Вы находитесь на странице: 1из 10

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

Guio de Explorao de Actividades

O que provocou a extino dos Dinossurios do Sistema Terra?


Que caractersticas do Sistema Terra permitiram a expanso e o declnio dos Dinossurios? Como era o Sistema Terra, na Era dos Dinossurios? Em que rochas so encontrados os fsseis de dinossurios? Como se formam e organizam essas rochas no Sistema Terra? Que informaes podem ser obtidas atravs do estudo do registo fssil dos Dinossurios?

No sentido de encontrares resposta para estas e outras questes-problema, e compreenderes as principais teorias defendidas pela Comunidade Cientfica, sobre a Extino dos Dinossurios, sero propostas actividades desenvolvidas em torno de notcias, e artigos cientficos. Algumas actividades sero complementadas com tcnicas de organizao e de sistematizao de dados que o/a iro ajudar a compreender e a integrar a informao do Tema 1 de Geologia.

Nota importante: Este documento no se destina a substituir o manual adoptado na disciplina, nem qualquer outro suporte de aprendizagem. Seguindo as linhas orientadoras gerais, propostas no Programa de Biologia e Geologia, um dos meios propostos pela equipa de professores como complemento na orientao e contextualizao das respectivas estratgias de ensino-aprendizagem e avaliao, quer na sala de aula, quer no laboratrio.

Bom trabalho!

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

A - Fala-se sempre no Fim. Como foi o princpio?... () H mais de 200 milhes de anos, uma intensa actividade vulcnica desencadeou uma extino em massa e ps ponto final ao perodo Trisico (entre h 245 e 208 milhes de anos). E foi a partir da que os dinossauros floresceram e reinaram sobre a Terra nos 135 milhes de anos seguintes. isso que confirmam os resultados de uma srie de anlises a sedimentos com 201,4 milhes de anos recolhidos em diferentes zonas na Europa Fig. 1 Dinossurio. e na Amrica. () Primeiro era a Pangeia (o continente nico na Terra), h mais de 200 milhes de anos. Depois iniciou-se a separao entre as placas norte-americana e africana, que abriu espao para o surgimento do Oceano Atlntico e desencadeou uma intensa actividade vulcnica, que durou mais de 600 mil anos e alterou a atmosfera, levando a superaquecimento do planeta. Aquele vulcanismo intenso produziu um pico de dixido de carbono e de outros gases com efeito de estufa e causou a extino em massa que marcou o final do perodo Trisico. Mais de metade das espcies de plantas e de animais ento existentes pereceram nessa altura e entre eles os crurotrsios - antigos parentes dos modernos crocodilos que ento reinavam na Terra. Acontece que estes crurotrsios eram os principais competidores dos dinossauros e no se adaptaram ao novo clima. Foi isso, explicam os paleontlogos, que permitiu aos dinossauros florescerem e reinarem durante 135 milhes de anos na Terra. () Adaptado de Filomena Alves In : Dirio de Notcias 24 Maro 2010 1. 2. 3. 4. Mencione elementos do Sistema Terra enumerados na notcia. A atmosfera um subsistema integrado na Terra. 2.1. Explique em que medida esse subsistema aberto. Transcreva uma frase do texto que evidencie uma relao Geosfera Atmosfera. Resolva as questes do anexo 1, relacionadas com a discusso da actividade diagnstico.

Fig. 2 - Crurotrsio.

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

B Uma pista de Dana de Dinossurios A 20 de Outubro de 2008, gelogos da Universidade do Utah (E.U.A.) identificaram uma incrvel concentrao de pegadas de dinossauros que eles chamam de "um salo de baile dinossauro", localizado em um deserto na fronteira com o Arizona, Utah, onde havia um osis no deserto de areia h 190 milhes anos atrs. O stio inclui raras marcas de caudas de dinossauros e fornece mais provas de que houve intervalos hmidos durante o incio do Perodo Jurssico, quando a parte SO dos E.U.A. estava coberta com um campo de dunas de areia maior que o deserto do Saara. Localizado dentro do Cliffs Vermilion National Monument, a superfcie (...) [da rocha] tem mais de 1.000, talvez, milhares de pegadas de dinossauros, com a mdia de uma dzia por metro quadrado em alguns lugares. () Arenito Navajo: rochas brancas, cinzas, amarelas, beges, rosadas, de gro fino a mdio, com estratificao cruzada mais evidente no topo da sequncia arentica. Representa depsitos elicos. Formao Kayenta: argilitos, siltitos castanhoavermelhados, e arenito. Representa depsitos fluviais.

Fig. 3 - Contextualizao geolgica simplificada do Vermilion National Monument. Marjorie Chan visitou pela primeira vez o local em 2005 e pensou que as marcas deixadas na rocha arentica tinham sido formadas a partir da eroso do vento. Mas na altura a investigadora suspeitou de algo mais, eu sabia que isto no era toda a histria, havia uma alta concentrao de marcas e no existiam em mais local nenhum na regio. A variedade de formas e tamanhos das pistas revela que pelo menos quatro espcies de dinossauros se tenham reunido no bebedouro, com animais que vo desde os adultos a jovens. Vrios argumentos deram fora teoria: o tamanho dos trilhos o indicado para animais grandes e as pegadas esto limitadas a uma nica camada rochosa; encontraram-se quatro tipos diferentes de trilhos que incluam marcas de garras, dedos e calcanhares; as marcas tinham uma orientao, o que indica uma direco na caminhada. () Adaptado de http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/descoberto-um-oasis-do-jurassico-com-mil-trilhosde-dinossauros_1346801

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

1. 2. 3. 4. 5.

6.

7.

Identifique em qual das unidades geolgicas destacadas na figura foram descobertas as pistas de dinossurios descritas no texto. Mencione a estrutura comum observvel nos depsitos da Formao de Kayenta e nos Arenitos Navajo. Identifique o grupo de rochas em que so includos os arenitos, siltitos e argilitos. Construa um mapa de conceitos, em grupo, seguindo as instrues do Anexo 2. Solicite ao professor amostras de areia de duna, arenitos e de outras rochas componentes da Geosfera. 5.1. Proceda observao e estudo desse material de acordo com as actividades propostas no Anexo 3. Pesquise informao referente aos mtodos de datao que permitem quantificar a idade das rochas em milhes de anos. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender esse mtodo de datao.) 6.1. Escreva em grupo um pequeno texto ilustrado a fim de o dar a conhecer turma, de acordo com critrios a serem fornecidos posteriormente pelo professor. 6.2. Discuta com o professor o trabalho produzido. Identifique, na escala do tempo geolgico, apresentada nas pginas 42 e 43 do manual adoptado as Eras representadas nas rochas do Cliffs Vermilion National Monument. 7.1. Discuta essa escala com os seus colegas de turma, com a orientao do professor.

C - Eu corro, tu corres, eles (tambm) corriam A velocidade aproximada de um animal pode ser calculada, partindo das pegadas que este deixa para trs. Em 1976, o zologo ingls R. McNeill Alexander usou elefantes, aves e pessoas e muitos outros animais para formular uma equao, relacionando as pegadas velocidade, comprimento da perna e da passada. Usando a frmula de Alexander, os cientistas podem determinar a velocidade da marcha ou da corrida de um dinossurio. Os cientistas calcularam que o comprimento da perna aproximadamente quatro vezes o comprimento do p. Equaes para determinar a altura do quadril e a velocidade do animal:

Velocidade (V)=0,25g0,5.SL1,67.h-1,17
g- acelerao da gravidade 9,8ms
-2

Altura do quadril (h)= 4.Comprimento do p (FL) SL Comprimento da passada (todas as medidas de comprimento so expressas em metro (m)) Comprimento do p (FL) a distncia medida entre a extremidade do dedo mais longo e a extremidade posterior do p.

1.

2.

Pesquise, no manual adoptado, o princpio do raciocnio geolgico que possibilita estimar a velocidade dos dinossurios, partindo de uma equao matemtica estabelecida a partir do estudo da locomoo de animais contemporneos. (Resolva a actividade do manual que melhor lhe permita compreender esse princpio geolgico.) Partilhe com os seus colegas de turma e o professor as ideias e concluses obtidas.

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

D - Observando as pegadas mais de perto

Fig. 4 - Diagrama mostrando diferentes aspectos de um trilho natural produzido por um Dinossurio. Adaptado de Lockley (1991).

TPC
1. 2. Identifique o processo de fossilizao posto em evidncia. Formule uma hiptese que possa responder ao seguinte problema: Qual foi a causa mais provvel que possa explicar o diferente aspecto das pegadas produzidas pelo Dinossurio? 2.1. Sugira uma experincia em que pudesse testar a sua hiptese. 2.2. Partilhe com a turma e o professor as suas ideias. 2.3. Registe as principais ideias discutidas e as concluses obtidas.

E- Complicando mais um bocadinho Agora que sabe as ideias-chave relacionadas com a planificao do trabalho experimental na Geologia (e na Biologia), suponha que pretende: a) determinar avelocidade de locomoo dos animais do Salo de baile do Arenitos Navajo, no Utah; b) responder s seguintes questes : Como se formaram os estratos sedimentares? Estratos com a mesma espessura correspondem a intervalos de tempo idnticos? Qual a relao de idade entre conjuntos de estratos horizontais? Qual o efeito da salinidade na sedimentao? 1. 2. Identifique as variveis que teriam de estar em jogo para efectuar o procedimento a). Planifique uma actividade experimental em que possa solucionar as questes-problema b). 2.1. Discuta com os seus colegas de turma e professor as principais ideias e procedimentos formulados. 2.2. Ponha em aco as propostas definidas na aula, atravs da leitura do anexo 4.

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

F- Ento e por c, no h nada? Portugal um pas rico em pegadas de Dinossurios. As pegadas da praia Grande do Rodzio, no concelho de Sintra, um exemplo de um trilho observvel na superfcie de estratificao de rocha calcria do Cretcico inferior.

Fig. 5 Estratos Cretcicos da Arriba da Praia Grande do Rodzio e foto das pegadas fsseis (algumas indicadas pelas setas).

TPC

1.

Pesquise informao sobre outros stios com interesse geolgico onde ocorram pegadas de dinossurios em Portugal. (Para a realizao esta actividade ser-lhe- dado um prazo. Ser ligada ao conceito geomonumento a ser abordado na Unidade 2 A Terra, um planeta muito especial. Solicite ao professor em que molde ser elaborado e avaliado o trabalho)

2. 3.

Partilhe a informao obtida com os seus colegas de turma e o professor em data a ser acordada com o professor. Explique por que razo as pistas da Praia Grande do Rodzio, ao contrrio das encontradas nos Arenitos Navajo (E.U.A.) tm uma posio subvertical.

Trabalho de Verificao de Aprendizagem 1 Prepara-se para uma actividade de avaliao individual a ser aplicada em tempo de aula. A actividade ser cotada para 100 pontos e ter a durao de 45 minutos. Palavras-chave: Conceito, Princpio, Teoria, Rocha, Fssil, Mapa de Conceitos e Sistema Terra

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

G- Geologia: uma cincia histrica de mos dadas com a Biologia Os registos de trilhos com pegadas sugerem que a designao Idade dos Dinossurios est bem aplicada. medida que o estudo de trilhos em rochas mesozicas vai sendo implementado, fica cada vez mais claro que a maioria das pegadas inequivocamente atribuda a Dinossurios. O nmero total de pegadas atribudas a anfbios, lagartos, crocodilos, tartarugas, pterossurios, mamferos e rpteis semelhantes a mamferos consideravelmente pequeno. A distribuio destas pegadas no registo fssil est condicionada por um elevado nmero de factores, nomeadamente condicionantes paleobiolgicas, relacionadas com o comportamento dos animais e a sua evoluo, bem como com a configurao dos ambientes antigos (paleoambientes). Por exemplo, muitas pegadas com origem em mamferos e em outros rpteis, so relativamente comuns no incio da Era dos Dinossurios, enquanto a proporo de pegadas originadas por estes relativamente baixa. medida que nos aproximamos do final desta Era, no perodo Cretcico, no se conhecem as pegadas originadas por animais semelhantes a mamferos. As pegadas com origem em verdadeiras Aves so desconhecidas ou raras no incio da Era dos Dinossurios. Elas comeam a aparecer abundantemente no Cretcico. () A confuso entre pegadas de Dinossurios e Aves foi um dos maiores obstculos ao progresso da Cincia das pegadas de Dinossurios por muitos anos. Esta confuso s recentemente foi resolvida. No apenas a evoluo a determinar o tipo de pegadas e trilhos documentados no registo fssil. () Se a Me Terra no quiser cooperar os trilhos podem ser destrudos sem qualquer contemplao (). In: MARTIN LOCKLEY (1991): Tracking Dinosaurs A new look at an ancient world

Fig. 6 - A evoluo de Dinosauria.

1. 2.

Discuta com o seu par/colegas de trabalho a importncia dos fsseis de Dinossurios para a Geologia e a Biologia a nvel do espao e do tempo. Partilhe com os outros colegas e o professor as principais concluses obtidas.

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

H- Faziam travessias atravs de continentes imveis ou deslocavam-se com estes?... Foi encontrado o crnio fssil de um dinossauro carnvoro, designado o primeiro cara enrugada Rugops primus, por uma equipe liderada pelo paleontlogo da Universidade de Chicago Paul Sereno. Os parentes deste carnvoro, encontrado no deserto do Saara, viviam em locais actualmente to distantes como a Amrica do Sul e ndia. A descoberta oferece novas informaes sobre como e quando estas massas continentais se separaram. A nova espcie, tem 95 milhes de anos, e a segunda de um carnvoro encontrado por Sereno numa expedio independente, ajuda a preencher lacunas crticas na evoluo dos dinossauros carnvoros em frica.

A segunda espcie nova de dinossauro, chamado Spinostropheus gautieri, foi encontrada no Nger, em rochas com 135 milhes de anos. O fssil representa uma relao antiga com Rugops e outros Abelisaurideos. Este grupo existiu em maior nmero durante o perodo Cretcico, no antigo supercontinente austral de Gondwana, e hoje em dia os seus restos fsseis podem ser encontrados nos actuais continentes da frica e Amrica do Sul, bem como na ndia e em Madagscar. Caracterizavam-se pelos fortes membros posteriores e pelos crnios extensivamente ornados, com sulcos e depresses. Nos abelisaurdeos mais tardios, como Carnotaurus, os membros anteriores tornaram-se vestigiais, o crnio ficou mais curto e desenvolveram-se cristas sseas acima dos olhos. Antes da descoberta, os Abelisaurdeos desse perodo tinham sido encontrados na Amrica do Sul, Madagscar e ndia, mas nenhuma havia sido confirmado em frica, apoiando a teoria de que a frica se separou do primeiro super-continente meridional de Gondwana h cerca de 120 milhes de anos atrs. Ambos Rugops e Spinostropheus vieram do perodo Cretcico, quando esta rea da frica apresentava grandes rios e plancies verdejantes. Adapato de http://www.sciencedaily.com/releases/2004/06/040609071516.htm 5/09/2010 e de http://africascience.blogspot.com/2007/07/two-dinosaurs-from-africa-give-clues-to.html 5/09/2010 1. 2. Escreva a evidncia relatada no texto para a mobilidade dos continentes. Pesquise outras evidncias para alm dos fsseis que apoiem esse Mobilismo. (Resolva as actividades do manual necessrias compreenso da tarefa)

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

3. 4. 5. 6.

Partilhe a informao encontrada e discuta-a com os seus colegas de turma e o professor. Mencione a teoria mobilista mais aceite pela Comunidade Cientifica. Escreva os princpios mais relevantes dessa teoria. Considere a frase sublinhada no ltimo pargrafo do texto. 6.1. Explique luz da Teoria da Tectnica de Placas a mudana climtica experimentada no Nger desde o Cretcico.

I- Agora mesmo o fim O que sabemos? A extino K-T ou evento K-T foi uma extino em massa, ocorrida h mais ou menos 65 milhes de anos, que marca o fim do perodo Cretcico (K, abreviao tradicional) e o incio do perodo Tercirio (T). Este evento teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da poca, incluindo os dinossauros e outros rpteis gigantes. Existem na Paleontologia duas correntes principais, com diferentes pontos de vista sobre o que poder ter causado a extino dos Dinossurios e de outros organismos no limite C-T (Cretcico Tercirio). As duas teorias podem ser classificadas em "gradualistas intrnsecos" e "catastrofistas extrnsecos". () Mas primeiro, vamos definir os aspectos gerais com os quais os cientistas em geral concordam relativamente ao limite KT. O contexto comum para o limite KT

I. II.

Ocorreu uma alterao climtica global; o clima quente e ameno do Cretcico mudou para mais frio e variado no Cenozico. Assim como ocorreu a mudana climtica global permanente, h a evidncia de que houve alteraes menos duradouras no final do Cretcico. Estas alteraes podem ter sido o resultado de uma perturbao terrestre macia, a qual lanou poeiras para o ar, causando uma chuva cida, emisso de gases venenosos e uma queda da temperatura (semelhante a um Inverno Nuclear). Muitos organismos, quer marinhos, quer terrestres, vertebrados e invertebrados extinguiram-se. A razo para esta extino em massa foi provavelmente a mudana climtica. No limite KT, ou prximo deste, em vrios locais da Terra, acumulou-se uma fina camada de argila com teores anormalmente elevados de Irdio. ()

III. IV.

No houve nenhuma resoluo do problema at agora (). Ambos os lados reivindicam deter a maioria dos cientistas; parece, contudo, que muitos paleontlogos inclinam-se para o lado intrnseco, ao passo que muitos astrnomos e fsicos esto a favor do lado extrnseco, e os gelogos provavelmente divididos em propores iguais entre os dois. Extrado e adaptado de http://www.ucmp.berkeley.edu/diapsids/extinction.html (31/08/2010) 1. Elabore um diagrama de Venn que lhe permita estabelecer a comparao entre Catastrofismo e Gradualismo, de acordo com os critrios de avaliao a serem fornecidos oportunamente pelo professor. Solicite ao professor uma cpia de trs artigos da Imprensa escrita onde vem descrita a polmica focada entre as duas linhas de raciocnio na explicao da extino dos Dinossurios (Anexo 5).

2.

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

Escola Secundria de Estarreja Tema 1 A Geologia, os gelogos e os seus mtodos

Biologia e Geologia 10Ano Setembro 2011

3.

Tenha em ateno dois excertos de uma das notcias em relao polmica assumida por dois cientistas de naturalidade holandesa:

Gerta Keller, da Universidade de Princeton, nos EUA, analisou sedimentos recolhidos na cratera Chicxulub e disse ter observado neles microfsseis, que provam que muitas formas de vida microscpicas sobreviveram centenas de milhares de anos depois da coliso do meteorito. Gerta Keller

O gelogo Jan Smit, da Universidade Livre de Amesterdo, na Holanda, um dos defensores da tese do meteorito. Discorda de Gerta Keller, dizendo que aquilo a que esta chama fsseis so apenas esferas de cristal. Jan Smit

3.1. Prepare-se para um debate a realizar em data acordada com o professor em que tenha de assumir uma posio fundamentada. 3.2. Escreva um documento escrito a ser entregue at hora do debate, sobre a sua posio em relao : polmica, fundamentando os seus argumentos para os DOIS modelos de extino KT em causa. discusso pessoal estabelecida entre os dois cientistas na Conferncia de cientistas realizada em Nice . resoluo do conflito em que Jan Smit afirma: O debate est terminado por agora. e em que a sua adversria cientfica questiona: Debate Chicxulub o que vem a seguir?

Rui Soares, Maria Jos Cardoso, Rosa Domingues & Graa Rodrigues 2011 Modificado de Soares, Oliveira & Cardoso 2010

10

Вам также может понравиться