na maioria quase intactos, de fumadores impacientes, raspava das plataformas o chewing gum odioso, limpava as latrinas, espalhava desinfectantes, ajudava a pr graxa nas calhas, polvilhava as vias de um p branco e misterioso, e todas as vezes que o camarada da lanterna soltava um apito estrdulo l vem o comboio! ele encolhia-se contra a parede negra, onde escorriam guas de infiltrao, na estreita passagem de servio. At j tinha ajudado a recolher pedaos de cadveres, de gente que se atirava para debaixo dos trens, e a transportar os corpos exangues de velhos que de repente se lembravam de morrer de ataque cardaco, nas horas de maior ajuntamento, uns e outros perturbando o horrio e provocando a curiosidade casual e momentnea dos pass ageiros apressados.
1 - Aparece o PROTAGONISTA do texto: o Limpa-vias, cujo nome prprio desconhecemos. 2 - Nota a caracterizao fsica da personagem, que apresentada quase como um animal, "uma toupeira, um rato dos canos." 3 - A expresso "h muitos anos" e o uso do PRETRITO IMPERFEITO sugerem uma passagem de TEMPO lenta e rotineira. 4 - Nota a IRONIA na descrio da morte (perante uma sociedade massificada e desumana).

Termo proveniente da palavra grega antithesis e que a civilizao latina adoptou com a grafia de antithese, designando oposio, contraste. Como figura de estilo, a anttese consiste na utilizao de dois termos, na mesma frase, que contrastam entre si. Exemplo: O mito o nada que tudo (Fernando Pessoa, Mensagem, Os Castelos); O esforo grande e o homem pequeno (Fernando Pessoa).

Pgina 2 de 6

Declarao Universal dos Direitos do Homem


Artigo 1: Todos os seres humanos nascem livr es e i guais em di gni dade e em direit os. Dotados de razo e de conscinci a, devem agir uns para com os outros em es prito de fr ater nidade. Artigo 2: Todos os seres humanos podem i nvocar os dir eitos e as liberdades pr oclamadas na pres ent e Declar ao, sem distino alguma, nomeadament e de raa, de cor, de sexo, de l ngua, de religi o, de opini o poltica ou outr a , de origem naci onal ou social, de f ortuna, de nascimento ou de qual quer outr a situao. Al m disso, no ser f eita nenhuma distino f undada no estatut o poltico, jurdic o ou int ernacional do pas ou do t erritri o da nat urali dade da pessoa, seja esse pas ou territri o independente, s ob t utel a, aut nomo ou s ujeit o a al guma limit ao de s oberani a. Artigo 3: Todo o i ndi vduo tem dir eit o vida, liberdade e s egurana pessoal. Artigo 4: Ningum ser manti do em escravatur a ou em ser vido; a escravatur a e o trfic o de escravos, sob todas as formas, so proibi dos. (...) Artigo 15: 1 Todo o indi vduo t em dir eito a uma nacionali dade. 2 Ni ngum pode s er ar bitrariamente privado da sua nacionali dade nem do dir eit o de mudar de nacionali dade (...) Artigo 23: 1 Toda a pessoa tem direi to ao tra bal ho, li vre escolha do trabal ho, a condi es equitati vas e satisfat rias de trabalho e prot eco contr a o desemprego. 2 Todos tm dir eito, sem discrimina o al guma, a salrio i gual por trabalho i gual. 3 Quem trabal ha tem direi to a uma remuner ao eq ui tativa e s atisfatri a, que lhe permit a e sua famlia, uma existncia confor me com a di gni dade humana, e compl etada, se possvel, por t odos os outr os mei os de prot eco social. 4 Toda a pessoa tem o direit o de fundar com outr as pessoas sindicat os e de se fili ar em si ndicat os par a a defesa dos seus int eresses.

Limpa-vias: caracterizao psicolgica


Sempre de olhos no cho, bisonho e calado, como quem nada espera do Alto, e no esperava. A vida dele vinha toda do cho imundo e viscoso. Nem sequer olhava a lvida claridade que resvala dos respiradouros para o negrume interior, onde tremeluzem lmpadas elctricas, entre as pilastras inumerveis daquela floresta subterrnea metalizada: nunca lhos tinham mandado limpar. Eram provavelmente o domnio exclusivo de operrios especializados, membros de outro sindicato, que ele no conhecia. Nem talvez soubesse que existiam os respiradouros.
1 - Repara no uso da maiscula no vocbulo "Alto", atribuindo-lhe um valor sagrado, divino. 2 - Nota o recurso ANTTESE (luz / sombra). 3 - A sombra , evidentemente, sinnimo de misria e ignorncia. 4 - O Homem apresentado como uma MQUINA, que desempenha a sua funo sem pensar nem questionar.

Pgina 3 de 6

Limpa-vias: caracterizao social, cultural e fsica


Era estrangeiro, imigrante, como tanta gente. No brincara nem vadiara na voragem empolgante das ruas da grande cidade, e vivia perfeitamente resignado sua obscuridade. Devia aquele emprego a um camarada que era membro dum clube onde mandavam homens de peso, mas ele de poltica no entendia nada, nem fazia perguntas. Como tinha nascido na Litunia, ou talvez na Estnia, s falava em monosslabos; e, debaixo da ptina oleosa e negra que o ar do subway nela imprimira com o tempo, a sua face era incolor e a raa indistinta. Antes disso tinha trabalhado em escavaes, um toupeira. Este emprego era muito melhor, embora tambm fosse subterrneo. E no tinha que falar o ingls, que mal entendia.
1 - O Limpa-vias continua a ser descrito como um ser sem identidade ("...na Litunia, ou talvez na Estnia..."), sem vontade prpria e quase sem vida interior. 2 - A ESTRATIFICAO SOCIAL visvel na expresso "homens de peso". 3 - A IGNORNCIA ("...o ingls, que mal entendia...") fonte de EXCLUSO SOCIAL.

Descrio: espao fsico e social


Ora, esquina de certa rua, no Uptown, h uma igreja, a de So Joo Baptista e do Santssimo Sacramento, a todo o comprimento de cuja fachada barroca e cinzenta os respiradouros do subway formam uma longa plataforma de ao arrendado. Os casamentos so frequen tes, ali, por ser chique a parquia e imponente a igreja. O arroz chove s cabazadas em cima dos noivos, sada da cerimnia, num grande estrago de alegria. Metade dele some -se logo pelas grelhas dos respiradouros, outra parte fica espalhada nas placas de cimento do passeio. Depois dos casamentos, o sacristo ou porteiro da igreja, de cigarro ao canto da boca, varre o arroz para dentro das grades, por comodidade. Provavelmente irlands, o arroz no lhe interessa, nem se ocupa de pombos: pombos l com os italianos, que, apesar de se dizerem catlicos, so uma espcie de pagos. O que se derramou no pavimento da rua, l fica: com os varredores municipais.
1 - Nota a descrio do espao fsico associada caracterizao social desse mesmo espao (a parquia "chique"). 2 - A expresso "estrago de alegria" tem um sentido ambguo, acentuando a diferena entre os estratos altos e baixos da sociedade.

A Igreja de So Joo Baptista The church was founded in 1840 but the present building was designed by Napoleon LeBrun in 1871 and completed in 1872. Brownstone facade with centrally placed French Gothic tower and spire. Compare this with the flimsy appearance of the side walls, glimpsed in the picture, left. Inside there is no division between nave and chancel which terminates in an east apse. Thin arcades, blank triforium and large clerestory windows combine with cross-vaulting probably of plaster. The arches of the apse are blank and the easternmost window is a small rose. www.nyc-architecture.com Pgina 4 de 6

O arroz "do cu"


Volta e meia h casrio, sobretudo no bom tempo, ou aos domingos. um desperdcio de arroz, no sei donde vem o costume: talvez seja um prenncio votivo de abu ndncia, ou um smbolo do crescei e multiplicai -vos (como arroz). A gente pra a olhar, e tem vontade de perguntar: A como est hoje o arroz de primeira c na freguesia? Aquela chuva de gros atravessa as grades, resvala no plano inclinado do respiradouro, e, se no adere sujidade pegajosa ou ao chewing gum (o bairro pouco dado a mastigar o chicle), ressalta para dentro do subterrneo, numa estreita passagem de servio vedada aos passageiros.
1 - Nota a referncia ao TEMPO. 2 - O NARRADOR, at agora simples observador, mostra-se subjectivo, ainda que continue a ser no participante. 3 - Essa subjectividade patente na expresso "desperdcio" e no uso do verbo na 1 pessoa do singular ("no sei"). 4 - O ESPAO volta a ser sinnimo de condio social ("o bairro pouco dado a mastigar o chicle").

O "milagre"
A primeira vez que viu aquele arroz derramado no cho, e sentiu os bagos a estalar -lhe debaixo das botifarras, o limpa vias no fez caso; varreu -os com o resto do lixo para dentro do saco cilndrico, com um aro na boca. Mas como ia agora por ali com mais frequncia, notou que a coisa se repetia. O arroz limpo e polido brilhava como as prolas de mil colares desfeitos no escuro da galeria. O homem matutou: donde que viria tanto arroz? Intrigado, ergueu os olhos pela primeira vez para o Alto, e avistou a vaga luz de masmorra que escorria da parede. Mas o respiradouro, se bem me compreendem, obliquava como uma chamin, e a grade, ela prpria, ficava -lhe invisvel do interior. Era dali, com certeza, que caa o arroz, como as moedas, a poeira, a gua da chuva e o resto. O limpa-vias encolheu os ombros, sem entender. Desconhecia os ritos e as elegncias. No casamento dele no tinha havido arroz de qualidade nenhuma, nem cru, nem doce, nem de galinha. At que um dia, depois de olhar em roda, no andasse algum a espi-lo, abaixou-se, ajuntou os bagos com a mo, num montculo, e encheu com eles um bolso do macaco. Chegado a casa, a mulher cruzou as mos de assombro: alvo, carolino, de primeira! Dias depois, sempre sozinho, varreu o arroz para dentro de um cartucho que apanhara abandonado num cesto de lixo da estao, e levou -o para casa. Pobres, aquela fartura de arroz enchia-lhes a barriga, a ele, patroa e aos seis ou sete filhos. Ela habituou-se, e s vezes dizia-lhe: V l se hoje h arroz, acabou-se-nos o que tnhamos em casa. Confiada naquele remedeio de vida! O limpa-vias nunca perguntou donde que chovia tanto gro, sobretudo no bom tempo, pelo Vero, e aos domingos, que at parecia uma colhei ta regular. Embrulhava-o num jornal ou metia-o num cartucho, e assim o levava famlia. Ignorando que l em cima era a Igreja de So Joo Baptista e do Santssimo Sacramento, e como tal de bom -tom, no sabia a que atribuir o fenmeno. Pelo lado da raiz, no subway, os palcios, os casebres e os templos no se distinguem.
1 - Atenta no recurso COMPARAO: "O arroz (...) brilhava como as prolas (...)". 2 - O NARRADOR mostrase OMNISCIENTE (conhece os pensamentos da personagem) e dirige-se directamente aos seus "ouvintes" (os

Pgina 5 de 6

narratrios). 3 - O ESPAO fsico continua a ser escuro, fechado. 4 - O Limpa-vias pertence a uma classe social que no conhece riqueza nem elegncia. 5 - A expresso "At que um dia" mostra o avano do TEMPO. 6 Pela primeira vez, so descritas a habitao e a famlia do Limpa-vias. O adjectivo "pobres" claro. 7 - O excerto termina com uma nova distino entre a classe rica e a classe pobre.

A "graa divina"
E foi assim que aquela chuva benfica, de arroz polido, carolino, de primeira, acabou por lhe dar a noo concreta de uma Providncia. O arroz vinha do Cu, como a chuva, a neve, o sol e o raio. Deus, no Alto, pensava no limpa -vias, to pobre e calado, e mandava-lhe aquele man para encher a barriga aos filhos. Sem ele ter pedido nada. Guardou segredo mau contar os prodgios com que a graa divina nos favorece. Resignou-se a ser o objecto da vontade misericordiosa do Senhor. E comeou a rezar -Lhe fervorosamente, noite, o que nunca fizera: ao lado da mulher. Arroz do Cu...

1 - A ignorncia do Limpa-vias transforma-se numa espcie de f. 2 - Nota o duplo sentido da expresso "graa divina" (ddiva / piada). 3 - Ainda assim, a PERSONAGEM resigna-se a ser um "objecto".

Moral imoral:
O Cu do limpa-vias a rua que os outros pi sam.
A frase final profundamente irnica, dando a entender que h um Cu para os ricos e outro Cu (muito mais baixo) para os pobres.

Profes. Maria Jos Nogueira Pgina 6 de 6

Вам также может понравиться