Вы находитесь на странице: 1из 7

Sistema Neuro-Hormonal

O sistema nervoso e endcrino, sistema neuro-hormonal, tem como funo coordenar a actividade do corpo humano. Para receber e transmitir mensagens o nosso organismo possui duas vias: a nervosa e a hormonal.

O sistema nervoso
Quem ordena e executa o imediato afastamento da mo quando nos queimamos? Atravs do sistema nervoso, o organismo estabelece interaces com o meio ambiente, nomeadamente atravs de receptores que captam estmulos, como, por exemplo, a luz, o som, o frio, o calor e a dor. Constituio do sistema nervoso O sistema nervoso subdivide-se: Sistema nervoso central (centros nervosos): Encfalo, protegido pela caixa craniana e dupla membrana (meninges): crebro, cerebelo e bolbo raquidiano (localiza-se no tronco cerebral). A parte superior do encfalo, a maior, constitui o crebro, que se encontra dividido em dois hemisfrios cerebrais, ligados entre si por um espesso feixe de fibras nervosas, o corpo caloso. A zona superficial do crebro designa-se crtex cerebral e apresenta inmeras circunvolues. Espinal medula, situa-se na continuao do bolbo raquidiano e encontra-se protegida pela coluna vertebral. Localizado no cerebelo, o tronco cerebral estabelece a ligao entre o crebro e a espinal medula. Sistema nervoso perifrico: Nervos so estruturas formadas pela agregao de fibras nervosas. Partem dos centros nervosos, ramificando-se em direco a todas as partes do corpo: Nervos cranianos, partem do encfalo e dirigem-se para diferentes rgos do corpo humano, como os olhos, ouvidos, nariz e lngua; Nervos raquidianos, partem da medula espinal e ramificam-se pelo organismo.

Pgina 1 de 7

Gnglios, pequenos agregados do corpo celular dos neurnios; Receptores sensoriais, so determinaes de clulas nervosas que detectam estmulos (ex.: pele).

Fisiologia do sistema nervoso As clulas que constituem o sistema nervoso, designam-se neurnios. Os neurnios ou clulas nervosas a unidade bsica, estrutural e funcional Os neurnios so constitudos pelo corpo celular, onde se localiza o ncleo, e seus prolongamentos: as dendrites e o axnio. Os axnios terminam em ramificaes (arborizao terminal) e alguns apresentam uma proteco a bainha de mielina.

Figura 1 Constituio do Neurnio

Os neurnios tm como principal funo receber, transmitir e responder s mensagens que lhes chegam. Estas mensagens designam-se impulsos ou influxos nervosos.

Pgina 2 de 7

O influxo nervoso transmite-se da seguinte forma: as dendrites ou o corpo celular recebem os sinais e o axnio, prolongamento emissor, transmite-os a outras clulas. O contacto que um neurnio, ou com uma clula muscular, designa-se sinapse.

O impulso nervoso transmite-se atravs de uma substncia qumica, que transporta o sinal do neurnio emissor s clulas receptoras. As substncias usadas na transmisso designam-se neurotransmissores.

Figura 2 Transmisso da informao ao longo do neurnio

Devido s inmeras ramificaes, cada neurnio pode estabelecer sinapses com muitos outros. Estas sinapses ocorrem entre um axnio de um neurnio e as dendrites ou corpo celular dos outros. Conforme a sua funo, existem neurnios sensitivos, neurnios de associao e neurnios motores: Neurnios sensitivos conduzem os impulsos dos rgos receptores, por exemplo a pele, para o SNC; Neurnios de associao encontram-se no SNC. Estabelecem a ligao entre neurnios sensitivos e neurnios motores, processando e coordenando a informao;

Pgina 3 de 7

Neurnios motores conduzem os impulsos do SNC para os rgos efectores, por exemplo, msculos e glndulas. O conjunto formado pelo axnio e pelas bainhas mielina denomina-se fibra

nervosa. As fibras nervosas renem-se formando feixes de fibras. Os nervos so feixes de fibras envolvidas por tecido. Funes do crtex cerebral 25% Do crtex tem funes definidas, que se designam reas primrias, por exemplo, as reas motoras, de onde partem os comandos do movimento, ou as reas sensitivas como, por exemplo, a rea visual. 75% Constituem as reas de associao, onde se encontram neurnios que processam a informao. As reas de associao tm um papel fundamental nas funes mentais superiores, como o raciocnio e a imaginao. Por exemplo, no caso dos sinais auditivos, as reas primrias analisam o som, mas na rea auditiva que so reconhecidos quem o emite e o seu significado. Apesar do crebro incluir vrias reas, existe entre uma unidade funcional, isto , na realizao de funes complexas, necessria a participao de diferentes reas, havendo mesmo casos em que, quando as clulas so danificadas, as suas funes passam a ser desempenhadas por clulas que, inicialmente, tina m funes diferentes. Os estmulos Os estmulos so factores que obrigam o organismo a reagir, como, por exemplo, a luz, o som, o medo, a sede ou a fome. O nosso organismo reage a estmulos internos e externos, captando-os atravs de receptores especficos, de acordo com as suas caractersticas. Os diferentes receptores de estmulos externos agrupam-se, constituindo os rgos dos sentidos: olhos, ouvidos, nariz, lngua e pele.

Pgina 4 de 7

Os receptores de estmulos internos informam-nos do estado do nosso organismo; por exemplo, indicando-nos se temos fome ou sede. Os receptores so excitados por estmulos, enviando a mensagem (influxo nervoso) ao crebro atravs dos nervos sensitivos. O crebro transforma os influxos em sensaes, como, por exemplo, viso ou cheiro, em funo da origem e do ponto de chagada dos influxos. As mensagens chegam ao crebro, onde so analisadas por inmeras clulas, acabando, nos neurnios motores. Para que um estmulo desencadeie uma resposta, intervm diversas estruturas: Receptores sensoriais, os que se concentram nos rgos dos sentidos; Fibras nervosas sensitivas, responsveis por transmitir a informao aos centros nervosos; Centros nervosos, analisam a informao e elaboram respostas; Fibras nervosas motoras, responsveis pela transmisso de informao, dos centros nervosos para os rgos efectores; rgos efectores, por exemplo o msculo que executa a resposta.

Pgina 5 de 7

Actos voluntrios e involuntrios O impulso nervoso dos actos voluntrios gerado pelo crebro e conduzido aos neurnios motores que inervam os rgos implicados em cada acto. Os actos involuntrios ou reflexos so um mecanismo automtico que se designa reflexo. Quando o centro nervoso responsvel pelo acto reflexo a espinal medula, o impulso tambm enviado ao crebro pelo que tomamos conscincia da reaco efectuada. Nos actos voluntrios, os centros de resposta situam-se no encfalo, enquanto nos actos involuntrios a resposta pode ter origem no encfalo ou na espinal medula. Relativamente ao modo como surgem, os actos reflexos classificam-se em inatos ou condicionados. Os actos reflexos inatos so aqueles que nascem connosco e, por isso, todos agimos da mesma forma. Os reflexos condicionados, tambm designados adquiridos, obtm-se pela aprendizagem e variam de pessoa para pessoa. Neste processo, o encfalo intervm memorizando a experiencia. Como associamos a beleza, o aspecto de um alimento ao seu sabor, esse aspecto tornou-se num estmulo. No nosso crebro, estabelece-se uma ligao entre as reas visual e gustativa. O impulso nervoso passa directamente de uma rea para a outra. Pgina 6 de 7

Sistema endcrino
O sistema endcrino constitudo pelas glndulas endcrinas que produzem e lanam, directamente no sangue, hormonas. As hormonas so mensageiros qumicos. Os nervos estabelecem uma ligao directa entre o SNC e os destinatrios da mensagem. Mas, como o sangue percorre todo o organismo, as hormonas actuam distncia, sobre tecidos, rgos ou outras glndulas. No caso de um grande susto, necessrio que todo o corpo fique simultaneamente em alerta; ento o organismo comunica atravs de uma hormona, neste caso, a adrenalina. A adrenalina, produzida pelas glndulas supra-renais, sob o comando do sistema nervoso simptico, considerada a hormona de emergncia. Atravs dela, o organismo canaliza toda a energia disponvel para superar estados de crise, fadiga, fome, medo, raiva ou clera. a adrenalina que, por exemplo, desvia a circulao sangunea para os msculos, no caso de ser necessrio fugir. A hipfise considerada a glndula mestra. Produz vrias hormonas, entre as quais a hormona do crescimento. As estimulas so tambm hormonas, produzidas pela hipfise, que controlam a actividade de outras glndulas endcrinas, como, por exemplo, a tiride, as supra-renais, os testculos e os ovrios. O sistema endcrino e o sistema nervoso so sistemas reguladores que actuam em estreita coordenao. Assim, funes cerebrais, como, por exemplo, a interpretao de sensaes, actuam sobre o sistema nervoso autnomo que, por sua vez, actua sobre as glndulas.

Pgina 7 de 7

Вам также может понравиться