Вы находитесь на странице: 1из 8

INSTITUTO SUPERIOR TCNICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA ARQUITECTURA 2011/2012 PROJECTO II Docentes: Arqt Jos Mateus / Arqt

t Daniela Arnaut / Arq Frederico Moncada


No 2 ano - projecto de arquitectura II - o enfoque temtico dirigido para a compreenso da relao entre objecto arquitectnico, cidade e territrio. Os exerccios propostos promovem o estudo do objecto arquitectnico no mbito de um contexto lato atravs da formalizao do espao, das componentes funcionais e da materialidade construtiva. A aproximao ao processo e procedimentos de trabalho em Arquitectura feita pela explicitao das fases de anlise, de produo e de comunicao do trabalho desenvolvido.

1. OBJECTIVOS GERAIS So objectivos estruturantes da cadeira: Familiarizar os alunos com a metodologia de projecto, observando uma sequncia clara e estruturada exercitando as suas diversas componentes: a) recolha documental; b) registo; c) anlise; d) estruturao de estratgias/conceitos antagnicos e seleco; e) registo final; comunicao escrita, desenhada e oral; Conduzir os alunos ao reconhecimento fundamentado de lxicos, tendo presente o contexto em que foram produzidos. Atravs de uma sequncia de apropriao e transformao, propondo a concepo de uma extenso pequena pea de equipamento pretende-se investigar dentro da temtica da produo arquitectnica: usos, linguagem, natureza construtiva e avaliar as relaes do projecto com o contexto em que se encontra ou que foi produzido, nas vertentes sociolgica, histrica e fsica (geografia, geologia, topografia, vegetao, atmosfera); Iniciar o trabalho de projecto partindo de um programa especfico pequeno equipamento privado levando os alunos correcta manipulao crtica dos dados programticos e ao exerccio de justaposio de linguagens pr-existente e nova; Consolidar a capacidade dos alunos no domnio de ferramentas essenciais de projecto: execuo de maquetas rigorosas; execuo de desenhos tcnicos escala 1/200 e 1/100; esquissos; comunicao oral e escrita dos conceitos;

Exercitar a capacidade de gerar conceitos abstractos, estruturantes de conceitos de desenho arquitectnico especficos, derivados de leituras precisas de diferentes contextos urbanos e territoriais; Aprofundar a capacidade de diagnstico, anlise, entendimento e de proposta de transformao de espaos urbanos complexos; Desenvolver um projecto de escala superior em coerncia com conceitos mais vastos de estruturao urbana gerados pelos alunos; Desenvolver e aprofundar o entendimento da relao coerente entre conceitos de desenho a diversas escalas: da escala urbana tectnica, natureza construtiva expressa nas opes matricas e na maior ou menor complexidade dos detalhes.

No exerccio do 1 semestre, toma-se como contexto de estudo e projecto uma casa - situada em territrio rural ou urbano de modo a introduzir progressivamente os alunos em escalas/complexidades maiores. Procurando consolidar o apuro metodolgico j trabalhado no decurso dos dois semestres do 1 ano, surge agora no exerccio de projecto, o carcter determinante do programa funcional como aspecto estruturante e fundamental na criao arquitectnica. Trata-se de um exerccio desdobrado em 3 fases: a) registo / levantamento; b) estudo analtico; c) projecto / apresentao. No 2 semestre, uma nova sequncia abre a uma escala superior, propondo-se a execuo de 2 exerccios integrados em contextos urbanos mais vastos. Adquiridas capacidades operativas e conhecimento essencial ao nvel metodolgico, passa-se manipulao de programas tambm mais complexos equipamentos colectivos associados ao territrio polifacetado e complexo das cidades. Tal como praticado no 1 semestre, estimulada a colocao em prtica de diferentes formas de comunicao dos projectos: discurso oral, performance, caderno/livro, multimdia, etc.

2. CARACTERIZAO DOS EXERCCIOS 2.1 - 1 SEMESTRE EXERCCIO PRTICO: ESPAO DE TRABALHO NA CASA UNIFAMILIAR.

2.1.1 OBJECTIVOS O primeiro exerccio prope a investigao, observao, leitura, registo e anlise (desenho/maqueta/texto) de uma casa singular da histria da Arquitectura dos sculos XX-XXI. O processo visa a compreenso profunda do objecto estudado, como suporte do desenvolvimento de um projecto de extenso, colocando em confronto, de forma consciente e fundamentada, duas linguagens correspondentes a dois momentos da vida da casa. Atravs desta sequncia de apropriao e transformao, procura-se investigar a temtica arquitectnica usos, linguagem, natureza construtiva, e, avaliar as relaes do projecto com o contexto em que se encontra ou foi produzido, nas vertentes sociolgica, histrica e fsica (geografia, geologia, topografia, vegetao,

atmosfera). O exerccio promove ainda a identificao da obra de diferentes autores e dos lxicos que marcam arquitectura nos ltimos 100 anos. 2.1.2 SEQUNCIA Fase 1: Investigao e registo:

Recolha de documentao sobre a casa, desenho e construo da maqueta. Fase 2: Anlise:

Construo de desenhos e maquetas analticas da casa; texto de interpretao. Fase 3: Transformao:

Desenhar extenso anexa e interligada, com o seguinte programa: - Atelier de pintura/escultura (c/ zona de lavagem e arrumo de materiais); - Biblioteca; - Sala de visionamento de filmes; - Instalao sanitria; - Garagem (2 automveis). 2.1.3 FORMALIZAO Fase 1: Peas desenhadas: - Planta de implantao no contexto urbano ou rural (esc. 1/500), plantas, 2 cortes, alados (esc. 1/100), realizados em computador; - Maqueta em formato A2 (esc.1/100) totalmente construda em carto reciclado cinza inc. base - de 1 e 2 mm; - Memria Descritiva / mximo 4.000 caracteres incluindo espaos; - Edio em caderno de formato A3, devidamente editado graficamente. O caderno incluir a recolha documental, memria descritiva, todos os desenhos, fotografias editadas da maqueta, etc.

Fase 2: - 4 Maquetas analticas (esc. 1/200) - volumetria/espao, funes/circulaes, estrutura, conceito realizadas em carto reciclado cinza pintado sobre base A2 (h=2cm) em carto reciclado cinza; - Texto de interpretao e anlise: conceitos, funes, materialidade, atmosferas; - Edio e introduo no caderno A3; Fase 3: - Esquissos, esquemas, diagramas conceptuais e maquetas de esboo (esc. 1/200-1/100); - Desenhos rigorosos com interligao casa existente (esc. 1/100); - Maquetas de trabalho e maqueta final branca de insero no conjunto original (esc. 1/100); - Edio final em caderno/livro de formato A3, devidamente tratado graficamente e encadernado com capa dura forrada a tecido. O caderno incluir a totalidade do trabalho produzido no 1 semestre. 2.1.4 METODOLOGIA Trabalho individual com atribuio de uma casa por aluno. Criao progressiva de um Livro de semestre em formato A3 contendo as Fases 1, 2 e 3; 2.1.4 TEMPOS Durao total 14 semanas (ver quadro em anexo). 2.1.5 APRESENTAES - Haver uma apresentao intermdia aps a fase 2 sujeita a avaliao; - Apresentao final oral individual com recurso s maquetas e a power point. Durao mxima por aluno: 7 minutos.

2.2 - 2 SEMESTRE 2.2.2 EXERCCIO 1: A CIDADE EXPECTANTE - DA CIDADE RAREFEITA CIDADE ESTRUTURADA. 2.2.2.1 OBJECTIVOS: Anlise e transformao ou recomposio de um espao urbano tendo como elementos estruturantes peas de equipamento colectivo.

Na sequncia das capacidades desenvolvidas nos semestres anteriores, nomeadamente de diagnstico, de anlise, do passar do observar ao compreender , pretende-se que os alunos coloquem em prtica as competncias adquiridas num contexto urbano. Partindo da anlise efectuada, de um programado para uma pea de equipamento e do seu carcter potenciador de novas relaes na cidade, pretende-se que seja desenvolvido e consolidado o tecido urbano em estudo. O programa surge como um dado consciente cujo questionamento da sua aparente rigidez indissocivel de uma prtica de projecto encarada como uma reflexo crtica do contexto abordado que ultrapasse o literal e o bvio. Entendido desta forma, o programa deve tambm tornar-se parte activa na formalizao ou na gnese dos conceitos. Local de interveno: a seleccionar.

METODOLOGIA trabalho de grupo + individual - 2 fases Fase 1 : reconhecimento/registo/diagnstico ( trab. de grupo) Partilha coordenada de tarefas entre os alunos do ano de forma a proceder-se ao levantamento das caractersticas do local de interveno. Os alunos organizam-se em grupos com um nmero mximo de 5 elementos de forma a recolher os seguintes dados: zoom out: relao com a cidade global; cartografia actual do existente; perfis/alados gerais do existente; plantas de registo de pocas de construo; n de pisos e estado de construo; plantas de registo da tectnica dos espaos pblicos; plantas de registo de edifcios de interesse patrimonial; plantas de registo de espaos/estruturas verdes; estudo tipolgico dos edifcios existentes; levantamento documental histrico; dados sociolgicos da populao; plantas de caracterizao de fluxos (trfego automvel, pedonal, ciclovias, transportes pblicos, etc.); levantamento fotogrfico.

Fase 2 (projecto) ( trab. individual)

Composio, atravs de esbocetos bi/tridimensionais maquetas e desenhos, de diferentes hipteses de conceitos de recomposio urbana (escalas diversas) Registo final da soluo urbana projectada, organizado sob a forma de caderno em formato A3 contendo: memria descritiva e de conceito (mx. 4.000 caracteres inc. espaos) esquissos plantas/cortes/alados (esc. 1/500) maqueta geral diagramas conceptuais organogramas fotomontagens

APRESENTAO Apresentao oral livre recorrendo maqueta e a dois painis A1 ao alto concebidos para o efeito. Durao mxima por alunos: 7 minutos.

2.2.3. EXERCCIO 2: O CORPO TOTAL DA ARQUITECTURA. 2.2.3.1 OBJECTIVOS Atravs da caracterizao, na globalidade das suas dimenses, de um edifcio de equipamento, pretende-se desenvolver em detalhe a capacidade de composio e de desenho: A eficcia funcional do bvio ao crtico; A clareza conceptual; A influncia do espao urbano; A luz, a Escala, a Proporo, o Ritmo; A conscincia da forma de construir; A tctnica, a matria activadora de conceitos; A viso global e o detalhe; A ergonomia; A atmosfera e os estados de esprito; O perene e o efmero; O local e o global; O datado e o intemporal; O tempo.

METODOLOGIA trabalho individual trs fases. FASE 1 Tomando 1 dos edifcios que integravam o projecto do exerccio 1, desenvolver projecto para um edifcio pblico (equipamento) com uma dimenso mxima de 1.500m2 de rea bruta. Executar: - maqueta de programa (1/500) - executar esquissos bi/tridimensionais de forma a implantar o programa e desenvolver o conceito de desenho geral do edifcio

plantas/cortes/alados simplificadas do edifcio a detalhar (1/500) reequacionamento de acordo com conceitos que surjam no decorrer do processo desenhos gerais de confirmao plantas, cortes e alados (1/200)

FASE 2 Investigao tectnica do edifcio, atravs da execuo de esquissos de ensaio em corte/alado parcial: desenho rigoroso - em computador - composto por corte e alado parcial contendo toda a informao relativa aos materiais de acabamento propostos (1/20) maqueta parcial de fachada rigorosa representativa desse mesmo desenho (1/20)

FASE 3 Registo rigoroso que produza a caracterizao global e exaustiva do edifcio desenhado contendo: desenhos tcnicos (1/100) maqueta em pvc branco montada sobre base A2 em carto reciclado cinza incluindo envolvente prxima (1/100) memoria descritiva

Todos estes elementos elaborados neste exerccio devem ser montados como ltimo captulo do livro/caderno A3 do ano. Os desenhos redimensionados de forma a poderem ser integrados na estrutura grfica e dimenso do livro. O livro ser encadernado com capa dura forrada a tecido, contendo obrigatoriamente: na capa: nome da cadeira e ano lectivo e nome do aluno no interior: ndice e estrutura interna por captulos observando a sequencia dos trabalhos executados ao longo do ano.

APRESENTAO Exposio oral com recurso a Powerpoint de montagem livre contendo imagens, sons, texturas, desenhos ou textos que comuniquem o projecto de forma rpida e eficaz. Durao mxima por aluno: 7 minutos.

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

- Exposio de trabalhos do 1 semestre (data a definir)

Lisboa, 7 de Setembro de 2011

Вам также может понравиться