Вы находитесь на странице: 1из 43

TOPOGRAFIA Definio

A palavra topografia deriva das palavras gregas topos = terra ou lugar e grafia = descrio, o que significa a descrio exata e minuciosa de um lugar.

a tcnica de medir e situar alinhamentos, ngulos e alturas sobre a superfcie da terra (Medio do relevo terrestre). Estuda os processos de medio e as normas para a representao da superfcie da terra.

A topografia uma parte da Geodsia, porm menos complexa e restrita.

Diferena entre a topografia e a Geodsia: a topografia e a geodsia se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos mtodos para o mapeamento da superfcie terrestre. Porm enquanto a Geodsia tem por finalidade, mapear grandes pores desta mesma superfcie, levando em considerao as deformaes devido sua curvatura (esfericidade), a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena poro daquela superfcie (rea de raio de 30 a 40 km), e por ser limitada pode ser considerada plana, sem levar em considerao a curvatura da terra.

Importncia: ela base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros e arquitetos. Por exemplo: os trabalhos de obras virias, ncleos habitacionais, edifcios, aeroportos, hidrologia, usinas hidreltricas, planejamento, urbanismo, paisagismo, sistema de gua e esgoto, drenagem, reflorestamento etc., se desenvolvem em funo do terreno sobre o qual se assentam e, portanto fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa de projeto quanto na execuo.

Representao:

Superfcie Topogrfica poro da superfcie terrestre, levantada topograficamente, representada atravs de uma Projeo Ortogonal Cotada e denomina-se planta Topogrfica.

Superfcie topogrfica

Plano ou planta topogrfico

Geide: um dos modelos que representa a forma e dimenso da Terra. O geide o slido ideal caracterizado pela superfcie do Nvel mdio dos mares (N.M.M.), supostamente em equilbrio estvel.

A figura abaixo mostra a relao existente entre a superfcie topogrfica ou real, o elipside e o geide para uma mesma poro da superfcie terrestre.

Em resumo

Superfcie Topogrfica: a superfcie slida da terra em seu relevo acima do nvel mdio dos mares. Chamada tambm de Superfcie do Relevo Continental. Plano (ou planta) topogrfico(a): um plano horizontal tangente ao geide, no qual so projetados todos os detalhes relativos ao relevo. No plano topogrfico, a superfcie topogrfica representada por suas curvas de nvel, que so determinadas pelas sees feitas por planos horizontais eqidistantes.

DIVISO DA TOPOGRAFIA

Planimtrica: compreendendo o conjunto de operaes necessrias para a determinao de pontos e feies do terreno que sero projetados sobre um plano horizontal de referncia atravs de suas coordenadas X e Y (representao bidimensional). Tambm chamada de Levantamento Planimtrico.

Altimtrica: compreendendo o conjunto de operaes necessrias para a determinao de pontos e feies do terreno que tero sua representao em relao a um plano vertical de referncia ou de nvel (determinao das cotas do terreno). Tambm chamada de Nivelamento.

Topometria: o conjunto de mtodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria, tambm chamada de Planialtimetria. a tcnica que visa detalhar a superfcie terrestre sobre um plano horizontal de referncia com dados referenciados a um plano vertical de referncia.

Topologia: tem por objetivo o estudo das formas da superfcie terrestre e das leis que regem o seu modelado (movimentos dos continentes, placas tectnicas, terremotos, maremotos, etc). Ela estuda as formas exteriores da superfcie terrestre no sentido planialtimtrico, ou seja, utilizando-se dos dados obtidos atravs da topometria.

MTODOS DE LEVANTAMENTO
1. Mtodos clssicos de levantamento Planimtricos

a) Tringulao: consiste em lanar sobre o terreno uma rede de


tringulos, cujos vrtices so os pontos de referncia, previamente locados. empregado na avaliao de pequenas reas relativamente planas. Uma vez demarcado o contorno da superfcie a ser levantada, o mtodo consiste em localizar, estrategicamente, um ponto (P), dentro ou fora da superfcie demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem. Do ponto (P) so medidas as distncias aos pontos definidores da referida superfcie.

b) Caminhamento: uma srie de alinhamentos, cujos comprimentos e


ngulos de abertura so devidamente medidos.

Indo sempre frente (avante)

o mtodo utilizado no levantamento de superfcies relativamente grandes e de relevo acidentado. Requer uma quantidade maior de medidas que os descritos anteriormente, porm, oferece maior confiabilidade no que diz respeito aos resultados.

c) Interseo: necessrio medir os alinhamentos anteriores e


posteriores (a r e avante) de cada ponto de referncia, bem como a angulao entre eles.

2. Mtodos Altimtricos ou de Nivelamento (determina a diferena

de nvel entre dois pontos)

Ou, simplesmente, nivelamento, a operao que determina as diferenas de nvel ou distncias verticais entre pontos do terreno. O nivelamento destes pontos, porm, no termina com a determinao do desnvel entre eles mas, inclui tambm, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN Referncia de Nvel) para os pontos nivelados.

Assim:

A altitude (nvel verdadeiro) de um ponto da superfcie terrestre pode ser definida como a distncia vertical deste ponto superfcie mdia dos mares (denominada Geide). A cota (nvel aparente) de um ponto da superfcie terrestre, por sua vez, pode ser definida como a distncia vertical deste ponto uma superfcie qualquer de referncia (que fictcia e que, portanto, no o Geide). Esta superfcie de referncia pode estar situada abaixo ou acima da superfcie determinada pelo nvel mdio dos mares.

A figura a seguir (GARCIA, 1984) ilustra a cota (c) e a altitude (h) tomados para um mesmo ponto da superfcie terrestre (A). Torna-se evidente que os valores de c e h no so iguais pois os nveis de referncia so distintos.

a) Nivelamento Geomtrico Neste tipo de nivelamento os dados so colhidos atravs de visadas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as intersees deste plano com uma srie de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distncia vertical destes pontos ao plano de referncia.

o mais exato dos nivelamentos, realizado atravs de visadas horizontais com um instrumento chamado Nvel.

b)Nivelamento Trigonomtrico realizado atravs de Teodolitos com visadas com qualquer inclinao. Mais rpido que o Geomtrico, mas menos preciso.
Teodolito e/ou Nvel: o teodolito utilizado na leitura de ngulos horizontais e verticais e da rgua graduada; o nvel utilizado somente para a leitura da rgua.

A figura a seguir ilustra trs geraes de teodolitos: o trnsito (mecnico e de leitura externa); o tico (prismtico e com leitura interna); e o eletrnico (leitura digital).

O Nivelamento Trigonomtrico substitui o N. Geomtrico quando for se levantar reas extensas e onde existam grandes desnveis. Aplica-se para a determinao de alturas de morros, torres, prdios, etc. O Nivelamento Geomtrico mais preciso mas mais moroso e limitado pela visada horizontal. O Nivelamento Trigonomtrico mais rpido que Niv. Geomtrico. O mtodo baseia-se na resoluo de tringulo retngulo do qual se conhece um dos catetos (distancia horizontal) e se procura determinar o outro cateto( diferena de nvel) e para tal mede-se o ngulo entre ambos. Aplica-se o N T quando os pontos a nivelar esto a grandes DN e grandes DH, como exemplo a DN entre a base e o topo de um edifcio ou um morro. Em triangulao o mtodo utilizado para a medida das diferenas de nvel.

Definio: aquele nivelamento que opera com visadas inclinadas, sendo as DNs (diferenas de nvel) determinadas pela resoluo de tringulos retngulos, conhecendo-se a base e o ngulo (inclinao / zenital) Princpio Geral:

DN = DH tg - m + hi Como os teodolitos informam o ngulo zenital, ento temos que usar a frmula abaixo: DN = DH cot - m + hi O nivelamento trigonomtrico aquele tipo de nivelamento em que a DN entre dois pontos determinada, medindo-se a distncia horizontal e o ngulo de inclinao entre eles, seja com relao ao horizonte, seja com relao ao znite ( ngulo zenital). Mtodos mais utilizados para obter a DH 1- trena - pequenas distncias , pouco inclinadas, podem ser medidas trena. Usa-se trena de fibra de vidro (cabo de agrimensor) ou trena metlica. 2- atravs de aparelho eletrnico - medida da distncia por meio eletrnico (distancimetros, telurmetro, estaes totais). c) Nivelamento Baromtrico Baseia-se na diferena de presso com a altitude, tendo como princpio que, para um determinado ponto da superfcie terrestre, o valor da altitude inversamente proporcional ao valor da presso atmosfrica. Tem pouca preciso. H necessidade de se efetuar correes. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Este mtodo, em funo dos equipamentos que utiliza, permite obter valores em campo que esto diretamente relacionados ao nvel verdadeiro. Atualmente, com os avanos da tecnologia GPS e dos nveis laser e digital, este mtodo no mais empregado.

Altmetro analgico Altmetro digital


3. Mtodo Fotogramtrico

A Fotogrametria a Cincia e arte de obter medidas dignas de confiana utilizando-se fotografias (American Society of Photogrammetry), tem como objetivo realizar medies sobre fotografias para a elaborao de mapas topogrficos/geodsicos planialtimtricos.
a)

Terrestre: fotos tomadas de pontos na superfcie da terra

Cmera terrestre Areos: fotos tomadas de pontos de vista suspensos no espao em avies, bales, satlites
b)

Cmera area

4.

Mtodos Eletrnicos

So tomadas as medidas das distncias, tendo como base o conhecimento da velocidade da luz, na medida do tempo de percurso de uma onda padro ou impulso eletromagntico, por meio de dispositivos eletrnicos de emisso e recepo. A medida eletrnica de distncias baseia-se na emisso/recepo de sinais luminosos (visveis ou no) ou de microondas que atingem um anteparo ou refletor. A distncia entre o emissor/receptor e o anteparo ou refletor calculada eletronicamente e, segundo KAVANAGH e BIRD (1996), baseia-se no comprimento de onda, na freqncia e velocidade de propagao do sinal. Principais equipamentos a) Trenas eletrnicas

As figuras a seguir ilustram trenas eletrnicas de diferentes fabricantes (SOKKIA e LEICA), selecionadas a partir de pginas da INTERNET.

A figura a seguir ilustra uma medio interna utilizando trena eletrnica onde a parede o anteparo que reflete o sinal emitido. No caso, esto sendo tomadas a altura e largura de um aposento.

b) Teodolitos Eletrnico A 1 figura a seguir ilustra um teodolito eletrnico da marca LEICA (modelo T460d) e uma trena eletrnica, tambm da LEICA, a ele acoplada para a medio das distncias. E a 2 figura a seguir ilustra um teodolito eletrnico da marca ZEISS (modelo eth2lrg).

c) Distancimetro Eletrnico A figura a seguir ilustra a vista posterior (teclado e visor) e anterior (emissor e receptor do infravermelho) de um distancimetro da marca LEICA, modelo DI3000s.

normalmente utilizado acoplado a um teodolito tico-prismtico convencional ou a um teodolito eletrnico; d) Estao total

Uma estao total o conjunto definido por um teodolito eletrnico, um distancimetro a ele incorporado e um microprocessador que automaticamente monitora o estado de operao do instrumento;

Portanto, este tipo de equipamento capaz de medir ngulos horizontais e verticais (teodolito) e distncias horizontais, verticais e inclinadas (distancimetro), alm de poder processar e mostrar ao operador uma srie de outras informaes, tais como: condies do nivelamento do aparelho, nmero do ponto medido, as coordenadas UTM ou geogrficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho, a altura do basto, etc.; A tecnologia utilizada na medio das distncias a do infravermelho;

A figura a seguir ilustra um coletor de dados TOPCON, o cabo pelo qual est conectado estao total e uma ampliao do visor LCD com informaes sobre a medio.

e) Nvel Digital f) Nvel a Laser g) Equipamentos motorizados, automticos e robotizados

5. Posicionamento por Satlites

O posicionamento por satlites se d atravs da utilizao de um equipamento denominado GPS Global Positioning System.

O GPS no um equipamento utilizado na medida de ngulos e/ou de distncias, porm, muito empregado atualmente em servios de Topografia e Geodsia pois possibilita a localizao espacial de um ponto no terreno em tempo real. Esta localizao espacial do ponto inclui a sua determinao atravs de coordenadas planas ou atravs de coordenadas Geogrficas, alm da altura ou altitude (h). O sistema GPS foi originalmente idealizado pelo Departamento de Defesa (DOD) dos Estados Unidos da Amrica e, embora esteja sendo utilizado por milhares de civis em todo o mundo, operado exclusivamente pelos militares americanos. A figura a seguir ilustra a constelao de satlites disponveis e sua respectiva distribuio nos planos orbitais.

A figura a seguir ilustra a distribuio das estaes de rastreamento no mundo.

A figura a seguir ilustra como a estao de rastreamento ou controle, o satlite e o receptor GPS interagem entre si.

As figuras a seguir ilustram um dos satlites GPS e um receptor GPS da GARMIN com preciso de 100m.

DIVISO DOS TRABALHOS TOPOGRFICOS


1. Trabalhos preparatrios ou preliminares 2. Trabalhos de campo 3. Trabalho de Escritrio

1. Trabalhos preparatrios ou preliminares

a) Escolha dos mtodos de levantamento Depende do terreno a ser levantado, preciso desejada, finalidade do levantamento e instrumentos disponveis. b) Planejamento dos Servios Este orientar todos os servios de campo e de escritrio, tendo sempre em vista a reduo dos trabalhos. c) Elaborao das Normas de Servio Estas sero elaboradas de acordo com as condies de servio. Nestas devero constar a porcentagem de erros tolerados nos trabalhos de campo e de escritrio, a escala das plantas, convenes, etc. d) Escolha e verificao dos instrumentos Depende da preciso desejada, bem como da rapidez requerida na execuo dos servios. As verificaes e retificaes devero ser feitas antes e durante os trabalhos de campo. 2. Trabalhos de Campo

a) Medidas de distncias

1. Medidas Diretas de distncia Os principais dispositivos utilizados na medida direta de distncias, tambm conhecidos por DIASTMETROS, so os seguintes: a)Fita e Trena de Ao So feitas de uma lmina de ao inoxidvel (enferrujam com o passar do tempo), as mais modernas, no entanto, so revestidas de nylon ou epoxy e, portanto, so resistentes umidade, a produtos qumicos, a produtos oleosos e a temperaturas extremas. So durveis e inquebrveis.

Por serem leves e praticamente indeformveis, os levantamentos realizados com este tipo de dispositivo nos fornecem uma maior preciso nas medidas, ou seja, estas medidas so mais confiveis. b)Trena de Lona feita de pano oleado ao qual esto ligados fios de arame muito finos que lhe do alguma consistncia e invariabilidade de comprimento; No um dispositivo preciso pois deforma com a temperatura, tenso e umidade (encolhe e mofa); pouqussimo utilizada atualmente. c)Trena de Fibra de Vidro feita de material bastante resistente (produto inorgnico obtido do prprio vidro por processos especiais); Comparada trena de lona, deforma menos com a temperatura e a tenso; no se deteriora facilmente; resistente umidade e produtos qumicos;

bastante prtica e segura.

Preciso e cuidados na Medida Direta de Distncia

Escolha do dispositivo de medio evitar deformao devida como, por exemplo, pela temperatura (ndice de dilatao linear)

Assegurar o alinhamento dos operadores Manuteno da tenso uniforme nas extremidades diminuir a catenria Assegurar o verticalismo da baliza

b) Medidas de ngulos Feitas com aparelhos tipo teodolitos ou bssolas c) Anotaes das medidas em cadernetas Das distncias, ngulos e detalhes em geral d) Escolha dos pontos de referncia A boa escolha dos pontos ir determinar o nmero de detalhes que se pode obter.

e) Escolha dos pontos de detalhes Devem ser aqueles que melhor caracterizam o terreno, tais como: RIOS, ESTRADAS, CONSTRUES EXISTENTES, TALVEGUES, DIVISORES DE GUA DO TERRENO (OU LINHA DE CUMEADAS).

LINHA DE CUMEADA

TALVEGUE

f) Croqui ou Esboo do terreno Desenho onde so anotados os diversos pontos de detalhes e referncias do levantamento. Em determinados mtodos o croqui o item principal.

3. Trabalhos de Escritrio a) Clculo das medidas anotadas na caderneta de campo, para a elaborao do desenho. b) Desenho representao em papel dos pontos e detalhes levantados. c) Relatrio memria justificativa dos mtodos empregados e do desenvolvimento do trabalho. Em alguns casos pode haver sugestes quanto s diretrizes do projeto. CLASSIFICAO DOS TRABALHOS TOPOGRFICOS Quanto ao fim a que se destinam Quanto escala da planta

I)

LEVANTAMENTOS CADASTRAIS

So de alta preciso e utilizados em imveis, propriedade rurais, etc. Escala de 1:100 1: 2000 II) LEVANTAMENTOS TCNICOS

So menos precisos e detalhados e usados geralmente em estudos e anteprojeto Escala de 1:2000 1:10.000

III)

LEVANTAMENTOS GERAIS OU DE EXPLORAO

Topogrficos, geodsicos, magnticos, hidrogrficos, etc. Escala 1:10.000 1:50.000

DENOMINAO quanto escala da planta


Denominamos PLANTA TOPOGRFICA, quando a escala at 1:10.000 Denominamos CARTA TOPOGRFICA OU CARTA quando a escala esta entre 1:10.000 e 1:100.000 Denominamos CARTA GEOGRFICA (MAPAS), quando a escala superior a 1:100.000

Principais Escalas utilizadas por arquitetos e engenheiros


Aplicao Detalhes de terrenos urbanos Planta de pequenos lotes e edifcios Planta de arruamentos e loteamentos urbanos Planta de propriedades rurais Escala 1:50 1:100 1:200 1:500 1:1.000 1:1.000 1:2.000 1:5.000 1:5.000 1:10.000 1:25.000 1:50.000 1:100.000 1:200.000 a 1:10.000.000 e

Planta cadastral de cidades e grandes propriedades rurais ou industriais

Cartas de municpios

Mapas de estados, pases, continentes etc.

importante perceber que, dependendo da escala, a denominao da representao muda para planta, carta ou mapa

PLANTAS TOPOGRFICAS
Definio: o desenho onde so representados todos os elementos necessrios para o estudo do terreno. Processos: Pontos cotados Curvas de nveis PONTOS COTADOS

o processo de desenho, no qual, os pontos do terreno so representados em planta com suas respectivas cotas.

um processo de alta preciso, porm apresenta o inconveniente de no ressaltar o terreno e no permitir uma boa leitura da planta.

usado em levantamento onde as COTAS de alguns pontos devem ser conhecidas com exatido (as outras so obtidas por interpolao).

325, 2

319, 319, 3

320,

320, 3

Configurao do terreno por pontos cotados

CURVAS DE NVEL Em 1737, Felipe Bouche, partindo dos pontos cotados, elaborou um processo que permitisse a representao das diferentes alturas dos acidentes do terreno. Imaginou, ento, o terreno cortado por planos horizontais eqidistantes entre si. E a cada plano atribuiu um valor relativo sua altura, que por sua vez est relacionada a um plano de referncia. As intersees dos planos com o terreno foram projetadas em um plano horizontal, determinando uma srie de curvas sinuosas que unem os pontos de mesma cota. Ento, como ilustrado na figura a seguir, as curvas de nvel so linhas curvas fechadas, formadas a partir da interseo de vrios planos horizontais com a superfcie do terreno. Cada uma destas linhas, pertencendo a um mesmo plano horizontal tem, evidentemente, todos os seus pontos situados na mesma cota altimtrica, ou seja, todos os pontos esto no mesmo nvel. Essas curvas so projetadas ortogonalmente no plano de projeo.

Eqidistnci a ser sempre igual, neste exemplo de 20 em 20 m.

60 40 20

Configurao do terreno por curvas de nvel

EM RESUMO: Curva de Nvel

Definio: so as linhas representativas dos pontos de mesma cota (ALTITUDE) em um terreno. Esta linha dada pela interseo de planos horizontais com a superfcie do terreno. A projeo do conjunto de linhas horizontais sobre o plano horizontal d-se em verdadeira grandeza, isto , conserva as formas e as dimenses das linhas projetadas. Eqidistncia Vertical Definio: Os planos horizontais de interseo so sempre paralelos e eqidistantes e a distncia entre um plano e outro se denomina Eqidistncia Vertical. A distncia vertical entre os planos horizontais sucessivos se mantm constante, ou seja, estes planos horizontais que representam as curvas de nvel so eqidistantes. A eqidistncia corresponde, na planta, diferena de nvel entre as curvas. A eqidistncia das curvas de nveis varia com a escala do desenho e com o rigor com que se deseja representar o relevo. Quanto menor a eqidistncia, maior o rigor, ou seja, melhor a representao do relevo do terreno.

Em geral, um milsimo do denominador da escala utilizada e recomendam-se os valores da tabela abaixo. Escala 1:500 1:1000 1:2000 1:10000 1:25000 1:50000 Eqidistn cia 0,5m 1,0m 2,0m 10,0m 10,0m 25,0m Escala 1:100000 1:200000 1:250000 1:500000 1:100000 0 1:100000 00 Eqidistnc ia 50,0m 100,0m 100,0m 200,0m 200,0m 500,0m

Caractersticas das Curvas de Nvel As curvas de nvel, segundo o seu traado, so classificadas em: MESTRAS: todas as curvas mltiplas de 5 ou 10 metros. Para facilitar a leitura, as curvas mestras so representadas por traos mais grossos e geralmente somente elas so cotadas.

INTERMEDIRIAS: todas as curvas mltiplas da eqidistncia vertical, excluindo-se as mestras. A figura a seguir ilustra parte de uma planta altimtrica com curvas de nvel mestras e intermedirias.

Todas as curvas so representadas em tons de marrom ou spia (plantas coloridas) e preto (plantas monocromticas).

INTERPRETAO DO TERRENO A interpretao do terreno, atravs das curvas de nvel na planta, feita pelas distncias horizontais que separam as curvas. Como mostra a figura a seguir, curvas muito afastadas representam terrenos planos.

Da mesma forma, a figura a seguir mostra que curvas muito prximas representam terrenos acidentados (inclinado).

Como indicado na figura a seguir, a maior declividade (d%) do terreno ocorre no local onde as curvas de nvel so mais prximas e vice-versa.

Para o traado das curvas de nvel os pontos notveis do terreno (aqueles que melhor caracterizam o relevo) devem ser levantados altimetricamente. a partir destes pontos que se interpolam, grfica ou numericamente, os pontos definidores das curvas. Em terrenos naturais (no modificados pelo homem) as curvas tendem a um paralelismo e so isentas de ngulos vivos e quebras. Normas para o Desenho das Curvas de Nvel
Duas curvas de nvel jamais podem se cruzar, porque disto resultaria

um nico ponto com duas elevaes diferentes;

Duas curvas de nvel no podem se encontrar e continuar numa

s. Neste caso elas estariam superpostas, e, para isto acontecer, deveria haver um plano vertical, o que no ocorre na natureza

Uma curva de nvel inicia e termina no mesmo ponto, portanto, ela no pode surgir do nada e desaparecer repentinamente.

Nos cumes e nas depresses o relevo representado por pontos cotados.

Definies Geogrficas do Terreno Para compreender melhor as feies (acidentes geogrficos) que o terreno apresenta e como as curvas de nvel se comportam em relao s mesmas, algumas definies geogrficas do terreno so necessrias. So elas: Colo: quebrada ou garganta, o ponto onde as linhas de talvegue (normalmente duas) e de divisores de guas (normalmente dois) se curvam fortemente mudando de sentido. o ponto de altitude mais baixa da linha de talvegue. Contraforte: so salincias do terreno que se destacam da serra principal (cordilheira) formando os vales secundrios ou laterais. Destes

partem ramificaes ou salincias denominadas espiges e a eles correspondem os vales tercirios. Cume: cimo ou crista a ponto mais elevado de uma montanha. Linha de Aguada: ou talvegue a linha representativa do fundo dos rios, crregos ou cursos dgua. o lugar geomtrico dos pontos de altitudes mais baixas, materializa a linha de juno das guas. Linha de Crista: cumeada ou divisor de guas a linha que une os pontos mais altos de uma elevao dividindo as guas da chuva. o lugar geomtrico dos pontos de altitudes mais altas, materializa a linha divisora das guas. Serra: cadeia de montanhas de forma muito alongada donde partem os contrafortes. Vertente: flanco, encosta ou escarpa, a superfcie inclinada que vem do cimo at a base das montanhas. Pode ser esquerda ou direita de um vale, ou seja, a que fica mo esquerda e direita respectivamente do observador colocado de frente para a foz do curso dgua. As vertentes, por sua vez, no so superfcies planas, mas sulcadas de depresses que formam os vales secundrios. a superfcie compreendida entre a linha de cumeada e a linha de talvegue;

As Curvas de Nvel e os Principais Acidentes Geogrficos Naturais Depresso e Elevao: como na figura a seguir, so superfcies nas quais as curvas de nvel de maior valor envolvem as de menor no caso das depresses e vice-versa para as elevaes.

Colina, Monte e Morro: a primeira uma elevao suave, alongada, coberta de vegetao e com altura entre 200 a 400m. A segunda uma elevao de forma varivel, abrupta, normalmente sem vegetao na parte superior e com altura entre 200 a 300m. A terceira uma elevao semelhante ao monte, porm, com altura entre 100 e 200m. Todas aparecem isoladas sobre o terreno.

Espigo: constitui-se numa elevao alongada que tem sua origem em um contraforte. o ponto de altitude mais alta da linha de cumeada;

Corredor: faixa de terreno entre duas elevaes de grande extenso.

Talvegue: linha de encontro de duas vertentes opostas (pela base) e segundo a qual as guas tendem a se acumular formando os rios ou cursos dgua.

Vale: superfcie cncava formada pela reunio de duas vertentes opostas (pela base). Conforme figuras abaixo podem ser de fundo cncavo, de fundo de ravina ou de fundo chato. Neste, as curvas de nvel de maior valor envolvem as de menor.

Divisor de guas: linha formada pelo encontro de duas vertentes opostas (pelos cumes) e segundo a qual as guas se dividem para uma e outra destas vertentes.

Dorso: superfcie convexa formada pela reunio de duas vertentes opostas (pelos cumes). Conforme figuras abaixo podem ser alongados, planos ou arredondados. Neste, as curvas de nvel de menor valor envolvem as de maior.

O talvegue est associado ao vale enquanto o divisor de guas est associado ao dorso.

PERFIL Construo de Perfis

O perfil a representao grfica do nivelamento e a sua determinao tem por finalidade: O estudo do relevo ou do seu modelado, atravs das curvas de nvel; A locao de rampas de determinada declividade para projetos de engenharia e arquitetura: edificaes, escadas, linhas de eletrificao rural, canais e encanamentos, estradas etc.; O estudo dos servios de terraplanagem (volumes de corte e aterro). Definio uma representao grfica de um corte vertical do terreno segundo uma direo previamente escolhida. Um dos processos para construir um perfil topogrfico o seguinte: Sobre o mapa topogrfico traa uma reta, que corresponde seco transversal, cujo perfil pretendemos construir. Esta seo transversal a projeo vertical do terreno, representada ao longo de desta direo, podendo ser definido como a interseo do terreno com uma superfcie vertical que contm uma direo.

Orienta sobre o mapa um folha de papel milimtrico ou quadriculado de maneira que o eixo horizontal sobre o qual se

vai construir o perfil seja paralelo linha reta que traaste no mapa. Projeta-se sobre o eixo horizontal a interseco de cada curva de nvel com a linha reta, tendo em conta a cota de altitude correspondente. No eixo x so lanadas todas as distncias horizontais entre os pontos (estacas) da linha traada em escala apropriada. Ex.: 1:750. Traa um eixo vertical, que representa a altitude ou cotas. Recorrendo ao eixo vertical localiza e marca o valor de cada curva de nvel projectada. No eixo y so lanados todos os valores de cota/altitude das estacas levantadas tambm em escala apropriada. Ex.:

1:75 (escala em y 10 vezes maior que a escala em x) perfil elevado. 1:750 (escala em y igual escala em x) perfil natural. 1:1500 (escala em y 2 vezes menor que a escala em x) perfil rebaixado.

Depois de marcados todos os pontos correspondentes s curvas de nvel projectadas, unem-se dando origem a um perfil topogrfico. Uma vez marcados os pontos (estacas) no eixo x, estas devem ser unidas, atravs de linhas ortogonais, s suas respectivas cotas j representadas no eixo y. Desta forma, cada interseo de duas linhas ortogonais (x e y) dar como resultado um ponto definidor do perfil.

O desenho final do perfil dever compor uma linha que une todos os seus pontos definidores

Escalas As escalas mais usadas nos perfis longitudinais so: a) Vertical 1:100 e horizontal 1:1000; b) Vertical 1:200 e horizontal 1:2000; c) Vertical 1:500 e horizontal 1:5000. TALUDE o movimento de terra que se faz no terreno para adequao ou nivelamento do mesmo. Talude de corte Talude de aterro

Talude natural

Talude de aterro

Talude de corte

DECLIVIDADE

A declividade (i) determinada pelo ngulo formado a partir do plano horizontal, e expressa pela tangente deste ngulo em porcentagem.

H 1

100 m

tg

=
H 1 i =D= H 100 = ....%

= arc tg H
X

100 Ex: i= 6 x 100 = 6% 100

Para determinar d tg H 100

=
= 1 d

1
d
se 6 100 = 1 d ento d = 16,67 m e

= arctg0,06 = 3,43

Determinao da Declividade de um Caminhamento

Caminhamento percurso medido e orientado de um levantamento topogrfico.

Ex.: Se tivermos os pontos AB sobre curvas de nvel consecutivas (BB = e), sendo e a diferena de cota e a distncia horizontal for d=2,8, a declividade ser:

D= tg = e/d = c/ h = 1/2,8 = 0,35 = arctg 0,35 = 19 B D = 35%


Definies:

A declividade ou gradiente entre pontos do terreno a relao entre a distncia vertical e horizontal entre eles. definida pela razo entre a diferena de nvel entre 2 pontos do perfil e a distncia horizontal entre os mesmos, sendo o resultado multiplicado por 100. Em porcentagem, a declividade dada por:

Em valores angulares, a declividade dada por:

Segundo a vrios autores as declividades classificam-se em: Classe A B C D E F Declividade % < 03 03 a 06 06 a 12 12 a 20 20 a 40 > 40 Declividade < 01.7 01.7 a 03.4 03.4 a 06.8 06.8 a 11.3 11.3 a 21.8 > 21.8 Interpretao Fraca Moderada Moderada a Forte Forte Muito Forte Extremamente Forte

Exerccio

Declividade AB = [ ( 54,6 - 38,5 ) / ( 108 - 85 ) ] * 100 Declividade AB = ( 16,1 ) / ( 23 ) * 100 = 0,700 * 100 = 70 % Pode-se tambm expressar a declividade na forma angular, calculando-se pela seguinte frmula: Tangente do ngulo de declividade ( ) = [ ( 54,6 - 38,5 ) / ( 108 - 85 ) ] tg = 0,700 = arco tg de 0,7000 = 35

Observaes importantes

Uma declividade de 100% corresponde a um ngulo de inclinao em relao ao horizonte da ordem de 45. O conhecimento da declividade no espao geogrfico um dos fatores de fundamental importncia para o gerenciamento ambiental. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), pela legislao vigente para delimitao das reas de preservao permanente, definida atravs de resolues, considera em seu artigo 2 , as encostas com declividade superior a 30% (16o 41' 57") como reas de preservao permanente.

TRAADO DE UMA ESTRADA


A Ex: No caso preciso de declividade de 6% d

A B

1 CASO - < d
Terreno - i > 6% Diretriz Inicial ou Ideal Diretriz Projetada H RRO

ATE CORTE

Hd

OU d d

2 CASO - > d
Terreno - i < 6%

CORTE

AT ERRO Hd

H d

OU

3 CASO - = d
Terreno - i = 6% =d

Per fil Natural

Ex.: Traar os perfis elevado e natural do caminhamento CD do terreno abaixo, onde as curvas de nvel possuem eqidistncia de 1,00m. (escala 1:500)

O desafio traar a DIRETRIZ PROJETADA a mais reta possvel

Вам также может понравиться