Вы находитесь на странице: 1из 10

ISSN 1983-4640 Fonte: http://jusvi.

com/artigos/1732 consultado em 23/09/2011

A greve do servidor pblico federal


por Carlos Augusto Jorge
Sumrio: 1. Introduo; 2 - Relao Jurdica Laboral: 2.1 Na Iniciativa privada; 2.2 No Servio Pblico; 3 Legalidade dos atos da Administrao Pblica; 4 - A Greve no servio pblico; 5 - A mora regulamentar do exerccio do direito 6 - Inrcia do devedor O Poder Executivo; 7 Suspenso do salrio em razo da greve; 8 Inconstitucionalidade do Decreto 1480/95. 9 Concluso. Ementa: A administrao pblica rege-se pelo princpio da legalidade. No havendo lei que regule a greve, aplica-se a analogia. Greve no faltar ao servio, mas paralisar as suas atividades. S a lei pode impor punio pela paralisao das atividades. A lei 8112/90 (Estatuto do Servidor Pblico Federal) no permite o corte de ponto, a no ser nos casos previstos. Corte de ponto em razo de greve no est previsto no Regime Jurdico do Servidor Pblico Federal. Corte de ponto abuso de autoridade. 1. INTRODUO A paralisao das atividades funcionais dos servidores pblicos federais, chamada de greve, nos termos da constituio cidad de 1988 deve ser concebida como uma das mais importantes conquistas do servidor sendo, porm, uma complexa manifestao coletiva produzida pela sociedade contempornea. A expresso GREVE foi utilizada no final do sculo XVIII, quando se reuniram, tanto desempregados quanto trabalhadores, numa praa em Paris chamada de Plac de Greve (na referida praa, acumulavam-se gravetos trazidos pelas enchentes do rio Sena, da o termo grve, originrio de graveto) que, insatisfeitos geralmente com os baixos salrios e com as jornadas excessivas, paralisavam suas atividades laborativas e reivindicavam melhores condies de trabalho. A Constituio de 1988 reconhece expressamente a greve como direito fundamental tanto para os trabalhadores em geral (art. 9), quanto para os servidores pblicos civis (art. 37, VI e VII), sendo que estes foram tambm contemplados com o direito livre sindicalizao, exceto os militares. 2 - RELAO JURDICA LABORAL: 2.1 NA INICIATIVA PRIVADA: A relao jurdica laboral existente entre o empregado da iniciativa privada decorre do

regime trabalhista cujo mecanismo jurdico o CONTRATO DE TRABALHO, com as peculiaridades descritas na Consolidao das Leis do Trabalho- CLT. Ao disciplinar a greve dos trabalhadores do setor privado, abrangendo os "servidores empregados" das sociedades de economia mista e empresas pblicas, a Lei n. 7.783/89, conceituou a mesma como "suspenso coletiva, temporria e pacfica, total ou parcial, da prestao pessoal de servio a empregador" (art. 2), arrolando os servios considerados essenciais e fixando os requisitos para o exerccio do direito; Na iniciativa privada a suspenso temporria do trabalho possvel em razo da sua bilateralidade e simplicidade. As normas que a regem so negociadas entre as partes. A greve nesse setor causa prejuzos financeiros diretamente ao empregador (normalmente scio-proprietrio do empreendimento) e, a reposio dos dias de greve, que na realidade a recuperao do prejuzo financeiro causado e no do efetivo exerccio da atividade laboral, pode ser negociado diretamente entre as partes, diferente da relao no servio pblico. 2.2 NO SERVIO PBLICO: Os titulares de cargos pblicos, chamados de servidores pela Constituio de 1988, (O servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico art. 2 da Lei 8112/90) so os servidores da Administrao direta do Executivo, das entidades da Administrao indireta vinculadas ao regime de Direito Pblico (autarquias e fundaes), do Poder Judicirio, e da esfera administrativa do Poder Legislativo, cuja relao jurdica no contratual, mas institucional, adesiva ou funcional. Conforme o texto constitucional inscrito nos artigos 37 a 41 e 169 que tratam sobre os servidores pblicos, existem os servidores titulares de cargos pblicos (vnculo estatutrio ou institucional), regidos pelas leis prprias de cada esfera, e os servidores ocupantes de empregos (vnculo celetista ou trabalhista), de natureza contratual, ou seja, regidas pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT (Decreto-Lei n 5.452, de 01.5.43). Segundo Jos dos Santos Carvalho Filho o "Regime estatutrio o conjunto de regras que regulam a relao funcional entre o servidor estatutrio e o Estado. Esse conjunto normativo (...) se encontra no estatuto funcional da pessoa federativa", sendo que as regras estatutrias bsicas devem estar contidas em lei.1 (grifo nosso) Os artigos 39 a 41 da Constituio da Repblica que trata sobre "Servidores Pblicos", especfica algumas caractersticas inerentes aos servidores estatutrios bem distintas dos servidores empregados. Sobre esse regime, Celso Antnio Bandeira de Mello comenta:
Tal regime, atributivo de protees peculiares aos providos em cargo pblico, almeja, para benefcio de uma ao impessoal do Estado o que uma garantia para todos os administrados , ensejar aos servidores condies propcias a um desempenho tcnico isento, imparcial e obediente to-s a diretrizes poltico-administrativo inspiradas no interesse pblico, embargando, destarte, o perigo de que, por falta de segurana, os agentes administrativos possam ser manejados pelos transitrios governantes em proveito de objetivos pessoais, sectrios ou polticos-partidrios que , notoriamente, a inclinao

habitual dos que ocupam a direo superior do Pas. A estabilidade para os concursados, aps trs anos de exerccio, a reintegrao (quando a demisso haja sido ilegal), a disponibilidade remunerada (no caso de extino do cargo) e a peculiar aposentadoria que se lhes defere consistem em benefcios outorgados aos titulares dos cargos, mas no para regalo destes e sim para propiciar, em. favor do interesse pblico e dos administrados, 2 uma atuao impessoal do Poder Pblico.

Sobre as caractersticas do regime estatutrio, Jos Carlos Carvalho dos Santos conclu que esse regime no pode incluir normas que denunciem a existncia da figura contratual:
Duas so as caractersticas do regime estatutrio. A primeira a da pluralidade normativa, indicando que os estatutos funcionais so mltiplos. Cada pessoa da federao, desde que adote o regime estatutrio para os seus servidores precisa ter a lei estatutria para que possa identificar a disciplina da relao jurdica funcional entre as partes. H, pois, estatutos funcionais federal, estaduais, distritais e municipais, cada um deles autnomo em relao aos demais, porquanto a autonomia dessas pessoas federativas implica, necessariamente, o poder de organizar seus servios e seus servidores. (...). A outra caracterstica concernente natureza da relao jurdica estatutria. Essa relao no tem natureza contratual, ou seja, inexiste contrato entre o Poder Pblico e o 3 servidor estatutrio. (grifo nosso)

Alerta Caio Tcito que "na funo pblica e este um ponto geralmente obscurecido nenhum dos dois sujeitos da relao jurdica determina as respectivas condies: nem administrao, nem ao funcionrio cabe ditar o regime da funo pblica; ele resulta da lei e por ela alterado".4 (nosso grifo) No o contrato nem o ato administrativo que forma e rege o vnculo do Servidor Pblico com o Estado, mas o ato legislativo em sentido formal. Duguit Hauriu e DAlessio, frisam o fato de no ser a Administrao que fixa ou ajusta as condies de desempenho de servios, pagamentos de remunerao e relao de trabalho de seus servidores, mas quem o faz o prprio Estado, sob critrios polticos-administrativos, de modo que o interesse pblico esteja atendido antes e acima de tudo. A lei que diz o que pode ou no ser feito pela Administrao Pblica. 3 LEGALIDADE DOS ATOS DA ADMINISTRAO PBLICA: Sabe-se, por disposio constitucional, que todos os atos da Administrao Pblica, de qualquer poder ou esfera, esto adstritos ao princpio da legalidade, devendo ser praticados em consonncia com o que determinar a lei e nunca ao seu arrepio. Celso Antnio Bandeira de Meio com muita propriedade, assim preleciona:
Ao contrrio dos particulares, os quais podem fazer tudo o que a lei no probe, a Administrao s pode fazer o que a lei antecipadamente autorize. Donde, administrar prover os interesses pblicos assim caracterizados em lei, fazendo-o na conformidade 5 dos meios e formas nela estabelecidos ou particularizados segundo suas disposies..

(nosso grifo) Na mesma linha de entendimento so os ensinamentos do ilustre Alexandre de Moraes in verbis:
O tradicional princpio da legalidade, previsto no art. 5, II, da Constituio Federal e anteriormente estudado, aplica-se normalmente na Administrao, porm de forma mais rigorosa e especial, pois o administrador pblico somente poder fazer o que estiver expressamente autorizada em lei e nas demais espcies normativas, inexistindo, pois, incidncia de sua vontade subjetiva, pois na Administrao Pblica s permitido

fazer o que a lei autoriza, diferentemente da esfera particular, onde ser permitida a 6 realizao de tudo o que a lei no proba. (nosso grifo)

4 - A GREVE NO SERVIO PBLICO: Quanto ao servidor pblico civil da Administrao direta, autrquica e fundacional, o art. 16 da Lei 7783 dispe expressamente que:
"Para os fins previstos no art. 37, VII, da Constituio, lei complementar definir os termos e os limites em que o direito de greve poder ser exercido".

O STF, em diversas oportunidades, considerou que o inciso VII do art. 37 da CF, em sua redao original, encerraria norma de eficcia limitada, sendo certo que a exigncia da lei complementar para o exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos civis impediria a aplicao analgica da Lei n. 7783/89, mormente em virtude da expressa determinao impeditiva nela contida (art. 16). Alm disso, forte na literalidade do art. 37, VII, da Constituio e do art. 16 da Lei 7783/89, o STF, no julgamento do MI 20-DF, realizado em 1 de maio de 1994, considerou a existncia de lacuna tcnica decorrente da mora do Congresso Nacional em regulamentar o direito de greve do servidor pblico civil. Lamentavelmente, porm, a Corte Suprema, ao invs de criar uma norma especfica para o caso concreto, o que seria da prpria essncia do mandado de injuno, limitou-se simplesmente a comunicar a deciso ao Congresso para que este tomasse as providncias necessrias edio de lei complementar indispensvel ao exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos civis. At hoje, o Congresso Nacional no deu a mnima importncia deciso injuntiva do STF. Em 4 de junho de 1998, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional n. 19, que deu nova redao ao art. 37, inciso VII, da CF, no mais exigindo a edio de uma lei complementar para regular o exerccio do direito de greve para o servidor pblico civil, mas, to-somente, de uma "lei especfica". Numa demanda jurdica pode-se encontrar o seguinte questionamento: At que seja editada a "lei especfica" constante do novel inciso VII do art. 37 da CF pode o juiz aplicar, analogicamente, os princpios e as normas da Lei n. 7783/89? 5 - A MORA REGULAMENTAR DO EXERCCIO DO DIREITO A existncia de mora legislatoris em regulamentar o inciso VII do art. 37 da Constituio, no mbito da Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional, no h como negar que tem suscitado grandes discusses doutrinrias e jurisprudenciais. Duas correntes se manifestam antagonicamente, de forma cristalina: Uma sustenta a eficcia contida no preceito constitucional, sendo possvel o exerccio do direito antes mesmo da edio da lei e, na sua ausncia, que seja aplicada, no que couber, por analogia, a Lei 7783/89. A outra entende que tal dispositivo no se executa por si mesmo, e que tal direito do servidor somente poder ser exercido aps norma infraconstitucional, que antes da emenda

n 19/98, deveria ser por lei complementar, mas agora por lei "lei especfica" ou ordinria. O STF, quando vigia a redao original do inciso VII do art. 37 da CF, adotou a segunda corrente, mas que est a exigir mudana em seu posicionamento, em razo da mora legislativa e, em funo da EC 19/89, que no mais exige lei complementar mas, e tosomente, "lei especfica", o que implica na sua ausncia, a aplicao de lei correlata por analogia, pois o direito no admite lacuna. Os Tribunais Regionais Federais e o Superior Tribunal de Justia tem reconhecido, sistematicamente, o direito de greve dos servidores pblicos, numa demonstrao clara de que os desmandos da Administrao Pblica, aliados ao descaso e conivncia do Poder Legislativo, encontram no Poder Judicirio uma barreira a resguardar a segurana do nosso ordenamento jurdico e os direitos inerentes coletividade. 6 - INRCIA DO DEVEDOR O PODER EXECUTIVO Diante da lacuna fomentada pela inrcia do Poder Executivo que tem a exclusividade no encaminhamento de leis que se referem ao servidor pblico e, considerando o fenmeno da recepo da atual Lei de Greve pela nova Emenda Constitucional n. 19, cabe ao intrprete, pelo menos at que sobrevenha lei especfica, dar a mxima efetividade norma constitucional mediante a integrao do sistema pela interpretao analgica, pois se trata de direito constitucional fundamental que no pode ser postergado ou negado pela mora do devedor ou por violao de direitos constitucionais fundada na falta de norma regulamentadora. Nos estudos de lvani Contini Bramante, podemos colher o oportuno entendimento de que:
"Visitando o ordenamento, verifica-se que j existe no mundo jurdico uma lei ordinria federal que regula, especificamente, o direito de greve, as atividades essenciais e o atendimento s necessidades inadiveis da comunidade: a lei 7.783, de 28 de junho de 7 1989.

Cumpre verificar que o art. 16, da lei 7.783/89, est revogado em razo da eficcia revogativa ou eficcia negativa, que tambm desobstrutiva, pois a norma constitucional traou novo esquema dependente para a sua atuao, ou seja, a exigncia de uma lei ordinria normativa, diferente do sistema anterior o qual remetia lei complementar, implicando dizer que, enquanto no for editada lei especfica que regule a greve no setor pblico, o direito de exerc-la livre e soberano esbarrando-se apenas nos excessos no permitido por lei correlata. Desse comento pode-se afirmar que a Lei 7.783/89 foi recepcionada em parte podendo ser aplicada, no que couber, aos servidores pblicos porque est em perfeita compatibilidade vertical-formal-material com o texto Constitucional. Operou-se o chamado fenmeno da eficcia construtiva da norma constitucional visto que a Lei 7.783/89, que trata do direito de greve na iniciativa privada, recebeu da Carta Poltica um novo elemento revigorador que a valoriza para a ordem jurdica nascente. Dispensvel o apelo de futura interferncia do legislador para a elaborao urgente ou o aperfeioamento da aplicabilidade da norma constitucional que consagra o direito de greve

pelo servidor pblico. No havendo lei ordinria reguladora, especifica, da greve dos servidores pblicos civis opera-se o instituto da analogia para os limites do direito de greve e, at mesmo sua proibio em certos casos, para algumas categorias especficas de funcionrios pblicos, justificados no em razo do status do servidor, mas em decorrncia da natureza dos servios prestados que so pblicos, essenciais, inadiveis, imantados pelo princpio da predominncia do interesse geral. sabido que os servios essenciais comunidade, tanto podem ser prestados pelos trabalhadores do setor privado quanto do setor pblico, cuja absteno no pode causar prejuzos aos outros interesses tutelados constitucionalmente, como aqueles possuidores de carter de segurana, sade, vida, integridade fsica e liberdades dos indivduos. No se justifica, assim, o tratamento diferenciado ou separado. Onde h a mesma razo igual deve ser a regulamentao e soluo. 7 SUSPENSO DO SALRIO EM RAZO DA GREVE: Pelo princpio de que a Administrao s pode fazer o que a lei determina (principio da legalidade, impessoalidade e publicidade) nem mais nem menos, quando de movimentos de paralisao das atividades funcionais de uma repartio pblica (greve), estando o Poder Pblico em mora com a edio de lei de greve especfica para o setor pblico, como j declarado pelo Supremo Tribunal Federal em Ao de Injuno j comentada, no se pode falar em corte ou suspenso de pagamento de salrios dos servidores que, efetivamente, participem dos movimentos, pela cristalina falta de amparo no ordenamento jurdico legal. A lei 8112/90, que se transformou no regime jurdico do servidor pblico federal, quando trata da questo do corte de ponto do servidor, com a conseqente suspenso de pagamento pecunirio, o faz no art. 44, onde diz que o servidor perder a remunerao dos dias em que faltar ao servio ou nos casos de atrasos na chegada, ausncias ou sadas antecipadas iguais ou superiores a 60 minutos. in verbis:
Art. 44. O servidor perder: I - a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado; (Redao dada pela L-009.527-1997) II -a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas, ressalvadas as concesses de que trata o art. 97, e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata. (Redao dada pela L-009.527-1997) Pargrafo nico. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. (Includo pela L-009.527-1997) Art. 45. Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. Pargrafo nico. Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento.

Na interpretao literal do termo FALTAR AO SERVIO... ATRASOS, SADAS ANTECIPADAS, o legislador quis dizer que se trata da ausncia fsica no local de trabalho, entendendo-se por local de trabalho o ambiente da repartio onde o servidor presta sua atuao laboral. o instituto da assiduidade como dever funcional.

falta de assiduidade, que pode ser conceituada como o no comparecimento repartio ou local de trabalho para o desempenho de suas funes relativas sua competncia que a lei permite punio com a suspenso dos estipndios relativos aos dias faltosos. No se pode falar em greve ou paralisao dos servios pblicos pela ausncia do servidor do seu local de trabalho, pois a no se teria a greve, mas a falta ao trabalho, este punido como j mencionado. Na atividade de paralisao, o servidor comparece ( assduo) e permanece, durante todo o tempo destinado ao labor, no recinto da repartio deixando, no entanto, de praticar qualquer ato de execuo de suas tarefas rotineiras. A inexecuo das tarefas rotineiras, nos termos da Lei 8112/90, art. 117, inciso XV, pode ser conceituada como proceder de forma desidiosa, sendo esta uma proibio legal, mas, para cuja punio se faz necessrio a apurao pelo processo disciplinar, nos termos do art. 143 do mesmo diploma legal. A Lei 8112/90, em seu art. 116, referente aos deveres do servidor pblico, e o art. 117, que trata das proibies, no impe nenhuma sano, de forma direta e sem o devido processo legal, que puna o servidor que participar de movimento de paralisao de atividades funcionais em busca de direitos legtimos e melhores condies de trabalho. O inciso I do Art. 45 cristalino na sua concepo de que a remunerao ser suspensa quando se faltar ao servio sem motivo justificado. Havendo justificativa para a falta, esta haver de ser relevada ou compensada. Caso o servidor em greve, por ordem de sua entidade sindical ou comando de greve, tenha que se ausentar do seu local de trabalho, deslocando-se para um outro ponto, objetivando uma melhor presso poltica com o intuito de pressionar o Administrador Pblico a uma soluo mais rpida para os motivos que ensejaram a deflagrao do movimento paredista, estar justificada sua ausncia, no podendo haver nenhuma punio pecuniria, podendo ser aplicado o dispositivo do pargrafo nico do mesmo art. 45, aps o trmino do movimento. Alm do que, como j dito, a relao de trabalho do servidor com o Estado institucional, no operando a quebra de contrato de trabalho ou sua resciso (demisso ou exonerao no servio pblico) sem o devido processo administrativo. O ato de afastamento formal necessitando do instituto legal para sua efetivao, seja decreto ou portaria de demisso ou exonerao. Tambm, o prejuzo causado com a paralisao das atividades no afeta o empregador, considerando-o como sendo a Administrao Pblica, mas a comunidade que dele depende segundo as normais legais. Diferente da iniciativa privada, os servios acumulados resultante da paralisao ho de ser reparados e colocados em dia com o trabalho extra do servidor, alis, um dos nus da paralisao das atividades pblicas a colocao do expediente em dia, sem nenhuma remunerao extra, operando-se, com j mencionado, os preceitos do pargrafo nico do art. 45 da lei 8112/90.

8 INCONSTITUCIONALIDADE DO DECRETO 1480/95. O Presidente da Repblica editou o Decreto n. 1.480, de 03.05.1995 (DOU 04.05.1995), que disciplina as faltas do servidor pblico federal decorrentes da sua participao nos movimentos de paralisao. Tal decreto, que se reveste de regulamento de greve no servio pblico, determina que, em nenhuma hiptese, podero ser objeto de abono, compensao ou cmputo para fins de contagem de tempo de servio ou de qualquer vantagem que tenha por base o salrio. Na realidade, um decreto que regulamenta uma lei inexistente - a lei de greve no servio pblico, cuja mora do prprio Poder Executivo. O equvoco tamanho que as autoridades governamentais estabeleceram srias restries e at sanes aos servidores que participarem de greve, o que incompatvel com o fundamento dessa espcie de direito fundamental do trabalhador brasileiro. Eivado de vcios insanveis, esse Decreto de duvidosa constitucionalidade, pois determina at mesmo a exonerao ou dispensa de servidores, discriminando os ocupantes de cargos em comisso e os que percebam funo gratificada. A Constituio cidad de 1988 no fez qualquer distino entre os servidores pblicos civis efetivos e os servidores ocupantes de cargos em comisso, sendo certo que as funes de confiana devem ser, por fora da Emenda Constitucional n. 19/98, ocupadas, exclusivamente, por servidores ocupantes de cargos efetivos o que, tambm, no vem ocorrendo no seio da Administrao Pblica, desgraadamente, ocupados por estranhos prpria administrao. A Constituio Federal de 1988 no admite ser regulamentada por decreto, da poder-se afirmar que tal decreto inconstitucional. 9 - CONCLUSO: Conclui-se que, enquanto no existir lei que regulamente o art. 37 especificamente quanto relao institucional da greve no servio pblico, visto que a mora est no poder pblico representado pelo Poder Executivo Federal, o servidor que participar de paralisao (greve) de suas atividades funcionais, desde que, devidamente convocado pelas entidades sindicais representativas, por analogia lei de greve existente, no poder sofrer nenhuma penalidade pecuniria, seja multa ou descontos dos dias em que deixou de exercer suas funes laborais. Deixar de executar suas atividades sem se ausentar do seu local de trabalho ou, quando tiver que se faz-lo, mediante deslocamento a local de concentrao para presso ao prprio Poder Pblico na soluo mais rpida dos motivos que ensejaram a greve, no so passveis de sanso administrativa por inexistir norma legal que permita Administrao tal desiderato.

Qualquer punio, sob pena de nulidade absoluta, s poder ocorrer mediante o competente processo disciplinar administrativo, com a liturgia do devido processo legal e o contraditrio, conforme amparo constitucional esculpido no art. 5, inciso LV, da Carta Magna de 1988. O nus maior de quem participa ativamente de um movimento de greve no Servio Pblico , ao fim do movimento, exercitar sua atividade funcional, de forma extraordinria, de modo a colocar em dia todas as tarefas pertinentes sua rotina de trabalho normal, sem a percepo pecuniria extra por isso. Caso venha a sofrer penalidade, pelo desconto pecunirio pelos dias de greve, no poder ser compelido a trabalhar extraordinariamente, para colocar o servio em dia, pois h vedao legal para o pagamento de horas extras no servio pblico. A norma, neste caso, autoriza a reposio nos termos do pargrafo nico do art. 45 da lei 8112/90. Assim, deve ser praxe nesses movimentos, que o servidor cumpra, fielmente, os horrios de trabalho tanto na entrada como na sada, bem como, que assine o ponto de presena, seja o oficial, da prpria repartio, seja o paralelo, ofertado pela entidade organizadora do evento, pois, para uma eventual demanda administrativa ou judicial haver de ser comprovado que o servidor compareceu ao servio deixando, apenas, de executar suas atividades laborais pertinentes, pois estava disposio de sua entidade sindical em movimento de reivindicao por melhores condies de trabalho, cujo direito est, ampla e devidamente, amparado pela Carta Constitucional Cidad de 1988. NOTAS DE RODAP CONVERTIDAS 1 CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 6 edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000, p. 436. 2 MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 13 edio. So Paulo: Malheiros, 2001, p. 239. 3 CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 6 edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000, p. 436. 4 12 TCITO, Caio. Temas de direito pblico. Rio de Janeiro: Renovar, 1997, p. 1487. 5 In Curso de Direito Administrativo, 10 Ed. Ed. Malheiros editores, 1998, So Paulo, pg 63 6 In Direito Constitucional, 7 ed. Ed. Atlas, 2000, So Paulo, pg. 279 7 Cf. Arnaldo Sssekind, Direito Constitucional do Trabalho, Rio de Janeiro, Renovar, 1999, p. 434-435. Nesse sentido decidiu a 6 Turma do STJ no ROMS 4531/SC (1994/0018896-0), Rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro, j. 22.8.95 BIBLIOGRAFIA:

A greve no contexto democrtico, in Revista Sntese Trabalhista, n. 82, abril/96, Porto Alegre, A liberdade sindical / trad. Edilson Alkmim Cunha. Braslia, DF: Organizao Internacional do Trabalho; So Paulo: LTr, 1994, Arnaldo Sssekind, Direito Constitucional do Trabalho, Rio de Janeiro, Renovar, 1999, Carvalho Filho, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 6 edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000, Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 12 edio. So Paulo: Atlas, 2000 Friede, Roy Reis, Curso de Direito Administrativo, Ed. Forense, Rio de Janeiro, 1993 Laranjeiras, Aline Daniela Florncio. Direito de greve no servio pblico. Jus Navigandi, n. 63, mar. 2003. Leite, Carlos Henrique Bezerra. A greve do servidor pblico civil e os direitos humanos. Jus Navigandi, n. 54, fev. 2002. Meirelles, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 25 edio. So Paulo: Malheiros, 2000, (atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Dlcio Balestero Aleixo e Jos Emmanuel Burlem Filho). Mello, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 13 edio. So Paulo: Malheiros, 2001, Mozart Victor Russomano, Princpios gerais de direito sindical, 2 ed., Rio de Janeiro, Forense, 1997, Souto, Marcos Juruena Villela. Desestatizao privatizao, concesses e terceirizaes, 3 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000, p. 283. Fonte: Cedido pelo autor via online. Revista Jus Vigilantibus, Tera-feira, 6 de abril de 2004

Вам также может понравиться