Вы находитесь на странице: 1из 14

REUNIO CULTURAL

Petiano: Jabber Cardoso Abro Data: 15/12/2006

COMO SER UM VENDEDOR DE SUCESSO

Vender nunca foi to difcil. Nestes tempos de internet, em que todas as informaes esto disponveis, o que os clientes mais querem saber o que o produto pode proporcionar a eles. Mais importante do que aquilo que voc diz aos clientes a maneira como voc escuta o que eles tm a dizer. No ambiente competitivo de hoje, o modelo clssico de abordagem de vendas est ultrapassado. Agora, preciso vender solues em vez de produtos e o vendedor precisa ir alm da tcnica caractersticas e benefcios dos mesmos. A maior parte dos profissionais de vendas, infelizmente, ainda usa tcnicas do sculo passado, baseando sua argumentao em roteiros preestabelecidos e descries das caractersticas e dos benefcios dos produtos. Ficando atrelados a esses scripts, eles acabam se precipitando e oferecem prematuramente o produto, em vez de criar um dilogo produtivo para entender quando, como e por que o cliente se interessaria por aquela soluo. O maior problema da maioria dos vendedores a ansiedade, a qual faz eles se limitarem a apresentar o produto, em vez de oferecer solues para resolver um problema. E como falam mais do que escutam, eles acabam construindo uma relao de troca desigual e no um dilogo equilibrado entre a informao que se d e a que se recebe. Em geral, o nvel de preparao e de questionamento do vendedor no est altura da comunicao que ele precisa estabelecer. Isso dificulta os dilogos produtivos e impede que bons vendedores se tornem ainda melhores. Cerca de 80% do sucesso de um vendedor se deve sua atitude. S os restantes 20% so relativos sua aptido tcnica. Os vendedores de sucesso so pessoas confiantes, observadoras, entusiasmadas, persistentes, excelentes ouvintes, honestos, e sabem como provocar uma compra de modo firme, mas amigvel. Tm uma atitude positiva perante a vida. essa mentalidade vencedora que faz a diferena entre o sucesso e o fracasso de uma venda. A seguir, sero apresentadas algumas tticas necessrias para se tornar um especialista em vendas.

Crie um Dilogo Ser um vendedor consultivo pode ser o diferencial na hora de fechar um negcio. Este tipo de vendedor aquele que prev um dilogo interativo centrado nas necessidades do cliente. Quando os concorrentes tm o mesmo nvel, a qualidade da conversa do vendedor faz toda a diferena. Os tipos consultivos estabelecem dilogos eficientes, o que os leva a aprender mais e aprofundar os laos a cada conversa. primeira vista, parece fcil estabelecer uma fina sintonia entre vendedor e cliente, mas isso

est longe de ser uma tarefa simples e ainda so poucos os vendedores realmente consultivos, existindo diversos outros tipos como: o carismtico, que usa seu charme como arma de convencimento; o tcnico, timo em contedo mas fraco na orientao para o cliente; e ainda o matador, que faz qualquer coisa para fechar a venda, mesmo que isso signifique sacrificar um relacionamento.

Esteja Sempre Preparado Um bom vendedor est sempre se preparando antes e depois de cada encontro com o cliente. Os trs passos a seguir demonstram a preparao ideal: - Inicie com um planejamento estratgico. Reflita sobre seus objetivos de longo prazo e estabelea metas imediatas para a conversa que ter com o cliente. Avalie o resultado do contato e o ritmo de sua argumentao, e acelere rumo ao fechamento da venda. Nunca se esquece de abrir espao para o cliente falar. - O prximo passo fazer a anlise do cliente. Pense nos objetivos do cliente, sua situao, necessidades e critrio de deciso. - Finalmente, concentre-se na preparao tcnica do produto. Mostre como sua linha de produtos atende s necessidades do cliente, antecipe as dificuldades e personalize o material.

Confie em Suas Habilidades O vendedor deve adquirir confiana em si mesmo e possuir seis principais habilidades: postura, relacionamento, questionamento, compreenso, posicionamento e verificao. importante procurar sempre aperfeioar essas habilidades, avaliando-as uma por uma, e assim, sua performance ser melhorada.

No Receie a Rejeio A maior causa das falhas nas vendas o medo da rejeio que, muitas vezes, representa um sinal da falta de confiana nas suas capacidades. Quem no tem uma atitude de vitria, tende a encarar a rejeio para o lado pessoal. Elimine este sentimento. O cliente que no aceita uma proposta est rejeitando uma transao, e no a pessoa. Estar consciente desse fato ajuda o vendedor a manterse calmo, paciente e persistente - trs dos principais requisitos para uma boa venda. Quem compra um produto ou servio deseja melhorar a sua situao, resolver um problema ou poupar dinheiro.

Estabelea uma Relao de Confiana

As importantes habilidades de questionamento, compreenso, posicionamento e verificao so chamadas habilidades de conhecimento. Mas a capacidade de estabelecer um relacionamento de confiana, com entrosamento e empatia, considerada uma habilidade de sentimento. O medo uma presena constante do ato da venda. Os vendedores tm de ultrapassar o medo da rejeio. Mas, no nos devemos esquecer que os clientes tambm

receiam falhar. Eles tm medo de se enganar, de comprar em demasia, de estarem pagando mais do que a concorrncia, ou de apostar num produto sem ter as provas do seu sucesso. A compra , em suma, um ato de risco. Para vender, ter de convencer o cliente de que esse risco mnimo. Logo, quando estiver frente a frente com o cliente, no procure apenas vender imediatamente, mas sim criar uma relao duradoura de confiana. Demonstrar empatia e compreenso pelo que o cliente est falando ou sentindo produz um efeito poderoso. Se um cliente fala de um problema, um bom vendedor, em geral, reage com uma frase do tipo Como voc conduziu essa situao?. Porm, um vendedor excelente e emptico consegue perguntar demonstrando considerao e, o mais importante, estimular uma resposta detalhada. Ele falaria, seguido da pergunta, algo como Lamento que isso tenha ocorrido. Portanto, expresse considerao, seja compreensivo e estabelea uma relao de confiana, com laos de amizade para com o cliente.

Faa Perguntas Especficas Muitos vendedores acreditam que para vender basta iniciar um dilogo e apresentar, logo de incio, o produto. Quando os vendedores se propem a fazer perguntas, o fazem de um modo nada inspirador, disparando perguntas sem nenhum critrio ou pesquisa prvia, o que limita o nvel de cooperao por parte do cliente. Assim, em vez disso, direcione sempre a conversa para as necessidades do cliente e verifique se ele se dispe a responder algumas perguntas. Estimule o cliente a participar do dilogo explicando a razo para tantas perguntas como Para me ajudar a entender o seu problema, posso saber o que voc... ?.

Antecipe as Perguntas dos Clientes Tente responder s seguintes questes que antecedem uma venda: - O que estou vendendo? Os clientes no procuram produtos e servios, mas sim, solues para os seus problemas especficos. - Quem o seu cliente ideal? Compare-o com os seus clientes habituais atravs de critrios como sexo, condio socioeconmica, cultural, profisso e idade. - Por que compram? Saiba quais so as vantagens tangveis e intangveis que os consumidores procuram. - Onde esto os clientes potenciais? Veja se podero pertencer, por exemplo, a uma dada rea geogrfica ou a um grupo especfico de consumidores. - Quando que eles compram? Conhea a freqncia e os hbitos de compra (por exemplo, no incio do ms, quando recebem o salrio). - Quem so os concorrentes? Veja quais os seus pontos fortes e fracos, e que necessidades satisfazem. - Quem ainda no seu cliente? Saiba quem poder se beneficiar do seu produto, mas ainda no o conhece ou no esteja comprando.

Identifique a Concorrncia

Seus concorrentes so fortes, portanto sua obrigao conhec-los em detalhes e fundamental compreender como o seu cliente se sente a respeito de seus concorrentes diretos. Dessa forma, voc pode montar um contra-ataque eficiente, sem criticar nem promover a concorrncia. Como parte da preparao, descubra o mximo que puder pesquisando na internet, em publicaes especializadas, relatrios anuais, junto a outros colegas e tambm por meio de campanhas publicitrias. de grande valia lembrar que os prprios clientes so uma grande fonte de informao sobre a concorrncia. Eles quase sempre se dispem a responder perguntas do tipo: Com quem mais voc conversou?, O que voc achou deles?, O que achou de trabalhar com eles?, Como voc os compara a ns?. Independentemente do teor das respostas dos clientes, no fique na defensiva e nem fale mal do concorrente. Crticas diretas no so uma estratgia inteligente, at mesmo porque voc estar insultando o cliente que escolheu o concorrente.

PESQUISAS E DADOS ESTATSTICOS


Pesquisa feita pelo Sindicato do Comrcio Varejista de Ribeiro Preto (Sincovarp):

Por que se perde um cliente? 1% - falecimento do cliente 5% - mudana de endereo 5% - amizade com o concorrente 10% - vantagens oferecidas pelo concorrente 14% - reclamaes no atendidas, ou desapontamentos com a qualidade do produto ou servio 65% - indiferena do pessoal que faz o atendimento. Cliente no reclama. Em vez disso, troca de empresa.

Em outra pesquisa, realizada pelo SENAC-SP sobre o comrcio varejista do Estado de So Paulo, perguntaram aos entrevistados:

Como voc v a qualidade do atendimento que lhe oferecem no comrcio? - para 10% dos clientes pesquisados, o atendimento que recebem ruim ou pssimo; - para 85% dos clientes pesquisados, o tratamento recebido indiferente ou neutro; - para apenas 5% dos clientes, o atendimento que recebem considerado bom;

Referncias Bibliogrficas: 1. Richardson, Linda. Como Ser Um Vendedor De Sucesso : Coleo Desenvolvimento Profissional - Voc S/A. Editora Sextante 2. http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg %C3%B3cio/produtos %20sebrae/artigos/listadeartigos/tecnicas_vender_mais_melhor.aspx 3. http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA7366952991,00.html 4. http://www.cesarromao.com.br/artigo1.html

Voc pagaria pelo tempo de um vendedor?

Augusto Pinto Colaborador convidado*

Depende do vendedor e do que ele estivesse me oferecendo. Quando voc chama um arquiteto para fazer um projeto de reforma de sua casa ele cobra por duas partes: pelo projeto em s e pela reforma propriamente dita. Pagar pelo projeto do arquiteto o mesmo que pagar pelo servio de um vendedor (o arquiteto vende um projetinho por R$ 5 mil, para ganhar R$ 100 mil na reforma, essa sim o negcio propriamente dito). Por que a gente paga pelo trabalho do arquiteto e no paga pelo do vendedor? Simplesmente porque a qualificao do arquiteto estabelecida no minuto zero e a do vendedor no. Para inverter essa equao, o vendedor deveria ser percebido pelo cliente como um consultor. Um consultor caracterizado por algumas qualificaes:

Conhecimento do negcio de seu cliente; Conhecimento do produto, ou servio que est vendendo; Conhecimento da metodologia necessria para que o produto ou servio, sendo vendido seja bem utilizado pelo cliente; Relacionamento nota 10; Credibilidade.

Tirando as questes da credibilidade e relacionamento, que so pr-requisitos para algum que sonha ser um vendedor bem sucedido, as outras trs qualificaes so distantes do esteretipo do bom vendedor. Todos imaginam que um timo vendedor comunique bem o peixe que est vendendo e que seja um excelente negociador. Modernamente, gigantes como a Telefonica criaram o conceito de mesa de compras, que delega a negociao final de um grande contrato a espremedores de crebro profissionais. Se do outro lado est um pobre vendedor, ele perder a maioria das paradas. A resposta mesa de compras uma equipe de negociao do lado de quem vende, compreendendo tcnicos,

financeiro e jurdico. E o vendedor, o que faz? Ele orquestra, coordena, essa equipe de fechamento de negcio. Da que o trabalho faixa nobre do vendedor passa a chamada venda tcnica, que antecede venda financeira/comercial. Tudo comea com prospeco de uma nova oportunidade, fazendo um tima qualificao. A venda tcnica, dependendo da complexidade do produto, o prprio vendedor faz (como no caso do arquiteto), ou, para ofertas mais complexas, ele agrega e coordena os chamados recursos de pr-vendas para auxili-lo. Para ser bem aceito como responsvel por conduzir a venda tcnica, realmente o vendedor tem que demonstrar conhecer muito bem os pains e necessidades de seu cliente, para poder tranformar uma simples oferta numa soluo sob medida. E, ele tem que ter credibilidade, para convencer ao cliente da viabilidade da implementao prtica da soluo proposta, qualquer que seja ela. Em outras palavras, esse novo vendedor, pelo qual o cliente pagaria (em teoria) pelo seu tempo, um vendedor-consultor. Parece mais complexo vender numa ambiente como este? E . Bem vindo ao sculo XXI.
http://metasdevendas.com.br/voce-pagaria-pelo-tempo-de-um-vendedor

Qual o valor do vendedor? por Marcelo Caetano


O vendedor tem uma importncia muito grande na percepo de valor que o cliente ter de seus produtos e servios. Mas quais so os valores que podem ser agregados aos produtos e servios pelo vendedor? Confira os principais. Capacidade de solucionar problemas O principal momento em que o vendedor avaliado pelo cliente quando um problema acontece. Mas, infelizmente, nessa hora que o vendedor, muitas vezes, se enrola ou desaparece. Quando o produto for atrasar a entrega, no d para esperar o cliente ligar, preciso avisar antes e tentar, com ele, encontrar uma soluo. Agora, se o consumidor no ficou satisfeito com o produto ou ele apresentou algum problema de produo, o vendedor quem deve dar uma resposta. Tendo em vista que esse um dos principais fatores que agrega valor para o cliente, precisamos ficar muito atentos. Voc pode ter a melhor tcnica de vendas, o melhor script, a melhor abordagem, mas na atitude de solucionar problemas que voc realmente demonstrar seu valor. Relacionamento Relacionamento eficiente quando o cliente liga no celular do vendedor e obtm uma resposta, que receber uma visita na data e hora programadas, sem atraso, em que o vendedor consiga apresentar solues e ideias para ajud-lo. Dia desses, estive em um treinamento na Syngenta e um de seus lderes de vendas fez uma analogia para sua equipe que me marcou muito. Ele dizia: O bom vendedor aquele que no est sempre sentado em frente ao cliente, mas sim ao lado dele. Isso relacionamento eficiente entre vendedor e cliente, o profissional de vendas que quer vender mais atravs do maior resultado do cliente. preciso encarar o problema ou o desafio do consumidor como se fosse seu. Esse o novo relacionamento. Velocidade A velocidade no atendimento s solicitaes dos clientes um fator de extrema importncia e que tambm agrega muito valor. Vivemos a era da velocidade e queremos respostas instantneas. Se o computador demorar para pensar, apertamos o reset. Se ligamos e a pessoa no atende o telefone logo, esbravejamos. Voc tambm cliente e sabe bem do que estou falando. impressionante como as empresas tm suas vendas ampliadas pelo simples fato de atenderem o cliente com mais velocidade que o concorrente. O valor percebido na velocidade muito grande. Dia desses, vi uma empresa, na qual dou consultoria, perder um negcio que, durante alguns anos, no ir me sair da cabea. Meu cliente faz manuteno em centrais eltricas e, em uma das tardes em que nossa equipe estava na companhia, chegou um pedido de oramento de uma das maiores siderrgicas do Pas. Imediatamente, o departamento comercial se movimentou e, como os grandes oramentos eram feitos por um dos scios da empresa, ficou para o dia seguinte. No outro dia, a proposta comeou a ser redigida, quando tiveram um estalo: ligaram para a siderrgica perguntando qual era o prazo para passar o oramento. A resposta derrubou a todos, pois o diretor de manuteno disse: Ontem, tivemos uma pane em uma parte da central eltrica, pedi o oramento para trs fornecedores e o primeiro que respondeu foi

contratado. Eles j esto aqui com uma equipe de emergncia. O valor da velocidade, naquele caso, foi de R$2,5 milhes. Conhecimento do produto Pode parecer bsico, e realmente , mas, quando vemos a realidade do mercado, nem parece to bsico assim. A maioria dos vendedores conhece apenas o po quente de seu mix de produtos. Conhecer toda a extenso de sua linha de produtos significa ter capacidade maior de oferecer um diferencial que realmente agregue valor para o cliente. Para isso, preciso que as empresas cobrem de suas equipes um real conhecimento dos produtos. Faam tambm testes, treinamentos, peam para que seus vendedores se dividam em grupos e apresentem seus produtos. Podemos notar, claramente, por tudo que foi escrito acima, que grande parte do valor percebido pelo cliente vem do vendedor. E voc, qual o seu valor?

Marcelo Caetano palestrante e consultor de fidelizao de clientes e vendas. Autor do livro "Vendedor Fiel, Cliente Fiel". Site: www.marcelocaetano.com.br E-mail: marcelocaetano@solucaocomercial.com

As 100 Melhores Dicas de Vendas


Por Allynson Lymer Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental 27/07/2009

1. Estabelea por escrito seus objetivos em vendas; 2. Voc vai precisar de bons motivos: quais so seus sonhos? 3. Conhea bem o seu produto ou servio e empresa; 4. Mantenha-se informado e atualizado, especialmente sobre o mercado que atua; 5. Prepare-se antes de cada venda; 6. Saiba sua taxa de converso, registre os nmeros de seu desempenho e avalie constantemente seus resultados; 7. Invista em seu marketing pessoal; 8. Cuide bem e verifique constantemente todos os materiais e recursos que precisar durante a venda; 9. Organize-se: mesa, arquivos, cartes, mailings, pastas, relatrios, carro, etc; 10. Planeje seu tempo e mantenha uma lista de prioridades dirias e uma agenda semanal; 11. Trate seu cliente pelo nome, isso vai fazer uma grande diferena; 12. Olhe nos olhos do seu cliente sempre; 13. Demonstre alegria verdadeira e satisfao em atender seu cliente; 14. Durante o discurso de vendas, preste ateno na reao do cliente; 15. Tenha um discurso de vendas baseado na verdade. Fale sempre a verdade; 16. Cumpra o que prometer; 17. Estabelea uma relao de confiana com seu cliente; 18. Oua com ateno o seu cliente, nunca o interrompa; 19. Entenda verdadeiramente as necessidades do cliente; 20. Saiba perguntar. Elabore perguntas inteligentes baseadas no seu roteiro de vendas; 21. Ao invs de vender ao seu cliente, ajude-o a comprar;

22. Procure falar em um ritmo agradvel e similar ao seu cliente; 23. Estabelea acompanhamento constante, agregando valor ao cliente; 24. Faa com que seu cliente sinta-se especial e valorizado; 25. Oferea e deixe claras as vantagens para seus clientes; 26. Cada pessoa tem uma personalidade singular e caractersticas diferentes, entenda-as; 27. Oferea amostras grtis e ou demonstraes parciais de seu produto ou servio; 28. Efetive parcerias estratgicas que possibilitem prospectar e vender mais; 29. Comece o dia com mensagens positivas e criando quadros mentais dos resultados que espera obter; 30. Termine o dia com mensagens positivas e reveja quais os pontos que precisa melhorar; 31. Tenha sempre programado um horrio para seu lazer, especialmente com seus familiares; 32. Mantenha sua rede de contatos ativa; 33. Lembre-se que a maioria das vendas ocorre por fatores emocionais; 34. Leia ao menos um livro inspirador ou de vendas por ms (no mnimo); 35. Aprimore-se sempre, participando, mesmo que por conta prpria de palestras de vendas, cursos e treinamentos; 36. Esteja completamente familiarizado com os benefcios e vantagens de seu produto ou servio; 37. Desenvolva uma comunicao elegante, assertiva e inspiradora; 38. Quando o cliente tiver uma objeo, oua at o fim, concorde com ela e somente depois argumente de forma inteligente e precisa; 39. Acostume-se com o no. No se deixe abalar. Cada no, te leva mais prximo do sim; 40. Selecione e saiba priorizar seus melhores clientes; 41. Diferencie-se sempre. Pergunte-se O que tenho feito para ser diferente? 42. Desenvolva estratgias para surpreender e encantar seus clientes; 43. Procure estratgias para fidelizar seus clientes; 44. Por qual motivo conceder desconto se o cliente no pediu? 45. Trabalhe o preo cheio na mente do cliente durante um tempo antes de conceder

desconto; 46. Use a palavra mais ao falar dos benefcios e vantagens (ela soma) e cuidado ao usar a palavra mas, ela subtrai; 47. Toda venda tem um tempo, aprenda a respeitar e entender este tempo no sendo incisivo demais; 48. Porm, crie sempre o senso de urgncia com inteligncia; 49. Explique objetivamente as dvidas de seu cliente, nunca as ignore; 50. Tome cuidado para no invadir a privacidade do cliente; 51. Lembre-se que o seu cliente um ser humano e no apenas um cifro; 52. Faa um elogio sincero antes da venda; 53. Mantenha uma atitude mental positiva, antes, durante e depois da venda; 54. Desenvolva e aprimore sua comunicao, sempre, sempre, sempre; 55. Saiba que o corpo fala mais do que a voz e no mente, preste ateno aos sinais do corpo durante a venda; 56. Convide seus clientes ou prospectos para um almoo ou caf, o ambiente vai ficar mais leve; 57. Em assuntos polmicos, procure no se expor; 58. Use estas palavras em seu discurso de vendas: garantido, rpido, fcil, simples, retorno, importante, novidade, exclusivo, importante, voc e seu; 59. Use depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar ao seu cliente; 60. Use mtricas, nmeros, embasamentos e pesquisas para gerar confiana; 61. Use a internet a seu favor, de forma criativa e despertando a curiosidade das pessoas para que elas perguntem mais sobre o que voc vende; 62. Conhea a pirmide de Maslow e venda mais; 63. Muito cuidado ao utilizar as palavras sempre e nunca em vendas; 64. Nunca espere o retorno do cliente, esta funo do profissional de vendas; 65. Esteja disponvel para seu cliente e se no estiver, retorne o mais rpido possvel; 66. Se questionado sobre a concorrncia, fornea informaes precisas mostrando e comparando as vantagens. Nunca fale mal da concorrncia, apenas mostre no que voc melhor; 67. Comprometa-se com os resultados dos seus clientes, fazendo um ps venda eficaz;

68. Coloque-se no lugar do seu cliente: voc aprovaria o que fala e faz? 69. No convena seu cliente, inspire-o; (Inspirar vem do latim, que significa soprar vida dentro); 70. Um bom discurso fecha a venda por si mesmo. Evite tcnicas de fechamentos milagrosas; 71. Interesse-se genuinamente pelas pessoas e suas necessidades; 72. Tenha foco. Foco fora, distrao destruio. Aonde vai seu foco, vai a sua energia; 73. Mantenha um bom relacionamento com as pessoas de outros departamentos de sua empresa, voc ir precisar deles, tudo e todos esto interligados; 74. Ao final de cada apresentao de vendas, faa uma anlise dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados e faa a lio de casa; 75. Crie mtodos para desenvolver sua pacincia; 76. Evite preocupaes, elas roubam seu tempo, energia e criatividade; 77. Aproveite o tempo de espera, tenha sempre em mos um livro ou revista construtivos; 78. No deixe se intimidar pelo ceticismo, pessimismo e cinismo alheio. Voc muito mais do que isso; 79. Aprenda a visualizar aquilo que quer de maneira consistente, sistemtica e muito positiva; 80. Sempre que tiver um problema, condicione-se a pensar em diversas solues possveis, por mais esdrxulas que possam parecer; 81. Ao invs de reclamar, seja pr ativo; 82. Presso em vendas geralmente um fator normal, portanto acostume-se; 83. Desenvolva sua flexibilidade, em vendas e na vida; 84. Modele profissionais de vendas de sucesso, mas sem perder o seu prprio e nico estilo; 85. Procrastinar um hbito sinnimo de fracasso, vale o dito popular: No deixe para amanh o que voc pode fazer hoje; 86. Compartilhe suas experincias e oua com ateno as histrias de outros profissionais de vendas; 87. Identifique o que impede seu sucesso em vendas, procure vivenciar estes fatores, decida e resolva ser o profissional de vendas que sempre desejou;

88. Desenvolva maneiras de gerenciar melhor suas emoes (vale yoga, meditao e por ai vai); 89. Eduque-se financeiramente: gaste menos do que ganha, poupe e aplique; 90. Fazer o bem sempre um timo negcio, portanto, procure beneficiar todos ao seu redor, especialmente seus clientes e prospectos; 91. Adquira o hbito de agradecer, faa uma lista de tudo aquilo (e aqueles) que voc grato; 92. Compreenda que no existe milagre em vendas: necessrio esforo dirio, determinao com constncia de propsito e muito trabalho; 93. Adquira o hbito de agradecer, faa uma lista de tudo aquilo (e aqueles) que voc grato; 94. Seja honesto sempre. Este ser o alicerce para o sucesso em vendas duradouro; 95. Busque estar comprometido de corpo em alma com tudo o que fizer; 96. Lapide seu esprito: reconcilie-se firmemente com sua f, ore, medite; 97. Acredite em voc! Voc pode fazer o difcil, voc pode ser o seu melhor! 98. Comemore suas vitrias, faa um programa diferente com a famlia ou amigos, dse um prmio, permita-se a uma extravagncia; 99. Atitude tudo. Pensar fazer, portanto, faa. Come agora mesmo! 100. Tenha uma convico inabalvel de que ir conseguir e que merece o

sucesso em vendas, pois voc realmente merece! E timas vendas!!! Equipe Lymer & Associados *Allynson Lymer Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental, Diretor Executivo da Lymer Consultoria, Trainer e Master Practitioner em PNL com 15 anos de vivncia na rea comercial. Especialista em Tcnicas de Vendas Comportamentais e Head Trainer do Programa IMPACTO. Equipe Lymer & Associados 15/09/2008 www.tecnicasdevendas.com.br

Вам также может понравиться