Вы находитесь на странице: 1из 7

Alginato de Clcio

DESCRIO DO PRODUTO
Curativo constitudo por fibras de no tecido (alginato de clcio e sdio) que so obtidas a partir de alginato de sdio extrado de certas espcies de algas marinhas marron(Phaeophyceae). O produto comercializado estril pelo processo de irradiao (radiao gama do Cobalto 60), embalado em envelope de papel grau cirrgico. Alginato de Clcio Curatec um curativo macio, de tonalidade branca, estril, no entrelaado, em placa ou fita, de fibras de alginato clcio e sdio. As fibras de alginato de clcio e sdio absorvem o exsudato da ferida ou soluo salina transformando-se numa camada firme de gel. Este gel forma um ambiente mido e aquecido entre a ferida e o curativo. O gel permite que o Alginato de Clcio Curatec seja removido sem trauma e sem dano ao tecido recm formado. Se o exudato estiver sendo contido pelo Alginato de Clcio Curatec, o mesmo poder ser mantido por at 07 dias. Em contato com o sangue, as fibras de alginato de clcio, promovem hemostasia.

INDICAES Alginato de Clcio Curatec pode ser usado para: feridas altamente exsudativas, com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crnicas, superficiais ou profundas. Sob a superviso de um profissional de sade, o Alginato de Clcio Curatec pode ser usado em tratamento de feridas como: lceras de perna (venosa, arteriais e mistas); lceras diabticas e por presso (parcial e total). Feridas deiscentes, incises ps-cirrgicas, feridas externas causadas por traumas. Incluem-se:

Manejo local de feridas hemorrgicas: laceraes, abrases, sangramentos de nariz, extraes de dentes e aps desbridamento cirrgico. Exudatos em feridas oncolgicas: tumores cutneos fungides, carcinoma fungide, metstases cutneas, sarcoma de Kaposi e angiosarcoma. Ferida com tecido de granulao. MODO DE USO e INTERVALO DE TROCAS . Modo de uso: Irrigar a leso com jatos de soluo fisiolgica a 0,9%. Remover o excesso de exsudato e tecidos desvitalizados, quando necessrio. Secar somente a regio perifrica. Escolher o tamanho e/ou apresentao do Alginato de Clcio Curatec que melhor se adapte. Se necessrio, corte do tamanho exato do leito da ferida. Ocluir com uma cobertura secundria absorvente estril.

Para feridas levemente exsudativas, o curativo Alginato de Clcio Curatec dever ser colocado sobre a ferida e umedecido

com soro fisiolgico. Um curativo secundrio adequado dever ser utilizado para manter o curativo no lugar. Ao usar Alginato de Clcio Curatec Fita em feridas profundas, preencher a ferida com o curativo sem apert-lo, facilitando sua remoo. Intervalo de troca e remoo do curativo: Feridas infectadas devem ser trocadas a cada 24 horas. Em feridas altamente exsudativas, troque o curativo Alginato de Clcio Curatec quando o exsudato vazar atravs do curativo secundrio, ou de acordo com orientao do profissional de sade. A remoo em feridas levemente exudativas em que o ressecamento do gel de Alginato de Clcio Curatec dificulte a fcil remoo, dever ser auxiliada com a aplicao de soro fisiolgico. Limpar a ferida antes da aplicao de novo curativo. O Alginato de Clcio Curatec dever ser removido do organismo, porm, qualquer fibra de alginato ou gel que permanea na leso, ser simplesmente absorvida pelo organismo. Feridas Hemorrgicas: Alginato de Clcio Curatec promove a hemostasia em feridas hemorrgicas. Remover quando a hemorragia estiver parada. Aplicar um curativo Alginato de Clcio Curatec adicional.

APRESENTAO.

Alginato de Clcio Curatec possui as seguintes apresentaes em envelopes de papel grau cirrgico e estril: Tamanho 5 cm x 5 cm 10 cm x 10cm 10 cm x 20cm Fita de 30 cm Embalagem Caixa com 10 unidades Caixa com 10 unidades Caixa com 10 unidades Caixa com 08 unidades

PRECAUES. Ateno: a esterilidade garantida desde que a embalagem externa no esteja violada, danificada ou aberta antes do uso. Produto de uso nico. Este produto no deve ser usado como nico meio de tratamento de feridas sem a consulta de um profissional de sade. Em caso de irritao ou sensibilidade (reao alrgica), macerao ou hipergranulao, consulte um profissional de sade. Alginato de Clcio Curatec poder ressecar se a ferida no for muito exsudativa. Nesse caso, a remoo ser difcil. Assim, aconselha-se nesses casos, a hidratao peridica com soro fisiolgico para manter o gel. Se o mesmo estiver ressecado no momento da remoo, dever ser reidratado com soro fisiolgico, o que poder levar algumas horas.

O uso em feridas infectadas dever ser feito sob a superviso de um profissional de sade. Para lceras por presso, de perna, de estase venosa, arteriais, diabticas; reas doadoras, incises ps-cirrgicas deixadas para cicatrizao por segunda inteno, feridas traumticas, feridas oncolgicas e manejo de feridas com sangramento: Devem ser feitas sob superviso de profissional de sade. Alginato de Clcio Curatec pode ser usado em feridas infectadas quando sob superviso de profissional de sade. Medidas de suporte devero ser tomadas, quando necessrias, como uso de bandagem de presso graduada em tratamento de lceras venosas, ou alvio da presso em lceras por presso. Em feridas oncolgicas recomenda-se o uso de curativo secundrio de alta absoro. Em feridas com cavidades devem ser utilizadas Alginato de Clcio Curatec em fita para preenchimento da ferida. Alginato de Clcio Curatec no deve ser utilizada como esponja cirrgica ou para controle de forte sangramento. O produto de uso nico, devendo ser descartado aps a utilizao, sem qualquer precauo ou restrio especfica, conforme os procedimentos de manuseio de lixo hospitalar determinado pelos tcnicos do estabelecimento de sade. Se a embalagem estiver danificada no use o produto.

CONTRA-INDICAES. Alginato de Clcio Curatec no deve ser usado em pacientes com conhecida sensibilidade ao curativo ou seus componentes. Alginato de Clcio Curatec no indicado para queimaduras de terceiro grau, feridas com hemorragia intensa, nem como esponja cirrgica. O curativo de Alginato de Clcio Curatec no deve ser utilizado em associao com antibitico tpico, pois componentes da formulao podem inibir o processo de gelificao do Alginato de Clcio. COMPOSIO. Curativo constitudo por polmero natural de Alginato de Clcio e Sdio composto por unidades monomricas de cido gulurnico e cido manurnico, embalado em envelope grau cirrgico. PRAZO DE VALIDADE. 02 anos desde que mantido nas condies ideais indicadas para o armazenamento. ARMAZENAMENTO. Manter o produto na embalagem original, intacta (inviolada), em ambiente fresco e ao abrigo da luz e umidade.

Avaliao da Ferida
Para a perfeita avaliao de uma ferida necessrio aliar a experincia do profissional ao seu conhecimento prtico. Os profissionais da rea de sade especialistas em feridas so conhecidos como estomoterapeutas. Durante a avaliao inicial e monitoramento do progresso da ferida, o profissional deve ater-se aos seguintes fatores: - Causa e etiologia - Caractersticas - Localizao - Tamanho (comprimento x largura x profundidade) - Colorao do leito da leso (preto, amarelo, vermelho ou rseo) - Nvel de exsudato (ausente, baixo, mdio e alto) - Tipo de exsudato (purulento, seroso, seropurulento, hemopurulento) - Odor (ausente/presente) - Dor (contnua/intermitente) - Condies das bordas (hidratada, macerada, seca) - Condies da pele ao redor (edemasiada, macerada, eritema, celulite, eczema, seca, frgil, saudvel) - Sinais clnicos de colonizao/infeco Com essas informaes o profissional de sade poder selecionar o tratamento adequado para cada tipo de leso, bem como acompanhar a evoluo da mesma a cada troca de curativo.

Вам также может понравиться