Вы находитесь на странице: 1из 11

Romance de cavalaria: tessituras entre arte e mito na literatura medieval

Mrcia Maria de Medeiros1 (UEMS)

Algumas reflexes preliminares so necessrias ao estudioso que busca fazer a anlise historiogrfica de qualquer fenmeno literrio. necessrio que ele estabelea os pontos de vista que tornam claro o conjunto de valores que expressam da melhor forma possvel aquilo que passar para o cnone literrio e que acaba sendo considerado literatura. Alguns estudiosos pem em dvida a prpria validade de uma histria da literatura ou, o que significa praticamente o mesmo, reduzem-na apenas a um amontoado cronolgico de estilos, autores e obras, a uma organizao de fatores necessrios ao entendimento das obras, mas que nada teriam relacionado ao valor intrnseco das mesmas. Dentro dessa perspectiva, os valores estticos questionam a histria. Este texto no pretende negar a permanncia de valores literrios, os quais chegam a desafiar as infidelidades que a traduo e a interpretao de algumas obras sofrem, devido ao fato de terem sido originalmente produzidas em lnguas e/ou instituies j mortas h muito tempo. Livros que sobrevivem ao tempo e ao espao tm uma histria muito complicada, que conclama aqueles que se debruam sobre eles a acompanhar a sua gestao, a sua redao e o momento em que o pblico toma contato com eles.

Mrcia Maria de MEDEIROS trabalha na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Contato: marciamaria@uems.br

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

138

MrciaMariadeMedeiros

Alm disso, h que se analisarem as apreciaes que se foram impondo atravs dos tempos a estas obras mais antigas. Muitas vezes estas apreciaes do a impresso de serem desprovidas de essncia ou so realizadas sem uma adequao coerente. Seguir essa tendncia marca claramente o grande papel da crtica, qual seja a desconstruo sem uma metodologia fixa e amarrada (a cada objeto um olhar), mas que permita observar o no-dito oculto em cada texto literrio. Na opinio de Antonio Jos Saraiva, na obra Histria da literatura portuguesa:
(...) esta crtica j histrica (...) entra j em linha de conta com uma conjetural histrica do livro, desde as suas fontes e elaborao at a apreciao predominante entre os prprios contemporneos do crtico. (...) a crtica de um livro antigo no pode atingir a sua estrutura formal sem compreender a pluralidade histrica a partir da qual ele foi elaborado e que j no deve considerar inteiramente informe, ou neutra (...) (SARAIVA, s/d, 9).

Desse fenmeno no h como escapar: a literatura seja como fico, seja como estilo, esboa-se no texto das mais elementares relaes humanas; as mais simples e constantes transformaes das coisas e dos valores sociais estimulam a transformao dos significados e, a partir desse prisma, at anedotas passam a conter juzos perfeitos. Toda a fico literria se origina dessa translao nos significados das palavras que se

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Romancedecavalaria:tessiturasentrearteemitona literaturamedieval

139

referem ao humano, s necessidades dos homens e dos movimentos sociais, ao espao em que a sociedade se organiza e s relaes sociais que se estabelecem entre os pequenos e os grandes grupos humanos. Levando-se em conta esse processo, percebe-se que a descoberta desse aspecto cotidiano dentro da literatura e (podese ir mais longe) dentro da historiografia literria uma descoberta recente. Mostrar como o cotidiano vivido representado na imaginao dos homens de uma poca faz com que esse tipo de anlise se inscreva no campo do imaginrio e da mentalidade coletiva. Saber como um grupo humano vivia um fenmeno importante: essa a funo da histria. Mas to, ou mais importante que isso, saber como eles pensavam; que conjuntos de valores preservavam; como representavam a realidade existencial. Nesse quadro esto inscritos os seus sonhos, os seus ideais de vida, as suas ideologias, tudo aquilo que a realidade estril impede de ter existncia, por amarrar o grupo em meandros limitados. Sobre o assunto diz Jos Roberto Mello, na obra O cotidiano no imaginrio medieval que:
(...) ns vivemos em funo das aspiraes, das motivaes e ideais que propomos, de nosso modo de ver a vida e o mundo. De toda a documentao ao alcance do historiador, um dos melhores segmentos para a anlise de tais fenmenos o da literatura. (MELLO, 1992, 8).

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

140

MrciaMariadeMedeiros

Cada sociedade humana da mesma forma que suas realidades econmicas, polticas e sociais, um produto de suas angstias, de suas fantasias e de seus sonhos, projetados nas utopias que ela elabora e que encontram vida e forma nas linhas que seus escritores garatujam. Essas utopias podem servir a vrios senhores desde sonhos de liberdade at ideais totalitrios sem, porm, identificarem-se com qualquer dominus, pois elas representam o maior exerccio possvel de liberdade humana. A utopia a negao de um presente medocre e sufocante, o espao de um futuro sem limites e sem fronteiras, sustentado unicamente pelo desejo. A utopia representa um sonho que apazigua as conscincias mais rebeldes, regressando perfeio das origens, marcando o reencontro do homem consigo mesmo. Toda a utopia marcadamente globalizante, abarcando todos os aspectos do sentir, do agir e do pensar humanos. Especificamente no caso das utopias medievais, existe uma diferena latente, qual seja ela, a presena acentuada de componentes mticos. Sobre o mito, informa Hilrio Franco Jnior em sua obra As utopias medievais, que:
O mito [] um relato cujos componentes essenciais esto na esfera do sagrado e cujos objetivos so as origens e/ou caractersticas de fenmenos naturais e sociais importantes para uma dada sociedade, levada por isso a especular sobre eles. (...) forma de conhecimento que equaciona as grandes questes espirituais e materiais da sociedade (FRANCO JNIOR, 1992, 11).

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Romancedecavalaria:tessiturasentrearteemitona literaturamedieval

141

Esse fenmeno uma manifestao do imaginrio que est historicamente presente em todas as sociedades em todas as pocas, mas manifestamente mais explcita e clara muito mais sentida e vivida nas sociedades arcaicas, nas quais a razo (outra maneira de conhecimento e de relao com cosmo e o social) ocupa um espao muito mais restrito, ainda que presente dentro do prprio mito, pois a sua forma no deixa de demonstrar um sentido racional para aquela realidade onde ela se constitui. Seguindo esse pressuposto percebe-se que ao lado dessa projeo mtica, outros conjuntos de valores vo se formando. A esse conjunto soe chamar-se ideologia, a qual uma organizao consciente e elaborada, segmentada socialmente e que expressa certas necessidades e expectativas dos indivduos que a criam, adotam e propagam. A ideologia no passa de um sistema de representao que constri uma imagem da sociedade carregada de fortes cores. Essa imagem cria o arqutipo que uma sociedade ter em determinada poca sobre bem e mal, justia e injustia, amor e dio, razo e irracionalidade; enfim todos os elementos que marcam a conduta humana em certos perodos e sobre certos aspectos. Cada ideologia se impe na medida em que reprime as demais, sendo esse fenmeno uma pr-condio para a mudana dentro do curso da histria que ela considera necessria e em condies de realizar. A Tvola Redonda tem na sua criao e elaborao vrias pinceladas de tradies mticas diferenciadas, como a cltica, por exemplo. Sobre o assunto diz Jean Pierre Foucher na obra Romances da Tvola Redonda:

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

142

MrciaMariadeMedeiros

A mais geral a da Mesa dos Festins. Em determinadas regies e em determinadas ocasies, essa mesa podia justamente ter forma redonda, a acreditar-se no testemunho de um viajante grego, Posidonios, que por volta de 50 a. C., visitou a Glia (mas no a Bretanha insular) (FOUCHER, 1998, 16).

Relacionar com tradies mticas a inveno da Tvola Redonda no significa ceder a especulaes desnorteadas. O papel dos smbolos mticos dentro da literatura que d origem matria de Bretanha extremamente importante. A arte decorativa irlandesa prenhe de smbolos solares, como por exemplo, a cruz cltica (uma cruz imposta sobre um crculo). Destarte, Artur poderia muito bem ser um mtico heri solar, inventor da Tvola Redonda, outro smbolo solar, por sua vez. Da os cavaleiros da Tvola serem como raios de sol que iluminam o mundo e dispersam as trevas, constituindo-se em ideais hericos que abonam e beneficiam a cavalaria. A Tvola Redonda significaria o mundo redondo e a circunstncia dos elementos do firmamento. Essa interpretao, de cunho platnico no causa surpresa, pois Plato havia afirmado que o mundo esfrico e circular. Na opinio dessa corrente platonista, a esfera a forma mais perfeita, pois todas as distncias desde o centro at suas extremidades so iguais. Da mesma forma a alma, colocada enquanto centro do corpo estende-se por todas as direes dele de forma perfeita e acaba envolvendo-o formando assim, junto com o universo, um cu circular, nico.

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Romancedecavalaria:tessiturasentrearteemitona literaturamedieval

143

Unindo a ordenao mtica e a ordenao ideolgica, tem-se um sentimento utpico que marcar a expresso dos desejos coletivos de perfeio de uma sociedade, quase sempre retornando a uma situao primordial da humanidade. Essa imaginao utpica um elemento produzido pela histria, mas que a nega ao mesmo tempo. Desempenha, assim, o papel de uma derradeira ideologia histrica, porm nega ser uma ideologia. A utopia nascida desse contexto nostlgica, busca a harmonia ednica do Paraso, sendo, portanto um mito projetado no futuro, com os olhos voltados ao passado. O mito trata de fatos acontecidos em um tempo anterior, a ideologia de fatos que ocorrem no presente e que devem ser modificados, a utopia trata do tempo por vir, do futuro. Outros traos ainda marcam a utopia e a ideologia: uma sempre coletiva; a outra, segmentada, a primeira freqentemente fruto do inconsciente, a segunda sempre consciente. A utopia nasce do sentimento e da esperana; a ideologia do pensamento e da ao, uma harmnica em suas vrias expresses, a outra apresenta oposio marcada entre suas manifestaes. O sucesso de uma e de outra, entretanto, depende do mesmo fator: a quantidade e enraizamento do material mtico nelas contido. A tradio pica da literatura medieval carrega em si muito dessa proporo mtica, simultaneamente histrica e lendria. Os heris dessa tradio tornam-se fabulosos, descendendo de um pai que no o menos. O rei Artur exemplifica esse processo: filho de Uterpendragon (Uter-cabeade-drago) um personagem mitolgico que se designa como o rei dos mistrios revelados, grande senhor da guerra de faanhas inenarrveis, dizimador de exrcitos e castelos.

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

144

MrciaMariadeMedeiros

A representao desse Artur mitolgico enaltecida pela forma sempre presente do Artur histrico, provavelmente um caudilho que auxiliou nas batalhas contra os romanos nos idos anos dos sculos V ou VI e que serviu como fonte de inspirao para os romances que falavam sobre sua herica figura. Assim, Artur aparece como um heri de guerra, o qual lutou contra os invasores anglos e saxes, o grande dux bellorum cado na batalha, mas que est destinado a aparecer novamente um dia entre seu povo. Esse mito constituiu um tipo ideal da cavalaria franco-normanda em cujo castelo s reuniam os cavaleiros, paladinos da Tvola Redonda, doze em nmero como doze eram os pares de Carlos Magno, figura histrica que se tornou lendria atravs da Cano de Rolando, gesta que narra a queda de seu sobrinho Rolando diante dos muulmanos. interessante observar que a histria de Artur e seus cavaleiros se tornou conhecida em toda a Europa medieval, de modo que se pode dizer que poucas figuras na literatura universal alcanaram tanto destaque e popularidade quanto Lancelote, Guinevere, Merlim, Artur e seu sqito de cavaleiros. Poucas personagens conservaram uma vitalidade to rica que serviu de inspirao para poetas e msicos de vrias regies. Sobre esse assunto aufere Santiago Prampolini, na obra Historia da literatura universal, que:
Poucas figuras (...) conservaram nos sculos a vitalidade to rica para tentar poetas e msicos de todos os pases e tendncias. Mas ao lado de tal riqueza, ntima e intensa, de humanidade, e o mpeto da fantasia e da paixo que conduz at os limites do mistrio,

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Romancedecavalaria:tessiturasentrearteemitona literaturamedieval

145

existem rasgos caractersticos, essenciais da alma celta, que por uma singular vizinhana com o tempestuoso Atlntico parecem haver derivado o sentido do intenso, a certeza consoladora do mais alm e uma admirvel atitude para sentir e criar no mundo da poesia (PRAMPOLINI, 1940, 320/321)

Os romances de cavalaria recriam um mundo onde existe um modo de ser e de agir que possui um toque de refinamento, o qual contrabalana uma realidade histrica difcil: em meio as aventuras de Artur e seu sqito de paladinos se encontra a doura corts do cavaleiro para com a sua dama, levando o leitor a perceber que no comportamento daqueles homens e daquelas mulheres havia uma certa moral e uma elegncia que eram melhores que as que a convivncia real deixava entrever. Esse conjunto de valores permeados de elementos mticos que revelam modos de ser no mundo e modos de ver o mundo perpassa pocas e obliteram os sculos fazendo sucesso em meio as mais radicais transformaes scio-culturais: eles j sobreviveram ao perodo da Reforma Protestante, viram nascer os Estados Absolutistas e o perodo do Renascimento Cultural, pois quando Thomas Malory redescobriu o ciclo arturiano dos romances de cavalaria e escreveu A morte de Artur, a Europa j estava vivendo os ltimos anos do sculo XV e encaminhandose para o sculo XVI. Perceba-se que o conjunto de valores expresso nos romances de cavalaria: a lealdade, a coragem, a castidade... so valores retomados na atualidade pela sociedade contempornea, em pleno sculo XXI! Observa-se, assim que essas prticas que

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

146

MrciaMariadeMedeiros

nem por um momento foram obliteradas do imaginrio social, apenas passaram para outra categoria, ou seja, o inconsciente coletivo, categoria de anlise que faz parte do arqutipo da histria das mentalidades.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FOUCHER, Jean- Pierre. Romances da Tvola Redonda. So Paulo: Martins Fontes, 1998. FRANCO Jr., Hilrio. As utopias Medievais. So Paulo: Brasiliense, 1992. MEDEIROS, Mrcia Maria de. A construo da figura religiosa no romance de cavalaria. Londrina: UEL, 2006. 160 p. Tese (Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Letras, Faculdade de Letras, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. MELLO, Jos Roberto. O cotidiano no imaginrio medieval. So Paulo: Contexto, 1992. SARAIVA, Jos. Histria da Literatura Portuguesa. Porto: Editora do Porto, s/d. PRAMPOLINI. Histria da Literatura Universal. Buenos Aires: UTEHA Argentina, 1940.

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Romancedecavalaria:tessiturasentrearteemitona literaturamedieval

147

Interdisciplinar

Ano3,v.7,n.7|edioespecial|p.137146Jul/Dezde2008

Вам также может понравиться