Вы находитесь на странице: 1из 8

Regime Jurdico do Exerccio do Direito de Petio Lei n.

33/IV/97 Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta nos termos da alnea b) do artigo 186. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais Artigo 1 (Objecto) 1. A presente lei estabelece o regime jurdico do exerccio do direito de Petio previsto na Constituio. 2. Legislao especial regula: a) A impugnao contenciosa ou graciosa dos actos administrativos; b) O direito de queixa junto do Conselho de Comunicao Social; c) O direito de queixa junto da Alta Autoridade Contra Corrupo; d) O direito de petio dos militares e dos cidados que integram as foras policiais. Artigo 2 (Direito de Petio) 1. Todos os cidados tm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos rgos de soberania e a quaisquer autoridades pblicas, com excepo dos tribunais, peties, representaes, reclamaes ou queixas para a defesa dos seus direitos, da Constituio, das Leis ou do interesse geral. 2. Considera se petio, em sentido restrito, a apresentao de um pedido ou de uma proposta a um rgo soberania ou a qualquer autoridade pblica, no sendo de que tome uma deciso, ou adopte ou promova pedidas. 3. Considera-se representao a exposio destinada a exprimir exposio diversa da perfilhada por qualquer entidade pblica, ou a chamar a ateno de um a autoridade pblica relativamente a qualquer situao ou acto, com vista sua reviso ou ponderao dos seus efeitos. 4. Considera-se reclamao a impugnao de um acto perante o rgo, funcionrio ou agente que o praticou, ou perante o seu superior hierrquico. 5. Considera-se queixa a denncia de qualquer inconstitucionalidade ou ilegalidade, bem como do funcionamento anmalo de qualquer servio, com vista adopo de medidas contra os responsveis. 6. Sempre que, nesta lei, se empregue unicamente o termo petio, entendese que o mesmo se aplica s diversas modalidades previstas no n l deste artigo.

Artigo 3 (Titulares) 1. O direito de petio, enquanto instrumento de participao poltica democrtica, um direito exclusivo dos cidados cabo-verdianos. 2. So ainda titulares do direito de petio: a) Os estrangeiros e os aptridas residentes em Cabo Verde, para tutela dos seus direitos e interesses; b) As pessoas colectivas nacionais. Artigo 4 (Universalidade) A apresentao de peties constitui direito universal. Artigo 5 (Liberdade) O exerccio do direito de petio livre, no podendo ser proibido, limitado, restringido ou dificultado por qualquer rgo de soberania, autoridade pblica ou entidade privada. Artigo 6 (Gratuitidade) A apresentao de peties gratuita e no pode constituir, em caso algum, matria de tributao. Artigo 7 (Cumulao) O Direito de petio cumulvel com outros meios de tutela de direitos e interesses, designadamente judiciais e administrativos. Artigo 8 (Deveres de exame e comunicao) 1. A entidade destinatria da petio tem o dever de a receber e examinar, bem como de comunicar, por escrito, ao peticionante as decises que forem sobre ela tomadas. 2. As decises previstas no nmero anterior so fundamentadas sempre que a lei especial disponha neste sentido.

Artigo 9 (Garantias) 1. Ningum pode ser prejudicado na sua actividade poltica ou carreira profissional, no seu emprego ou nos benefcios sociais a que tenha direito, em virtude do exerccio do direito de petio. 2. O titular do direito de petio pode fazer valer o direito correspondente ao dever previsto no n 1 do artigo anterior, mediante aco administrativa adequada intentar junto dos tribunais judiciais, nos termos da lei do contencioso administrativo, sem prejuzo, de outros meios previstos na ordem jurdica. Artigo 10 (Responsabilide) Sem prejuzo das garantias previstas nesta lei, o peticionrio incorre em responsabilidade criminal, disciplinar ou civil, se do exerccio do direito de petio resultar ofensa de direitos ou interesses legalmente protegidos. CAPTULO II Forma e Procedimento Artigo 11 (Forma) 1. O exerccio do direito de petio no est sujeito a qualquer forma ou processo especial. 2. A petio deve, porm, ser reduzida a escrito e assinada pelo titular, ou por outrem a. seu rogo, se aquele no souber ou puder assinar. 3. O direito de petio pode ser exercido por via postal, ou atravs de telgrafo, telex, telefax e outros meios telecornnicao. 4. O peticionante ou peticionantes devero estar devidamente identificados, com a indicao do nome completo, naturalidade, profisso, residncia e especificar o objecto da petio.5. Sendo o texto da petio ininteligvel, ou na falta de algum dos dados previstos no nmero anterior, a entidade destinatria poder solicitar ao peticionante ou aos peticionantes a superao das deficincias num prazo no inferior a 15, nem superior a 30 dias, sob pena de rejeio da petio. 6. Em caso de petio colectiva ou em nome colectivo, suficiente a identificao completa de um dos signatrios. Artigo 12 (Apresentao das peties no territrio nacional)

1 . No territrio nacional, as peties devem em regra, ser apresentadas, nos servios das entidades a que so dirigidas. 2. As peties dirigidas a rgos centrais de entidades pblicas podem ser apresentadas nos servios dos respectivos rgos locais, quando os interessados residam na respectiva rea ou nela se encontrem. 3. Quando sejam dirigidos aos rgos da Administrao Pblica que no disponham de servios nas reas do conselho de residncia do interessado ou dos interessados, ou onde eles se encontrem, as peties podem ser entregues na secretaria da Cmara Municipal. 4. As peties apresentadas nos termos dos nmeros anteriores sero remetidas aos rgos a que sejam dirigidas pelo registo do correio e no prazo de 48 horas aps a sua entrega, com indicao da data desta. Artigo 13 (Apresentao no estrangeiro) 1. As peties podem tambm ser apresentadas nas representaes diplomticas e consulares cabo-verdianas no pas em que se encontrem ou residam os interessados 2. As representaes diplomticas ou consulares remetero os requerimentos s entidades a que sejam dirigidas, nos termo fixados no n 4 do artigo anterior. Artigo 14 (Indeferimento liminar) 1. A petio liminarmente indeferida quando for manifesto que: a) A pretenso deduzida ilegal; b) Visa a reapreciao pela mesma entidade de peties j anteriormente apreciadas, salvo se forem invocados ou ocorrerem novos elementos de apreciao; c) Visa a reapreciao de decises dos tribunais ou de actos administrativos insusceptveis de recurso. 2. A petio ainda liminarmente indeferida se: a) For apresentada a coberto de anonimato; b) O seu contedo for manifestamente injurioso; c) Carecer de qualquer fundamento. Artigo 15 (Celeridade)

A entidade que recebe a petio, se no ocorrer indeferimento liminar nos termos da presente lei, decide sobre o seu contedo, com a mxima brevidade compatvel com a complexidade do assunto nela versado. Artigo 16 (Procedimento) 1. Se a mesma entidade se julgar incompetente para conhecer da matria que objecto da petio, remetla- entidade para o efeito competente,, informando do facto, o autor da petio. 2. Para apreciar os fundamentos invocados, a entidade competente pode proceder s averiguaes necessrias e, conforme os casos, tomar as providncias adequadas satisfao da pretenso, ou 'arquivar o processo. Artigo 17 (Servios de Petio) Sem prejuzo, do disposto em especial para a Assembleia Nacional, os rgos de soberania e das autarquias cais, bem como os departamentos da Administrao pblica organizaro servios ou esquemas adequados de recepo, tratamento e deciso das peties. CAPITULO III Peties dirigidos Assembleia Nacional Artigo 18 (Procedimento) As peties dirigidos Assembleia Nacional so endereadas ao Presidente, que os remeter Comisso competente para parecer nos termos do Regimento. Artigo 19 (Efeitos) 1. Do exame das peties e dos respectivos elementos instruo feito pela comisso podem, nomeadamente, resultar as seguintes recomendaes ao Plenrio. a) A apreciao das peties pelo Plenrio; b) A remessa das peties e respectivos elementos ao Governo para: - Considerao, quando a pretenso for justa e deva ser deferida; - Ponderao, quando se justificar uma reponderao do assunto;

c) A remessa da petio ao Governo ou a qualquer autoridade para eventual medida normativa ou administrativa; d) A considerao da petio como, sugesto ou impulso para actuao legislativa parlamentar; e) A informao ao peticionante. de direitos que revele desconhecer, de vias que eventualmente possa seguir, ou de atitudes que possa tomar para obter o reconhecimento de um direito, a proteco um interesse, ou a reparao de um prejuzo; f) A sua remessa ao Procurador-Geral da repblica, no pressuposto da existncia de indcios para o exerccio da aco penal; g) A remessa Polcia Judiciaria Alta Autoridade contra a Corrupo, nos termos da lei; h) O esclarecimento dos peticionantes, ou do pblico em geral, sobre qualquer acto do Estado demais entidades pblicas relativo gesto dos assuntos pblicos que a petio tenha colocado em causa ou em dvida; i ) A iniciativa de inqurito parlamentar; j) O seu arquivamento, com conhecimento ao peticionante, ou peticionantes. 2. As diligncia previstas nas alneas b), c), e), f), g) e h) so efectuadas pelo Presidente da Assembleia Nacional, sob proposta da Comisso. Artigo 20 (Poderes da Comisso) 1. A Comisso pode ouvir os peticionantes, solicitar depoimentos de quaisquer cidados e requerer e obter informaes e documentos de outros rgos de soberania, ou de quaisquer entidades pblicas, ou privadas, podendo igualmente solicitar Administrao Pblica as diligncias que se mostrarem necessrias. 2. Os poderes referidos no nmero anterior so exercidos sem prejuzo das disposies legais relativas ao segredo de Estado, segredo de justia ou sigilo profissional. 3. Aps exame da questo suscitada pelo peticionante, a comisso poder solicitar, sob proposta do relator, que as entidades competentes tomem posio sobre a matria. 4. O cumprimento do solicitado tem prioridade em relao a quaisquer outros servios da Administrao Pblica, devendo ser efectuado no prazo mximo de 20 dias. 5. As solicitaes previstas neste artigo devem referir a presente lei e transcrever o nmero anterior, bem como as sanes previstas no artigo 23. Artigo 21 (Diligncia conciliatria)

1. Concludos os actos previstos no artigo anterior, a comisso pode realizar uma diligncia conciliatria, precedendo devida fundamentao. 2. Havendo diligncia conciliatria, o presidente da Comisso convidar a entidade em causa no sentido de poder corrigir a sua situao ou reparar situaes que deram origem petio. Artigo 22 (Sanes) 1. Constituem crime de desobedincia, sem prejuzo do procedimento disciplinar que ao caso couber, a falta de comparncia injustificada, a recusa de depoimento ou no cumprimento de diligncias solicitadas Administrao Pblica. 2. A falta de comparncia injustificada por parte dos peticionantes poder ter como consequncia o arquivamento do respectivo processo, no lhes sendo, contudo, aplicvel o previsto no nmero anterior. Artigo 23 (Apreciao pelo Plenrio) 1. As peties so apreciadas em Plenrio, sempre que se verifique uma das condies seguintes: a) Hajam sido subscritas por um mnimo de 500 cidados; b) Seja elaborado relatrio e parecer favorvel sua apreciao em Plenrio. 2. As peties que, nos termos do nmero anterior, estejam em condies de serem apreciadas pelo Plenrio so remetidas ao Presidente da Assembleia Nacional, para agendamento, acompanhadas os relatrios, devidamente fundamentados, e dos elementos instrutrios , se os houver. 3. A matria constante da petio no ser submetida a votao, mas, com base nela, qualquer Deputado, ou Grupo Parlamentar, pode exercer o direito de iniciativa nos termos regimentais, e, aquando da apreciao desta ser avocada a petio. 4. Do que se passar ser dado conhecimento ao primeiro signatrio da petio. Artigo 24 (Regulamento complementar) No mbito das respectivas competncias, os rgos e as autoridades abrangidos pela presente lei elaboraro normas e outras medidas para garantir o seu eficaz cumprimento. Artigo 25 (Entrada em vigor)

Esta lei entra em vigor 30 dias aps a sua publicao o Boletim Oficial. Aprovada em 30 de Maio de 1997. O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Espirito Santo Fonseca. Promulgada em 16 de Junho de 1997 Publique-se O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO. Assinada em 16 de Junho de 1997. Publique-se O Presidente da Assembleia Nacional, Antnio do Espirito Santo Fonseca

Вам также может понравиться