Вы находитесь на странице: 1из 3

As doenas sexualmente transmissveis

As relaes sexuais tambm podem resultar em doenas. So as doenas sexualmente transmissveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de uma pessoa contaminada para uma s durante uma relao sexual. Se verdade que podemos dizer que algumas doenas que acometem o homem so, ainda hoje, inevitveis, como o caso de alguns tipos de cncer, acreditamos que o mesmo no se aplica s doenas sexualmente transmissveis, DSTs. Embora algumas delas sejam conhecidas desde os primrdios da civilizao humana, os mtodos diagnsticos, aliados a inmeros mtodos preventivos, nos autorizam a concluir que as DST so perfeitamente evitveis. Vejamos algumas delas:

O perigo da AIDS Embora a AIDS seja comumente identificada como doena, na verdade trata-se de uma sndrome. A palavra sndrome caracteriza um conjunto de sinais e de sintomas que podem ser produzidos por mais de uma causa.

O termo AIDS vem da sigla da expresso inglesa acquired immuno deficiency syndrome, que significa sndrome da imunodeficincia adquirida. causado por um grupo de vrus, chamado HIV, que invadem certas clulas alguns tipos de glbulos brancos do sangue responsveis pela defesa do organismo. Assim, o vrus se multiplica dentro dessas clulas comprometendo o funcionamento do sistema imunolgico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que a de proteg-lo contra as agresses externas (por bactrias, outros vrus, parasitas e mesmo por clulas cancergenas). Com a progressiva leso do sistema imunolgico o organismo humano se torna cada vez mais susceptvel a determinadas infeces e tumores, conhecidas como

doenas oportunistas, que acabam por levar o doente morte.

A fase aguda (aps 1 a 4 semanas da exposio e contaminao) da infeco manifestase em geral como um quadro gripal (febre, mal estar e dores no corpo) que pode estar acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo e adenopatia (ngua) generalizada (em diferentes locais do organismo). A fase aguda dura, em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outras viroses (gripe, mononucleose etc) bem como pode tambm passar desapercebida. Os sintomas da fase aguda so portanto inespecficos e comuns a vrias doenas, no permitindo por si s o diagnstico de infeco pelo HIV, o qual somente pode ser confirmado pelo teste anti-HIV, o qual deve ser feito aps 90 dias (3 meses) da data da exposio ou provvel contaminao. Os primeiros casos de AIDS apareceram em 1979, nos Estados Unidos. No Brasil, a doena foi registrada pela primeira vez em 1982.

Sinnimos SIDA, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, HIVdoena.

Agente HIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2.

Complicaes/Consequncias Doenas oportunsticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi. Distrbios neurolgicos.

Transmisso

O HIV passa de uma pessoa para outra atravs do sangue e lquidos contaminados por sangue, smem, secrees vaginais e leite materno. Pode ocorrer transmisso no sexo vaginal, oral e anal. Usando seringas e agulhas contaminadas pelo vrus. Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) so seguros (risco zero) quanto a transmisso do vrus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mo e abraos. Os beijos de boca aberta so considerados de baixo risco quanto a uma possvel transmisso do HIV. Mes portadoras do HIV podem pass-lo para a criana durante a gravidez, o parto ou a amamentao. Perodo de Incubao

De 3 a 10 (ou mais) anos entre a contaminao e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.

Tratamento No h, no momento, vacina efetiva para a preveno da infeco pelo HIV. Existem drogas que inibem a replicao do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda no se pode falar em cura da AIDS. As doenas oportunsticas so, em sua maioria tratveis, mas h necessidade de uso contnuo de medicaes para o controle dessas manifestaes.

Preveno Na transmisso sexual se recomenda sexo seguro: relao monogmica com parceiro comprovadamente HIV negativo, uso de camisinha. necessrio observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteo, no proporciona proteo absoluta (ruptura, perfurao, uso inadequado etc.).

Na transmisso pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presena do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou lquidos potencialmente contaminados). Evitar o uso compartilhado de objetos cortantes, como navalhas, giletes e alicates de cutcula. Repito, a maneira mais segura de se evitar o contgio pelo vrus HIV fazer sexo monogmico, com parceiro(a) que fez exames e voc saiba que no est infectado(a).

Вам также может понравиться