Вы находитесь на странице: 1из 7

O que arquitetura? Algumas questes preliminares ao estudo da histria e da teoria da arquitetura Prof. Claudio Antonio S.

Lima Carlos

Mas o que afinal significa ARQUITETURA?

ARQUI = 'primazia'; 'proeminncia'; 'superioridade TETNICA/TECTNICA = Arte de construir edifcios.

ARQUITETNICA = Primazia em construir edifcios ARQUITETURA = rea de conhecimento relacionada com a primazia em construir edifcios.

_________________________________________________________________________
Algumas definies e questes Arquitetura construo concebida com a inteno de ordenar plasticamente o espao, em funo de uma determinada poca, de um determinado meio, de uma determinada tcnica e de um determinado programa (Lcio Costa) Algumas definies e questes

Arquitetura coisa para ser exposta intemprie; Arquitetura coisa para ser concebida como um todo orgnico e funcional; Arquitetura para ser pensada estruturalmente; Arquitetura coisa para ser encarada na medida das idias e do corpo do homem; Arquitetura coisa para ser sentida em termos de espao e volume; Arquitetura coisa para ser vivida. (Lcio Costa)

Algumas definies e questes

Traduzir em figura a estrutura da sociedade significa desenhar e construir o espao da sua existncia, que tambm o espao e a razo formal da arquitetura.

Giulio Carlo Argan (2000:103)

A arquitetura uma arte funcional muito especial; confina o espao para que possamos residir nele e cria a estrutura em torno de nossas vidas. Em outras palavras, a diferena entre escultura e arquitetura no est em que a primeira se preocupa com formas orgnicas e a segunda com formas mais abstratas. At a mais abstrata pea de escultura, limitada a formas puramente geomtricas, no se converte em arquitetura. Falta-lhe um fator decisivo: a utilidade. (Steen Eiler Rasmussen, 1986:2)

O objetivo da arquitetura a criao da eficincia perfeita e, portanto, mais bela. (Bruno Taut) Utilidade = funo. Razo de tudo na arquitetura? A arquitetura comea onde termina a funo. (Sir Edwin Lutyens apud Steen Eiler Rasmussen, 1986:2)

A arquitetura um objeto temporal. Traz as marcas do meio e do tempo nos quais foi produzida. Aquilo que pode ser perfeitamente correto e natural num meio cultural, pode facilmente estar errado num outro; o que adequado e prprio para uma gerao torna-se ridculo para a seguinte, pois as pessoas adquiriram novos gostos e hbitos. (Rasmussen, 1986:2)

Definies de Arquitetura segundo Bruno Zevi Architectura in Nuce Culturais, psicolgicas e simblicas: Segundo esta interpretao a arquitetura tem valor enquanto representao do sistema de vida, dos hbitos, da organizao social, das aspiraes dos vrios povos nas diversas pocas. (Bruno Zevi) Culturais, psicolgicas e simblicas: A arquitetura o grande livro da humanidade. Em seis mil anos, desde o mais remoto pagode do Indosto at a Catedral de Colnia, esta a grande escrita da humanidade e totalmente verdade que no s cada smbolo mas, tambm cada pensamento humano tem sua pgina neste livro de monumentos. (Vctor Hugo) Funcionalistas e tecnicistas A arquitetura, segundo estes critrios, depende da inteno prtica do edifcio, dos materiais e dos mtodos construtivos. (Bruno Zevi)

Em arquitetura tudo tem de nascer da necessidade: e a necessidade no admite o suprfluo. (Francisco Milizia)

Alguns questionamentos:

O que so necessidades ? Necessidades advm de prticas culturais (sociais e econmicas) ?

Definies Lingusticas: A procura de leis determinantes de da expresso arquitetnica est na base das (Bruno Zevi)

interpretaes formalistas, abstrato-figurativas, da visibilidade pura e fisiopsicolgicas.

A arquitetura no seno a ordem, a disposio e a distribuio. (Miguel ngelo) A arquitetura ordenamento, disposio, proporo e distribuio. Firmitas, utilitas e Venustas (solidez, funcionalidade e beleza)

(Vitrvio escreveu De Achitectura, provavelmente, entre 35 e 25 AC) A Forma Arquitetnica Observao:

Teoria do EINFHLUNG (Alemanha) Termo alemo que busca relacionar o observador com o objeto observado. Quanto maior o tempo de observao, maior o prazer esttico = empatia 4 dimenso = tempo de observao Conceitos analticos de arquitetura Tipologia Estilstica = conjunto de caractersticas morfolgicas que constituem uma linguagem arquitetnica / estilo Quais so os principais elementos? Conceitos analticos de arquitetura Escala Correspondncia funcional expressa por uma relao analtica, por uma tabela ou por um grfico, entre uma grandeza e uma varivel arbitrria que em geral se pode determinar experimentalmente (Aurlio Buarque de Hollanda) Ritmo Sucesso de movimentos ou situaes que, embora no se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogneo no tempo. (Aurlio Buarque de Hollanda)

Textura Abstrao advinda do conceito ttil (spero, liso etc). Em arquitetura textura relaciona-se com a sensao ttil obtida visualmente. Proporo Relao entre coisas, comparao. (Aurlio Buarque de Hollanda) Ordem / Ordenao Disposio metdica, arranjo de coisas segundo certas relaes (Aurlio Buarque de Hollanda) Modulao, Mdulo Medida reguladora das propores de obra arquitetnica (Aurlio Buarque de Hollanda) Relao entre cheios e vazios Relao estabelecida entre vos e superfcies de uma edificao. Conceito tambm relacionado ao de luz e sombra.

Volumetria Conceito gerado a partir da relao estabelecida entre volumes edificados. BIBLIOGRAFIA ALBERNAZ, Maria Paula e LIMA, Ceclia Modesto. Dicionrio Ilustrado de Arquitetura. So Paulo: ProEditores, 1997-1998, 2 vol. BOTTON, Alain de. A Arquitetura da Felicidade. Rio de Janeiro, Rocco,2007. COLIN, Slvio. Introduo Arquitetura.Rio de Janeiro: UAP, 2004. CORONA, Eduardo e LEMOS, Carlos. Dicionrio da Arquitetura Brasileira. So Paulo: Edart, 1972 (1 edio). COUTINHO, Evaldo. O Espao da Arquitetura RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986, pp. 97 a 119 (Escala e Proporo), pp. 119 a 150 (Ritmo em Arquitetura).

SALVADORE, Mrio. Por que os edifcios ficam em p. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

STROETER, Joo Rodolfo. Arquitetura e Teorias. So Paulo: Ed. Nobel, 1986. ZEVI, Bruno. Architetctura in Nuce. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 1979, pp. 20 a 80.

___________. Saber Ver Arquitetura. So Paulo: Martins Fontes, 1978.

Вам также может понравиться