Вы находитесь на странице: 1из 4

RESUMO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS ABORDADAS NO PPRA NR-06 Equipamento de Proteo Individual A empresa dever fornecer aos funcionrios

somente EPI homologados pelo Tem, ou seja, todos os equipamentos fornecidos devem possuir Certificado de Aprovao. O fornecimento do EPI obrigatrio, eis que, em alguns locais de trabalho, no possvel adotar medidas de proteo coletiva. Com isto, os EPI's foram adotados para proteo contra os riscos de acidentes e/ou doenas profissionais do trabalho, durante o perodo em que as medidas de proteo coletivas (se possvel) estiverem sendo implantadas ou para atender situaes de emergncia. A empresa dever fornecer os EPI's aos empregados gratuitamente e, em estado de funcionamento e conservao. A comprovao do fornecimento deve ser feita atravs de um ''Recibo de EPI'', onde deve constar a relao dos EPI's entregues ao empregado, a data da entrega, orientaes sobre a obrigatoriedade e o modo de uso e informaes sobre as sanes impostas no caso de no uso, devidamente assinado pelo empregado, atestando o efetivo recebimento dos mesmos.

NR-07 Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte do empregador, do Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional - PCMSO, com objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores.

NR-09 Programa de Preveno de Riscos Ambientais Estabelece a norma, em foco, a obrigatoriedade de elaborao e implementao por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA. Devem constituir objeto do PPRA os riscos ambientais, agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes no ambiente de trabalho e possam causar danos sade do trabalhador.

NR-10 Instalaes e Servios em Eletricidade Conforme estabelece esta NR, a empresa deve possuir aterramento de todas as mquinas e equipamentos, resultando com isto, uma maior segurana para os

funcionrios que ali trabalham. Por outro lado, a instalao eltrica dever estar de acordo com o que preconiza esta NR no tocante a proteo contra incndios, perigo de contato, bem como, na proteo contra circuitos. NR-17 Ergonomia Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer os parmetros que possibilitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de forma a proporcionar o mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. Trata dos aspectos que envolvam o levantamento, transporte e carga de materiais, o mobilirio, os equipamentos as condies ambientais do posto de trabalho e a organizao do mesmo. A empresa dever, dentro de suas possibilidades, efetuar um Programa Ergonmico dos postos de trabalho em que haja esforos e condies que prejudiquem a sade do trabalhador.

NR-21 Trabalho a Cu Aberto Esta Norma Regulamentadora define as medidas especiais que devem ser exigidas nos trabalhos realizados a cu aberto, visando a proteger a sade e integridade fsica do trabalhador.

NR-23 Proteo Contra Incndios Esta Norma Regulamentadora define medidas e critrios que determinaro o enquadramento, instalao,identificao, manuseio e operacionalidade dos dispositivos de combate contra incndios. Requer-se a adequao desta norma para obteno do certificado de habite-se na ocasio em que realizado o seguro das instalaes.

NR-24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho Esta Norma Regulamentadora determina critrios quantitativos e qualitativos para que exista conforto e higiene nos locais de trabalho para os trabalhadores. A empresa dever atender as normas, nos aspectos apresentados abaixo: instalaes sanitrias; vestirios; refeitrios;

cozinhas; alojamento; por ocasio das refeies disposies gerais.

NR-26 Sinalizao de Segurana Sinalizao Colorida de Segurana: A empresa dever adotar as cores padro para sinalizao de segurana, conforme preceitua esta NR, tais como: tubulaes de ar comprimido, gua potvel, inflamveis,produtos qumicos e outros, delimitao de corredores e reas de circulao, equipamentos de combate a incndios, protees de partes mveis em mquinas, partes de puno. Rotulagem Preventiva de Produtos Qumicos: A rotulagem dos produtos perigosos ou nocivos sade dever ser feita segundo as normas previstas nesta NR. Para tal,a empresa deve possuir um levantamento de todos os produtos qumicos utilizados na mesma e efetuar a sua rotulagem de forma que estes sejam breves, precisos, redigidos em termos simples e de fcil compreenso.

NR-31 Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aqicultura Criada pela portaria n 86, de 03 de Maro de 2005, esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organizao e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatvel o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuria, silvicultura,explorao florestal e aqicultura com a segurana e sade e meio ambiente do trabalho. Aplica-se a quaisquer atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura, bem como s atividades de

explorao industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrrios, verificadas as formas de relaes de trabalho e emprego e o local das atividades.

Вам также может понравиться