Вы находитесь на странице: 1из 3

Leis de Newton

1 Lei (da inrcia): Princpio da Inrcia Todo o corpo permanece em estado de repouso ou com movimento retilneo e uniforme (velocidade constante), enquanto sobre ele no atuar fora qualquer, ou enquanto a resultante das foras for nula. Se m for a massa do corpo e v a sua velocidade, a lei da inrcia pode exprimir-se matematicamente atravs da seguinte frmula: mv = constante. Os referenciais em que a primeira lei se verifica so chamados de referenciais inerciais.
Questes: 1. Por que uma pessoa, ao descer de um nibus em movimento, precisa acompanhar o movimento do nibus para no cair? 2. Explique a funo do cinto de segurana de um carro, utilizando o conceito de inrcia. 3. Um foguete est com os motores ligados e movimenta-se no espao, longe de qualquer planeta. Em certo momento, os motores so desligados. O que ir ocorrer? Por qual lei da fsica isso se explica?

2 Lei: Princpio Fundamental da Dinmica Todo corpo com massa m submetido a uma resultante de foras no-nula F adquire uma acelerao a na mesma direo e sentido da fora resultante. Isto , se h foras atuando sobre um corpo, de forma que a resultante no seja nula, h mudana na quantidade de movimento, isto , mv no constante! A velocidade varia, isto , h acelerao! Matematicamente: F=ma (equao tambm conhecida como Fsica = meu amor!) Lembrando que F a fora resultante!!!!!!!! Unidade de fora no S.I.: (N) Newton
Questes: 1.Uma pequena esfera pende de um fio preso ao teto de um trem que realiza movimento retilneo. Explique como fica a inclinao do fio se: A) o movimento do trem for uniforme. B) o trem se acelerar. C) o trem frear. 2. Se duas foras agirem sobre um corpo, a que condies essas foras precisam obedecer para que o corpo fique em equilbrio? 3. A ao do vento sobre as folhas de uma rvore pode ser considerada uma fora? Exerccios: 1. Uma fora horizontal de 200 N age corpo que adquire a acelerao de 2 m/s2. Qual a sua massa? 2. Partindo do repouso, um corpo de massa 3 kg atinge a velocidade de 20 m/s em 5s. Descubra a fora que agiu sobre ele nesse tempo. 3. A velocidade de um corpo de massa 1 kg aumentou de 20 m/s para 40 m/s em 5s. Qual a fora que atuou sobre esse corpo?

3 Lei: Princpio da Ao e Reao A toda ao ope-se uma reao de intensidade igual, na mesma direo e de sentido oposto. As interaes mtuas de dois corpos so sempre iguais e de sentidos contrrios. Se A exerce uma fora sobre B, tambm B exerce uma fora sobre A, de mesmo mdulo e sentido contrrio.
Questes: 1.Um carro pequeno colide com um grande caminho carregado. Voc acha que a fora exercida pelo carro no caminho maior, menor ou igual fora exercida pelo caminho no carro? 2. Um soldado, ao iniciar seu treinamento com um fuzil, recebe a seguinte recomendao: "Cuidado com o coice da arma". O que isso significa? 3. Ao corrermos sobre a Terra estamos aplicando uma fora sobre o cho. Por que a Terra no se move? 4. possvel mover um barco a vela, utilizando um ventilador dentro do prprio barco? Justifique. 5. Explique a propulso de um foguete.

Exerccios: 1.Dois blocos de massas mA = 3 kg e mB = 2 kg, colocados um do lado do outro, apoiados sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa, so empurrados por uma fora F de 20 N. Determine a acelerao do conjunto. 2.Dois corpos A e B, de massas m A= 5 kg e mB= 10 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma fora horizontal de 30 N. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio. 3.Utilizando os dados do esquema ao lado, determine: a) a acelerao do sistema; b) a trao T1 e a trao T2.

Conceitos Importantes!
Fora: Se denomina fora a causa da modificao do estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de uma deformao. Quando um corpo se move, ou pra, ou se deforma, a causa uma fora. Massa: A massa de um corpo a medida numrica de sua inrcia. uma propriedade intrnseca ao corpo e independe do seu estado de movimento ou localizao. A unidade no S.I. o quilograma (kg). Peso: O planeta Terra exerce um campo gravitacional, na qual todos os corpos sobre ele sofrem sua influncia, que se apresenta na forma de uma fora. Essas foras so sempre atrativas, e chamadas de foras gravitacionais. O PESO a fora de atrao gravitacional que um planeta exerce sobre um corpo de massa m, e depende da acelerao da gravidade g: P=mg. Aqui no nosso planeta, g=9,8m/s2. O peso uma grandeza vetorial (como todas as foras) que tem direo vertical orientada para o centro da Terra, sempre! DIFERENA: A experincia vivida pelos primeiros astronautas que viajaram para a Lua ilustra bem a diferena entre peso e massa. A massa de cada um deles no sofreu qualquer modificao pelo fato de terem sado da Terra e ido para a Lua. Mas, ao chegarem Lua, eles sentiram uma diferena em seus prprios pesos. A fora com que a Lua atrai os corpos prximos sua superfcie aproximadamente seis vezes menor do que a fora com que a Terra atrai os mesmos corpos quando eles esto aqui. Por isso, os astronautas sentiram-se mais leves na Lua. E quanto ao uso de balanas? Balanas construdas na Terra fornecem os mesmos valores, se utilizadas na Lua? Fora de trao ou tenso: Quando esticamos um fio ideal (inextensvel e de massa desprezvel), nas suas extremidades aparecem foras de mesma intensidade chamadas foras de trao T (ou tenso) de mesma intensidade, direo, e sentidos opostos (sai da 3 Lei). Fora normal: Um corpo em repouso, apoiado numa superfcie horizontal, aplica sobre esta uma fora F de compresso, cuja intensidade igual ao seu peso. A superfcie de apoio exerce no corpo uma fora N de reao, que por ser perpendicular s superfcies de contato chamada de fora de reao normal (de apoio). Tambm conseqncia da 3 Lei. Fora de atrito: Quando voc freia sua bicicleta, parando as rodas, ela desliza sobre o sobre o solo mas o atrito a faz parar. Atrito a fora que resiste ou se ope ao movimento quando uma superfcie desliza sobre a outra. S podemos caminhar graas ao atrito com o cho. Repare que quando voc anda, empurra o cho para trs; graas ao atrito, o cho reage e empurra voc para frente. Se voc empurrar uma mesa sobre um soalho liso voc verificar que precisa fazer uma fora maior para comear o movimento do que para manter a mesa em movimento. O atrito menor quando a velocidade maior. Isso porque existem dois tipos de atrito: esttico e

dinmico. A fora de atrito esttica surge quando iniciamos a tentativa de fazer um corpo deslizar sobre outro. Quando um corpo desliza sobre outro de fato, surge a fora de atrito dinmica (movimento). Uma vez iniciado o movimento, a fora de atrito esttica deixa de existir. O valor numrico (magnitude/mdulo) da fora de atrito dinmica sempre menor do que o valor mximo da fora de atrito esttica. Ambas foras so dadas pela expresso: F=N, onde o coeficiente de atrito (que pode ser esttico ou dinmico), e N a fora normal. A fora de atrito de rolamento muito menor que do atrito de deslizamento, a residindo a vantagem da inveno da roda. Deformao elstica: Uma mola apresenta uma deformao eslstica se, retirada a fora que a deforma, ela retornar ao seu comprimento e forma originais. Robert Hooke (cientista ingls) enunciou a seguinte lei, vlida para as deformaes elsticas: A intensidade da fora deformadora proporcional deformao. A expresso matemtica da lei de Hooke : F=kx, onde k a constante de proporcionalidade caracterstica da mola, chamada de constante elstica da mola, e x a deformao sofrida pela mola.

Experimentos propostos
Tempo de reao Voc pode medir o tempo de reao de um colega realizando a seguinte experincia: A) Mantenha uma rgua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a entre seus dedos pela extremidade superior, de modo que o zero da rgua esteja situado na extremidade inferior. B) Pea a um colega para colocar os dedos de sua mo prximos do zero da rgua, sem toc-la, mas pronto para segur-la quando perceber que voc abandonou a rgua, deixando-a cair. C) Sem aviso prvio, abandone a rgua. Seu colega deve procurar segur-la o mais rapidamente possvel. Observando a posio onde ele conseguiu segurar a rgua, voc ter a distncia que ela percorreu durante a queda. Foguete com extintor de incndio Consiga um extintor de incndio e um skate. Sente no skate e aperte o gatilho do extintor. O que acontece? Observe a segunda parada para no bater na parede. Por que o skate acelera? Observao: No lugar do skate voc pode construir um carrinho com rolamentos que acomode melhor uma pessoa. No tente este experimento sem o acompanhamento de uma pessoa que saiba manusear um extintor! Qual ovo gira mais? Pegue um ovo cru e faa-o girar sobre uma mesa. Antes que ele pare, segure-o com os dedos e logo a seguir solte-o. Ele voltou a girar? Por qu? Pegue tambm um cozido e repita a experincia. diferente? Por qu? Puxando a toalha Coloque alguns objetos sobre uma toalha de mesa. Se voc puxar a toalha rapidamente conseguir tirar a toalha e deixar os objetos sobre a mesa. Por qu? (Inicialmente, use objetos que no quebram no caso de queda) Listas telefnicas Duas listas telefnicas so unidas pgina por pgina. Pea para duas pessoas tentarem separar as listas. Isto quase impossvel porque o atrito age em cada pgina, produzindo uma imensa fora final.

Вам также может понравиться