Вы находитесь на странице: 1из 9

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XVI

DIREITO COMERCIAL
Ttulos de Crdito

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

DIREITO COMERCIAL Ttulos de Crdito Prof. Jos Marcelo Martins Proena

1. INTRODUO

Ttulo de crdito documento que representa determinada obrigao e, segundo o artigo 887, do Cdigo Civil, necessrio ao exerccio do direito literal nele contido e que ter efeito somente se preencher os requisitos legais, contidos no artigo 889. Disso verifica-se que o extravio do documento, bem como o no preenchimento de algum dos requisitos legais, prejudicar sua cobrana. Tais exigncias so justificveis pois, como se ver a seguir, o ttulo desvincula-se da causa que o originou (autonomia) e, por esse motivo, deve vir regularmente preenchido e de acordo com os todos os requisitos exigidos (literalidade), bem como dever estar presente no momento da cobrana (cartularidade). Saliente-se que, conforme expressa disposio do artigo 903, os dispositivos do Cdigo Civil (artigos 887 a 926) aplicar-se-o aos ttulos de crdito salvo se houver disposio diversa em lei especial. Nessa esteira, mantidas esto as leis especiais que sero as aplicveis como regra, incidindo o Cdigo Civil apenas nos casos em que no confront-las. Portanto, encontram-se com plena eficcia a Lei Uniforme de Genebra, Lei do Cheque, Lei de Duplicatas e demais legislaes disciplinadoras dos ttulos de crdito.
1/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

Segundo Vivante, o documento necessrio para o exerccio do direito literal e autnomo nele mencionado. Desse famoso e prestigiado conceito possvel os requisitos essenciais dos ttulos de crdito, mencionados h pouco, cartularidade, literalidade e autonomia. Outrossim, ao credor que possua um ttulo de crdito so conferidas vantagens impossveis de serem experimentadas por aqueles que no os possuam: os ttulos de crdito tm maior facilidade de circulao no mercado alm de conferirem maior eficincia na cobrana. Tais vantagens, conferidas ao credor de ttulo, so denominadas atributos do ttulo de crdito, como se ver abaixo.

2. ATRIBUTOS DO TTULO DE CRDITO

2.1. Negociabilidade O credor do ttulo de crdito pode receber o valor nele mencionado antes da data do vencimento, uma vez que o ttulo pode ser transferido por endosso e, se for ao portador (cheque com valor inferior a R$ 100,00), pela simples tradio.

2.2. Executividade
2/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

Os ttulos de crdito, em geral, so ttulos executivos extrajudiciais (art. 585 do CPC).

3. PRINCPIOS OU REQUISITOS ESSENCIAIS DOS TTULOS DE CRDITO

3.1. Da Cartularidade O exerccio do direito de crdito fica condicionado apresentao da crtula (ttulo). Tal princpio vem a confirmar o que dispe o artigo 887, quando determina que o ttulo de crdito documento necessrio ao exerccio do direito nele contido. Na Lei de Duplicatas, podemos encontrar exceo a este princpio, uma vez que o pargrafo 2. do artigo 15 permite a execuo judicial de crdito sem que seja apresentado o ttulo ao devedor. 3.2. Da Literalidade Segundo este princpio s poder ser oposto ao credor aquilo que estiver expressamente mencionado no ttulo de crdito. Assim, aquilo que no consta do corpo do ttulo de crdito no poder ser exigido.

3.3. Da Autonomia

3/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

As disposies que constam na crtula (ttulo de crdito) no se vinculam causa que as originou, adquirem autonomia partir da expedio do ttulo Assim, a obrigao de pagar uma nota promissria no se vincula ao negcio que deu causa sua emisso.

4. REQUISITOS NO-ESSENCIAIS DOS TTULOS DE CRDITO

Na realidade, estes so desdobramentos do princpio da Autonomia.

4.1. Da Abstrao Via de regra, os ttulos de crdito, so documentos abstratos, ou seja, no tm ligao com a relao jurdica subjacente que lhes deu origem. Saliente-se, entretanto, que as duplicatas, so ttulos de crdito causais, uma vez que a legislao prev expressamente as causas que permitem as suas emisses.

4.2.

Da Inoponibilidade das Excees aos Terceiros de Boa-f O devedor de ttulo de crdito no pode deixar de cumprir sua obrigao

de pagar ao credor de boa-f, alegando como motivo excees oponveis a


4/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

credores anteriores. Note-se, entretanto, que no tendo circulado o ttulo, o devedor poder opor exceo de direito pessoal contra o credor.

5. CLASSIFICAO DOS TTULOS DE CRDITO

A doutrina apresenta quatro critrios para classificao dos ttulos. So eles:

5.1. Classificao Quanto ao Modelo Com base nesse critrio, que diz respeito a aspectos formais do ttulo de crdito, estes podero ser classificados como de modelo livre ou vinculado. 5.1.1. Ttulos de Crdito de Modelo Livre

Aqueles que no exigem a observncia de padro previamente estabelecido pela norma. So ttulos de modelo livre a nota promissria e a letra de cmbio.

5.1.2.

Ttulos de Crdito de Modelo Vinculado

Na norma h definio de um padro a ser seguido para que tenham validade. exemplo de ttulo de modelo vinculado o cheque.

5/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

5.2. Classificao Quanto Estrutura Com base nesse critrio, os ttulos so classificados em ordem de pagamento ou promessa de pagamento.

5.2.1.

Ordem de Pagamento

Na ordem de pagamento, algum d ordem para que interposta pessoa efetue o pagamento a um terceiro beneficirio. So exemplos o cheque, a duplicata mercantil, a letra de cmbio.

5.2.2.

Promessa de Pagamento

Na promessa de pagamento algum, diretamente, se compromete a pagar determinado valor ao beneficirio. exemplo de promessa de pagamento a nota promissria.

5.3. Quanto s Hipteses de Emisso Com base nesse critrio, os ttulos so classificados em causais ou no causais.

5.3.1.

Ttulos Causais

Causais so os ttulos cuja emisso depende de prvia ocorrncia de fato que a lei determina ser causa possvel para sua origem. Como exemplo de
6/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

ttulo causal temos a duplicata mercantil (s pode circular se houver compra e venda mercantil).

5.3.2.

Ttulos No-Causais (Abstratos)

Podem ser criados em decorrncia de qualquer causa, no importando a obrigao que venham a representar. A ttulo de exemplo, temos o cheque e a nota promissria.

5.4. Quanto Circulao Esse critrio leva em considerao o ato jurdico empregado para transferir a titularidade do instrumento, classificando-o como ao portador ou nominativo.

5.4.1.

Ttulo ao Portador

Ao portador so ttulos que no identificam seu credor podendo, por esse motivo, ser transferidos mediante tradio. So ttulos ao portador os cheques com valores abaixo de R$100,00 (cem reais).

5.4.2.

Ttulo Nominativo

Os ttulos nominativos indicam o nome de seu credor. Assim, para que se transfiram, necessitam, alm da tradio, endosso (ttulos ordem) ou cesso civil de crdito (ttulos no ordem).
7/8

___________________________________________________________________________ MDULO XVI

6. NOVA CLASSIFICAO INTRODUZIDA PELO NOVO CDIGO CIVIL Cumpre salientar que o novo Cdigo Civil trouxe uma classificao tripartite dos ttulos de crdito com relao sua circulao. A diferena que os ttulos ordem deixaram de ser considerados subdiviso dos ttulos nominativos, passando a ser uma categoria diferente. Assim, segundo o diploma civil, a classificao quanto circulao se faz da seguinte forma:

6.1. Ttulo ao Portador Classificado da mesma forma que traz a doutrina; assim, so ttulos transferveis mediante a simples tradio (artigos 904 e seguintes do Cdigo Civil).

6.2. Ttulo Ordem Transmissveis por endosso, em branco ou em preto (artigos 910 e seguintes do diploma civil).

6.3. Ttulo Nominativo Aqueles que circulam mediante termo no registro prprio do emitente, onde dever constar o nome do beneficirio do ttulo (artigos 921 e seguintes do Cdigo Civil).
8/8

Вам также может понравиться