Вы находитесь на странице: 1из 1

Economia: estuda a forma de se ordenar os recursos (escassos) para satisfazer as necessidades (infinitas) dos seres humanos.

Bem: tudo aquilo que tem utilidade, podendo satisfazer uma carncia. Bens econmicos: bens relativamente escassos, que demandam trabalho humano. Bens livres: abundantes na natureza e no podem ser comprados, no tem preo. Ex: ar, luz do sol e gua. MTODOS DE INVESTIGAO: Teoria: um conjunto de idias sobre a realidade, sempre analisada de forma independente>Argumento: condies sob as quais a teoria se sustenta.>Hiptese: suposio relativas maneira como as coisas da realidade se comportam.>Modelos: a economia para analisar uma realidade complexa, ela abstrai e cria modelos para estudar um fenmeno. MTODOS DE PESQUISA: Mtodo Indutivo: parte de fatos especficos para chegar a concluses gerais. Aprende-se com a experincia do dia-a-dia.>Mtodo Dedutivo: parte das concluses gerais para explicar o particular. QUESTES ECONMICAS BSICAS: Economia: aborda a produo, consumo, investimentos e outras atividades ligadas a um grande e varivel nmero de transaes contnuas na sociedade. Sociedade: servida pela economia no alcance dos seus desejos. Bem-estar (ou padro de vida): medido pela extenso pela qual os desejos so satisfeitos.Funes da economia: definir como empregar os recursos limitados para satisfazer os desejos ilimitados da sociedade. Demanda e oferta de bens e fatores de produo: Os empresrios adquirem os insumos que eles necessitam para produzir os bens e servios desejados pelos consumidores, e o preo pago por tais recursos gera a renda para quem os fornece. O que produzir? respondida pela demanda do consumidor; Como produzir? De forma a otimizar os recursos; Como distribuir a produo? De acordo com a renda. Papel alocativo do governo: faz intervenes, que afetam os meios em que os recursos produtivos so alocados e usados. Fornece bens pblicos (estradas, iluminao publica e defesa nacional). DEMANDA: a relao entre a quantidade de um bem ou servio que consumidores esto desejosos e so capazes de comprar a diferentes preos, durante um perodo de tempo especificado. A curva de demanda tem inclinao negativa porque, se algum consome mais de um bem ou servio, eventualmente o seu desejo em pagar, como resposta utilidade ou satisfao pelo uso destes, diminui medida que mais unidades dos mesmos so desfrutadas. Deslocadores da demanda: Preos de produtos substitutos (Ps); Preos de produtos complementares (Pc); Renda dos consumidores (R); Expectativas futuras quanto aos preos futuros, abastecimento (E); Condies climticas como temperatura, precipitaes (C); Mudana nas preferncias dos consumidores (G); Tradies, aspectos culturais e religiosos (T); Nmero de compradores potenciais ou populao (POP); Outros. Lei da Demanda: Um aumento no preo do produto levar reduo na sua quantidade demandada, enquanto que uma queda no preo do bem causar um aumento na quantidade demandada.

OFERTA: Representa o desejo dos produtores em produzir e colocar um produto no mercado por unidade de tempo. Deslocadores da oferta: Custo de produo atravs de mudanas no nvel de preos dos fatores de produo (C); Mudana no nvel tecnolgico pela aplicao de uma melhor forma de combinar os fatores de produo (NT); Condies climticas que afetem os nveis de produo (escassez de precipitaes, geadas, altas ou baixas temperaturas) (CC); Os preos de produtos que concorrem pelos mesmos fatores de produo na fazenda (PP); As expectativas futuras sobre as condies de mercado (oferta e demanda, preos de bens complementares e substitutos) (EF). Lei da oferta: Aumento no preo do produto aumenta a quantidade ofertada enquanto que, uma diminuio no preo leva reduo na quantidade ofertada. Curva de indiferena: um grfico de uma funo que mostra combinaes de bens, na quantidade que torna o consumidor indiferente. Assim, ele no tem preferncia entre uma combinao contra a outra, j que cada uma prov um mesmo nvel de satisfao (utilidade no muda). As curvas de indiferena so muito utilizadas para representar as preferncias do consumidor. As curvas de indiferena jamais se interceptam e nem podem estar inclinadas para cima. Elas so levemente inclinadas para a direita. ELASTICIDADE: sensibilidade da demanda em relao ao preo. Mesma variao de preo em diferentes produtos. Ex: carro e alface. INFLAO: aumento contnuo do preo. DEMANDA ELSTICA: Se Q(quant)>1. Isto indica que a elevao no preo provoca reduo na quantidade demandada relativamente maior do que a elevao no preo, possui substituto, participa ativamente na renda, quant maior que preo, logo bom pro vendedor diminuir o preo. EX: alface DEMANDA INELSTICA: Se Q<1. Isto indica que a variao percentual na quantidade demandada menor que a variao percentual no preo. Em outras palavras, elevao no preo provoca reduo na quantidade demandada relativamente menor que a elevao no preo. Interpreta-se como a sensibilidade relativamente baixa da demanda em relao ao preo, no tem substituto mas tem complementar, bom aumentar o preo. EX: carne ELASTICIDADE UNITRIA: Se Q=1. Isto indica que a variao percentual na quantidade demandada igual variao percentual no preo.

Вам также может понравиться