Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade federal de Rio Grande FURG Faculdade de Direito FADIR Disciplina de Comunicao Jurdica Ano 2011 3 bimestre

Orao aos moos


Autor: Rui Barbosa

Resenha e comentrio acerca do texto

Aluno: Pedro da Cunha Trassantes Matrcula n 47372 Turma C

COMENTRIO E SINOPSE Orao aos moos, de Rui Barbosa


Minha inteno ao redigir esse breve comentrio acerca dessa obra, no ambiciosa, tampouco vislumbra trazer alguma novidade sobre seu contedo, mas sim enaltecer seu ideal mais explcito que o de ser um prtico de boas-vindas aos que ingressam no mundo jurdico. Dentro dessa atribuio, v-se as exposies dos perigos, tentaes, vcios e virtudes do mundo do direito. Muito claramente e de forma leve, sem ser denso e repetitivo, Rui Barbosa lana preciosas palavras acerca do mundo que acaba de descerrar-se diante daqueles homens formandos da cincia jurdica. Apesar de datar de 1920, o texto repleto de expresses, comentrios e situaes que ainda so (e muito!) corriqueiras dos nossos cotidianos.

Rui contraria o dito de que se est longe da vista, tambm est longe do corao. Pois o corao mais que um simples rgo carnal, apenas com funes fisiolgicas, ele consegue ver alm do que os nossos olhos conseguem enxergar. Ele exemplifica essa ideia dizendo que a morte a maior distncia que se conhece, e nem mesmo a morte capaz de separar o corao dos homens. Assim no ser a mesquinha distncia do globo terrestre que poder romper com os laos entre duas pessoas. Quando relata todo seu trabalho de cinquenta anos de servios prestados a nao, ele faz um balano de sua atuao como advogado e cidado ativo. Tenho o consolo de haver dado a meu pas tudo o que me estava ao alcance: a desambio, a pureza, a sinceridade, os excessos de atividade incansvel, [...] (p.32) Trabalhando sempre em funo da verdade eleitoral, constitucional e republicana. Assim ele tenta transmitir sua experincia para os que esto iniciando a prtica jurdica, dando conselhos e estimulando idias e reflexes para estes. Ao analisar a ira, ele diz que nem toda ira maldade. Pois se voc tem ira contra o que mal isso te faz ir a favor do que bom. Porm se voc tem ira do que bom, a sim estar indo em favor da maldade. Assim a ira se torna necessria em algumas ocasies, preciso ento ter sabedoria para saber quando us-la.

Uma frase de essencial analise na obra do autor, e que at hoje muito usada no meio jurdico , A regra da igualdade no consiste seno em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. (p. 39). Pois para ele a regra da igualdade consiste em que os iguais devem ser tratados de forma igual, e os desiguais devem ser tratados de forma desigual na medida de sua desigualdade. O autor usou de uma passagem de Scrates para explicar um pensamento. Que para se exercitar uma cincia era preciso ter profundo conhecimento dela, s para depois partir para a prtica, isso tem muita relevncia no meio jurdico, pois necessrio anos de estudo e de escrita, para que se possa exercitar o ramo jurdico.

Scrates, certo dia, numa das suas conversaes, que O Primeiro Alcibades nos deixa escutar ainda hoje, dava grande lio de modstia ao interlocutor, dizendo-lhe, com a costumada lhaneza: "A pior espcie de ignorncia cuidar uma pessoa saber o que no sabe[...] (p.46)

Rui Barbosa se coloca como pai daqueles graduandos. Assim ele comea a discorrer sobre dois ramos que eles iro seguir, um a magistratura e o outro a advocacia. Ao falar da magistratura ele diz que o juiz deve ser imparcial, que no deve se levar pelo dinheiro nem pelo nvel social das pessoas que ir julgar. bom que o magistrado no erre, porm se cair em erro que ele conserte o seu erro, evidenciando assim uma qualidade muito importante para os juzes que a humildade. Outro ponto dos maiores na educao do magistrado: corar menos de ter errado que de se no emendar. Melhor ser que a sentena no erre. Mas, se cair em erro, o pior que se no corrija. (p.57) Ao falar sobre a advocacia ele declara que os mandamentos do advogado so liberdade e legalidade. Ao finalizar seu discurso o autor se mostra esperanoso e reitera aos graduandos a importncia de se trabalhar para o bem da nao. Ele esclarece que muito j se conseguiu pelo pas, porm ainda h muito que se fazer. E como ultimo ato em seu discurso ele pede a Deus que possa ver pelo menos o inicio dessa melhoria do Brasil. Se possvel fosse, creio essa ser uma obra indispensvel na formao de qualquer acadmico

de direito, dadas suas vastas contribuies em prol da tica, moralidade, seriedade e humanidade que tal profisso exige. Encerro meu comentrio enaltecendo o trecho que, na minha opinio, sintetiza bem a carncia de boa-vontade e comprometimento que desde sempre se faz presente na justia brasileira: No sejais, pois, desses magistrados, nas mos de quem os autos penam como as almas do purgatrio, ou arrastam sonos esquecidos como as preguias do mato. (p. 40)

Вам также может понравиться