Вы находитесь на странице: 1из 4

Princpios e Noes Gerais do Direito Prof.

Lcio Marcos Disciplina: Formao Empresarial IV


Conhecimentos Gerais
Conceito de Direito: O conjunto das normas gerais e positivas, que regulam a vida social*. Fontes do direito: Lei; Costume; Doutrina; Jurisprudncia; Princpios gerais do direito.
* Radbruch Introduccin a la filosofa del Derecho, pg. 47

A LEI
Conceito: uma norma que regula de forma geral e obrigatria a forma de se proceder em uma sociedade, sendo emanada por um Poder Estatal competente (em regra o legislativo). Tipos de leis: Constitucionais (CF/88; Emendas); Infraconstitucionais (Ordinrias, Complementares, Medidas Provisrias, Leis Delegadas, Decretos, Resolues) Constituio: So as normas de estruturao do Estado, juntamente com os direitos e garantias fundamentais. Emendas Constituio: So normas constitucionais, que so inseridas posteriormente ao texto da constituio. Lei Ordinria: So as normas gerais, editadas pelo Poder Legislativo, que no sejam de carter complementar CF. Leis Complementares: So as normas que completam a constituio, a prpria CF solicita a feitura das mesmas. Medidas Provisrias: So as normas que se justificam em caso de relevncia e urgncia, sendo de iniciativa do Presidente da Repblica. Leis Delegadas: Normas editadas pelo Presidente da Repblica, por fora de delegao do Congresso Nacional. Ex.: Art. 68, 1, da CF/88. Decretos: So normas de competncia exclusiva do Congresso, no se sujeitam sano ou veto presidencial. Ex.:Art. 49, da CF/88. Resolues:So as normas expedidas por determinado rgo (administrativamente), disciplinando ou regulamentando determinadas matrias e/ ou condutas.

Fases de elaborao das Leis


Iniciativa: consiste na apresentao do projeto de lei, pode se dar pelo Poder Legislativo (Cmara e Senado) e pelo Poder Executivo. Aprovao: o ato pelo qual o rgo afirma estar de acordo com o texto legal apresentado. Sano/ veto: a aquiescncia/ discordncia do Executivo ao projeto de Lei (PL). Promulgao: a ordem de execuo da lei. Publicao: o ato pelo qual torna-se pblico o texto legal, tendo eficcia a partir deste momento, salvo disposio em contrrio pelo prprio texto legal. (Imprensa Oficial)

O Costume
O Costume deriva da prtica reiterada pela sociedade, como um todo, de determinado comportamento. A repetio tanta que aquele comportamento torna-se obrigatrio, transformando-o em uma ordem do ente coletivo. Atualmente, usado de forma subsidiria pelo intrprete do direito, no se sobrepe lei. So utilizados para suprir lacunas ou deficincias da lei, conforme artigo 4, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil.

A Doutrina
So as obras de opinio, interpretao dos doutores, professores, cientistas do direito. So os livros, pareceres dos jurisconsultos, trabalhos forenses. So utilizados de forma subsidiria, no se sobrepe lei. Ainda nos dias atuais, so respeitados e tidos como de grande utilidade para a interpretao do direito. Muitas vezes so citados pelos prprios magistrados em sentenas.

A Jurisprudncia
A jurisprudncia a aplicao da lei ao caso concreto, dada pelos juzes e tribunais em julgamentos. So expressadas pelas sentenas. A regra geral que no tem o poder de vincular uma deciso a outra. Contudo, quando a jurisprudncia uniforme, ela se torna indicativa, podendo virar smula. Ou seja, quando o entendimento dos tribunais torna-se constante, os mesmos podero formaliz-lo atravs de smulas, que tem carter vinculante.

Os Princpios
Princpios: so as orientaes, os norteadores do direito. Muitas vezes informam a razo de ser da norma. Art. 1, da CF/88 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico; Art. 2, da CF/88 - So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Art. 3, da CF/88 - Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Art. 4. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. X - concesso de asilo poltico.

Princpios e garantias fundamentais


Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade...

Princpios Constitucionais
Princpio da isonomia: Todos so iguais perante a Lei; Princpio da legalidade: Ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei; Princpio da inviolabilidade do domiclio: No pode entrar na residncia sem a autorizao do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou por ordem judicial que dever ser cumprida entre as 06:00 e 18:00hs. Princpio da Proibio do tribunal de exceo: No poder ser criado rgo especial para julgar determinadas pessoas, depois que estas tenham cometido alguma infrao lei. O Tribunal j existia antes da ocorrncia dos fatos e dever ser esse o julgador da causa. Princpio do devido processo legal: Contraditrio e ampla defesa. Princpio da Publicidade: em regra todos os atos devem ser abertos ao pblico. Princpio da proibio da priso ilegal: ningum poder ser preso, salvo em flagrante delito, ou por deciso judicial fundamentada. Princpio da liberdade de locomoo: direito de ir e vir.

Princpio da liberdade de vida privada: direito liberdade em sua vida privada, imagem, honra e sua intimidade (reparao por danos). Princpio da liberdade de pensamento: Liberdade de opinio, religio, expresso da arte, da cincia. Princpio da liberdade de ao profissional: livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Princpio da anterioridade da lei penal: no existe crime sem uma lei anterior que o defina.

Tripartio dos Poderes


O Poder do Estado uno, contudo, as suas funes so divididas entre: O judicirio (fiscaliza a aplicao das leis); O legislativo (editar leis); O executivo (executar as leis). Os citados rgos executam as suas funes de forma independente, mas suas aes devem ser harmnicas.

Poder Judicirio
rgos: STF (Supremo Tribunal Federal): o guardio da CF Art. 102, da CF/88; STJ (Superior Tribunal de Justia): o guardio do ordenamento jurdico federal/ infraconstitucional Art. 105, da CF/88; TRFs (Tribunais Regionais Federais): julgar os juzes estaduais, membros do MP; art. 108, da CF/88 e, em sede recursal os atos e decises dos juzes federais; Juzes Federais Art. 109, da CF/88: em regra as causas de interesse da Unio, autarquias e empresas pblicas; Tribunais e Juzes do Trabalho: Trata-se de justia especializada em razo da matria art. 114, da CF/88. Tribunais e Juzes Eleitorais: matria relacionada as normas eleitorais art. 118 a 121, da CF/88; Tribunais e Juzes Militares; Tribunais e Juzes do Estado: julgar os parlamentares estaduais e prefeitos em crimes comuns Art. 125 e 126 da CF/88; TJMG (Tribunal de Justia de Minas Gerais): causas comuns a nvel estadual. Os Juizados especiais estaduais fazem parte do TJMG.

Funes essenciais administrao da Justia


MP (Ministrio Pblico): rgo do Poder Executivo, atua como fiscal da lei, em defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais indisponveis. Atua em defesa da sociedade. Advocacia Geral da Unio: o representante judicial e extrajudicial da Unio. Advocacia OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): Art. 133, da CF/88, o advogado essencial administrao da justia. Defensoria Pblica: Cumpri o princpio da igualdade e do livre acesso justia, defende os interesses dos necessitados.

Funcionamento da Justia
da natureza humana o inconformismo perante decises desfavorveis. O nosso ordenamento jurdico previu o duplo grau de jurisdio que consiste na possibilidade de um mesmo processo, aps o julgamento pelo juiz inferior (1 grau/ instncia), voltar a ser julgado por outro rgo superior do Poder Judicirio (2 grau / instncia).

Justia Mineira
TJMG Tribunal de Justia de Minas Gerais: 1 grau ou 1instncia = * Frum; *Juizados Especiais (consumidor, Micro Empresas e Trnsito) 2 grau ou 2instncia = * Tribunal de Justia Unidade Francisco Sales TRT Tribunal Regional do Trabalho: 1 grau ou 1instncia = * Unidades: Goitacazes e Augusto de Lima 2 grau ou 2instncia = * Unidade Getlio Vargas Justia Regional Federal: 1 grau ou 1instncia = Bairro Santo Agostinho 2 grau ou 2instncia = Braslia

Da Organizao Poltico Administrativa do Estado


Competncia: o conjunto de atribuies pertencentes a cada entidade que compe a federao Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio. Tipos de competncia: Exclusiva, Privativa, Concorrente, comum e residual. Exclusiva: Competncia indelegvel; Privativa: Competncia delegvel; Concorrente: H uma diviso da competncia entre dois entes da Federao conjuntamente. Normas gerais e supletivas; Tipos de competncia (cont.): comum e residual. Comum: Qualquer ente da Federao pode dispor sobre determinado assunto, prevalecendo a hierarquia dos entes da Federao (Unio>Estado/D.F.>Municpios); Residual: No sendo de competncia da Unio e nem do Municpio ser de competncia dos Estados;

Resumo da distribuio da competncia legislativa


Unio: tem competncia privativa (Art. 22) e concorrente com Estados e D.F. (art. 24); Estados : tem competncia residual (art. 25, 1), concorrente (art. 22 n.) e exclusiva (art. 25, 3); Municpio: Competncia privativa (art. 30, I e III) e concorrente/ complementar (art. 30, II); Distrito Federal: Competncia idntica possuda pela Estados e Municpios (art. 32, 1).

Resumo da distribuio da competncia administrativa


Unio: tem competncia privativa (Art. 21), e exclusiva (art. 23); Estados : tem competncia residual (art. 25, 1), comum com Unio e Municpios (art. 23) e exclusiva (art. 25, 3); Municpio: Competncia privativa (art. 30, II a IX) e comum (art. 23); Distrito Federal: Competncia idntica possuda pela Estados e Municpios (art. 32, 1).

Вам также может понравиться