Вы находитесь на странице: 1из 21

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA - UEPB CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS - CCT CURSO DE FARMCIA GENERALISTA DISCIPLINA: FISICO-QUMICA EXPERIMENTAL PROFESSORA:

DAUCI PINHEIRO RODRIGUES

SIDNEI JOS DA COSTA MAT: 091130352

DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA E DENSIDADE DE LQUIDOS

Campina Grande - 2011,

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA - UEPB CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS - CCT CURSO DE FARMCIA GENERALISTA DISCIPLINA: FISICO-QUMICA EXPERIMENTAL PROFESSORA: DAUCI PINHEIRO RODRIGUES

SIDNEI JOS DA COSTA MAT: 091130352

DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA E DENSIDADE DE LQUIDOS

Relatrio de aula prtica referente ao experimento N 1 do Manual de Prticas, realizado no Laboratrio de Fsico-Qumica da UEPB, por solicitao do cumprimento do componente curricular.

Campina Grande - 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA - UEPB CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS - CCT CURSO DE FARMCIA GENERALISTA DISCIPLINA: FISICO-QUMICA EXPERIMENTAL PROFESSORA: DAUCI PINHEIRO RODRIGUES

DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA E DENSIDADE DE LQUIDOS

LABORATRIO: FSICO-QUMICA EXPERIMENTAL N. DO EXPERIMENTO: 01 RECEBIDO EM: ____/____/____ POR:

CORREO PREPARAO:.......................................................................... RELATRIO:.............................................................................. PROVA:....................................................................................... NOTA GLOBAL:........................................................................

__________________________________________ RUBRICA DO (a) PROFESSOR (a)

Campina Grande - 2011

SUMRIO
1 Introduo 2 Fundamentao Terica Picnmetro Densmetro 3 Metodologia Determinando a Massa Especfica e Densidade dos Lquidos em Questo. Mtodo do Picnmetro Mtodo do Densmetro 4 Resultados e Discusso Aplicao dos Resultados Experimentais 5 Concluso 6 - Referncias 5 7 8 9 10 10 10 10 12 12 19 20

1 - INTRODUO

Os estados da matria podem, de forma simplificada, ser agrupados em slido, lquido e gasoso. Uma das propriedades macroscpicas que geralmente distingue esses trs estados da matria a densidade especfica (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases menor do que a de lquidos, e essa menor ainda do que a de slidos. A densidade uma grandeza intensiva, isto , no depende da quantidade de matria. Assim, a densidade da gua pura contida em um litro ou numa colher de 5ml a mesma. De forma geral, se a substncia homognea, ento a sua densidade a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substncia, mas em geral influenciada pela temperatura e pela presso. Para satisfazer as exigncias da vida diria (e tambm da cincia), novas medies foram criadas, ao longo do tempo. No cotidiano comum dizermos, por exemplo, que o chumbo pesa mais do que a madeira. No entanto, 1 Kg de chumbo afunda, enquanto 1 Kg de madeira flutua na gua. fcil perceber, porm, que tal comparao s se torna justa e racional quando feita entre volumes iguais: Ex.: 1cm3 de madeira pesa entre 0,6 g e 0,8g, enquanto que 1cm3 de chumbo pesa 11,40g. Da surge o conceito de densidade dos materiais, O que representou um problema para Arquimedes quando foi desafiado a descobrir o contedo interno de uma coroa sem risc-la. O fato pode ser descrito da seguinte forma: Um problema preocupava Hiero, tirano de Siracusa, no sculo III a.c.: Havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade, mas suspeitava que o ourives o enganava, no utilizando ouro macio em sua confeco. Como descobrir, sem danificar a coroa, se seu interior continha uma parte feita de prata? S um homem talvez conseguisse resolver a questo: seu amigo Arquimedes, famoso matemtico e inventar de vrios engenhos mecnicos. Hiero mandou cham-lo e pediu uma resposta que pusesse fim sua dvida. Arquimedes aceitou a incumbncia e ps-se a procurar a soluo para o problema. Esta lhe ocorreu durante o banho. Observou que a quantidade de gua que se elevava na banheira , ao submergir, era equivalente ao volume de seu prprio corpo. Ali estava a chave para resolver a questo proposta pelo tirano. No entusiasmo da descoberta, Arquimedes saiu n pelas ruas, gritando: Eureka! Eureka! (Achei! Achei!).

Como a densidade uma propriedade especfica da matria, pode ser utilizada para determinar a pureza de um material, pois significativamente alterada pela presena de contaminantes. Ela tambm tem certa relao com a temperatura, pois quando se aumenta a temperatura de um determinado fragmento de matria, tem-se um aumento do volume fixo desta, pois haver a dilatao ocasionada pela separao dos tomos e molculas. Ao contrrio, ao se diminuir a temperatura, tem-se uma diminuio deste volume fixo. A quantidade de massa existente num dado volume chamada de massa volmica. A densidade de lquidos pode ser determinada por medidas da massa do liquido que ocupa um volume conhecido (mtodo do picnmetro) e por mtodos de flutuao baseados no principio de Arquimedes. Como j visto a densidade depende da temperatura e essa dependncia, se expressa pela seguinte equao:

= 0 (1- T)

Onde: = densidade do liquido na temperatura (T); 0 = densidade do liquido em 0C; = coeficiente de dilatao cbica. Verifica-se por outro lado que a densidade das solues tambm funo de sua concentrao. Desta forma, se os componentes de uma soluo qualquer se misturam sem que haja variao de volume, ou seja, se o volume da soluo for rigorosamente igual soma dos volumes de seus componentes, a densidade linear. Partindo destes pressupostos, este relatrio objetivou determinar as densidades da gua e do lcool etlico em suas variaes com o auxlio do densmetro e do picnmetro, e comparar essas densidades com as da bibliografa, para verificar a eficcia dos dois mtodos.

2 - FUNDAMENTAO TERICA

No presente contexto, o termo densidade tem o significado de massa especfica. Contudo, o termo tambm comumente empregado em outros contextos, para designar, em geral, o grau de concentrao de grandezas fsicas num determinado volume, como energia, partculas, etc (LOPES, 2011). H tambm o termo densidade aparente, que usado para expressar a densidade absoluta de uma substncia que no se tem certeza de sua pureza. A densidade absoluta ou massa especfica definida como a massa por unidade de volume de uma substncia ou simplesmente massa por unidade de volume (RUSSEL, 1994):

Onde: a a densidade absoluta ou massa especfica do corpo, ma a massa do corpo e Va o volume do corpo. A densidade expressa a quantidade de matria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que alumnio isto significa que num dado volume de chumbo h mais matria que no mesmo volume de alumnio (RUSSEL, 1994). As densidades de slidos e lquidos so comumente expressas em gramas por centmetro cbico, g/cm3. Os gases so muito menos densos do que os outros estados da matria, por isso a unidade S.I. grama por decmetro cbico g/dm3 (RUSSEL, 1994). Para um slido que tenha uma forma regular (exemplo, um cubo), o volume pode ser calculado pela medida direta dos comprimentos das arestas, e a massa pode ser obtida pesando-se o slido. Se o slido for irregular, mas relativamente grande, o seu volume poder ser determinado mergulhando-o num liquido de densidade menor e medindo o volume do liquido deslocado, ou por clculos diferenciais. Estas tcnicas no so apropriadas para objetos pequenos tais como cristais minsculos. O mtodo de flutuao permite que se faam com exatido razovel, estimativas das densidades de objetos slidos pequenos, em particular cristais pequenos. Preparando-se uma srie de solues de concentraes diferentes, possvel encontrar uma, cuja densidade seja igual do cristal.

Quando o cristal colocado em soluo inerte de densidade menor, ele afundar. Flutuar em uma soluo de densidade maior, mas em outra, cuja densidade for igual a do cristal, ele permanecer em suspenso. Uma vez que a soluo apropriada tenha sido encontrada, um volume medido pode ser removido e pesado (O CONNOR, 1977). Por outro lado densidade relativa definida pela razo entre as densidades absolutas de duas substncias, onde a densidade absoluta no denominador a da substncia escolhida como padro:

comum considerar a gua como tal padro, pois alm da convenincia de sua abundncia, sua densidade absoluta de C). para a temperatura ambiente (25

Para lquidos, comum usar o mesmo volume de gua e da substncia analisada, portanto (SILVA, ?):

Picnmetro

um instrumento de laboratrio usado sobretudo para calcular a densidade relativa de um slido ou lquido. O picnmetro um pequeno frasco de vidro construdo cuidadosamente de forma que o seu volume seja invarivel. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifcio capilar longitudinal. Muito utilizado para determinar a densidade de uma substncia.

Densmetro

Densmetro um aparato que tem por objetivo medir a massa especfica (tambm chamada densidade) de lquidos. Existem vrias maneiras de conceber este aparato, sendo que em uma das formas mais comuns se apresenta como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo mais largo em sua parte inferior e possui uma graduao na parte mais estreita. Todo o aparato deve ser imerso em um recipiente cheio do lquido no qual se deseja conhecer a massa especfica at que ele possa flutuar livremente. A leitura realizada observando em que marca da graduao fica posicionada a superfcie do lquido. Uma das utilidades do densmetro inferir propriedades dos lquidos atravs da inspeo de sua massa especfica, principalmente quando os lquidos so misturas de substncias. Nestes casos possvel inferir se a composio da mistura a esperada ou no a partir do valor esperado para a massa especfica da mistura. O densmetro faz uso do princpio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo a fora que provoca a flutuao dos corpos nos lquidos, sendo proporcional a densidade , ao volume do corpo V e a acelerao da gravidade g dado pela relao: I = Vg

Por causa desta relao de proporcionalidade possvel descobrir a densidade dado que a acelerao da gravidade conhecida e constante, o volume do densmetro tambm conhecido e constante assim como a fora de empuxo que na flutuao iguala a fora peso.

3 - METODOLOGIA
Para realizao do experimento foram utilizados solues distintas de gua destilada, lcool etlico em suas diferentes concentraes, 20, 40, 50, 60, 70 e 80 % sendo enunciados como P1, P2, P3, P4, P5, e P6 para o lcool respectivamente, e sacarose nas concentraes 10, 20, 30 e 40 % sendo enunciados como P1, P2, P3 e P4 para sacarose respectivamente. Tambm foram utilizados equipamentos e vidrarias prprios para a execuo, tais como: balana analtica, picnmetro, bquer, proveta, pipetas, bales volumtricos, densmetro e termmetro. Alm dos clculos manuscritos e digitados foi utilizado o aplicativo excel para certificar-se dos resultados e viabilizar a criao de uma planilha que permitisse a optimizao do tempo para realizao dos clculos em experimentos futuros ou em atividades que no demande do aprendizado da dinmica usada para realizao dos mesmos.

Determinando a Massa Especfica e Densidade dos Lquidos em Questo.

Foram utilizados os dois mtodos comuns na comunidade cientfica para determinao da massa especfica e densidade dos lquidos estudados, sendo eles o mtodo do picnmetro e densmetro. Mtodo do Picnmetro Higienizou-se o picnmetro em gua corrente e detergente. Enxaguou-se e em seguida foi banhado em gua destilada. Secou-se e foi pesado vazio. O picnmetro foi enchido com gua destilada, e com cuidado secou-se sua superfcie externa, sendo pesado novamente. O procedimento foi repetido para a vrias concentraes de lcool etlico e sacarose. Foram anotados todas as densidades encontradas e monitorada a temperatura em que se passava o experimento. Os dados obtidos foram anotados e registrados como segue nas tabela 1 e 2.

Tabela 1- Anotao dos dados experimentais para solues de lcool etlico e gua destilada.

Tabela 2- Anotao dos dados experimentais para diferentes solues de sacarose e gua destilada.

Mtodo do Densmetro Aps realizao do experimento utilizando o picnmetro, procedeu-se ao uso do densmetro para aferir a densidade da gua e do lcool etlico em suas variaes percentuais, a saber 20, 40, 50, 60, 70 e 80 %. Todas as substancias foram colocadas em provetas uma de cada vez, sendo imerso o densmetro dentro para medir suas densidades. Foram anotados as densidades e a temperatura em que o experimento acontecia (tabela 1). Alguns cuidados importantes fez-se necessrio durante o experimento com a finalidade de manter a integridade do mesmo, tais como: no tocar no instrumento, fazendo uso de papel absorvente; eliminar as bolhas; higieniz-lo a cada troca de lquidos, usando na ultima etapa da lavagem o lquido da pesagem seguinte; secar o mesmo externamente, sem tocar na parte superior.

4 RESULTADOS E DISCUSSO.

Nos dois experimentos feitos, com o picnmetro e com o densmetro foram obtidos erros pequenos, mas com o picnmetro teve-se uma preciso melhor, logo ele mais eficaz que o densmetro. Analisando as tabelas, observamos que dividindo a variao da massa pela variao do volume encontramos a densidade do lquido. Conforme mergulhamos o instrumento no fluido verificamos que o volume de gua deslocado igual ao volume imerso do instrumento, assim quanto mais profundo o instrumento se colocar, menor ser a densidade do lquido. A densidade absoluta uma caracterstica prpria de cada material.

Aplicao dos Resultados Experimentais 1) Explique porque o clorofrmio mais denso do que o diclorometano. R.: Substncia Diclorometano Clorofrmio Densidade da substncia lquida (g/cm3) 1,3266 1,48 Massa molecular (g/mol) 84,93 119,38 Ponto de fuso (C) -96,7 -63,5 Ponto de ebulio (C) 40 61,2

O clorofrmio mais denso que o diclorometano, pois o clorofrmio possui mais cloro que o diclorometano, e consequentemente sua massa molecular maior, o clorofrmio tem massa molar igual 119,38g/mol, j o diclorometano tem massa molecular igual 84,93g/mol.

2) O que diz a teoria: Quem mais preciso o mtodo do picnmetro ou do densmetro? O experimento realizado confirma? Explique. R.: Na teoria o picnmetro bem mais preciso que o densmetro, e isso se confirmou no

experimento atravs das concentraes de 50, 60, 70 e 80%, enquanto que a 20 e 40% no confirmou.

3) Quais as utilidades de determinar a massa especfica dos materiais? R.: Para se determinar o grau de pureza das substncias, pois significativamente alterada pela presena de contaminantes, da se pode determinar se a substncia com a qual se est trabalhando est ou no adulterada, ao compararmos com os resultados da literatura.

4) Calcular a massa especfica das solues que voc usou com o mtodo do picnmetro e depois determinar a densidade relativa dessas solues. R.: (Para obteno dos volumes do picnmetro vide anexo 1. Valores

calculados inseridos na tabela 1) Massa especfica com picnmetro para o lcool. g/

Massa especfica com picnmetro para a sacarose.

5) Construa um grfico que contenha as densidades na ordenada e as concentraes na abscissa para os dois mtodos empregados.

1 0.98 0.96 Densidades 0.94 0.92 0.9 0.88 0.86 0.84 0% 20% 40% 60% 80% 100% Concentraes 0.9415 0.9253 0.9052 0.8812 0.8593 Densidades Linear (Densidades) y = -0.1991x + 1.0215 R = 0.9961 0.9793

Figura1: Massa especfica em diferentes concentraes de lcool pelo mtodo do picnmetro.

0.98 0.96 0.94 Densidades 0.92 0.91 0.9 0.89 0.88 0.86 0.84 0% 20% 40% 60% 80% 100% Concentraes 0.86 Densidades Linear (Densidades) 0.96 0.94 0.93 y = -0.1629x + 1.0019 R = 0.9448

Figura2: Massa especfica em diferentes concentraes de lcool pelo mtodo do densmetro.

1.2 1.18 Densidade absoluta (g/cm3) 1.16 1.14 1.12 1.1 1.08 1.06 1.04 1.02 0% 10% 20% 30% 40% 50% Concentraes (%) 1.0366 1.0731 1.1104 1.1815 y = 0.472x + 0.9824 R = 0.9692

Densidades Linear (Densidades)

Figura3: Massa especfica em diferentes concentraes de sacarose pelo mtodo do picnmetro.

6) Compare as massas especficas do lcool etlico nas concentraes conhecidas, com as que voc encontrar na bibliografia. Faa o mesmo para as solues da sacarose.

INTERPOLAO 20% a 24 C 20C 0,96997 24C X 25C 0,96639

g/cm3

40% a 24C 20C 0,93518 24C X 25C 0,93148

g/cm3

50% a 25 C 40 0,93148 50 X 60 0,88931

g/cm3 50% a 24 C 20C 0,91315 24C X 25C 0,91039

g/cm3 60% a 24C 20C 0,96997 24C X 25C 0,96639

g/cm3 70% a 20 C 60 0,89113 70 X 80 0,89334

g/cm3 70% a 25 C 60 0,89113 70 X 80 0,89334

g/cm3 70% a 24 C 20C 0,8922 24C X 25C 0,86421

g/cm3

80% a 24 C 20C 0,89334 24C X 25C 0,83911

g/cm3 Clculo do erro das concentraes obtidas em funo das encontradas pela literatura pelo mtodo do picnmetro:

Erro p/ o lcool: P1 20% E(%)= | P2 40% E(%)= | P3 50% E(%)= | P4 60% E(%)= | P5 70% E(%)= | P6 80% E(%)= | | | | | | |

Clculo do erro das concentraes obtidas em funo das encontradas pela literatura pelo mtodo do densmetro:

P1 20% E(%)= | P2 40% E(%)= | P3 50% E(%)= | P4 60% E(%)= | P5 70% E(%)= | P6 80% E(%)= |

| | | | | |

Obs: Devido ao fato da densidade da sacarose ser superior aos registros dos densmetros que so utilizados no laboratrio de fsico-qumica da UEPB, no foi aferida a densidade da mesma pelo mtodo do densmetro.

Tabela3: Comparativo dos percentuais de erros obtidos atravs dos mtodos enunciados: Soluo lcool Etlico a 20% lcool Etlico a 40% lcool Etlico a 50% lcool Etlico a 60% lcool Etlico a 70% lcool Etlico a 80% Erro % para o picnmetro 1,2615 0,9976 1,5920 1,7535 1,3106 1,1060 Erro% para o densmetro 0,7341 0,8367 2,1080 2,2931 2,3223 1,1883

Grfico:
10

Variao

dos

erros

obtidos

entre

picnmetro

densmetro.

1 20% 40% 50% 60% 70% 80%

Picnmetro Dencmetro 0.1

5 - CONCLUSO

A confirmao dos dados tericos prefigurados na literatura sobre o estudo da densidade de lquidos tornou-se evidente atravs dos dados obtidos no experimento. Pode-se tomar medidas experimentais, efetuar clculos com elas, e comparar a dados achados na teoria. Os dados obtidos nos experimentos no apresentaram erros to significativos. No mtodo do Picnmetro para as concentraes de 20% e 40% do lcool etlico (tabela 3) o erro registrado foi maior que com o mtodo do densmetro, o que configura uma anormalidade para esta prtica uma vez que o mtodo do picnmetro mais preciso. Isso possvel ao lanar dados de forma incoerente, registro de informaes sem o devido cuidado, descalibrao do equipamento volumtrico, balana sem calibrao, entre outros, pois, o comum neste experimento que com o densmetro pode ocorrer erros com maior intensidade do que com o picnmetro. Neste experimento pode-se comprovar, tambm, que a densidade realmente um timo indicador de pureza de uma substncia. Observou-se ainda que a densidade das misturas est sempre compreendida, como era de se esperar, entre os valores da densidade tabelada para a gua e a densidade mdia do lcool etlico absoluto. Aps os experimentos pode-se ter uma ideia da importncia da densidade dos materiais e suas aplicaes na sociedade, incluindo a soluo dos problemas propostos na aplicao dos resultados experimentais.

6 - REFERNCIAS - MACEDO, H. Fsico-qumica: um estudo dirigido sobre eletroqumica, cintica, tomos. Ed. Guanabara S.A. Rio de Janeiro.p.82 - Rangel,R. N. Prticas de fsico-qumica. 3 edio. Ed. Edgard Blcher.

- Apostila de fsico-qumica experimental. Ed. 2010.

- LOPES, T. O. www.fcfrp.usp.br/dfq/Fisica/Guia%20Densidade%20de%20L% ED quidos/Densidade-Liquidos.pdf. Acessado no dia 02/03/2011 - RUSSEL. John B; Qumica Geral: Volume I; Makron Books do Brasil ed. Ltda; Rio de Janeiro RJ; 2 ed.; 1994. - O CONNOR, Rod.; Fundamentos de Qumica; Harbras ed.; So Paulo SP; 1977. - SILVA, V. J.:Adaptado de Apostila de Fsico-Qumica Experimental I.

Anexo 1 Clculo para obteno do volume do picnmetro para o lcool. (temperatura mdia do experimento em C 24C).

Clculo para obteno do volume do picnmetro para sacarose. (temperatura mdia do experimento em C 24C).

Вам также может понравиться