Вы находитесь на странице: 1из 13

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

Adriano Lopes Gomes

ndice
1 O ouvinte e as atitudes responsivas ativas: do prazer compreenso 2 2 Os trs estados do prazer esttico e 4 suas relaes com o ouvinte 3 Alm da locuo: os cdigos para6 lingsticos e os efeitos de recepo 4 O imaginrio e a produo dos senti9 dos: resultados de pesquisa 5 Consideraes nais 11 6 Referncias bibliogrcas 12

Introduo
O rdio um veculo de comunicao de massa que apresenta o sentido miditico da alteridade, razo pela qual armamos que, ao produzir qualquer programa, o produtor deve ter em mente a noo de que vai dizer alguma coisa a algum cujo contedo deve ser interessante, inteligvel e que, sobremaneira, possa catalisar a ateno para aquilo que comunicado. O outro, sujeito invariavelmente oculto, , portanto, alvo das consideraes que entram no contexto cognitivo do compartilhamento de idias em situao
Professor doutor do Departamento de Comunicao Social e do Programa de Ps-graduao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

mediada: o ouvinte por excelncia, cujo imaginrio reveste-se de singular aspecto ao se engajar no ato da escuta. O eu que fala e o outro que ouve mantm, assim, estreita relao miditica, tendo a mensagem como ponto de concentrao no qual ir se inscrever o processo de revelao dos sentidos. com essa perspectiva que introduzimos nossa reexo sobre o ato da escuta. A linguagem radiofnica, bem o sabemos, rene elementos da oralidade, muitos de natureza paralingstica. Sendo linguagem falada, ainda que, ao narrar, o locutor venha a se apoiar em texto escrito, o espao simblico que da resulta permite a insero de componentes que vo alm do simples gosto por ouvir rdio. Na ausncia de imagens eletrnicas, o rdio passa a evocar situaes prprias do imaginrio do ouvinte. Por imaginrio, entendemos o processo de cognio que decorre da capacidade de fantasiar, criar e representar imagens mentais. O imaginrio , por natureza, a faculdade que evoca situaes ausentes ou distantes, reais ou ctcias, presenticando-as no universo mental do sujeito. Assim, h uma transferncia simblica de sentidos que transgridem o comum, o real, o natural, e subverte os eventos factuais, de forma voluntria ou no, para uma situao fantasiosa. Na sua origem, o

Adriano Lopes Gomes

ato de fantasiar pode ser encarado como um ngimento da realidade, efeito mimtico que tem em seu contedo os mecanismos prprios capazes de permitir a criao de imagens internas, as quais fogem do absoluto, do concreto, do tangvel. Atentemos bem que, no obstante estarmos falando de fantasia, no implica relacion-la sobre algo inverdico ou que, de fato, no aconteceu. Em rdio, tais particularidades so absolutamente possveis no ato da escuta, pois trabalha-se apenas com audio. A linguagem, por si s, apresenta a noo de incompletude, convocando os sujeitos a preencher ou completar as lacunas quase sempre permitidas no ato comunicacional. no imaginrio, portanto, onde as relaes de sentidos se complementam. Ao abordar essa situao, relacionandoa ao texto literrio e aos efeitos estticos provocados nos leitores, Iser (1996:79) considerou que apenas a imaginao capaz de captar o no-dado, de modo que a estrutura do texto, ao estimular uma seqncia de imagens, se traduz na conscincia receptiva do leitor. De modo anlogo, e exatamente porque rdio s audio, o ouvinte vai preencher os elementos de indeterminao provocados pela linguagem radiofnica. Por esse motivo, o ouvinte ignora a imagem real do locutor ou da mensagem veiculada e passa a pertencer ordem dos signos. Como tal, a palavra mediada ganha referenciais simblicos e se insere no sistema das representaes entre aquilo que veiculado e o que escutado, contexto que envolve o conhecimento de mundo, repertrio lexical e semntico, alm da experincia esttica do ouvinte.

O ouvinte e as atitudes responsivas ativas: do prazer compreenso

A ao de tornar-se ouvinte voluntrio e consciente, apresentando comportamento metacognitivo sobre seu status, demanda o critrio da experincia esttica para que possa reconhecer o valor simblico do rdio enquanto objeto propiciador de conhecimento e prazer. Entendemos que a experincia vai sedimentando na conscincia do espectador uma espcie de camada referencial que se sobrepe uma outra formando um conjunto de parmetros que favorece o julgamento mais consistente em torno do seu objeto de percepo. Com isso, parece-nos inconcebvel a situao do ouvinte como consumidor passivo dos produtos radiofnicos. Bakhtin (1997) j destacara que, durante a comunicao verbal, no qual esto presentes o locutor e o receptor (ou ouvinte), a compreenso discursiva entre os sujeitos no ocorre de forma passiva, e sim, por meio de respostas ao uxo verbal pelo que o autor designou de atitude responsiva ativa, assim armando: De fato, o ouvinte que recebe e compreende a signicao (lingstica) de um discurso adota simultaneamente, para com este discurso, uma atitude responsiva ativa: ele concorda ou discorda (total ou parcialmente), completa, adapta, apronta-se para executar, etc., e esta atitude do ouvinte est em elaborao constante durante todo o processo de audio e de compreenso desde o incio do discurso, s vezes j nas primeiras palavras emitidas pelo locutor (Bakhtin, 1997: 290).
www.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

Sendo assim, a compreenso responsiva ativa nos oferece outra forma de pensar o comportamento do ouvinte de rdio. Antes concebido como um sujeito que apreende passivamente o contedo da mensagem ou produto radiofnico, o ouvinte desenvolve posturas que vo de encontro tal prerrogativa: um ator social, historicamente situado e constitudo pelo seu savoir-faire, que compreende a dinmica das intenes discursivas e que identica o sentido das aes das pessoas na vida cotidiana, conforme um princpio etnometodolgico, que tem como eixo norteador a idia de que o ator social no um idiota cultural (Coulon, 1995a). Ao abordar a questo da experincia esttica e vanguarda, Zilberman (1989) faz referncia a Jauss e diz: No h conhecimento sem prazer, nem a recproca, levando-o a formular um par de conceitos que acompanham suas reexes posteriores: os da fruio compreensiva[verstehendes Geniessen] e compreenso fruidora [geniessendes Verstehen], processos que ocorrem simultaneamente e indicam como s se pode gostar do que se entende e compreender o que se aprecia (Zilberman, 1989: 53) Essa concepo vlida para os estudos sobre o rdio, porquanto o ouvinte atrado por determinada emissora ou certo programa radiofnico em razo do apelo sensorial e racional que tal situao provoca. E isso, por extenso, no ocorre de modo fortuito: o ouvinte experimenta uma fruio compreensiva em torno do objeto de sua audio, formulando conceitos e idias que extravasam a mera explicao de que ele est sintonizado simplesmente por gostar. Defendemos que
www.bocc.ubi.pt

o ouvinte tem prazer por ouvir rdio e tem idia clara sobre sua opo. A emisso sonora de qualquer produto radiofnico1 provoca determinados efeitos de recepo nos ouvintes situados nas esferas racional, sensorial e emocional capazes de afetar os modos de acercamento e compreenso da escuta. Decorrem desse fato, os nveis de julgamento do valor esttico na audio tanto quanto da sensao que os produtos radiofnicos evocam nos sujeitos em situaes miditicas. Para que isso ocorra, ser preciso, em primeira instncia, que o produto radiofnico alcance o ouvinte, gerando um espao dialgico mental, pois o rdio comunica e afeta o seu receptor, cuja audincia assegurada quando as impresses so favorveis em torno do programa veiculado. Compreender o fenmeno da recepo radiofnica supera o interesse de identicar no ouvinte o que ele sentiu ao sintonizar determinada emissora de rdio e acompanhar a programao, porquanto a est imbricada a idia do prazer como atributo que surge na interao com o produto radiofnico. Muito alm disso, queremos apoiar nossa concepo de que o ato da escuta est associado cognio como elemento possvel de provocar uma fruio compreensiva, no dizer de Jauss et al. (1979), e armar que, na difuso dos programas, os efeitos produzidos acarretam certa complexidade de atribuio de valores e sentidos nos ouvintes, em que se percebe a interveno dos aspectos racionais.
Por produto radiofnico queremos nos referir a toda e qualquer pea veiculada pelo rdio, quer seja de entretenimento como msica, esporte e drama, quer seja de natureza publicitria, notadamente os jingles, spots, testemunhais, quer seja jornalstica, tais como: noticrio, boletim, ash, mesa redonda, documentrio ou debate.
1

Adriano Lopes Gomes

Ao tentarmos aproximar os estudos da esttica da recepo s teorias do rdio, insistimos no pressuposto de que a escuta radiofnica provoca determinadas reaes nos ouvintes, o que nos permite armar que, ao sintonizar certa programao de uma emissora, impossvel car indiferente mensagem veiculada: gosta ou detesta, considera ou desconsidera a relevncia para si, acata ou muda o dial. Fundamentando-se nos postulados de Jauss, Zilberman (1989:50) destaca: porque a recepo representa um envolvimento intelectual, sensorial e emotivo com uma obra, o leitor tende a se identicar com essas normas, transformadas, assim, em modelos de ao. Se a recepo literria promove envolvimentos durante a leitura, numa relao tridica entre autor, texto e leitor, situao semelhante ocorre na escuta de programao radiofnica, por cujo mecanismo admitimos a complexidade da interao miditica entre locutor, produto radiofnico e ouvinte. Convm aqui assinalar que o rdio tem a funo primordial de entreter, informar, formar opinio e ainda desenvolver a experincia esttica, situaes essas que no podem estar afastadas da relao dos sentidos que incidem sobre o imaginrio e repercutem no campo sensorial do ouvinte. Se assim o , imperioso ser reconhecer o papel do produtor de rdio que deve considerar a recorrncia desses elementos nos atos de emisso e recepo da escuta radiofnica.

Os trs estados do prazer esttico e suas relaes com o ouvinte

Nos anos de 1960, na Escola de Konstanza, Alemanha, Hans Robert Jauss subverteu as concepes tradicionais das teorias da literatura32 , ao propor uma inverso na abordagem dos fatos artsticos, rompendo, assim, o paradigma da autonomia da obra literria centrada no autor da obra: surge a teoria da esttica da recepo, a partir da qual a leitura concebida como um processo de reconstruo do texto, com base nos horizontes de expectativas do leitor, capaz de atualizar a obra. Evidencia a noo de leitor implcito quando o texto evoca um receptor e suas condies de produo de signicados. A esttica da recepo ainda insere a hermenutica literria em seu escopo terico, ao estabelecer a interpretao dos fatos como princpio dialtico do par conversacional de perguntas e respostas, ou seja, compreendese um texto quando se prope respostas s perguntas inerentes sua constituio. Segundo Zilberman (1989:38), Jauss pensa que a arte no existe para conrmar o conhecido e sim, para contrariar expectativas, pelo que depreendemos que uma obra de arte torna-se objeto esttico quando o espectador lhe atribui signicados. Se a arte comunica, est implcita, portanto, a presena de um receptor, que promove uma fruio compreensiva. Por este motivo, atentemos para a possvel relao que se pode implementar entre a esttica da recepo e os sentidos da escuta radiofnica, enfatizando-se os trs estados da
Jauss proferiu a conferncia A histria da literatura como provocao para a cincia literria que se tornaria marco divisor entre a concepo tradicionalista e contempornea de compreender a arte.
23

www.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

experincia esttica: a poiesis, a aisthesis e a katharsis. Na poiesis, o leitor vivencia uma fruio compreensiva e sente-se co-autor da obra. No ato da escuta, h uma espcie de atitude colaborativa entre locutor e ouvinte onde entram em jogo as intenes comunicativas e o repertrio de informaes de ambas as partes, gerando, assim, pontos de contato para ns de engajamento e atribuio de sentidos mensagem veiculada. Na aisthesis, o leitor experimenta uma sensao prazerosa pelos afetos provocados atravs da linguagem potica que o conduz experincia esttica, sobretudo quando h uma tal ordem de identicao com o objeto de percepo. O ato da escuta, de igual modo, possibilita essa identicao com o produto radiofnico quando aquilo que comunicado estabelece um sentido com os horizontes de expectativas do ouvinte. Na katharsis, tambm designada por Jauss (In Lima, 2002:87) como esttica psicanalista, o leitor libera a psique atravs da descoberta de sentidos ou compreenso provocada pela obra e leva o espectador a assumir novas normas de comportamento social (Zilberman, 1989: 57). Admitimos que o ato da escuta radiofnica catrtico no momento em que o ouvinte sente prazer por algo que o impactou atravs de processo de sincronia emocional, isto , o objeto de percepo sonora causa-lhe uma sensao de bem estar: quer seja de uma msica, de um drama radiofnico, de uma notcia, quer seja do prprio momento instantneo de ouvir rdio, possibilitando uma espcie de companhia nos instantes de solido. Sendo assim, queremos assumir a convico de que o rdio muito mais do que um meio de comunicao. Rdio tambm arte, do ponto de vista da elaborao do produto de valor esttico, congurado nas pewww.bocc.ubi.pt

as que veicula a todo momento: ou de natureza sonoplstica, de locuo ou expresso vocal, de programas musicais ou de variedades, ou mesmo jornalstica. A concepo de rdio como arte a mesma que historicamente acompanha os estudiosos da rea, com especial destaque a Adorno, para quem a arte torna-se prxis social (Jauss, in Lima, 2002:81), ou seja, a arte promove o sujeito, emancipando-o das exigncias de consumo, situao que gera um estado de conscincia crtica. Zilberman (1989) interpreta o pensamento de Jauss ao considerar a experincia esttica como proporcionadora da emancipao do sujeito, assim enfatizando: Em primeiro lugar, [a experincia esttica] liberta o ser humano dos constrangimentos e da rotina cotidiana; estabelece uma distncia entre ele e a realidade convertida em espetculo; pode preceder a experincia, implicando ento a incorporao de novas normas; e, enm concomitantemente antecipao utpica, quando projeta vivncias futuras, e reconhecimento retrospectivo, ao preservar o passado e permitir a redescoberta de acontecimentos enterrados (Zilberman, 1989:54). De outro modo, Iser (1999) destacara que o envolvimento com o texto, objeto imediato da percepo do leitor, uma forma de estar presente na sua constituio por um mecanismo que o autor considera como resposta produtiva, situao essa que possibilita experincias no universo cognitivo do receptor. Iser (1999:53) ainda ressalta que perceberse a si mesmo no momento da prpria participao constitui uma qualidade central da experincia esttica. Ora, se correto di-

Adriano Lopes Gomes pectos prosdicos e estilsticos43 da lngua falada ao estabelecer regras normativas da entonao das palavras que carregam a expresso dos sentimentos e afetos do falante, revelados no ato da enunciao. Aborda situaes da linguagem cujo domnio est situado teoricamente na rea da fontica e fonologia permitindo a transio entre o verbal e o no-verbal em que a voz indxica e anuncia a palavra (Rector e Trinta, 1999:18). Portanto, os cdigos paralingsticos sobrepem o signicado literal das palavras, uma vez que as diferenas de emisso sonora de certas expresses vo determinar a natureza intencional das sentenas e possibilitar a compreenso do que se quer dizer. Nas atividades de radiojornalismo, tal abordagem consideravelmente necessria, pois o locutor pode transmitir uma inteno velada na entonao da voz, demovendo o princpio da imparcialidade jornalstica, situao igualmente complexa, visto que no h fala que no comporte uma entonao (Guiraud, 1991:97). As atitudes paralingsticas do locutor entram no estudo descritivo dos efeitos de recepo por afetar os sujeitos no processo de audio, chegando a conduzir a signicao das peas radiofnicas ou mesmo eliminar possveis dvidas e incertezas semnticas durante a veiculao. Devemos entender que a paralingstica envolve uma srie de recursos que no esto na ordem da mensagem articulada ou segmentada da lngua, razo pela qual so coDe modo objetivo, entendemos a prosdia como o estudo das entonaes e variaes da voz no contexto da linguagem falada; e por estilstica, o estudo da expressividade da lngua, levando-se em conta os aspectos fonticos, as tonalidades vocais, os estilos das frases produzidas que incidem sobre os signicados da enunciao.
34

zer que nos envolvemos emocionalmente durante os eventos com os quais nos identicamos, de igual modo ser legtimo armar que a escuta radiofnica permite um envolvimento decorrente das sensaes experimentadas na sucesso dos eventos de audio. A cada dia ampliam-se os horizontes de expectativas do ouvinte, para sermos is base terica que estamos adotando na presente reexo. Assim, o rdio catalisador de prazer e conscincia esttica quando o ouvinte vai constituindo um repertrio de experincias que se acumulam a cada recorrncia audio.

Alm da locuo: os cdigos paralingsticos e os efeitos de recepo

Como estamos abordando a questo da experincia esttica no ato da recepo sonora do veculo rdio, ser pertinente evidenciar, aqui, os elementos verbais e no-verbais implcitos na pea radiofnica, os quais destacamos: os paralingsticos, revelados nas inexes de voz tais como pausa, entonao, acentuao, intensidade e altura da voz, e o silncio. Alm da voz, os elementos artsticos ainda se concentram nas msicas, trilhas, spots e jingles que, de igual modo, provocam o ouvinte em suas instncias sensoriais, racionais e emocionais. Quando analisamos o processo de comunicao oral, oportuno inserir o comportamento no-verbal dos locutores de rdio, mesmo porque os eventos de fala convocam inevitavelmente os elementos paralingsticos presentes na interao verbal. A paralingstica nos apia na compreenso dos as-

www.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

nhecidos como elementos supra-segmentais da emisso vocal, tais como: entonao, acentuao, intensidade, ritmo, interjeies, sussurros, grunhidos, etc. lgico que as formas de se pronunciar determinadas frases ganham sentido real no instante em que passamos a comparar os signos lingsticos e no-verbais, considerando que estes revelam no apenas as idias mas, do mesmo modo, os sentimentos. A locuo em rdio permite que os ouvintes produzam signicados com base nos canais audveis por ser uma atividade na qual prevalecem os sistemas da lngua falada. Ora, se os procedimentos paralingisticos reetem as intenes e emoes dos locutores, importa reconhecer que tais prossionais esto lidando com atitudes que daro realce semntico nas palavras cujos recursos facilitam o acercamento e a compreenso do texto. Aqui evocamos a concepo de esttica que estamos defendendo na produo radiofnica, situao que ir merecer o cuidado artstico no processo de criao dos produtos para o rdio. A depender da natureza do programa radiofnico, a locuo ir traduzir certas impresses nos ouvintes: situaes de suspense e desespero54 , estados de alegria ou tristeza, das quais resultam certos sentidos quando o locutor acentua determinadas palavras, formula inexes ascendentes ou descendentes, alonga determinados vocbulos, enfatiza interjeies, destaca slabas, faz pausas, fala mais alto ou de modo brando, adicionandose, ainda, os recursos artsticos da sonoplastia. Cada uma dessas caractersticas imprime um uxo intenso de comunicao possvel
45 Convm lembrar o episdio de A Guerra dos Mundos, relatado por Meditsch (1998).

de suscitar atividade cognitiva nos ouvintes, promovendo-lhes interesse, ateno, concentrao, engajamento e prazer. Nesses instantes, os ouvintes so afetados por fora do efeito esttico produzido pela locuo, consubstanciado pela voz do locutor em cuja atmosfera do imaginrio os ouvintes assumem a funo de co-criadores (poiesis) da pea radiofnica em evidncia, ao reunir signicados presentes no processo compartilhado de compreenso. Por esse motivo, temos o cuidado de ressaltar os critrios de postura, voz e dico do locutor, considerando que a no observncia de tais procedimentos de ordem tcnica-fonolgica pode comprometer o seu trabalho ou mesmo resultar numa produo artstica de qualidade duvidosa. Dentre os elementos paralingsticos, para efeito do presente estudo, destacaremos a acentuao e a intensidade. O acento em determinadas palavras ou slabas um recurso de salincia vocal que se apresenta de forma enftica na emisso sonora. Tem a funo de facilitar a uncia na linguagem falada e destacar alguns vocbulos que, no contexto da frase, carregam maior valor lexical e semntico. Tomemos como exemplo hipottico a seguinte notcia radiofnica: preo da gasolina sobe treze por cento e passa a custar dois reais e cinqenta e nove centavos, o litro. Este o quinto aumento do ano. Nos postos de gasolina, a reclamao dos consumidores grande. Observemos que determinadas palavras requisitam maior apelo na acentuao, tais como treze por cento, quinto aumento, grande. Ao noticiar esse fato, a voz pode expressar sentimentos de indignao, revolta, impacto pelo aumento que deve pesar no oramento econmico. J o fenmeno da intensidade de emisso vocal no vem isolado de outras marcas paralingsti-

www.bocc.ubi.pt

Adriano Lopes Gomes

cas, o que equivale dizer que a nfase dada a certas expresses acompanha traos de entonao, altura e acentuao. Para descrever os efeitos provocados nos sujeitos, entendamos a intensidade nas palavras como a alternncia entre forte e fraca, caracterstica essa que est associada ao volume utilizado na voz. A intensidade revela, por exemplo, sentimentos de afetividade ou repulsa, de splica ou ordem, de comiserao ou desdm, de amor ou dio, motivo pelo qual estamos inserindo como categoria nas atitudes paralingsticas do locutor, levando em conta que tais procedimentos so inerentes prpria atividade. Ora, se o locutor de rdio tem o papel de representar situaes narrativas as quais devem favorecer o acercamento textual nos ouvintes, ento atestamos a relevncia de se observar particularidades no tratamento com a voz. A intensidade de emisso sonora est includa no conjunto de fatores supra-segmentais que afetam diretamente o signicado da enunciao. Assinalemos outro exemplo, muito comum nos programas de rdio, que diz respeito s cartas dos ouvintes: Por que eu no ouvi meus pais? Por que eu no ouvi minhas amigas sinceras? Por que eu no ouvi quem gostava de mim realmente? Que arrependimento. Como amargo, como triste e cruel escolher algum, lutar contra tudo e contra todos. Assumir esta pessoa com todo amor que se pode ter no corao, fazer planos pro futuro e perceber muito cedo, mas muito cedo mesmo, poucos meses depois de casada que a vida com aquela pessoa era uma droga. Hoje estou arrependida mas no tenho coragem de ir em casa de meus pais e pedir perdo. (Nunes, 1993: 98).

As cartas dos ouvintes, to presentes nos programas de rdio, tanto no segmento AM quanto FM, representam bem essa situao. Por se tratarem de casos cotidianos, as cartas dos ouvintes registram considervel audincia. Pelo que acompanhamos nas emissoras de rdio, os locutores mantm quase sempre a mesma performance vocal, tendo em vista a necessidade de interpretlas com certo grau de apelo emocional que geralmente se requer: com tons acentuados ascendentes e descendentes, ritmo pausado, silncio entre as frases para permitir a reexo do ouvinte. Na perspectiva da esttica da recepo, postulamos que h uma tendncia de forte engajamento na audincia, explicada pelos estados do prazer esttico, sobretudo luz da aisthesis, quando h identicao de episdios pessoais, em relao a familiares ou amigos prximos ao fato narrado; e da katharsis, por provocar uma espcie de compensao psquica. No caso em tela, observamos a carta de uma ouvinte que se arrepende por no ter acatado os conselhos paternos e de amigos sobre o futuro esposo com quem terminou se casando. Diariamente, a mdia comum, notadamente em programas de faits divers, expe situaes como essa, o que demonstra ser algo possvel e corriqueiro. Por tal razo que admitimos que h uma grande audincia de programas com esse formato. Por m, prprio da linguagem falada o uso de tons ascendentes e descendentes das frases, caracterizando a altura na emisso da voz distribuda entre grave e aguda. Os tons ascendentes ocorrem notadamente em frases interrogativas as quais apontam para um signicado que vai desde a reao de surpresa, curiosidade, desejos de resposta, etc. Quando vem em frases exclamawww.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

tivas, a altura sugere admirao, reprovao ou mesmo apreciao sobre os fatos. J os tons descendentes encerram concluso, marcada analogamente ao ponto nal do sistema escrito, mas de igual modo podem representar ordem, splica, desejo, cuja incidncia maior nas frases imperativas. Qualquer que seja o caso, reiteramos que as frases exprimem o sentimento do falante, realizando sua funo emotiva (Martins, 2000:131). Na locuo, a observao de ordem estilstica vlida para se analisar corretamente a adequao da fala, a depender da mensagem pronunciada.

para a anlise dos dados. Os sujeitos informantes manifestaram em suas falas determinados traos que sugerem a experincia esttica na produo dos sentidos, sobretudo quando abordaram questes do imaginrio pessoal e coletivo em torno de certas particularidades da programao, como foi o caso da dramaturgia radiofnica, muito presente entre as dcadas de 1940 e 1950, no Brasil. Sobre as radionovelas, o informante 1, ouvinte, destacou: Ns escutvamos a novela nos anos 50 mais famosa que era Jernimo: o heri do serto. Ento essa novela, a entra a questo da linguagem do rdio, da especicidade do rdio, a questo da imagem mental que o rdio propicia pra gente, a nossa diverso era imaginar os tipos que estavam por trs das novelas. Por exemplo, a gente cava imaginando: como seria Jernimo o heri do serto?Jernimo tinha uma noiva chamada Aninha,(...) A cvamos imaginando: como seria Aninha, a noiva de Jernimo? (...) E nos anos 60, apareceu uma revista em quadrinhos Jernimo: o heri do serto. Foi o mesmo texto, a mesma histria, o argumento de Moiss Weltmam, com um trao de Edmundo Rodrigues, ento quando todo mundo correu para comprar a revista para ver se aquela imagem mental que a gente fez de Jernimo e dos personagens, correspondia ao que Edmundo Rodrigues imaginou. Muita gente decepcionou-se porque no correspondia (Informante 1).65 Este trecho sugere o carter imaginrio que as radionovelas proporcionavam. As
A transcrio da entrevista el ao registro das falas dos sujeitos-informantes, gravadas em udio.
56

O imaginrio e a produo dos sentidos: resultados de pesquisa

A experincia esttica na produo dos sentidos, durante a escuta radiofnica, foi um das categorias reveladas por ocasio da pesquisa Mdia e memria: uma anlise dos documentos sonoros das emissoras de rdio da cidade do Natal (1941-1945). Essa pesquisa fez um estudo de caso sobre a primeira emissora de rdio do estado do Rio Grande do Norte (Brasil), fundada em 1941, inicialmente com o nome de Rdio Educadora de Natal, e trs anos depois assumindo a denominao de Rdio Poti, ainda hoje em atividade. Para recompor o cenrio delimitado pelo estudo, foi necessrio ouvir oito sujeitos informantes, inseridos na condio de prossionais que trabalharam na emissora quela poca, e de ouvintes que acompanhavam a programao da Rdio Poti. A histria oral foi adotada como mtodo de investigao com a tcnica da entrevista compreensiva, conforme Kaufmann (1996),
www.bocc.ubi.pt

10

Adriano Lopes Gomes

imagens mentais, reportadas pelo informante 1, permitem-nos armar que a ausncia de imagens explcitas, prprias da TV em tempos posteriores, favorecia o ato de invocar cenrios e personagens, situaes cotidianas e relaes familiares ou amorosas, possibilitando, assim, o engajamento no drama. A ateno voluntria em torno do rdio para acompanhar cada captulo da radionovela uma atitude favorvel audio, situao em que o ouvinte, parafraseando Eco (1994), mantinha um acordo ccional com o drama, ou seja, acatava como verdade aquilo que o rdio veiculava, no obstante tratar-se de uma obra ctcia. A esttica da recepo considera tal atitude como propiciadora de prazer esttico, em seus trs nveis, mencionados anteriormente: a poiesis, a aisthesis e a katharsis. Adotando tais princpios, provvel que os ouvintes manifestassem uma sensao de co-autoria com aquela radionovela pelo mecanismo de atribuio de sentidos, identicavam-se com os personagens, na relao entre o sentido do drama com o sentido da vida e, por m, manifestavam catarse ao se reconhecer nas teias da co atravs da projeo psquica naquela atmosfera radiofnica. Era como se o enredo fosse a histria particular de cada um. Na presena de outro suporte da radionovela, a revista em quadrinhos, como disse o informante 1, o sentimento foi de decepo, pois os personagens no correspondiam queles imaginados. Admitimos que no era por outra razo que as radionovelas garantiam audincia nos horrios de veiculao. Ainda a esse respeito, o informante 4 ressalta o aspecto da construo imagtica que o rdio proporciona e faz uma comparao

com a televiso que, segundo ele, a imagem j apresentada de forma acabada: Mas, naquela poca no tinha beijo... era, era uma novela diferente tinha outro sentimento, tudo foram coisas que marcaram uma poca. At as novelas do rdio eu acho que a gente, ao ouvir no rdio as novelas... acho que seria at..., era at melhor do que assistir na televiso porque a gente fecha os olhos ouve, o rdio e faz a, a imagem, e na televiso no, voc obrigado a aceitar a imagem que a televiso lhe oferece (informante 4). Nesta comparao de sentidos entre o rdio e a televiso, o informante 4 deixa evidenciar em sua fala a sensao de absoluta liberdade para se imaginar cenas e personagens entre uma mdia e outra. No rdio, o ouvinte faz a imagem; na televiso, o espectador obrigado a aceitar a imagem. Obviamente, no nossa inteno formular julgamentos de valores em torno das palavras do informante 4, pois ambos os meios oferecem peculiaridades inerentes natureza de cada veculo. O que queremos atentar sobre o carter libertrio da imaginao no rdio, pelo que depreendemos das consideraes do informante 4, capaz de favorecer uma percepo horizontal e sem limites. Situao diferente identicada na televiso pois, com efeito, a imagem no construda no imaginrio do telespectador, mas sim, dada. Tal situao recai sobre os efeitos produzidos no ato da recepo. No tocante ao comportamento social, o informante 3 recorda que o aparelho de recepo geralmente cava na sala e proporcionava o que chamou de conciliao familiar. Era o momento em que todos se reuniam em torno do rdio para acompanhar os
www.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

11

programas, e, de modo especial, as radionovelas, sempre catalisadoras de ateno. O informante 3 assim destaca: Reunia a famlia, cava l ouvindo coisas boas, msicas boas ou novelas boas, comentrios bons, quer dizer, programas bons porque tinha programas de humor, mas eram programas sadios, sadios demais. (interrupo do entrevistador: Voc recorda, por exemplo, como que ocorria essa reunio, sua famlia provavelmente se reunia para ouvir. Como era isso? ). Lgico, por exemplo voc tinha um rdio, eu no tinha, a vizinha no tinha, ento tudo pra sua casa na hora da novela, ah vou ver a novela!. (Recordando a abertura das radionovelas): Gessy lever apresenta: Tormento de Amor, a todo mundo calado que no dava um pio, todo mundo, n? quando dava o intervalo: p...p... comentava, quando comeava, todo mundo calado (Informante 3). Observamos nesta fala, de incio, aquilo que o informante considerava ouvir coisas boas pelo rdio, impresso esta que orbita sobre as questes estticas. Os programas se caracterizavam como bons porque eram sadios. Inferimos que o informante quis dizer que tais programas no apresentavam conotao pejorativa nas letras das msicas, malcia nos dramas radiofnicos, intencionalidade negativa na peas radiofnicas, situao que se observa com alguma freqncia nos dias atuais. Esse um efeito de sentido que o rdio provoca no ouvinte, posto que h uma equao entre aquilo que se considera bom ou ruim, por ter um parmetro de referenciao entre o passado e o presente,
www.bocc.ubi.pt

notadamente quando se aborda o contedo. Aqui no apenas uma questo do imaginrio, mas sobretudo das sensaes que determinada pea radiofnica evoca junto ao ouvinte.

Consideraes nais

Por tudo exposto, admitimos que o rdio potencializa concepes que no se inscrevem apenas no duplo movimento entre locuo e audio, tido muitas vezes como algo estanque e sem diretriz que legitima tal situao. O ato da escuta radiofnica pressupe um ouvinte atento, com um comportamento voluntrio e consciente do seu papel que o mantm vinculado a esse processo. Por tal motivo, buscamos reunir argumentos que esto alm de determinadas prerrogativas ancoradas como fundamentais para o xito do rdio no contexto dos meios de comunicao social, tais como: diverte, informa ou tornase companhia nos momentos de solido, alm do pressuposto de que apresenta linguagem simples, objetiva, coloquial e invocativa, de tal sorte que qualquer pessoa pode ouvir rdio, mesmo sendo analfabeto (Csar, 1990). luz da esttica da recepo, possvel compreender porque o rdio garante a estatstica de 96% de audio no Brasil (cf. Ribeiro, 2003:69). Ouve-se rdio porque ainda um veculo que ao longo do tempo tem possibilitado um estado de fruio compreensiva, o que denota um ouvinte ativo, afetado pelos componentes estticos e artsticos, os quais so agregados s peas radiofnicas. Ouve-se rdio como uma fonte de informao imediata, precisa, relevante ao conhecimento de mundo do ouvinte, e por se querer estar inserido nesse mundo onde os

12

Adriano Lopes Gomes

acontecimentos pautam sua vida, sem o qual possvel manifestar uma situao de alheamento da realidade. Ouve-se rdio porque um meio que atrai o ouvinte por sua natureza prpria de promover sentidos que perpassam pelo prazer, identicao e catarse, como bem revela a esttica da recepo. E como da essncia humana gostar de sentir prazer, a cada dia o rdio revisitado, instaurando o carter de permanncia, razo pela qual demovemos a idia de que as novas tecnologias ou a era digital podem comprometer a sua existncia no campo da comunicao miditica. A propsito, Cunha (in Moreira e Bianco, 2001:01) destacara: o valor de permanncia do rdio no horizonte atual e futuro prximo segue baseado na sua capacidade de suscitar efeitos junto recepo e no seu poder de mobilizao. Entendemos, por m, que o ouvinte de rdio um sujeito histrico, socialmente constitudo pelo seu ambiente cultural e identitrio, seletivo e consciente do seu estar no mundo que o circunda e revela clareza na sua opo pela audio. esse o ouvinte que diariamente recongura sua experincia esttica, ampliando seus horizontes de expectativas e, por extenso, reunindo um repertrio de informaes que o torna mais engajado produo radiofnica, com maior produo de sentidos, como tentamos demonstrar neste trabalho.

CSAR, Cyro. Como falar no rdio: prticas de locuo AM e FM. So Paulo: IBRASA, 1990. COULON, Alain. Etnometodologia. Traduo por Ephraim Ferreira Alves. Petrpolis: Vozes, 1995a. CUNHA, Magda. Efeitos junto ao pblico garantem a permanncia do rdio. (In MOREIRA, Snia Virgnia, BIANCO, Nlia R. Del (Orgs.). Desaos do rdio no sculo XXI. So Paulo: INTERCOM, Rio de Janeiro: UERJ, 2001. ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da co. Traduo por Hildegard Feist. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. GUIRAUD, Pierre. A linguagem do corpo. So Paulo: tica, 1991. (Srie Fundamentos). ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito esttico. Traduo por Johannes Kretschmer. So Paulo: editora 34, v. 1. 1996. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito esttico. Traduo por Johannes Kretschmer. So Paulo: editora 34, v.2. 1996. ISER, Wolfgang. A interao do texto com o leitor. In.: JAUSS et al. A literatura e o leitor: textos de esttica da recepo. Coordenao e traduo por Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (coleo Literatura e teoria literria; v. 36). p 83-132.

Referncias bibliogrcas

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch.. Marxismo e losoa da linguagem. 8. ed. Traduo por Michel Laud e Yara Frateschi Vieira. So Paulo: Hucitec, 1997.

www.bocc.ubi.pt

O rdio e a experincia esttica na constituio do ouvinte

13

JAUSS, Hans Robert. Pour une esthtique de la rception. Paris: ditions Gallimard, 1978. JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de esttica da recepo. Coordenao e traduo por Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (coleo Literatura e teoria literria; v. 36). JAUSS, Hans Robert. A histria da literatura como provocao teoria literria. Traduo por Srgio Tellaroli. So Paulo: tica, 1994. (Srie Temas; v. 36). JAUSS, Hans Robert. O texto potico na mudana de horizonte da leitura. In.: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983. p. 305-358. KAUFMANN. Jean-Claude. Lentretien comprehensive. Paris, Nathan, 1996. MARTINS, Nilce Santanna. Introduo estilstica: a expressividade na lngua portuguesa. 3. ed. So Paulo: T. A. Queiroz, 2000. (Biblioteca universitria de lngua e lingstica; v. 8). MEDITISCH, Eduardo (org.). Rdio e Pnico: a Guerra dos Mundos 60 Anos depois, Florianpolis, Editora Insular, 1998. NUNES, Mnica Rebecca Ferrari. O mito no rdio: a voz e os signos de renovao peridica. So Paulo: Annablume, 1993. RECTOR, Monica, TRINTA, Aluizio Ramos. Comunicao do corpo. 4. ed.
www.bocc.ubi.pt

So Paulo: tica, 1999 (srie Princpios). RIBEIRO, Vera Masago (Org.). Letramento no Brasil: reexes a partir do INAF 2001. So Paulo: Global, 2003. ZILBERMAN, Regina. Esttica da recepo e histria da literatura. So Paulo: tica, 1989. ZUMTHOR, Paul. Permanncia da voz. O Correio. UNESCO. Ano 13, out., So Paulo, 1985.

Вам также может понравиться