Вы находитесь на странице: 1из 4

Como projetar um trocador de calor tubular?

No HRS Trocadores de Calor, projetar trocadores de calor tubular o nosso negcio dirio. Neste texto, gostaramos de lhe descrever os vrios passos do processo de concepo.

Passo 1: Analisando o pedido.


Quando um inqurito para um trocador de calor recebido, o primeiro passo consiste em analisar o pedido. uma aplicao de indstria de alimentos? um setor industrial? O engenheiro de projeto deve definir corretamente o tipo de trocador de calor que necessrio e est em conformidade com os requisitos da aplicao. Como pode ser visto em nosso portflio de produtos, vrios tipos de trocadores de calor podem ser usados. A temperatura de projeto, design de presso e queda de presso mxima admissvel deve ser definido para os fluidos de produtos e servios.

Passo 2: Identificar as propriedades dos fluidos.


O prximo passo analisar os fluidos envolvidos: o lado do produto lquido e fluido do lado do servio. A fim de fazer um correto dimensionamento de um trocador de calor, quatro importantes propriedades fsicas dos fluidos envolvidos precisam ser conhecidas:

Densidade Calor especfico A condutividade trmica Viscosidade

A maneira correta de proceder a obteno de valores para esses quatro parmetros para diferentes temperaturas na curva de aquecimento ou arrefecimento do pedido. Quanto melhor compreender as propriedades fsicas dos fluidos envolvidos, mais preciso ser o projeto do trocador de calor. Qualquer erro nas propriedades fsicas envolvidas podem levar diretamente a uma concepo errada do trocador de calor.

Passo 3: O balano energtico.


Uma vez definido corretamente as propriedades fsicas, hora de verificar o balano energtico. Normalmente, o cliente define a taxa de fluxo de produtos e a entrada desejada e temperatura de sada do produto. Ele ter que indicar o tipo de fluido de manuteno a ser utilizado e definir dois dos seguintes trs parmetros: taxa de servio de fluxo, temperatura de entrada do servio ou a temperatura de sada do servio. Com dois deles conhecidos, resolvendo o balano energtico, o terceiro parmetro calculado. Concluindo a etapa 3 estabelece as taxas de fluxo e temperaturas de entrada e sada do produto e fluidos lado do servio.

Passo 4: Definir a geometria dos trocadores de calor.


Nesta etapa o engenheiro de projeto define a geometria do trocador de calor. Ele ir escolher o dimetro da concha e definir o pacote de tubo que colocado no interior do permutador de calor: n de cmaras de ar, dimetro do tubo interno e espessura da parede eo comprimento dos tubos internos. Em segundo lugar, as dimenses do reservatrio e conexes de tubos lado do fluido so definidos. Nesta fase, tambm a escolha dos materiais aplicados tem que ser feito. Por padro HRS trocador de calor aplicvel para aos inoxidveis casca e tubos de lado, mas tambm outras ligas podem ser aplicadas.

Passo 5: Clculo Trmico.


Nesta fase o engenheiro de projeto executa um clculo trmico. O objetivo deste clculo a obteno da casca e tubo lateral coeficientes de transferncia de calor. Esses coeficientes dependem basicamente de quatro parmetros-chave do fluido ea velocidade do fluido. A relao entre os parmetros e os coeficientes de transferncia de calor definida em uma frmula matemtica que especfico para a geometria aplicada (permutador de calor tubular, o permutador de calor, tubo corrugado). HRS Trocadores de Calor derivou sua prpria matemtica especfica, uma vez que trabalha com tubos corrugados.

Com coeficientes do lado do escudo e do tubo conhecido, o coeficiente global de transferncia de calor pode ser calculada. Sabendo esse valor, torna-se possvel calcular a rea total de transferncia de calor necessria para a aplicao: rea de servio = / [K x LMTD] rea: rea total de transferncia de calor necessria, m2. Duty: calor total transferido, hr kcal / (derivado do balano de energia). K: coeficiente global de transferncia de calor, kcal / [hr.m2 C.]. LMTD: Log diferena mdia de temperatura, C (a diferena de temperatura mdia logartmica entre a casca eo fluido de lado ao longo do comprimento do tubo trocador de calor). Outro importante parmetro definido a queda de presso, que calculado para o reservatrio e fluidos lado do tubo. A queda de presso uma funo do nmero de Reynolds, o tipo de fluxo (fluxo laminar ou turbulento), eo valor da rugosidade da casca e cmaras de ar.

Passo 6: Interpretao do clculo trmico.


A rea calculada comparada com a rea definida em quatro etapas (definio da geometria do trocador de calor) e feita uma verificao para ver se as quedas de presso esto dentro dos limites do projeto. No caso de a rea calculada exceder a rea pr-definida, a geometria do trocador de calor precisa ser redefinido (mais de comprimento ou mais cmaras de ar). As mesmas contas para a queda de presso: se o valor calculado excede a queda de presso mxima definida, em seguida, uma nova geometria deve garantir uma reduo de queda de presso. A interpretao dos resultados obtidos e adaptao do projeto pode causar esse passo vrias vezes 4-6 tem de ser repetido, at que um resultado satisfatrio obtido.

Passo 7: clculos de projecto mecnico.

Com a geometria do trocador de calor definido, os clculos de projeto mecnico deve ser feito para assegurar que o design trocador de calor vlida para a presso de projeto e condies. Os clculos tpicos so:

Clculo da espessura da parede do reservatrio. Clculo da espessura da parede do bocal. Clculo da espessura da parede do tubo interno. Clculo das dimenses da juno de expanso (para compensar a casca e tubo de expanso diferencial de lado devido s diferenas de temperaturas. Clculo da espessura da folha de tubo.

Os clculos de projeto mecnico pode resultar em espessuras necessria ou outros parmetros que no estejam em conformidade com o projeto geomtrico definido na etapa 4. Neste caso, uma nova proposta para a geometria deve ser feito e passo 4-7 deve ser repetido.

Passo 8: Preparao dos desenhos de fabricao.


Com todas as dimenses do trocador de calor definido, os desenhos de fabricao pode ser preparado. Este pacote de desenho contm detalhes dos vrios componentes do trocador de calor:

Shell. Cmaras de ar. Junta de dilatao. Conexes. Folha de tubo. Chicanas. etc

IMPORTANTE: Este artigo foi traduzido por um sistema de traduo automtica (tambm designado por Machine Translation ou MT), no tendo sido portanto revisto ou traduzido por humanos. A HRS Heat Exchangers tem artigos traduzidos por aplicaes (MT) e artigos traduzidos por tradutores profissionais. O objectivo simples: oferecer em Portugus a totalidade dos artigos existentes na base de dados do suporte. Sabemos no entanto que a traduo automtica no sempre perfeita. Esta pode conter erros de vocabulrio, sintaxe ou gramtica... erros semelhantes aos que um estrangeiro realiza ao falar em Portugus. A HRS Heat Exchangers no responsvel por incoerncias, erros ou estragos realizados na sequncia da utilizao dos artigos MT por parte dos nossos clientes. A HRS Heat Exchangers realiza actualizaes frequentes ao software de traduo automtica (MT). Clique aqui para ver a verso em Ingls deste artigo: /en/resources/how-to/design-atubular-heat-exchanger.aspx

Вам также может понравиться