Вы находитесь на странице: 1из 28

PARTICIPAO SOCIAL NO SUS:O OLHAR DA GESTO MUNICIPAL

INTRODUO:
O SUS nasceu a partir de um movimento social em prol da sade pblica em uma grande mobilizao de setores como a sociedade civil organizada, os movimentos de sade, os trabalhadores de sade, os gestores e a academia. A oportunidade histrica de convergncia poltica inseriu na Constituio o captulo da sade criando um sistema universal e que se caracteriza pela democracia participativa. O CONASEMS desde aquele momento tornou-se a fala do movimento dos gestores municipais de sade, tendo a sua participao institucionalizada na Lei Orgnica 8142/90. Desde que foi criado, focou sua tarefa em promover e consolidar um novo modelo de gesto pblica de sade alicerado em conceitos como descentralizao e municipalizao viabilizando a importante participao da comunidade na sade. O momento atual vivido pelo CONASEMS propcio a uma reflexo maior, a gesto 2009/2011 recm empossada, aponta a necessidade da construo de uma agenda prioritria aos gestores municipais, de reconstruo de suas Teses, que devero nortear a entidade em seus posicionamentos.
2

O Ncleo de Participao da Comunidade na Sade busca atualizar esta agenda em seu contedo com base nas observaes e sugestes feitas durante XXV Congresso da entidade realizado em Braslia e pelo debate acumulado com os seus integrantes. Observou-se a necessidade premente de produzir material de informao, atravs da elaborao deste documento, voltado aos gestores municipais sobre a importncia da participao da sociedade na construo da sade e que oferea no s informaes e esclarecimentos, mas tambm proporcione uma oportunidade de reflexo sobre o papel protagonista dos gestores na responsabilidade de implementao desta ao. A participao da comunidade na sade, preceito constitucional deve ser proposta, estimulada e garantida pelos dirigentes de sade. Esta participao um direito de cidadania, e aqui mais uma vez recorremos Constituio Cidad onde lemos em seu pargrafo nico de seu Artigo 1:

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.
Na XIII Conferncia Nacional de Sade observamos uma grande diviso de interesses dos setores que compe a sociedade civil organizada, confrontada com os gestores do SUS. O CONASEMS entende que este fato divide e enfraquece sobremaneira o movimento pela sade e o Pacto pelo SUS. Esta fragmentao atende exclusivamente aos interesses daqueles que entendem a sade como um bem de consumo e no um direito de cidadania. A etiologia desta diferena ser abordada com mais profundidade neste documento, mas a expresso de certo grau de medo do gestor em participar das instncias de controle social, negligenciando sua importncia e negando informaes. Isto cria espao para enfrentamentos polticos partidrios ou corporativos, minimizando a discusso da poltica de sade sua construo e seu fortalecimento. No se justifica a ausncia do gestor nestas instncias que revela o medo da transparncia necessria ao fortalecimento da administrao pblica e gera a desconfiana capaz de impedir qualquer relao de construo coletiva. O grave momento de sustentabilidade pelo qual passa o SUS necessita de uma reviso estratgica na mobilizao das foras que foram criadoras deste que o maior movimento de incluso social na sociedade brasileira.
3

O CONASEMS E SEU NCLEO:

O Ncleo de Participao da Comunidade na Sade, um dos dez ncleos existentes na estrutura organizacional do CONASEMS, foi oficialmente criado em setembro de 2007, e desde ento busca subsidiar os posicionamentos desta entidade nos fruns tripartites do SUS e nos demais espaos de pactuao, alm de ter o objetivo de promover e participar de debates voltados implementao da gesto participativa, e da participao da comunidade na sade. Desde sua criao seus integrantes, gestores municipais de sade do CONASEMS, apontam para a necessidade de vitalizar e promover um debate qualificado em torno desta temtica buscando garantir a transparncia necessria gesto democrtica do SUS, conforme previsto em lei. importante ressaltar que o CONASEMS optou por mudar o nome de sua Tese e consequentemente de seu Ncleo, concebido inicialmente como de Gesto Participativa, para Participao e Controle Social e agora, no momento de reviso de sua Tese, para o nome e Participao da Comunidade na Sade, conforme previsto em nossa Constituio Federal e na Lei Orgnica da Sade. No se trata somente de uma mudana para atender questo legal, mas tambm de uma concepo conceitual que envolve o enfoque da ao pretendida. Entendemos que controle social e gesto participativa so partes integrantes da participao da comunidade no SUS, que tem um enfoque mais profundo e abrangente, pois se traduz no s pelo controle, mas tambm pela ao e proposio que mais adiante detalharemos.
4

TEMAS CONSIDERADOS PRIORITRIOS NA AGENDA DO NCLEO

Entre diversos temas est na agenda do Ncleo: Promover debates sobre aes que busquem a incluso social de populaes especficas, visando eqidade no exerccio do direito sade; Discutir formas de implementao da Poltica Nacional de Educao Permanente para o Controle Social como estratgia para fortalecimento e qualificao desta prtica na efetivao do SUS; Promover debate sobre a implementao da Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa em seus quatro eixos estruturais: Apoio Gesto Participativa, Ouvidoria, Auditoria e Monitoramento e Avaliao da Gesto; Defender e apontar diretrizes sobre o formato das Conferncias de Sade, com o objetivo de deliberar apenas sobre os temas que tenham viabilidade tcnica e financeira, reduzindo as conferncias temticas que fragmentam o debate.
5

REVENDO

ALGUNS CONCEITOS UTILIZADOS:

So muitas as expresses utilizadas corriqueiramente para caracterizar a participao da sociedade na gesto pblica, mas optamos como dito acima, por adotar o termo contido em nossa Carta Magna que o de participao da comunidade na sade. Embora o termo controle social seja o mais utilizado consideramos que se trata de um reducionismo, uma vez que este no traduz a amplitude do direito assegurado pela Constituio Federal, que permite no s o controle e a fiscalizao permanente da aplicao de recursos pblicos. Esta tambm se manifesta atravs da proposio, onde cidados participam da formulao de polticas, intervindo em decises, orientando a Administrao Pblica quanto s melhores medidas a serem adotadas que atendam interesses pblicos legtimos. Manifesta-se tambm atravs da ao, ou seja, cada um de ns, seres humanos, cidados e polticos, tm um papel na sociedade que desempenhamos atravs da execuo de nossas funes. H ainda o termo gesto participativa, que entendemos ser uma importante ferramenta de democratizao das organizaes e busca adotar uma srie de prticas que efetivem a participao da sociedade na gesto aprimorando-a. Vejamos alguns exemplos concretos desta participao contidos nestes conceitos: Construo coletiva de planos municipais de sade; Oramento participativo; Aprovao de prestao de contas apresentada em audincia pblica entre outros. Vamos nos deter com mais demora nas seguintes instncias colegiadas do SUS: as Conferncias de Sade, e os Conselhos de Sade, ambos na esfera municipal.
6

CONFERNCIAS MUNICIPAIS DE SADE

Segundo a Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990 em seu Art. 1 podemos ler:

O Sistema nico de Sade - SUS de que trata a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, contar, em cada esfera de governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas:
I - a Conferncia de Sade, e II - o Conselho de Sade. 1 - A Conferncia de Sade reunir-se- a cada 4 anos com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Sade.
7

As Conferncias de Sade so espaos democrticos de construo da poltica de Sade, portanto o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da sade em cada esfera. No mbito municipal a Conferncia deve ser realizada no primeiro ano da administrao eleita e recm empossada. Visa a construo de polticas pblicas que devero compor o plano municipal de sade e o plano pluri anual PPA. No mbito nacional ocorre uma etapa municipal que tem por objetivo a discusso dos eixos de interesse nacional e eleio de delegados para as etapas estadual e nacional da conferncia. Ocorre no 3 ano da gesto municipal. Mais que um instrumento legal de participao popular, a Conferncia significa o compromisso do gestor pblico com os necessrios avanos do sistema de sade e tem por objetivo: Avaliar e propor diretrizes da poltica para o setor sade; Discutir temas especficos para propor novas diretrizes da poltica de sade; Eleger delegados para as Conferncias Estaduais e Nacionais, quando for o caso. Muitos municpios realizam a eleio dos membros de seu Conselho Municipal durante a Conferncia, portanto este mais um motivo importante da organizao da Conferncia no se dar de forma centralizada pela gesto, mas contar com o apoio dos usurios, trabalhadores e prestadores, buscando mobilizar e envolver amplamente a sociedade em todos os momentos, garantindo a participao de representantes dos diversos segmentos sociais abaixo descritos: Populao, por meio de usurios ou entidades tais como associaes de moradores, movimentos populares de sade, sindicatos e centrais sindicais, associaes de familiares e portadores de patologia, de defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, dos estudantes, comunidade cientfica, etc.; Trabalhadores da Sade, por meio de sindicatos, associaes, conselhos profissionais e de servidores pblicos; Instituies prestadoras de servios de Sade; Gestores do SUS.
8

Em cada municpio deste pas renem-se representantes da sociedade civil, pessoas interessadas nas questes relativas sade e a qualidade de vida, para decidir o que o povo quer recomendar aos gestores do SUS e s esferas de governo sobre a poltica de sade. um privilgio democrtico que nosso pas possibilite essa expressiva participao do povo na formulao e controle da poltica pblica de sade. preciso sempre valorizar esse espao e responsabilidade do gestor municipal do SUS garantir que a discusso se d em seu Municpio de forma ampla, transparente e ascendente, ou seja, a partir de pr-conferncias em bairros, regies ou distritos, e que dessas reflexes surjam avaliaes e propostas consistentes que se traduzam em polticas pblicas de sade. Importante frisar que devem fazer parte destas reflexes uma apreciao das decises aprovadas em Conferncias anteriores, analisando-se em separado o que foi cumprido e o que no foi, revendo no atual cenrio se as demandas levantadas anteriormente permanecem ou no, tendo o cuidado de descartar questes que no respeitem princpios legais na aprovao das propostas apontadas.
9

Vale lembrar que a Lei n. 8142/90 menciona que a deciso de realizar a conferncia deve ser do Executivo, ou extraordinariamente deste e do Conselho, portanto cabe ao Prefeito sua convocao. As Conferncias de Sade tm competncias to essenciais e importantes que seus tempos de realizao devem ser adequados aos tempos das polticas de estado, j expressas na Constituio sob risco de perpetuarmos um processo desconectado, paralelo, fragmentado e inconseqente. Este documento traz em seu Anexo 1 a chamada agenda do Gestor , onde listamos estes atos, sua descrio e seus prazos. Da a importncia da Conferncia preferencialmente ser realizada no primeiro semestre do primeiro ano do governo, para que suas decises sejam acopladas ao Plano Municipal de Sade (PMS) e ao Plano Plurianual (PPA) e remetidas ao Legislativo para discusso. Ela servir de norte para os governantes nos seus trs anos seguintes e no primeiro ano da prxima gesto. No intervalo de cada quatro anos, estados e municpios podero realizar outras conferncias ou encontros de conselheiros segundo sua legislao, lembrando ainda que as etapas Estaduais e Nacional ocorrem durante o 3 ano da gesto municipal, e que a eleio de delegados representantes do municpio pode ocorrer nesses encontros ou conferncias. A cada ano, sob a aprovao dos conselhos ser delimitada a parte operacional do PPA relativa ao ano seguinte, aplicvel Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO e Lei Oramentria Anual - LOA. Qualquer dos eventos programados em estados e municpios dever ser agendado dentro dos prazos de encaminhamento para a LDO e a LOA. (Anexo 1)

10

O RGA N I ZAN DO CONFERNCIAS:

Ocorrendo a deciso poltica de realizao da conferncia, o Conselho deve discutir com Secretrio sobre sua organizao, lembrando que a responsabilidade de sua execuo do gestor. Aps a sensibilizao dos atores municipais preciso que o Conselho de Sade eleja a comisso organizadora que definir os seguintes aspectos: Data e local do evento: Definir esta data com antecedncia mnima de um ms, e para escolha do local deve-se levar em conta a capacidade financeira e o nmero de participantes.
11

Nmero de Delegados: Deve ser o mais representativo possvel. Tomar por base o nmero de instituies e associaes dos usurios para propor o nmero de delegados, caso no existam associaes a realizao das pr-conferncias uma boa alternativa para eleio dos delegados. Os delegados eleitos pelos usurios representam 50% do total, os demais delegados so assim distribudos: profissionais da sade (1/3), governo (1/3) e prestadores o tero restante. Temrio: A definio do tema principal e dos subtemas ou eixos devem estar relacionados aos problemas e propostas relativas ao sistema de Sade no Municpio. Palestrantes: Podem ser convidadas pessoas de fora da cidade, contudo estas devem ter conhecimento da realidade local e facilidade para falar para grupos heterogneos. importante privilegiar tambm as pessoas da comunidade, e aproveitar as experincias do Municpio. O momento expositivo de peritos bom, pois pode ser esclarecedor e informativo, mas no pode ser o foco da Conferncia. Pr-conferncias: So espaos que permitem uma maior divulgao da Conferncia e pode ter vrias finalidades: eleio dos delegados; levantar os problemas de sade nos espaos mais prximos populao proporcionando a participao de comunidades isoladas; levantar dados primrios para elaborar as diretrizes da poltica de sade. Devem ser realizadas por volta de dois meses antes da Conferncia e seus debates tambm devem ser norteados pelo tema central desta; Despesas com a Conferncia: preciso definir qual a fonte destes recursos e sua quantidade, pois este valor vai viabilizar todos os itens citados anteriormente. Contudo, no deve ser um fator limitador da qualidade do evento. Buscar parcerias sempre interessante para envolver a sociedade e viabilizar recursos.
12

Participantes: Definir quantas pessoas alm dos delegados participaro do evento. Os convidados so autoridades locais, Secretrios de Sade da Regio e palestrantes e os demais participantes so: trabalhadores da sade e de outras secretarias, suplentes de delegados e demais pessoas de outras instituies que podem participar na qualidade de observadores, portanto sem direito a voz ou voto. Devese estar atento a capacidade fsica do local e a estrutura de apoio oferecida, como refeies e transporte. Documentos a serem Elaborados: Decreto de Convocao assinado pelo Prefeito este tem por finalidade convocar legalmente a Conferncia. Deve ser publicado de acordo com os trmites legais do Municpio no mnimo um ms antes da Conferncia. Portarias tm por finalidade publicar as decises do conselho e as normas de organizao e funcionamento da Conferncia. Pode ser expedida uma ou mais, sendo que a primeira nomeia a comisso organizadora, delimita suas funes e expede normas de funcionamento da Conferncia e das PrConferncias. Regimento este deve ser elaborado antes da conferncia e aprovado pelo Conselho Municipal de Sade (CMS). Sua funo apresentar o processo organizativo da Conferncia, o papel dos delegados e regulamentar a realizao da Plenria Final. Os delegados s podem alterar o regimento durante a Conferncia para questes omissas que surjam no decorrer da mesma. No se trata aqui que desconsiderar o papel soberano da plenria, e sim fortalecer o processo tico de conduo da conferncia que no pode ter suas regras mudadas no decorrer de sua realizao. Caso seja apontada a necessidade de mudanas do Regimento Interno devem ser propostas pelos grupos e pela Assemblia Final, e s podero entrar em vigor, se forem legais, numa prxima Conferncia, cujo regimento ser aprovado pelo Conselho que tem por obrigao considerar decises das Conferncias anteriores para increment-las.
13

Convites e Ofcios: Devem ser elaborados dentro das normas tcnicas de documentos oficiais e suas cpias, contendo cincia do destinatrio, devem ser arquivadas. Programao: Depois da definio do perodo de realizao, durao, temas, subtemas ou eixos, tempo de apresentao de cada palestrante, trabalhos de grupo, deve ser elaborado o programa final observando os seguintes itens: Horrio de credenciamento e entrega de material Abertura (considerando atrasos) Durao de cada mesa redonda ou conferncia Tempo para debate Intervalos para lanche e almoo Durao dos trabalhos de grupo Durao da plenria final OBS: Temos que aprender e ensinar que os horrios estabelecidos em consenso devem ser despoticamente cumpridos. Caso contrrio a falta de compromisso de alguns e a presso de outros levar a perda de tempo discutindo-se detalhes prejudicando o debate de temas capitais. Outro prejuzo da inobservncia rigorosa do cumprimento de horrios a prorrogao da conferncia at a madrugada, impedindo que muitos permaneam devido ao grande desgaste fsico e em funo de outros compromissos assumidos, terminando com um nmero reduzido de pessoas que no representativo e nem to pouco democrtico. Material de divulgao: Envolver todos os atores nesta tarefa, para que divulguem em seus respectivos segmentos e em todos os espaos da cidade. Devem ser elaborados painis sobre as aes da Secretaria de Sade e de outros setores afins, para serem expostos. Estes painis podem ser sobre: Estratgia de Sade da Famlia - ESF, Sade Mental/Centro de Apoio PsicoSocial - CAPS, Sade da Mulher, DST/AIDS, Sade Bucal, Vigilncia em Sade, Sade da Criana entre outras polticas locais de sade, apresentando de forma
14

clara os resultados alcanados (indicadores, taxas, ndices, etc.), se possvel demonstrando srie histrica, pois tem como finalidade expor e divulgar as aes da Administrao Municipal. Crachs: aconselhvel diferenciar os crachs dos delegados dos demais participantes, esta diferena pode ser atravs de sua cor, pois facilitar a identificao destes na hora da contagem dos votos. Instalao da Conferncia: Neste momento preciso garantir os princpios da paridade e a qualidade das atividades propostas. Credenciamento: Delegados caso os delegados se inscrevam antes, levar a lista com os nomes s para ser assinado. Caso esta inscrio no se d previamente, levar listas com cabealhos prontos, em folhas separadas por segmento - usurio, trabalhador, gestor e prestador. Participantes/Observadores assinam uma lista em separado no momento do credenciamento. Trabalhos de Grupo Tem por objetivo sintetizar os problemas levantados e formular propostas sobre a poltica Municipal de Sade para um perodo determinado no Regimento, os trabalhos de grupo devem ser organizados conforme o tempo disponvel para isso. Os temas a serem discutidos nos grupos devem estar relacionados ao tema central e subtemas/eixos da Conferncia. Para facilitar a conduo dos trabalhos, necessrio que a comisso organizadora indique um relator para cada grupo, pois o mesmo ser responsvel pela apresentao do relatrio do grupo na plenria final. Poder ser escolhido pelo prprio grupo um coordenador para atuar como mediador garantindo a participao de todos e a observncia do tempo de fala dos integrantes. interessante que os relatos sejam reunidos antecipadamente e se prepare um roteiro de discusso sobre o tema ou perguntas norteadoras do debate.
15

Plenria Final: Tem por finalidade aprovar as propostas apresentadas e moes quando existirem. Quando a Conferncia tiver como uma de suas finalidades a eleio de delegados para a etapa Estadual, deve ser reservado um espao de tempo para isso. O nmero de delegados de cada Municpio estabelecido pelo Conselho Nacional ou Conselho Estadual. Todo o processo de concluso da plenria final deve estar no Regimento. Antes do seu incio as regras devem ser apresentadas aos delegados e caso surjam conflitos devem ser negociados. Para facilitar o processo de contagem dos votos, alm da cor diferente dos crachs os delegados devem sentar-se em local separado dos demais. Relatrio Final: um documento que registra as decises da Conferncia, o mesmo deve ser amplamente divulgado no Municpio e encaminhado cpia para o Conselho Estadual de Sade. importante que as instituies que participaram da Conferncia, recebam uma cpia do relatrio. O relatrio final deve apresentar as principais discusses da Conferncia e detalhar as propostas apresentadas pelos diversos grupos. Descreveremos a seguir alguns pontos que devem conter no relatrio: Introduo colocando aspectos gerais de organizao da Conferncia e metodologia; Resumos dos temas, subtemas ou eixos apresentados no preciso descrever a fala de todos os palestrantes e sim o resumo. bom pedir a cada palestrante uma sntese da sua apresentao; Propostas - devem ser anexadas todas as propostas apresentadas pelos grupos e organizadas por temas especficos; Encaminhamentos e Propostas Aprovadas - devero compor o escopo da poltica municipal de sade; Concluso deve-se fazer uma avaliao geral da Conferncia; Quando forem eleitos os delegados para a Conferncia Estadual, anexar nomes e seus respectivos segmentos e entidades representadas.
16

CONSELHOS MUNICIPAIS DE

SADE SADE

Segundo a Lei 8142/90 em seu Art. 1 -

O Sistema nico de Sade - SUS de que trata a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, contar, em cada esfera de governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas: I - a Conferncia de Sade, e; II - o Conselho de Sade. (...) 2 - O Conselho de Sade, em carter permanente e deliberativo, rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios, atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo.
17

Os Conselhos de Sade existem nas trs esferas governamentais e esto previstos em lei desde 1990. So rgos permanentes e deliberativos, isto , devem estar permanentemente em funcionamento e tomam decises nos assuntos da sade. Existem conselhos constitudos em praticamente todos os municpios, que mobilizam mais conselheiros do que vereadores, em todo o pas. O Conselho Municipal de Sade prope e acompanha as aes relativas Sade local, alm de controlar e fiscalizar o bom uso dos recursos, democratizando as decises. Eles devem ser paritrios e tripartites em conformidade com a lei 8142/90 que determina que 50% de suas vagas devem ser ocupadas por usurios e 50% pelos representantes dos governos, prestadores e trabalhadores da sade. Cabe aqui um destaque sobre a paridade colocada como condio essencial na Lei 8142/90. Em relao ao Conselho de Sade quando a Lei definiu que deve haver paridade entre o segmento dos usurios em relao aos demais, fez a uma regra explcita para que um lado no se confundisse com o outro, para que no se quebrasse a paridade, colocada como imprescindvel e essencial, deslocando a maior representatividade para os usurios. A paridade colocada como essncia foi destacada no Artigo 1 4: paridade entre o segmento dos usurios e o conjunto dos demais segmentos, portanto no pode ser quebrada, logo quem tem assento prprio no pode ocupar assento comum de usurio sob pena de quebra do equilbrio entre as partes. Por uma questo de principio tico no poderamos ter entre os usurios pessoas que tenham ligao ou dependam dos outros trs segmentos, pois existem vrios conflitos de interesses entre os segmentos de difcil conciliao e neutralidade. A participao no Conselho deve ser vista como de relevncia pblica. Os seus membros devem defender o coletivo e no suas corporaes: de governo, de gestor, de profissionais ou de prestadores.

18

A participao em Conselho se d por eleio de seus pares, para os representantes de usurios e trabalhadores da Sade, enquanto que gestores e prestadores indicam seus representantes. O Prefeito deve apenas nomear os conselheiros escolhidos pelos vrios segmentos. O Executivo s pode escolher os membros do Conselho que forem os representantes da administrao: Secretrio de Sade e outros. O fiscalizado no pode ter o direito de escolher, nomear e demitir, aqueles que o fiscalizaro, pois haveria um envolvimento indireto dos fiscalizadores com o fiscalizado, comprometendo a possvel e necessria iseno dos conselheiros. Outro ponto polmico a eleio para presidente do Conselho. O CONASEMS contra a indicao do secretrio de sade como presidente nato, entendemos que ele deve ser eleito. Cabe aqui uma ressalva, pois mesmo no sendo presidente do CMS a presena do Secretrio da Sade no pode ser dispensada deste que o colegiado deliberativo mais importante para a sade de seu municpio. Em alguns municpios existem, ainda, conselhos em cada Unidade de Sade, que so chamados de Comisses Gestoras ou Conselhos Locais de Sade, ou ainda Conselhos Gestores de Unidade. O CMS deve discutir e aprovar o Plano Municipal de Sade, o Relatrio de Gesto Anual, as prestaes de contas e, ainda, discutir e apreciar diretrizes para as polticas, programas e aes que sero implementadas no municpio. necessrio existir uma rotina mnima para os Conselhos que sua importante participao na elaborao dos planos e em seu acompanhamento, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros. O grande impasse dos conselhos justamente quando desconhecem sua dupla misso de ajudar a fazer e aprovar o plano, assim como acompanhar e controlar econmica e financeiramente este plano, objeto principal do controle social. Para exigirmos eficincia e eficcia das aes e servios de sade nos municpios devemos ser co-autores da principal ferramenta que detm essas informaes que o plano de sade, alm de acompanh-lo, avalia-lo monitorando-o constantemente.

19

DETALHANDO FLUXO DOS INSTRUMENTOS DE GESTO E DE PLANEJAMENTO:

Vejamos abaixo com mais detalhes o fluxo destes instrumentos de gesto que devem ser construdos, aprovados e acompanhados pelos conselheiros: O Plano Municipal de Sade (PMS), um documento que deve ter uma validade de quatro anos, deve ser mais genrico e ser um componente do Plano Pluri Anual (PPA). Pelo menos anualmente a parte do PMS, expresso no PPA deve ser trabalhada no que conhecemos como Programao Anual da Sade (PAS). A programao anual de sade (PAS) ou plano anual de sade feita a partir da releitura anual do PPA e do PMS e deve expressar a LDO e a LOA. O PAS deve explicitar operaes e metas a serem cumpridas e expressas na LOA, proposta pelo executivo e aprovada pelo legislativo. Toda lei oramentria possui uma flexibilidade que dada ao gestor para um porcentual de alteraes necessrias, que um eventual processo de planejamento contnuo determine em suas revises de metas. Qualquer alterao no plano municipal deve ser autorizada pelo Conselho Municipal de Sade. Mesmo em situaes de emergncia ou calamidade, a aplicao dos recursos nestas situaes deve ser aprovada posteriormente em uma prestao de contas ao CMS.
20

Ao final do ano, a avaliao das metas e o desempenho fsico e financeiro do PAS devem compor um relatrio que conhecido como Relatrio Anual de Gesto (RAG) que deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Sade.

FIGURA 1: Fluxograma demonstrativo da integrao entre instrumentos de gesto, legislao vigente e as respectivas instncias colegiadas - Conferncia e Conselho.

Na figura acima observamos uma coincidncia (2) de datas e vnculo entre a programao anual (PAS) e a lei oramentria (LOA) - neste caso deve haver uma correlao entre os gastos previstos pela programao proposta e o oramento municipal. J na correlao (1) entre o PPA e o PMS preciso contemporizar o contedo da lei que estabelece que o primeiro ano deva seguir o PPA da gesto anterior com a demanda poltica pautada pelo programa de governo do novo prefeito eleito (no caso de transio). Esta no uma tarefa fcil, pois expe juridicamente o gestor. Recomendamos cuidados para no ferir a lei e ao mesmo tempo atender a demanda poltica da nova gesto contemplando as demandas apresentadas em Conferncia.
21

APOIANDO OS CONSELHOS:
Os Conselhos fazem parte do executivo e, portanto cabe ao Prefeito garantir seu funcionamento, provendo meios para isso, sem tolher sua autonomia. O papel do gestor na garantia de condies bsicas de trabalho fundamental, para que no surjam conselhos destitudos de poder por falta de apoio financeiro, material e humano, que acabam impedidos de desempenhar seu vital papel. O gestor deve estar atento, pois um conselho forte, crtico e atuante depende de seu apoio e principalmente de sua participao, pois trata-se de importante aliado a uma boa administrao, mediando conflitos entre interesses que possam afetar a sade, legitimando e apoiando decises da gesto que possam contrariar outros setores da poltica local. Trata-se sem dvida de uma arena constante de conflitos, mas que no deve ser encarado como espao de discrdias e dissenso ou apenas de crtica e de desqualificao da gesto. O gestor deve ter claro que o espao do Conselho no de oposio poltico partidria e nem to pouco apenas de reivindicaes trabalhistas/salariais ou corporativistas, outro sim um espao de debate aberto das questes que permeiam a poltica de sade e sua gesto local.
22

Outro detalhe importante que deve ser ressaltado e observado pelo gestor, que no deve haver disputa de competncias entre o Legislativo e o Conselho Municipal de Sade. O CMS um rgo do Executivo, que viabiliza a participao e o controle social na construo das polticas de sade, portanto sempre cabe ao legislador a ltima palavra na aprovao da proposta do executivo. Parte destas tenses deixam naturalmente de existir quando o gestor valoriza seu conselho, participa de suas reunies, sabe dialogar com seus integrantes, abre espao para escuta qualificada, fala com clareza garantindo acesso e transparncia a todos os processos que digam respeito ao Conselho, para que este saiba o que est sendo encaminhado para sua anlise e aprovao sem pontos obscuros que possam suscitar desconfianas O gestor deve perceber que dar meios para seu Conselho funcionar com autonomia tambm passa pela capacitao de seus conselheiros. Esta deve ser norteada pelos preceitos de educao permanente em sade, ou seja, baseado nos princpios da aprendizagem significativa, crtico reflexiva e que considere as subjetividades dos sujeitos, colocando-os como protagonistas de seu processo de aprendizagem. Para desenvolver estas aes o gestor pode buscar o apoio e parceria da Secretaria de Estado da Sade ou o Colegiado de Gesto Regional (CGR).
23

ASES

EGAIS

No decorrer desta publicao citamos vrias Leis, portarias e decretos que valem a pena serem consultados sempre que necessrio para o esclarecimento de dvidas e ter certeza do fundamento legal a ser seguido. Constituio Federal saiba que a Sade est entre os artigos 196 a 200. A Sade como parte da seguridade est no 194-195; no 30,VII est a municipalizao; no 10 a participao, mas procure ler e conhecer o teor de nossa Carta Magna na ntegra. Lei n. 8080/90 - Tambm conhecida como Lei Orgnica da Sade Lei n. 8142/90 - Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do SUS e sobre financiamento. PT MS/GM 1229 de 24 de maio de 2007 - Aprova as orientaes relativas ao fluxo do Relatrio Anual de Gesto PT MS/GM 3085 de 1 de dezembro de 2006 - Regulamenta o Sistema de Planejamento do SUS. PT MS/GM 3176 de 24 de dezembro de 2008. - Aprova as orientaes relativas ao Relatrio Anual de Gesto. Portaria n. 1820 de 13 de 13 de agosto de 2009 Dispe sobre direitos e deveres dos usurios do SUS. Portaria n 3027 de 26 de novembro de 2007 - Aprova a Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa no SUS. Lei Complementar n.101, de 4 de maio de 2000 - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias.
24

REFERNCIAS:

Maiores informao podero ser encontradas nos seguintes stios: www.conasems.org.br nossa pgina, stio de visita obrigatria a todos os gestores municipais e demais interessados na sade. www.saude.gov.br - pgina do Ministrio da Sade www.idisa.org.br pgina do Instituto de Direito sanitrio Aplicado - IDISA . Neste stio est a disposio na ntegra o livro Participao da Comunidade na Sade de autoria do Mdico Pediatra e de Sade Pblica Gilson Carvalho entre outros documentos, apresentaes e muito material para consulta. www.conselho.sasude.gov.br - pgina do CNS
25

Mais algumas informaes em livros e publicaes citadas abaixo: MINISTRIO DA SADE. Conselho Nacional de Sade. A Prtica do controle social: Conselhos de Sade e financiamento do SUS. Braslia: MINISTRIO DA SADE, 2002. 60 p. - (Srie Histrica do CNS; n. 1) - (Srie I. Histria da Sade no Brasil). Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/ biblioteca/livros/A_Pratica_Controle_Social.pdf MINISTRIO DA SADE. Conselho Nacional de Sade. Diretrizes nacionais para capacitao de conselheiros de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2002. 20 p. (Srie CNS Cadernos Tcnicos;) (Srie J. Cadernos; n. 6). Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/diretrizes_ capacitacao.PDF MINISTRIO DA SADE. Carta dos direitos dos usurios da sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. 8 p. (Srie E. Legislao de Sade). Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/cartaaosusuarios02.pdf MINISTRIO DA SADE. Conselho Nacional de Sade. Coletnea de Normas para o Controle Social no Sistema nico de Sade 2. ed. - Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2006. 208 p. (Srie E. Legislao de Sade). Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/coletanea_miolo.pdf MINISTRIO DA SADE. Conselho Nacional de Sade. Relatrio consolidado para a 13 Conferncia Nacional de Sade. Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2007, 82 p. (Srie C. Projetos, Programas e Relatrios) Disponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/relatorio_consolidado_13cns. pdf CORREIA, Maria Valria Costa. Desafios para o controle social: subsdios para capacitao dos conselheiros de sade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 280 p. SECRETARIA DE ESTADO DA SADE. Conselho Estadual de Sade. Relatrio da 5 Conferncia Estadual de Sade. Disponvel em: http://www.conselho. saude.sp.gov.br/resources/5conf/relatorio/relatorio_final_da_5_ces.pdf

26

ANEXO 1
AGENDA DO SECRETRIO MUNICIPAL DE SADE

Anexo 1: de autoria de Gilson Carvalho - Mdico Pediatra e de Sade Pblica e Assessor do CONASEMS. 28

Вам также может понравиться