Вы находитесь на странице: 1из 6

ORIENTAES POR BSSOLA

.Achando em mapa a real posio atravs da bssola

Pegue dois azimutes visivelmente separados que afetam pontos caractersticos no terreno indicados no mapa. Com seu mapa orientado, leia o ngulo de cada ponto, ento trace dois raios de acordo com os ngulos lido. Onde os dois raios se cruzam o seu local presente. Voc onde os dois raios cruzam um com o outro.

.Trace orientao atravs de bssola

Com o mapa abaixo em superfcie de nvel plana, alinhe norte que indica linha em mapa com norte magntico de bssola. o mapa orientado agora.

.Um azimute magntico

Um azimute magntico de qualquer objeto a leitura angular da bssola que visa um objeto em relao ao norte magntico.

.Entrando em escurido e nvoa densa e por terreno spero

A linha na visada de copo para caminhar rapidamente por terreno spero: - (na superfcie do copo so achadas duas linhas, longo e curto. eles formam um ngulo de 45 entre si. ) primeiro, vire sua bssola para enfrentar verdadeiro norte, ento gire a linha luminosa em sua visada de copo para o rumo (para qualquer nmero de graus) que voc deseja caminhar;

exemplo - mova visada at que alinha esteja em (por exemplo) 60, quando bssola estiver alinhada com norte - agora voc pode levar uma leitura rpida a qualquer hora. enquanto voc est caminhando, h pouco vira sua bssola para o norte magntico e entra na direo da linha na visada.

.Rumo Quando o limbo for graduado em quadrantes, preciso que o ngulo seja
seguido do nome do quadrante em que foi lido. Ex: azimute = 330 Rumo = 30 noroeste (norte oeste)

1 Quadrante (NE) : Rumo = Azimute 2 Quadrante (SE) : Rumo = 180 - Azimute 3 Quadrante (SO) : Rumo = Azimute 180 4 Quadrante (NO) : Rumo = 360 - Azimute

.RECOMENDAES PARA OPERAR A BSSOLA:

.Verificar se satisfaz s condies previstas para seu funcionamento. .Evitar medies nas proximidades de quaisquer materiais que possam atrair a agulha imantada, como cercas de arame, postes, linhas de alta tenso, mquinas, etc.. .Coloc-la em posio horizontal. .Visar, cuidadosamente, deslocando a linha de f para o alinhamento.

.Ler o azimute no limbo graduado da bssola, onde a ponta norte da agulha imantada(indicada pela colorao escura ou pelo N nela gravado) assinalar o ngulo.

.OBS:

.Linha de f linha que passa pelas indicaes N-S do limbo em quadrante, ou 0 180 nos de 0 a 360 . .Limbo parte onde fica gravada a graduao da bssola (fixa no copo com agulha solta ou solto no copo sem agulha visvel mas com N como marcador do norte magntico). .As bssolas com o limbo fixo no copo marcando de 0 a 360 tm a graduao no sentido contrrio dos ponteiros do relgio (levogiro) e graduadas em quadrantes invertem a posio dos pontos cardeais E e O , possibilitando a leitura direta do azimute ou do rumo, no respectivo quadrante. .As bssolas com o limbo solto no copo so graduados no sentido horrio. .Existe uma arvore cujo o nome popular PAU-DLIO que faz com que a bssola fique desorientada.

.MEDIO DE ALINHAMENTOS

Medio de baixa preciso: conduz resultados mais ou menos satisfatrios. usada em levantamentos rpidos, e quando a preciso pouco exigida. Ex: Passo do homem ou do animal que se monta, rodas das viaturas(odmetros e velocmetros), Som e relgio. Medio de media preciso: indicada para os levantamentos comuns. Ex: trenas.

.Passo do homem:

Quando devidamente aferido, o passo um meio prtico e satisfatrio de medir, com rapidez e relativa segurana, a extenso de um alinhamento. O valor do passo varia com a estatura, modo de caminhar e resistncia fsica do operador e com as condies do terreno (alonga-se nas descidas e encurta-se nas subidas). O comprimento do passo de um homem de 1,70 de estatura pode ser fixado em 0,80. Para cada cinco centmetros de diferena na estatura, aumenta-se ou diminui-se um centmetro no valor do passo correspondente.

Caractersticas do Passo:

Comprimento Designao do passo

N de passos por minuto

Velocidade aproximada (Km/h)

Acelerado Geomtrico De estrada Ginstico

0,65 m 0,75 m 0,80 m 0,83 m

110 105 100 at 165

4,29 4,50 4,80 8,20

Deve-se estabelecer o passo mdio, aferido por uma trena, pra uma distncia, por exemplo, de 100m, no terreno plano. Percorre-se essa distncia duas ou trs vezes, em passo normal de estrada, contando os passos. O resultado exprime o valor mdio do passo do operador, em metros. Assim, quando se mede um alinhamento qualquer, sendo n o nmero de passos dados, de valor mdio p, a distncia percorrida ser dada pela expresso d = n x p . O valor das projees dos passos em terrenos inclinados pode tambm ser determinado pelas frmulas de Rziha, que do o valor aproximado do passo, P, em rampa, com base no passo, P, aferido em terreno horizontal, isto : Em declive: p = p(1 - sen) e Em aclive: p = p(1 - sen) 2 sendo o valor do ngulo de inclinao do terreno, medido com o auxlio de clinmetro ou outro instrumento.

Os dados obtidos por jordan, resumidos no quadro seguinte, confirmam as frmulas de Rziha.

RAMPA 0 5 10 15 20 25 30

SUBIDA 0,77 m 0,70m 0,62 m 0,56 m 0,50 m 0,45 m 0,38 m

DESCIDA 0,77 m 0,74 m 0,72 m 0,67 m 0,65 m 0,60 m 0,50 m

.Odmetro

Instrumento que registra as voltas dadas pela roda de uma viatura, cujo nmero total (n) multiplicado pelo comprimento (c) da circunferncia da roda, para se calcular a distncia, isto : d = c x n .

.Velocmetros dos veculos

Os velocmetros dos veculos de motor registram a velocidade e a distncia percorrida, encontrada pela diferena entre as quilometragens no ponto de partida e no ponto final.

.Som
(importante para quando se corre de descargas eltricas provenientes de raios).

A luz propaga-se com uma velocidade de 300.000 km por segundo, e o som se transmite com uma velocidade de 343 m por segundo. Sendo assim, para obter a distncia do ponto em que se deu uma exploso, basta observar a sua luz (tempo zero), cronometrar o tempo gasto (em segundos) para se ouvir o seu som, multiplicando-se os segundos por 343.

.Relgio

A distncia pode ser medida pela velocidade de deslocamento, ou seja, nmero de metros percorridos em um minuto. Para isso, deve-se ter conhecimento da velocidade da marcha e do tempo necessrio para percorrer a distncia. O tempo ser dado pelo relgio, devendo-se anotar as horas de sada e de chegada. Quanto velocidade, pode-se orientar pelos seguintes dados: A p --------------------80 m por minuto. A cavalo ---------------100 m por minuto. A trote ------------------240 m por minuto. A galope----------------350 m por minuto. Esses dados devem ser reduzidos de 1/7 em regies acidentadas e de 1/5 em regies montanhosas.

.Trenas
Quando usadas convenientemente, conduzem a maior preciso na medio dos alinhamentos, desde que sejam tomadas algumas precaues, principalmente no que concerve a sua horizontalidade.

Вам также может понравиться