Вы находитесь на странице: 1из 42

Testes Projetivos

As tcnicas projetivas so amplamente utilizadas nos mais variados contextos, com o objetivo de compreender aspectos da personalidade encobertos, latentes ou inconscientes. Isto possvel a partir da anlise da maneira como o indivduo percebe e interpreta o material do teste, ou produz uma determinada tarefa, pois esta reflete aspectos fundamentais de seu funcionamento psicolgico.

Testes Projetivos
Teste de Frustrao Teste Projetivo HTP Teste das Pranchas de RORSCHACH

Testes Psicolgicos - Aplicaes


Sondagens da periculosidade Do ndice de ansiedade Dos desvios de personalidade

Teste de Frustrao de Rosenzweig


O teste apresenta-se com uma srie de 24 desenhos, cada um dos quais com duas ou mais personagens colocadas numa situao frustrante de tipo corrente. Em cada desenho a personagem da esquerda representada a dizer umas palavras que descrevem a frustrao do outro, ou a sua prpria.

Teste de Frustrao de Rosenzweig


A personagem da direita tem sempre,por cima de si, um espao vazio destinado a receber a primeira resposta que ocorra ao indivduo como apropriada ao estmulo apresentado.

Teste de Rosenzweig Em que consiste? Face a uma situao frustrante representada graficamente, o sujeito constri uma resposta. O tipo de resposta dada fornece indicadores para melhor compreender a personalidade do sujeito. Exemplo1:
Sinto muito! Sujei a sua roupa, embora fizesse tudo para o evitar

Exemplo 2:

Que horror! Quebrou o vaso favorito da minha me.

Nota: As chamadas em branco so destinadas a serem preenchidas pela pessoa a quem este teste est a ser aplicado.

Aplicao teste da arvore


Papel sulfite Lpis preto Borracha Tarefa Desenhar uma arvore.

Teste da Arvore e a Delinqncia


O objetivo apenas mostrar como o simples desenho de uma arvores pode transformar-se em estado de alma. Freud definiu o conceito de projeo em 1938, assim: A projeo das percepes interiores ao exterior um mecanismo primitivo..... Na projeo atribumos aos outros emoes prprias que no ousamos enfrentar.

Teste Projetivo.
A projeo um mecanismo psicolgico de defesa que obedece ao chamado principio de prazer, segundo o qual o EGO projeta para o mundo exterior desejos e idias inconscientes, penosos ao individuo. Projeta-se, em ultima analise, aquilo que se teme e essa projeo dar o esboo da personalidade projetada.

Teste da Arvore e a Delinqncia


LUIZ ANGELO DOURADO

ENSAIO DE PSICOLOGIA CRIMINAL ZAHAR EDITORES -RJ

Resultado
Em cada criao plstica que a seguir, se ver, encontramos o contedo psicolgico subjacente lutando por espressar-se.

Figura 1

Fig.1
Trata-se de um enfermo de epilepsia, com 21 anos de idade, que perpetrou brbaro homicdio ( Art. 121 C. P.). O desenho mostra a explosividade emocional com suas reaes violentas e impulsivas. Traos fortes grande desigualdade de presso no lpis, irregularidade, mudana rpida de direo e ritmo veloz. Em seu desenho o enfermo, inconscientemente a descarga nervosa em todos os sentidos, como rios em torno de uma circunferncia mostrando o furor epiltico.

Figura 2

Fig 2
O teste foi feito por um delinqente de 23 anos, reincidente especifico do art. 157 do Cdigo Penal, tendo sido condenado em trs processos por assalto em mo armado, usando sempre a mesma arma: uma faca. Nota-se, no desenho executado que a copa da arvore formada por cinco facas. O tronco de cor escura poder simbolizar no caso, o sentimento de culpa.

Figura 3

Fig. 3
O delinqente que desenhou a arvore, condenado pelo art. 121 do CP, foi abandonado pelo pai aos 10 anos de idade. Com grande tristeza afirmou:Jamais consegui localizar meu pai, eis a maior magoa de minha vida.At hoje lamento a falta que ele me fez. No desenho o tronco cortado pode indicar deficit ou soluo de continuidade no desenvolvimento psicolgico normal. Nova personalidade agressiva (folha em laminas de facas), hostil, anti-social, surgiu daquela frustrao.

Figura 4

Fig.4
Interpretao do examinando: Nunca tive sorte na vida.Por mais que me esforasse em comportar-me honestamente, sempre encontrei obstculos. Meu pai abandonou minha me quando eu tinha seis para sete anos de idade. A seguir ela se amasiou, e meu padastro cachaceiro conhecido, passou a espancar-me com uma vara de marmelo e a chicote. O medo fazia que eu me escondesse debaixo da cama, quando meu padastro chegava bbado em casa. Fui do lar. O que me quebrou em dois foi a falta de meu pai. Estivesse ele comigo e outra teria sido minha vida. Para completar minha desgraa surgiu meu padrasto. Art. 155 , 129 do CP 59 vadiagem 281 entorpecente.

Figura 5

Fig.5
Na figura 5 encontramos principalmente: 1- presena de grandes frutos 2 rvore de tronco escuro 3 razes com raias duplas 4 presena de uma escada.

Fig.5
Os grandes frutos inseridos na arvore traduzem psicologicamente o fim, a meta, o til, o agradvel -o palpvel. Para Koch a presena de frutos grandes sinal de regresso infncia. Razes com trao duplo significam dependncia dos impulsos e instintos, inibio necessidade de segurana, impossibilidade de comunicar-se por encontra-se solidamente preso os estmulos. Na realidade, a escada se relaciona com colheita e portanto com a fruta.

Art. 155 C.P.

Figura 6

Fig.6
Trata-se de um delinqente com 21 anos, primrio no crime dotado de alto quociente intelectual, revelado pelo teste de inteligncia. Explicou que a cobra simboliza a maldade, traio e perversidade. Vende os 3 barracos e assaltado pelo prprio comprador. Entra em luta corporal com ele e, o atinge com a prpria faca, matando-o A cobra aparece envolvendo a arvore (ru) e procura atingir os frutos (o dinheiro do ru) Galhos pontudos carga agressiva acentuada.

Figura 7

Fig.7
Trata-se de um delinqente, filho nico, preso por entorpecente. Ficou com a avo ate 8 anos.Chama a av de me. Intimamente prefere av, mas se tiver que decidir no saberia como agir. A angustia da situao (arvore escura e sombria) com duas copas.... melhor descrita pela forma plstica com que a simbolizou.

Figura 8

Fig.8
Responde ao questionrio..... A pessoa que mais o preocupa no momento a filha de 3 nos que ficou com a me , bbada habitual, completamente irresponsvel. A arvore filha sobre a arvore pai, ou melhor o desejo de que assim fosse. Alm disso a vida tem sido spera para o delinqente, ilustrada pelas razes se erguendo em local desolado, com pedras por todo os lados. A vida do examinado.

Figura 9

Fig.9

Aqui o cenrio ameno, tranqilo, sossegado e pacifico. O artigo do Cdigo Penal infringido tudo esclarece: vadiagem

Figura 10

Fig.10
Que melhor simbolismo poderamos imaginar para um encarcerado?

Teste Rorschach

Teste de Rorschach
composto por dez pranchas estampadas com borres de tintas, que apresentam propriedades perceptuais especificas. O individuo convidado a partir da natureza especifica de cada mancha, a buscar em sua memria possveis imagens que possam assemelhar quela apresentada.

Teste de Rorschach
O exerccio implcito nesse processo, de ateno, memria, capacidade de simbolizao, elaborao e de julgamento crtico da realidade so inquestionavelmente postos em prova e cuidadosamente avaliados

Вам также может понравиться