Вы находитесь на странице: 1из 2

Direito Educacional

A educao brasileira tem uma legislao educacional rica de elementos para analise.O direito a educao tem a base no direito estatal definido por Weber, como:

(...) Direito garantido pelo estado, quando e na medida em que a garantia deste a coao jurdica exercida pelos meios coativos especficos, portanto, no caso normal, diretamente fsicos da comunidade poltica sentido de direito estatal, a existncia emprica de uma norma jurdica significa, portanto,que,no caso de determinados acontecimentos,se pode contar,em virtude de um consenso ,com a probabilidade de uma ao dos rgos da associao poltica,a qual,pelo simples fato de eventualmente poder realizar-se, capaz de conseguir a observncia das ordens dedutveis daquela norma jurdica,de acordo com o modo habitual de sua interpretao,ou quando isso se tornou impossvel o desagravo e a indenizao (2004, p. 211)

Para entender bem, vamos analisar o dispositivo da constituio brasileira, que garante o acesso de crianas e adolescentes ao ensino obrigatrio. O direito a educao um direito fundamental e prioritrio, e deve se fazer a analise no s no contexto quantitativo, mas tambm no qualitativo. Na questo qualitativa deve-se analisar se as escolas so bem equipadas, professores bem remunerados e currculos adequados. A obrigao do Estado de Direito respeitar, proteger, garantir e realizar os direitos do ser humano, e particularmente os relacionados educao. Os primeiros responsveis pelo acesso educao a famlia e o maior responsvel o Estado, porque justamente o segmento mais carente da populao que precisam de amparo.

Para isso deve haver acessibilidade, ou seja, no poder haver discriminao, dificuldades de acesso, pois o direito a educao direito de todo ser humano e direito da criana e do adulto, do homem e da mulher, dos brancos e dos negros, dos pobres e ricos, dos emigrantes, dos presos dos ndios. A prpria UNICEF na Conveno sobre direitos da criana clara: a educao o fundamento de uma vida livre e desenvolvida e est nos deveres do Estado garantir essa educao. As constituies brasileiras e as normas educacionais tm uma lacuna enorme entre a teoria e a pratica, isso porque existe a preocupao com a educao e o que se analisa se s na teoria. Alm das constantes mudanas sofridas na constituio. Em analise geral a historia da educao brasileira se conclui, que temos uma historia de abandono e desleixo completo e o pas um pas endividado com a nossa populao, o fato que estamos longe de ser um exemplo em educao .Hoje nossa realidade so milhes de crianas fora da escola ou ainda a questo de crianas na escola fora da idade apropriada e ainda temos uma outra questo que so jovens e adultos que no tiveram condies de entrar na escola ou tiveram que sair da escola para ajudar no oramento de casa .Em resumo vivemos em um pas onde o ensino mdio ainda um privilegio de poucos. Em conjunto a tudo isso, tem-se o fato das questes educacionais sempre fizeram s parte de discursos polticos o que absurdamente revoltante. O que fica muitas vezes claro que no h interesse por parte dos governantes o acesso educao a populao. E partindo disso fica uma frase que no mnimo intrigante:

(...) Se o pobre comea a pensar, parece que incomoda algum (...) (Autor Desconhecido.)

Вам также может понравиться