Вы находитесь на странице: 1из 5

COLETIVO DE SADE TERRA E VIDA.

Cooperativa de Prestao de Servios Tcnicos Ltda. Ncleo Operacional de Nova Santa Rita

O Coletivo de Sade Terra e Vida formado por famlias dos assentamentos Itapu, Sino, Capela e Santa Rita de Cssia II, localizados no municpio de Nova Santa Rita/RS, e vem desenvolvendo um trabalho voltado preveno e promoo da sade nos assentamentos, sendo que estas aes, entre outras, envolvem o incentivo ao uso e produo das plantas medicinais. Tratamos da sade no seu sentido amplo e profundo, que incorpora um conceito de vida, de equilbrio, solidariedade e resgate das tradies milenares. Falar em sade conquistar a terra, a reforma agrria, o trabalho, a moradia, produo agroecolgica, educao, lazer, saneamento bsico, polticas pblicas de qualidade. Enfim, conquistar uma sociedade baseada em novos valores.

DAS PLANTAS CONSTRUINDO UMA NOVA SADE.


REFORMA AGRRIA: Por Justia Social e Soberania Popular!

RECEITAS DE SABONETES

UTILIZANDO A BASE DE GLICERINA J PRONTA (comprada) SABONETE DERMATOLGICO Ingredientes: - 500 g de sabonete base - 50 ml de tintura de bardana - 50 ml de tintura de calndula - 10 ml de leo de amndoas doce - 2 ml de leo essencial de lavanda MODO DE FAZER: ralar ou raspar o sabonete base e colocar para aquecer em banho-maria num recipiente de loua, vidro ou inox. Juntar o leo de amndoas quando o sabonete estiver derretido. Retirar do fogo e acrescentar as tinturas, mexendo lentamente. Por ltimo adicionar o leo essencial e enformar. Pode-se adicionar no final, antes de enformar, ptalas utilizadas nas receitas. SABONETE DERMATOLGICO (infuso) Ingredientes: - 500 g de sabonete base - 100 ml de ch de calndula e bardana (forte) - 2 ml de leo essencial de lavanda. MODO DE FAZER: fazer chs fortes de calndula e de bardana. Ralar ou raspar o sabonete base e colocar para aquecer em banho-maria em recipiente de loua, vidro ou inox. Juntar os chs no incio do aquecimento do sabonete. Retirar do fogo e acrescentar o leo essencial e enformar. SABONETE DE CALNDULA INGREDIENTES: - 1Kg de glicerina para sabonete - 3 colheres(sopa) de essncia de calndula - 2 colheres(sopa) de extrato de prpolis - 1 colher(sopa) de fixador de aroma(opcional) - 1 colher(sopa) de extrato gliclico - 3 colheres(sopa) de folhas secas de calndula - 100 ml de gua MODO DE PREPARO: Pegue a glicerina e corte em tamanhos regulares. Depois, coloque em uma panela esmaltada, de vidro ou de inox, mas nunca de alumnio, porque libera resduos. Coloque a panela em banho-maria e no diretamente ao fogo para evitar acidentes. V mexendo a glicerina lentamente com uma esptula de plstico ou vidro. Quando a gua estiver fervendo, desligue o fogo e deixe o restante da glicerina derreter com o calor da prpria gua. Com a glicerina j derretida e fora do fogo, comece a acrescentar os outros ingredientes. Primeiro o extrato gliclico, depois o extrato de prpolis e, por ltimo, a essncia de calndula. Para agregar o valor medicinal ao sabonete, pegue um pouco de ch de calndula, ferva e deixe em repouso por, mais ou menos, 20 min. Depois, acrescente o ch, j coado, mistura da glicerina e, se quiser, coloque tambm o fixador de aroma. Antes de derramar o lquido, distribua as folhas secas de calndula nas frmas(que podem ser as mesmas que se enforma chocolate). Para retirar a espuma, ento, borrife um pouco de lcool de cereias sobre o lquido nas forminhas. Depois de 1 hora, desenforme os sabonetes sobre um papel toalha para reter a umidade. Obs: Para a melhor conservao, deixe o produto embrulhado no papel toalha por 4 horas e, depois de 24 horas, o enrole em filme plstico.

SABONETE REJUVENESCEDOR (para manter o brilho da pele,tonificante e prevenir rugas).

Material - 1kg de glicerina incolor ou branca - 30 ml de extrato de pepino - 30 ml de extrato de alecrim - 30 ml de essncia de lavanda ou alecrim - Erva de alecrim (opcional) Modo de fazer Derreta a glicerina em banho-maria e deixe esfriar durante 8 minutos (at formar uma nata em cima) Misture os extratos com a essncia, misture bem antes de acrescentar glicerina Coloque na glicerina e misture bem. Acrescente o alecrim na glicerina e mexa Coloque na forma, deixe secar bem (cerca de horas). _______________________________________________________________________________ SABONETE ESFOLIANTE COM LINHAA E MEL Ingredientes: - 500 gramas de glicerina neutra - 30 gr.linhaa triturada - 30gr. de farelo de trigo - 25 ml de essncia de camomila - 1 colher de mel de abelhas formas pvc panela de gata colher de inox PREPARO:Derreter a glicerina, depois acrescentar a semente,o farelo, o mel,a essncia e colocar nas formas. Aguardar por 3 horas para desinformar. ___________________________________________________________________________________ SABONETE DERMATOLGICO INGREDIENTES: - 2 colheres de sopa de calndula - 1 kg de glicerina slida - 1 folha mdia de babosa - 2 folhas de bardana (em torno de 20g) - 200 ml de gua COMO FAZER: 1. Corte a glicerina em cubos pequenos, e coloque-os em uma panela. Leve ao fogo em banho-maria, por 10 a 15 minutos, at derreter. 2. Pique as folhas de bardana em pedaos, retirando os talos maiores, e coloque em um recipiente. Acrescente as 2 colheres de calndula. Coloque 200 ml de gua e leve ao fogo, deixando ferver no mnimo 2 min. 3. Descasque a babosa. Tenha o cuidado de retirar os espinhos laterais. Corte a folha em pedaos pequenos e junte-os ao ch. Leve a mistura ao liqidificador. Bater rapidamente. 4. Coar 5. Misturar o ch coado a glicerina derretida. Misturar e pr em formas. 6. Borrife lcool de cereal por cima do sabonete j nas formas para desmanchar a espuma. 7. Espere de 1 a 2 horas para tirar das formas.

RECEITAS DE SABONETE UTILIZANDO BASES CASEIRAS RECEITA PADRE PAULO Ingredientes:

- 4 kg de sebo morno - 2 latas de leo de soja - 1 kg de soda - 3 litros de ch morno - 5 litros de tintura de lcool Modo de fazer; - fazer a tintura da erva escolhida - fazer o ch da erva escolhida - misturar os ingredientes aos poucos, mexendo sempre. Mexer 45 m, sempre para o mesmo lado (ou at endurecer) - pode usar 2 tinturas na mesma receita (ex. 2, 5 litros de calndula e 2, 5 litros de confrei) - ou 2 chs de cada erva (ex. 1, 5 litro de cada erva) - a tintura e o ch devem ser feitos de cada erva em separado, e s misturar na hora de fazer o sabonete. Para fazer as tinturas: - usar o lcool farmacutico 96 GL; - picar a planta escolhida; - deixar macerar no lcool por 72 hs (3 dias). Tipos de sabonetes: . confrei e calndula: cicatrizante e antiinflamatrio. Atua como um reconstituinte, estimula a circulao e d vitalidadae a pele. . Prpolis e calndula: indicado para peles sensveis com tendncia a acnes e espinhas. . Calndula: para todos os tipos de pele. ________________________________________________________________________________ SABONETE A FRIO 1 INGREDIENTES: - Kg de banha talhada; - copo de azeite; - 100 gr. de soda custica; - litro de gua; - Algumas gotas de perfume; - Anilina para dar a cor desejada ou ferver o litro de gua com algum tipo de ch, para deixar o sabonete da cor que quiser. ___________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO INGREDIENTES: - kg de banha talhada - copo de azeite - 4 colheres de sopa de glicerina - 1 e litro de gua fervida, fria - 100 g de soda custica - Perfume (quantidade vontade) MODO DE FAZER: Desmanchar a soda em meio litro de gua fria (a mistura fica quente) deixando descansar at esfriar novamente. Aps, juntar a banha e o azeite misturando bem. Colocar o restante da gua fria e algumas gotas de perfume de sua preferncia, mexendo bem. Despejar em caixas de papelo forradas com plstico. Deixar repousar por um dia e cortar em pedaos pequenos. Usar aps quatro semanas. ________________________________________________________________________________ BASE PARA SABONETE CASEIRO INGREDIENTES: - 10 litros de gua (fervida ou filtrada) - 1 kg de soda

5 kg de graxa (sebo) 500 grs de polvilho doce

MODO DE FAZER: 1. Derreter o sebo e deixar amornar 2. Colocar 8 litros de gua em um balde grande 3. Acrescentar a soda e mexer bem 4. Acrescentar o sebo e bater mais um pouco 5. Diluir o polvilho doce nos outros 2 litros de gua e misturar ao restante, batendo cerca de 10 minutos 6. Colocar em uma caixa mdia bem forrada com um pano grosso, esperar secar e cortar em pedaos bem pequenos, se possvel at ralar o sabo. Deixar descansar por uma semana e ento pode ser usado. ________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO PARA SARNA, COCEIRAS E PIOLHOS INGREDIENTES: Para cada panela (de preferncia esmaltada) de tamanho mdio, cheia de base para sabonetes utilizar: - 50 ml de tintura de Erva de Bicho - 50 ml de tintura de Santa Maria - 50 ml de tintura de Arruda MODO DE FAZER: - Derreter uma quantidade de base do sabonete em fogo baixo, com mais um pouco de gua, at se tornar uma massa lisa; - Desligar o fogo e acrescentar as tinturas; - Colocar em forminhas ou em uma forma grande para cortar depois DICA: para tornar o sabonete mais cremoso e hidratante acrescentar a baba de trs folhas grandes de babosa antes de colocar as tinturas. ________________________________________________________________________________ SABONETE CASEIRO PARA ESPINHAS E PELE OLEOSA INGREDIENTES: Igual a anterior, utilizando a mesma base, mas usar as seguintes tinturas: - 50 ml de slvia - 50 ml de novalgina ou mil-folhas - 50 ml de tansagem No caso de faltar uma das tinturas, pode ser qualquer erva antiinflamatria. SABONETE CASEIRO PARA ESPINHAS INGREDIENTES: Utilizando a mesma base para sabonetes, mas usar cerca de 100 ml de tintura de prpolis.

SABONETE CASEIRO PARA ANTICASPA E ANTIQUEDA INGREDIENTES: Fazer do mesmo modo dos anteriores, utilizando a mesma base, mas com as seguintes tinturas: - 50 ml de tintura de manjerico - 50 ml de tintura de bardana - 50 ml de tintura de prpolis - 50 ml de leo de calndula - a baba de 5 folhas de babosa.

(receitas de assentamentos, coletivo de sade, internet, livro P.Paulo)

Вам также может понравиться