Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA SECUNDRIA COM 2 E 3 CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educao e Formao de Adultos (nvel secundrio)

FICHA DE TRABALHO N 1
rea: Sociedade, Tecnologia e Cincia NCLEO GERADOR 7: SABERES FUNDAMENTAIS Domnio de Referncia 4

VALIDAO

Actuar perante fenmenos sociais complexos, concebendo-os como resultado de evolues histricas e adoptando configuraes diversas consoante as sociedades e/ou os grupos sociais. Actuar de forma a compreender que as solues tcnicas tm validade limitada e que tm tendncia a mudar, tal como muda a cincia e a prpria sociedade. Actuar tendo em conta que se vive num mundo onde coexistem leis cientficas de invarincia (que valorizam a estabilidade) e leis cientficas de evoluo (que apontam para a mudana), reconhecendo, em particular e no caso da matemtica, esta dualidade nos invariantes geomtricos e nos aspectos dinmicos associados noo de derivada.

2008/2009

Nome: ______________________________________________ Turma: _____ N: _____ Domnio de Referncia 4


Data ___/___/___

Estabilidade e mudana

Leis e Modelos Cientficos

TEMPO PREVISTO PARA A ACTIVIDADE: 2 mdulos de 45 minutos.

A Tabela Peridica dos elementos


Em resposta variedade e complexidade dos fenmenos qumicos no mundo material, os qumicos tentaram compreender o que se passava, procurando a explicao mais simples possvel. Para isso, organizaram os elementos qumicos de acordo com as respectivas propriedades fsicas e qumicas. Conseguiram, assim, construir uma tabela a tabela peridica dos elementos onde os elementos formam Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira grupos, que constituem as colunas da tabela, e perodos, que constituem as linhas. A Tabela Peridica um quadro onde os elementos qumicos se encontram agrupados de acordo com as semelhanas das suas propriedades fsicas e qumicas. A Tabela Peridica est em constante evoluo. A descoberta dos diferentes elementos qumicos foi feita ao longo dos vrios sculos com contribuies de vrios cientistas de vrios pases. Na Tabela Peridica actual, os elementos esto ordenados por ordem crescente de nmero atmico, da esquerda para a direita e de cima para baixo. A Tabela Peridica encontra-se organizada em perodos e grupos. constituda por sete perodos, linhas, e dezoito grupos, colunas. Actualmente composta por 111 elementos qumicos diferentes, dos quais cerca de noventa ocorrem naturalmente, sendo os restantes sintetizados pelo Homem.

GRUPOS E PERODOS DA TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS

1. PERODOS A Tabela Peridica , como j foi referido anteriormente, constituda por sete perodos, que correspondem s suas sete linhas.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. P E R O D O

A cada linha da Tabela Peridica corresponde um perodo.

O perodo em que se encontra o elemento corresponde ao nmero de nveis ou camadas electrnicas preenchidas.

2. GRUPOS A Tabela Peridica , como j foi referido anteriormente, constituda por dezoito grupos, que correspondem s suas dezoito colunas.

Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira

10

11

12

13

14

15

16

17

18

G R U P O

Os grupos so constitudos por conjuntos de elementos qumicos, com comportamento qumico semelhante, apresentando o mesmo nmero de electres de valncia.

DIVISO EM CATEGORIAS: METAIS, SEMI-METAIS E NO-METAIS

De um modo geral, a Tabela Peridica est dividida em duas grandes categorias: os metais e os nometais. Os metais encontram-se do lado esquerdo da tabela e os no-metais encontram-se do lado direito.

1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Metais

Semi - metais

No metais

DIVISO EM FAMLIAS

Os elementos qumicos podem ser agrupados em famlias, de acordo com as suas propriedades qumicas e fsicas.

1 1. 2. Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira 3. 4. 5. 6. 7.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Metais alcalinos

Metais alcalino - terrosos

Halogneos

Gases nobres, raros ou inertes

Depois de ler atentamente as informaes anteriores, responda s questes que se seguem.

(1) Observe o extracto da Tabela Peridica.

(1.1) Refira um elemento que pertena ao grupo 1. (1.2) Refira um elemento que pertena ao perodo 3. (1.3) Refira um elemento metlico. (1.4) Refira um elemento no-metal. (1.5) Refira um elemento semi-metal. (1.6) Refira um metal alcalino. (1.7) Refira um metal alcalino-terroso. (1.8) Refira um halogneo. (1.9) Refira um gs nobre. (2) Indique como se designa a famlia dos elementos do: (2.1) Grupo 1 (2.2) Grupo 2 (2.3) Grupo 17 (2.4) Grupo 18 (3) A figura representa um esquema da Tabela Peridica, no qual, figuram elementos qumicos
Formadores: Bruno Bastos / Daniela Oliveira representados, arbitrariamente, por letras. Considere os elementos representados pelas letras A, B, C e D.

(3.1) (3.2)

Que tm em comum estes elementos? Em que diferem? BOM TRABALHO!

Вам также может понравиться