Вы находитесь на странице: 1из 16

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TARIFAS DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELTRICA

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TARIFAS DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELTRICA

Braslia, DF 2007

Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL


Diretoria Jerson Kelman Diretor-geral Edvaldo Alves de Santana Josa Campanher Dutra Saraiva Jos Guilherme Silva Menezes Senna Romeu Donizete Rufino Diretores

CIP. Brasil. Catalogao-na-Publicao Centro de Documentao - CEDOC

Agncia Nacional de Energia Eltrica (Brasil). Perguntas e respostas sobre tarifas das distribuidoras de energia eltrica / Agncia Nacional de Energia Eltrica. ANEEL, 20 07. 11 p. : il. Braslia :

1. Tarifa eltrica

- Brasil . 2.

Reviso tarifria

- Brasil . 3.

Fornecimento de energia . I. Ttulo. CDU: 338.516.46:621.31 (81)

APRESENTAO
A energia eltrica essencial no dia-a-dia da sociedade, seja nas residncias ou nos diversos segmentos da economia. Acender o interruptor de luz, ligar uma mquina na indstria ou a geladeira num restaurante so gestos comuns e rotineiros dos consumidores, mas primordiais para o desenvolvimento do pas. Para possibilitar esse gesto, como apertar o interruptor, existe toda uma estrutura de gerao, transmisso, distribuio e comercializao da energia eltrica para garantir o fornecimento de energia, com continuidade e, principalmente, qualidade. A garantia do abastecimento, os custos para a gerao e transporte de energia eltrica so cobrados por meio de tarifas. Os consumidores pagam as tarifas s distribuidoras para a prestao do servio de fornecimento de energia. Os contratos de concesso, assinados pelas distribuidoras com a Unio - representada pela Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) - estabelecem a composio das tarifas e as frmulas dos reajustes anuais e exigem revises tarifarias peridicas. A ANEEL tem a responsabilidade de fixar as tarifas de energia eltrica de forma a promover a modicidade tarifria na defesa do interesse pblico e o equilbrio econmicofinanceiro dos agentes que prestam os servios de energia. E a reviso tarifria peridica fundamental para alcanar esses compromissos. Nesta publicao, esto as dvidas mais comuns sobre a tarifa de energia eltrica, e o processo de reviso tarifria em 17 perguntas e respostas.

PARA ENTENDER AS TARIFAS


1- O que tarifa de energia eltrica?
A tarifa de energia eltrica a composio de valores calculados que representam cada parcela dos investimentos e operaes tcnicas realizados pelos agentes da cadeia de produo e da estrutura necessria para que a energia possa ser utilizada pelo consumidor. A tarifa representa, portanto, a soma de todos os componentes do processo industrial de gerao, transporte (transmisso e distribuio) e comercializao de energia eltrica. So acrescidos ainda os encargos direcionados ao custeio da aplicao de polticas pblicas. Os impostos e encargos esto relacionados na conta de luz.

O QUE EST EMBUTIDO NO CUSTO DE ENERGIA QUE CHEGA S RESIDNCIAS?


gerao de energia

+
transporte de energia at as casas (fio)
transmisso + distribuio

+
encargos e tributos

2- Tarifa significa o mesmo que preo da energia pago na conta mensal de luz?
No. A conta de luz de cada consumidor contm o preo final, que a tarifa definida pela Aneel, mais os impostos no includos nos custos da energia eltrica, como ICMS, PIS e COFINS.

3-Qual o valor adequado para a tarifa de energia eltrica?


A tarifa deve ter o valor necessrio para garantir o fornecimento de energia, assegurar aos prestadores de servios ganhos suficientes para cobrir os custos operacionais eficientes, remunerar adequadamente os investimentos necessrios para a expanso da capacidade e garantir a boa qualidade de atendimento.

4- Qual a diferena entre reviso tarifria peridica, reviso extraordinria e reajuste tarifrio?
O reajuste e as revises so mecanismos pelos quais as tarifas de energia eltrica podem ser alteradas. Esto previstos nos contratos de concesso e permitem a manuteno do equilbrio econmicofinanceiro das concessionrias, conforme a lei. Reajuste tarifrio anual tem por objetivo repassar os custos no gerenciveis e atualizar monetariamente os custos gerenciveis. O reajuste acontece anualmente, na data de aniversrio do contrato de concesso (Veja tabela na ltima pgina). Reviso tarifria peridica ocorre a cada quatro anos, em mdia, com o objetivo de preservar o equilbrio econmicofinanceiro da concesso. Reviso extraordinria pode ocorrer a qualquer tempo, independentemente dos reajustes e revises anteriormente

mencionados, se houver alteraes significativas comprovadas nos custos da concessionria e/ou modificao ou extino de tributos e encargos posteriores assinatura do contrato, quando comprovado o seu impacto sobre os custos da empresa.

5- No ano da reviso ocorre tambm o reajuste tarifrio?


No. Os reajustes anuais de tarifas s ocorrem nos anos situados entre as revises tarifrias peridicas. No ano da reviso peridica, feito o reposicionamento das tarifas, que se baseia em regras diferentes daquelas aplicadas ao reajuste tarifrio.

6- O que Reviso Tarifria ?


o processo de reviso dos valores das tarifas cobradas aos consumidores pelas empresas concessionrias de distribuio de energia eltrica. O valor dessas tarifas pode ser alterado, pela ANEEL, para mais ou para menos. Isso depender das mudanas ocorridas nos custos e no mercado das empresas, da comparao dessas tarifas com as de outras empresas semelhantes no exterior, da eficincia da empresa, da necessidade de obter tarifas mais justas e retorno adequado aos empresrios.

7- Qual o principal objetivo da reviso?


Garantir uma tarifa justa tanto para os consumidores quanto para os investidores e estimular o aumento da eficincia e da qualidade do servio de distribuio de energia eltrica.

8- A reviso traz algum tipo de ganho para os consumidores?

Sim, porque ela prev mecanismos que incentivam as

concessionrias a reduzir custos e a ser mais eficientes na prestao dos servios. Os ganhos de produtividade obtidos pela empresa durante o perodo tarifrio so repassados aos consumidores na reviso tarifria subseqente. Alm disso, os ganhos de produtividade das empresas previstos para o perodo compreendido entre as revises, decorrentes do crescimento do consumo de energia, so compartilhados com os consumidores.

9- A reviso tarifria obrigatria?


Sim. Est prevista em lei e nos contratos de concesso assinados entre as distribuidoras e a Unio.

10- Todas as distribuidoras devem passar por esse processo?


Sim. No primeiro ciclo, 17 concessionrias passaram pelo processo em 2003, mais 27 em 2004, outras16 em 2005 e uma finalizada no incio de 2006. O segundo ciclo da reviso peridica inicia em 2007, com sete concessionrias. Veja tabela na ltima pgina.

11- Como feita a reviso tarifria?


Na reviso so feitos dois tipos de clculo: o primeiro consiste em apurar o valor do reposicionamento tarifrio, com o objetivo de determinar um nvel de tarifa que permita concessionria cobrir os custos no gerenciveis e os custos operacionais eficientes, alm de proporcionar a adequada remunerao dos investimentos prudentes realizados. O segundo clculo consiste na definio do fator X (Veja questo n 13).

12- O que so custos gerenciveis e no gerenciveis da distribuidora?


Os custos gerenciveis decorrem dos servios prestados diretamente pelas concessionrias como distribuio de energia, manuteno da rede, cobrana das contas, centrais de atendimento e remunerao dos investimentos. A parcela de custos gerenciveis denominada Parcela B nos contratos de concesso e corresponde a cerca de 25% da receita da distribuidora. Para o clculo dessa parcela, aplica-se o conceito de Empresa de Referncia, que uma empresa-modelo com custos operacionais eficientes e definem-se os investimentos prudentes, limitados aos calculados pela ANEEL. Os custos no gerenciveis, por sua vez, so aqueles relativos aos servios de gerao e transmisso de energia contratados pela distribuidora e ao pagamento de obrigaes setoriais. Essa parcela denominada Parcela A nos contratos de concesso e corresponde a aproximadamente 75% da receita das concessionrias.
Receita do Servio de Distribuio PARCELA A Compra de energia Transmisso Encargos Setoriais PARCELA B Custos Operacionais Cota de Depreciao Remunerao do Investimento

Tarifa de energia = Parcela A + Parcela B

13- O que o fator X?

um ndice fixado pela ANEEL na poca da reviso tarifria. Sua funo repassar ao consumidor os ganhos de produtividade

estimados da concessionria decorrentes do crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes existentes. Assim, o mecanismo contribui para a modicidade tarifria.

14- E como ocorre o repasse desses ganhos de produtividade para os consumidores?


Por meio da aplicao do fator X nos clculos da reviso tarifria peridica. O fator X funciona, na maioria das vezes, como um redutor dos ndices de reajuste das tarifas cobradas aos consumidores. um percentual que ser deduzido do IGP-M* (ndice definido nos contratos de concesso para a atualizao monetria dos custos gerenciveis) nos reajustes tarifrios anuais posteriores reviso peridica.

Exemplo: em 2006, o fator X de uma empresa foi calculado em 1,26%. Esse percentual foi deduzido do IGP-M utilizado no reajuste tarifrio da empresa em novembro de 2006, que, na ocasio, havia atingido 3,13%. Com a deduo do fator X, o ndice de atualizao da Parcela B foi reduzido para 1,87% (3,13% - 1,26%). Neste exemplo, a aplicao do fator X resultou numa reduo de 0,45% no ndice final de reajuste da empresa, que acabou ficando em 11,69% (se no houvesse o fator X, o ndice final teria sido 12,14%).
* IGP-M: ndice Geral de Preos ao Mercado da Fundao Getlio Vargas (FGV)

15- O fator X o mesmo para todas as empresas?


No. Como as distribuidoras tm estruturas de custos e mercados diferentes entre si, a ANEEL calcula um fator X distinto para cada uma delas.

16- Como so remuneradas as distribuidoras?


Por meio de um percentual calculado pela ANEEL, atualmente fixado em 9,95%, que incide sobre a base de remunerao da empresa. Esta base consiste no montante de investimentos realizados pelas distribuidoras, na prestao dos servios, que ser coberto pelas tarifas cobradas aos consumidores. A definio da base de remunerao fundamental tanto para a preservao dos investimentos no servio pblico de distribuio de energia eltrica quanto para a proteo dos consumidores contra preos injustos.

17- Qual a metodologia adotada pela ANEEL para o clculo da base de remunerao e por que ela foi escolhida?
A ANEEL considerou o mtodo do custo de reposio a valor de mercado como o mais adequado aos princpios regulatrios, sobretudo no que refere ao equilbrio da relao entre concessionrias e consumidores. O fator determinante na escolha da ANEEL foi a coerncia dos custos com os investimentos estritamente necessrios prestao dos servios, denominados investimentos prudentes, que devem ser remunerados pela tarifa. De acordo com essa metodologia, a definio da base de remunerao considera apenas o valor dos ativos das concessionrias que estejam efetivamente prestando servios ao consumidor (subestaes, linhas de distribuio, edifcios etc). Conforme previsto na Resoluo ANEEL n 234/2006, esse valor ser comparado com modelos referenciais estabelecidos pela Agncia, especficos para cada empresa, que reflitam as condies econmicas e geogrficas de suas respectivas reas de concesso e os nveis de eficincia na prestao dos servios. O objetivo dessa metodologia evitar que sejam remunerados, nas tarifas cobradas dos consumidores, ativos com valor acima do necessrio para a prestao do servio adequado.

10

REVISES TARIFRIAS PERIDICAS CONCESSIONRIAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELTRICA


2007
DATA 22/abr 04/jul 07/ago CONCESSIONRIA
COELCE (CE) ELETROPAULO (SP) CELPA (PA)

DATA 07/ago 27/ago 23/out

CONCESSIONRIA
ESCELSA-D (ES) ELEKTRO (SP) BANDEIRANTE (SP), PIRATININGA (SP)

2008
DATA 03/fev 07/fev 30/mar
08/abr

CONCESSIONRIA
CSPE (SP), CPEE (SP), SANTA CRUZ (SP), MOCOCA (SP), JAGUARI (SP), OESTE (PR) SANTA MARIA (ES) COCEL (PR), URUSSANGA (SC), JOO CESA (SC) ENERSUL (MS), CEMAT (MT), CPFL (SP), CEMIG (MG) RGE (RS), AES-SUL (RS) COELBA (BA), COSERN (RN), ENERGIPE (SE) V. PARANAPANEMA (SP), CAIU (SP), NACIONAL (SP), BRAGANTINA (SP)

DATA 18/jun 24/jun 28/jun 04/jul 07/ago 26/ago 12/set 25/out 07/nov 14/dez

CONCESSIONRIA
CATAGUAZES (MG), CENF (RJ) COPEL (PR) DME (MG) CELTINS (TO) CELESC (SC), IENERGIA (SC) CEB (DF), FORCEL (PR) CHESP (GO) CEEE-D (RS) LIGHT (RJ) SULGIPE (SE)

19/abr 22/abr 10/mai

2009
DATA 04/fev 15/mar 29/abr 29/jun CONCESSIONRIA
CELB (PB) AMPLA (RJ) CELPE (PE) ELETROCAR (RS), MUXFELDT (RS), DEMEI-IJUI (RS), PANAMBI (RS)

DATA 28/ago 12/set 01/nov 30/nov 28/dez

CONCESSIONRIA
CEAL (AL), CEPISA (PI), CEMAR (MA), SAELPA (PB) CELG (GO) BOA VISTA (RR), MANAUS ENERGIA (AM) ELETROACRE (AC), CERON (RO) NOVA PALMA (TO)

2010
DATA 07/fev CONCESSIONRIA
COOPERALIANA (SC)

DATA 07/ago

CONCESSIONRIA
ESCELSA-D (ES)

TOTAL
ANO 2007 2008 TOTAL - CONCESSIONRIAS
7 36

ANO 2009 2010

TOTAL - CONCESSIONRIAS
17 1

11

MISSO DA ANEEL
Proporcionar condies favorveis para que o mercado de energia eltrica se desenvolva com equilbrio entre os agentes e em benefcio da sociedade

Вам также может понравиться