Вы находитесь на странице: 1из 4

1) O que Kelsen pretendeu com a expresso purificao do Direito?

Apresente os procedimentos sugeridos por ele para realizar tal purificao do Direito.
Hans Kelsen visou purificar o Direito, isto , evitar ideologias e interesses absolutos sobre o Direito, e no, como erroneamente se compreende, que ele visou a supremacia do Direito sem relaes com tudo, portanto ele no se constitui jurista e doutrinador radical como muito compreendido equivocadamente. - Conceber o Direito com olhos de jurista, sem procurar a todo instante elementos que a psicologia elabora, a Economia desenvolve ou a Sociologia nos apresenta; - Criao do sistema escalonado de regras; - Criao da norma fundamental; - Fazer a distino entre ser e deve ser, para o estudo do Direito.

2) O que Kelsen quis significar com a expresso norma fundamental? Suporte lgico da integralidade do sistema, ou seja, dado primrio da experincia jurdica constitui a norma. A estrutura da norma jurdica consiste numa proposio hipottica. Da que, ao implicar a norma jurdica um dever ser, o direito pertena esfera do dever ser e no do ser. 3) Qual a diferena entre mundo do ser e mundo do dever ser para Hans Kelsen? SER:- As coisas como so na prtica da realidade humana, antes da Norma (concepo do Direito) DEVE SER:- As coisas como devem ser didaticamente na realidade humana, depois da Norma (concepo do Direito) a) Em primeiro lugar, a distino serve para diferenciar o direito como ele e do direito como ele deve ser; b) Em segundo lugar, a distino serve para diferenciar entre o reino dos fatos, relacionado ao ser, e o reino das normas, relacionado ao dever-ser. A primeira distino de natureza epistemolgica. Kelsen distingue, na verdade, entre descrio e avaliao. O que Kelsen recomenda um estudo do direito: "como ele " prticado naturalmente na sociedade, no sentido de um estudo descritivo por exame que esclarea o que o direito vigente . "como ele deve ser" estabelecido, sem confundir-se ou ser influenciado por avaliaes a respeito do carter moralmente correto ou incorreto e

politicamente til ou nocivo dos contedos particulares postos pelas normas jurdicas. Kelsen prope, portanto, um estudo no-avaliativo do direito, um estudo que possa informar, de modo objetivo e neutro, qual o direito vigente e o que ele diz. A segunda distino de natureza ontolgica. Kelsen distingue, agora, entre fatos e normas. Tendo um conceito mais ou menos ingnuo de fato, como, digamos, aquilo que ocorre no mundo, Kelsen se dedica mais ao esclarecimento da sua noo de norma, mediante uma nova distino, dessa vez entre dever-ser subjetivo e dever-ser objetivo. 4) O que vem a ser o sistema escalonado de normas para Kelsen? Um conjunto hierarquizado de normas jurdicas (regras e princpios) que disciplinam coercitivamente as condutas humanas; criao de novas normas, compatveis com as precedentes; as formas de transformao de uma ordem jurdica, com a finalidade de buscar harmonia e a paz social.

Referncia Bibliogrfica - www.boletimjuridico.com.br - www.yahoo.com.br - www.wikpedia.com.br

Dayane Gomes Lopes

O NORMATIVISMO LGICO DE HANS KELSEN E A EFICCIA DO DIREITO

Trabalho apresentado da para avaliao disciplina de Filosofia Ministrada pelo Prof. Wagno Oliveira de Souza, com o valor Mximo de: 3,0 pontos.

UNIVERSIDADE PAULISTA JUNHO-2011

Вам также может понравиться