Вы находитесь на странице: 1из 11

ANLISE SEMITICA DE UM DISCURSO MEMORIALISTA BEATRIZ GAYDECZKA (PG USP) 1 Introduo Devemos dizer que a idia de poder refletir

r a respeito das confluncias existentes entre estudos semiticos e estudos da natureza do estilo e do gnero discursivo extremamente interessante, porque representa uma oportunidade de, por meio de um recorte, expor uma linha de trabalho que caracterizar minha tese sobre O discurso memorialista: questes de estilo e de gnero. No presente artigo, analisamos narrativas memorialistas tendo como fundamento terico e metodolgico a semitica francesa. Esse trabalho foi projetado a partir da necessidade de investigar as narrativas literrias existentes no Caderno do professor, caderno este fundamentado numa cena peculiar, organizada segundo a intencionalidade dos atores postos em confronto no concurso Olimpadas da Lngua Portuguesa Prmio Escrevendo o Futuro1. Como se v, o discurso memorialista a ser examinado tem uma finalidade especfica, na cena enunciativa onde ele colocado como instrumento que viabiliza a produo dos candidatos das ditas Olimpadas da Lngua Portuguesa. Destacamos que esse ensaio nos ajuda a entender nossa proposta de trabalho, por isso nos estendemos nessa introduo. Ao enfatizar que este o primeiro trabalho que fazemos no curso de ps-graduao ora iniciado, cabem ainda algumas observaes quanto organizao do trabalho de tese, para que se faam compreender melhor as contribuies da anlise semitica aqui proposta. Estamos diante de uma voz institucional, que prope o trabalho concernente ao concurso Olimpadas da Lngua Portuguesa Prmio Escrevendo o Futuro, ao ator estudante, sujeito assim institudo como dialgico por excelncia, j que ser examinado enquanto responde voz institucional. O estudante inscrito no concurso estimulado a produzir um texto peculiar: sobre memrias voltadas para o lugar onde vivo. Para tanto, o sujeito-institucional manipula o sujeitoestudante para que este queira e deva produzir um texto em consonncia com a proposta. Esse programa narrativo de base se fundamenta num destinador, a Instituio que procura partilhar com o destinatrio-estudante valores comuns: escrever sobre memrias, o que supe os desdobramentos fiducirios2. preciso crer que as memrias valem alguma coisa para que se possa refletir sobre elas eis a linha de pensamento da voz institucional, subjacente a essas Olimpadas da Lngua Portuguesa que, paradoxalmente, chama-se Escrevendo o Futuro. dada a ns esta proposta: h uma esfera de comunicao (discurso institucional) e um gnero discursivo de apoio (produo de textos de candidatos em concurso); temos as orientaes institucionais organizadas em oficinas sob a forma de seqncias didticas que exploram possibilidades de leituras e de anlises e que so voltadas para a produo do texto a ser escrito pelo aluno. Essas orientaes constam do Caderno do Professor. A cada edio do concurso so publicados cadernos que, alm das oficinas sugeridas, apresentam exemplares de texto de literatos como Zlia Gattai, Tatiana Belinki, Antonio Gil Neto, rico Verssimo entre outros.
1

Em 2002 surgiu no Brasil o Escrevendo o Futuro, que foi uma iniciativa da Fundao Ita Social, a qual foi transformada em um projeto, mais abrangente, chamado Olimpadas da Lngua Portuguesa, que conta com a coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec), e Ministrio da Educao (MEC), alm do apoio de outros parceiros. Mais que promover um concurso, seu principal investimento a formao continuada dos professores, a socializao de novas prticas de ensino a partir de seqncias didticas, por meio da oferta de materiais de apoio e de orientao para a reflexo e discusso da prtica pedaggica. A cada dois anos lanado o concurso de textos nos gneros Artigo de Opinio, Memrias e Poesia. Cada um dos gneros desenvolvido pelo professor seguindo as orientaes contidas em um fascculo organizado em dez oficinas de seqncias didticas realizadas para ensino/aprendizagem desses gneros. 2 Fiducirio termo referente ao processo em que o fiador, por meio de sua voz, se deixa falar na instncia subjetiva; essa voz associa-se a uma cenografia construda pelo enunciatrio e que instaura no processo enunciativo a incorporao da imagem de si no discurso do enunciador, de acordo com Karwoski (2008).

Para este artigo, o texto selecionado para anlise e extrado de um desses cadernos do professor o exemplar intitulado Histrias da Velha Arig, no qual a jornalista cearense, Ariadne Arajo, confirma uma questo crucial para os estudos do discurso: a questo da autoria, trazida por ns para a problemtica da enunciao. Alm dessa discusso, iniciaremos o ensaio por um examine da linguagem no seu nvel de organizao discursivo, j que procuramos nos manter sob os princpios tericos e metodolgicos da semitica discursiva. Entendemos que as bases da semitica greimasiana nos daro segurana para prosseguir nesta pesquisa, que se volta para o cotejo dos textos produzidos por estudantes das Olimpadas e a proposta institucional. Centramos nosso foco, enfatizamos, na anlise das caractersticas do texto como discurso, para que o sentido seja obtido como efeito de sentido e o sujeito seja obtido como efeito de identidade. Procuraremos, com o tempo, poder colaborar na investigao acerca da noo de estilo em gneros pautados para produo de textos em situao de concurso, sendo esses textos, por ora, os relativos ao discurso memorialista. Outros cadernos tero como base outros discursos que serviro de trampolim para a produo dos alunos. A edio consultada do Caderno do Professor se fundamenta no discurso memorialista, de cujo exemplar reproduzimos o texto que segue. Antes da leitura, destacamos que descrever os efeitos de sentido construdos por esse texto permitir que entendamos, num segundo momento, como e por que os candidatos das Olimpadas da Lngua Portuguesa respondem de modo prprio voz institucional. Vamos ao texto.
HISTRIAS DA VELHA ARIG O causo que eu vou contar agora mudou a minha vida para sempre. E da minha famlia tambm. At aquela poca, com apenas oito anos de idade, eu vivia uma vida calma numa pequena cidade de serra de nome Baturit, no meu Cear. Eu era uma meninota cheia de sade, alegre e festejada por todos pela cara de anjo que Deus me deu com olhos azuis e um cabelo louro cacheado. Mas meu pai, um agricultor da regio, caiu em desgraa. De repente, perdeu toda a safra com a seca que, de tempos em tempos, expulsava gente para a Capital ou outras regies do Pas. Naquele ano, nos idos de 1910, depois de mais um prejuzo, ele resolveu que chegara a nossa vez de ir embora. O destino escolhido era o distante Acre, na fronteira do Brasil com outros dois pases, a Bolvia e o Peru. Igual ao de milhares de outros nordestinos na mesma situao, dispostos a arriscar tudo ou nada no Norte do Pas, nas imensides e perigos da floresta Amaznica. De to pequena, muita coisa perdeu-se na minha memria. Mas alguns episdios nunca mais vo se apagar. O dia da partida, por exemplo. No antigo porto de Fortaleza, no bairro por nome Iracema, a gente tinha a imensa viso do mar e, l longe, da grande embarcao que nos levaria para longe. Mas, do alto da ponte de ferro onde espervamos o embarque, era difcil imaginar de que forma chegaramos at o navio, cujo apito alto mandava o aviso nervoso de que j era tempo de partir. Mas logo, logo saberamos a resposta. Com o apito, o negcio era apressar a partida. Os adultos desciam por conta prpria at o bote que nos levaria ao navio. Mas, na nossa vez, o tratamento era o mesmo dado s cargas. Para no perder tempo, cada um de ns, pequeninos, era jogado da ponte metlica para o bote onde os pais e familiares tratavam de segurar o vo ainda no ar. Mas, antes da minha vez, o arremesso de uma criana no deu certo. No bote, o homem no conseguiu alcan-lo a tempo e o menino acabou batendo a cabea e caindo no mar. Morreu na hora. Diante de ns, em meio ao terror daquela cena, as ondas gigantes mostravam que o risco de morte estava apenas comeando. Nos interiores da Amaznia, meu pai foi trabalhar como seringueiro, entrando pelo territrio da Bolvia, tirando o sustento da extrao do leite branco das seringueiras, as enormes rvores de onde se tirava o ltex para fazer a borracha. Nossa famlia foi morar nas margens de um igarap. No meio das rvores, da vida na selva, a gente sabia que havia perigos por todos os lados. Um deles eram as patrulhas de bolivianos que andavam na rea expulsando os brasileiros. Uma noite, ns j estvamos todos dormindo, um desses grupos chegou. No comando dessa patrulha, uma mulher boliviana. A notcia era que onde eles passavam era morte certa. Mas, se isso era mesmo verdade, naquela noite fomos salvos por uma espcie de milagre. Armas nas mos, a patrulha prendeu toda a minha famlia, mas a chefe me viu e se encantou comigo, com meu cabelo

loiro, com meus olhos azuis, algo nunca visto por aquelas bandas, naqueles tempos. Ela perguntou o meu nome, passou a mo sobre a minha cabea e disse ao meu pai que me levasse dali para o mais longe possvel. Depois, foi embora sem nos fazer mal algum. Lembro que foi exatamente isso que meu pai fez. No dia seguinte, cedo da manh, a famlia fez a mudana. Fomos morar numa rea habitada por muitos outros brasileiros, j dentro do territrio do Brasil, onde estaramos em segurana. Muitos anos mais tarde, quando meu pai morreu, eu, j adulta, voltei para a minha terra de nascena. Mas nunca poderia esquecer estas coisas que eu conto agora para os meus netos. Uma histria cheia de riscos e de aventuras. A histria da minha vida. Da minha famlia. Tambm dos primeiros trabalhadores que povoaram a Amaznia brasileira no comeo do sculo XX. (Texto de Ariadne Arajo, jornalista cearense, escrito com base no depoimento de Edilberto Cavalcanti Reis, neto de Alice Augusta Peixoto Cavalcante, narradora-personagem dessa histria)

Nvel discursivo do conto-depoimento notas introdutrias Antes de mais nada, bom destacar o lugar social da autora do texto: uma jornalista. Outro ponto importante o gnero textual: no temos um conto literrio, um fico literria, mas um depoimento moda de um conto. Diante do gnero depoimento, cai a funo esttica da linguagem. No temos um texto com grandes pretenses a altos vos. Ficam os efeitos de sentido de coisa vivida, mais do que coisa imaginada. No nvel discursivo, temos um causo, relatado com efeito de subjetividade, ou seja, um enunciador-narrador o participante da prpria histria. Para isso esto os usos de pronomes de primeira pessoa, os pessoais (eu), os possessivos (minha vida) e assim por diante. Para a categoria de pessoa, temos ento firmado o tom memorialista na prpria figura minha memria, do terceiro pargrafo. Os topnimos, que so as figuras de lugar, remetem ao Norte e Nordeste do Brasil, citando o Acre, Fortaleza e, alm dessas indicaes, a narrativa nos leva para a Amaznia, Bolvia, Peru. Os topnimos firmam uma memria de um sujeito em trnsito, este que narra a saga da prpria famlia, em contnuo deslocamento. O sujeito narrador constri a imagem da vulnerabilidade fsica. Temos um ator-criana, que olha para os adultos segundo a paixo do medo: querer ser to forte como eles, mas saber no poder ser. O narrador entende a si mesmo como pequenino, recupera-se como uma pessoa que era jogado da ponte metlica para o bote onde os pais e familiares tratavam de segurar o vo ainda no ar. Adiantando o olhar sobre o nvel narrativo, onde esto as modalidades que constituem a competncia do sujeito, vemos um actante espoliado do poder ser criana. A vida tirou dele os percursos da brincadeira, prprios da infncia. Uma preocupao, fundamentada em estados de falta organizam passionalmente esse sujeito que, em companhia dos familiares, deslocam-se pelos confins do territrio brasileiro e arredores. No discurso, o narrador se apresenta com os papis temticos de uma meninota cheia de sade e bela, principalmente bela. O papel dela no mundo, como est j no primeiro pargrafo, era iluminar o mundo por meio de sua beleza: festejada por todos pela cara de anjo que Deus me deu com olhos azuis e cabelo louro cacheado. A caracterizao fsica do ator-menina, narrador e participante de sua histria memorialista, firma um tipo fsico que o discurso supervaloriza como privilegiado, o que ideologicamente avalia o tipo fsico contrrio, ou seja, moreno, cabelo liso, olhos pretos, como o feio, o da fealdade. Se o discurso o lugar onde a enunciao assume os valores ideolgicos, temos uma enunciao que discrimina um tipo fsico, o loiro de olhos azuis e cabelos cacheados para, no sentido negativo da discriminao, subvalorizar o oposto. Esse mesmo discurso se fortalece ideologicamente. Adiantando a narratividade, vemos que a beleza loura ser o objeto mgico que, tal como nas narrativas de Wladimir Propp, salvar a menina e sua famlia das maldies da peregrinao entre patrulhas ameaadoras Armas nas mos, a patrulha prendeu toda a minha famlia, mas a chefe me viu e se encantou comigo, com meu cabelo loiro, com meus olhos azuis, algo nunca visto por aquelas bandas, naqueles tempos. ... algo nunca visto por aquelas bandas, pois naquelas bandas s se viam o tipo fsico contrrio, que no poderia ser considerado objeto de desejo, o que est implcito no discurso. O analista do discurso pode deduzir que uma memria que perpetua preconceitos.

Vejamos agora com mais vagar de que forma se caracteriza o conto-depoimento, segundo os patamares do percurso gerativo de sentido, uma vez que de fundamental importncia o uso desse instrumento metodolgico, para entender a enunciao na perspectiva discursiva. 2 Um olhar pausado sobre o percurso Gerativo de Sentido do texto Histrias da Velha Arig De acordo com Barros (2007) e Fiorin (2008) o percurso gerativo constitudo de trs etapas: as estruturas fundamentais, as estruturas narrativas, e as estruturas discursivas, constituem um modelo de anlise e de previsibilidade, que, ao mesmo tempo, apresentam generalizaes sciohistricas e especificidades de cada texto. Em relao ao texto anteriormente exposto, no pretendemos analis-lo em toda sua complexidade; porm, vamos assinalar algumas de suas potencialidades por meio do percurso narrativo. 2.1 Estrutura fundamental de sentido A estrutura fundamental a estrutura elementar de significao mais simples e abstrata, pois surge como uma distino semntica mnima de oposio, ou da diferena entre dois termos. O nvel fundamental no texto Histrias da Velha Arig, pode ser entendido como constitudo de diferentes da oposio entre eixos semnticos, como: esperana versus frustrao aquela do domnio do sonho no qual se deseja algo, tem-se a esperana de mudar de vida; esta, da ordem da realidade, onde as condies de trabalho para a concretizao da mudana so difceis, tal como se concretizam no discurso, com seus topnimos (lugares onde se passa a histria), antropnimos (atores-personagens) e cronnimos (o tempo de ento, o tempo das memrias). Ainda quanto aos eixos semnticos em oposio, poderia, tambm serem analisados, os considerados "universais semnticos", que se do em relao menina (personagem-narradora), na qual a situao de mudana analisada sob oposio vida versus morte. Neste segundo eixo, teramos a negao da vida, e tambm da esperana, dados pelos riscos da viagem e perigos em viver na floresta, e, a afirmao da morte quando o arremesso de uma criana no deu certo, quando a patrulha boliviana os encontrou, todos esses fatos fazem com que diminuissem os valores de esperana e aumentassem os de frustrao. Sobre esse percurso, um outro possvel, em que pela fuga, nega-se a morte e afirma-se a vida. Neste texto, optamos por aprofundar outras figuras que compem o eixo de sentido inicial, representado pelo modelo do quadrado semitico, que, de acordo com Greimas e Courts (2008), a representao visual da articulao lgica de uma categoria, permitindo distinguir o parentesco dos traos distintivos no interior de um paradigma; essas categorias semnticas so relacionadas de forma a diferenciar traos intrnsecos dos traos que lhes so distantes. A terceira anlise efetuada do nvel fundamental de Histrias da Velha Arig pode ser visualizada no modelo abaixo do quadrado semitico:
riqueza, fartura eufrica relaxamento pobreza, misria disfrica tenso

no-pobreza no-disforia distenso

no-riqueza no-euforia retenso

No texto, o pai v positivamente ir arriscar tudo ou nada na floresta amaznica, pois para ele sinnimo de riqueza e prosperidade. No entanto, ao realizar a aventura, enfrenta a no realizao do seu desejo, a no-materializao da riqueza, da fartura para a famlia. Do ponto de vista da dinmica do sentido, ocorre operao de negao efetuada sobre o termo euforizante, riqueza noriqueza; denotando uma frustrao que regula os significados do texto riqueza no-riqueza = pobreza . Essa determinao constri o mnimo de sentido disfrico ou negativo sob a perspectiva da ao do sujeito (pai) na estrutura elementar de significao desse texto.

Entretanto, cabe ressaltar que a anlise de um texto no consiste apenas em encontrar a oposio reguladora dos seus sentidos, pois, se isso fosse feito, reduziremos a riqueza significativa a quase nada. (FIORIN, 2008, p.45). Com a anlise da estrutura fundamental do texto, passaremos ento anlise da estrutura narrativa, que est relacionada por uma espcie de converso, pois sabemos que uma das grandes contribuies da semitica a noo da sintaxe narrativa para analisar o texto em relao s mudanas de estado, operadas pelo fazer transformador de sujeitos que agem no e sobre o mundo em busca de valores investidos nos objetos. Essa modificao de valores nos textos representa concepes polticas e ticas de vida de uma sociedade em determinado momento histrico, e o texto mostra por meio de simulaes tanto a histria do homem procura de valores ou procura de sentido, quanto aos acordos e aos conflitos que marcam os relacionamentos humanos. 2.2 Estrutura narrativa do texto Histrias da Velha Arig Na anlise da estrutura narrativa, examinamos o tipo de situao que retrata a histria de vida de sujeitos que possuem um vnculo ao seu lugar de nascimento e se vem obrigados a se desfazer desse vnculo. Dessa forma, passa-se a pensar o que que motiva famlias a sarem do lugar de origem e irem a outro lugar? Resolveremos essa questo a partir da estruturao do programa narrativo do texto. A importncia de estruturar um programa narrativo, concebida inicialmente por um modelo hipottico de descrio, est em direcionar a ateno s espcies, aos sujeitos que participam e se afastam dele; e nesse nvel que se reencontrar na pluralidade das narrativas, sua diversidade histrica, geogrfica, cultural. Os percursos do esquema narrativo so organizaes hierrquicas dos programas narrativos, concebidos como organizaes de pelo menos um enunciado de transformao atuando sobre enunciados de estado de conjuno e de disjuno. O percurso narrativo para anlise de Histrias da Velha Arig foi dividido em seis Programas Narrativos (PN) enumerados em ordem de fatos que mudam a perspectiva ou as aes dos actantes. PN1: a menina (narradora-personagem) tinha como objetos-valor uma vida calma, saudvel, alegre e era festejada por todos; o sujeito do fazer o pai resolve que era a vez da sua famlia ir embora, pois caiu em desgraa, perdeu toda safra, depois de mais um prejuzo; era isso que expulsava toda gente cearense para diversos lugares. F3 (mudar de cidade) [S1 = pai U Ov = riqueza (S2 = menina Ov = ser calmo, saudvel, alegre)] PN2: o pai tira da menina (narradora-personagem) e da famlia os objetos-valor; tirar do lugar onde vivem dispostos a arriscar tudo ou nada no Norte do Pas, nas imensides e perigos da floresta Amaznica. O sujeito do fazer o pai; o sujeito de estado a famlia toda, em especial, a filha. F (arriscar tudo ou nada) [S1 = pai U Ov = riqueza (S2 = menina U Ov = tranqilidade, sade, alegria)] PN3: o sujeito do fazer (pai) foi trabalhar como seringueiro, estava em situao de risco, pois explorava o territrio estrangeiro, tirava o sustento do ltex, produto de extrao, representando o setor primrio da produo, o qual se agrega pouco valor; submete a famlia a viver nas margens de um igarap no meio das rvores, da vida selvagem e arriscada. F (extrair o ltex) [S1 = pai Ov = no-riqueza (S2 = famlia U Ov = segurana, tranqilidade)] PN4: vivendo em meio aos perigos da selva, o sujeito do fazer, uma mulher (adulta) comandante da impiedosa patrulha boliviana ordena ao pai (adulto) que levasse a menina (criana) longe dali. F (mudar para lugar mais civilizado) [S1 = mulher (S2 = pai U Ov = vida)] PN5: muitos anos mais tarde, aps a morte do pai a menina (narradora-personagem j adulta) volta cidade de nascena.
3

De acordo com Greimas e Courts (2008): F = funo; S1 = sujeito de fazer; S2 = sujeito de estado; Ov = objeto (suscetvel a receber um investimento semntico de valo); [ ] = enunciado de fazer; ( ) = enunciado de estado; = funo do fazer (transformao); U = juno (conjuno ou disjuno que indica estado final da conseqncia do fazer.

F (voltar a cidade de nascena) [S2 = pai Ov no-vida = morte (S1 = menina/adulta Ov = ser calmo, saudvel, alegre na cidade natal)] Nestes programas narrativos temos um pai que 6 o sujeito afetado, cujo percurso de ao afeta o de toda famlia. A seca, a misria so o destinador que contribui na aceitao da mudana, que faz crer em promessas de vida melhor, transforma a realidade dos destinatrios (da famlia) nos PN 1 a 3, onde h atitudes de recepo passiva das transformaes pelos destinatrios; mas, houve, concomitantemente, privaes de valores para os sujeitos do fazer e de estado. Os percursos passionais mais bem definidos no texto so de manipulao, de medo, de frustrao e decepo. Nesse nvel narrativo, na histria da famlia de Alice Augusta (narradora-personagem), a manipulao acontece quando o pai se v obrigado a tomar uma deciso que mudaria a estrutura de vida da famlia; assim como a milhares de outras famlias que foram induzidas a acreditar nas terras de oportunidades, temos aqui uma relao de disjuno tanto em relao ao querer ser quanto ao poder ser. No nvel do fazer, eles realizam a viagem, aceitam, portanto, a manipulao da trajetria social, o pai cumpre o papel que um homem inserido nesse grupo social deve fazer, o de sustentar a famlia. Mas no nvel do ser, ou do querer ser, representado por ir alm de apenas suprir as necessidades bsicas, isso no ocorre. Coloca-se ainda o problema das inmeras situaes de risco que a famlia enfrenta, principalmente a frustrao e a decepo:
Para entender a frustrao e a decepo, devem-se prever estados passionais anteriores e transformaes que desemboque nas situaes de frustrao e decepo. S o sujeito que ambicionar um objeto-valor e que acreditar poder obtlo sofrer a frustrao, se no o conseguir, s o sujeito que esperar de outro a realizao de suas aspiraes ficar com ele decepcionado, se elas no se concretizarem. H, portanto, um percurso passional marcado por determinaes modais, que produz efeitos passionais em exame. (BARROS, 2008, p. 48)

Nesse caso, os problemas da vida no Cear onde os agricultores, de tempos em tempos, com a seca, perdiam a safra, criam a situao da falta de alimentos para comercializao e para sanar a fome. Apesar de viverem uma vida calma em uma pequena cidade sem violncia, sem perigos e riscos, onde existiam relaes interpessoais mais profundas, queriam sair da vida miservel, pois faltava trabalho, dinheiro, desenvolvimento. Assim, a maior privao era a da falta de perspectiva de enriquecimento. Perspectiva no-realizada, nem mediante a trajetria da famlia, onde temos um pai frustrado por no conseguir ascenso social, a famlia decepcionada em funo de o pai no concretizar suas aspiraes, e ainda, por perderem o que possuam no Cear. Em Histrias da Velha Arig, o sujeito pai opera a transformao que pe o sujeito menina em situao de dominao, e ao fim da histria a prpria menina (j adulta) realiza a transformao que a coloca em estado de liberdade, esse valor a menina se relaciona por meio de objetos, e essa uma relao volitiva, ou seja, modalizada pelo querer. Desse modo, a menina quer realizar a transformao de sua situao de dominao em estado de liberdade, com base em Barros (2003). Encaminhadas as anlises das estruturas fundamentais ampliadas em estruturas narrativas, a narrativa torna-se discurso, no qual exploraremos a problemtica da enunciao no texto, e a imagem do enunciador do discurso. 3 A problemtica do texto e do enunciador Para entendermos a imagem do enunciador preciso pensar na intencionalidade desse mesmo enunciador, sujeito discursivo, ao produzir um texto dessa natureza. Quais so as condies de produo e com base em que informaes ele produziu esse texto? Por que sente a necessidade de dar voz a um sujeito que contava suas histrias ao seu neto? Para responder primeira pergunta, necessrio conhecer a natureza constitutiva do texto. Este texto uma narrativa, como dissemos; possui em sua estrutura: narrador-personagem (Alice Augusta), personagens (Alice, o pai, adultos, crianas e a mulher lder da patrulha da selva), espao (pequena cidade de serra de nome Baturit, no Cear e a selva amaznica divisa do Brasil com a Bolvia), tempo (a partir de 1910), enredo (perigos ao mudar da cidade natal); o seu tema trata da histria de vida de uma famlia cearense. Temos uma tipologia narrativa, cuja finalidade contar,

conhecer, relembrar a histria de vida de pessoas mais velhas que viveram no inseridas em esferas de atividades sociais cotidianas de uma parte do povo nordestino. Para identificar as condies de produo desse texto, necessrio pensar em duas situaes diferentes: a) a natureza da modalidade oral, na qual a entrevistadora obtm as informaes, normalmente os textos falados podem dispensar a descrio, so planejados medida que so produzidos, por isso h inmeras situaes em que o falante pode usar falsos comeos, marcas de hesitao, reformulaes, partculas de confirmao (n, certo, viu), expresses intercaladas utilizadas para mudana de assunto; b) o texto final, na modalidade escrita, foi elaborado com base na entrevista de Edilberto. Na escrita, h a preocupao com a organizao das partes, com as informaes consideradas ou desprezadas, com o parcial apagamento das expresses da oralidade. O texto Histrias da Velha Arig um texto fruto de uma atividade de lngua falada, por isso algumas especificidades dessa modalidade esto presentes no texto escrito. Por exemplo, o uso abusivo de conjunes adversativas: Mas meu pai, um agricultor da regio; Mas alguns episdios nunca mais vo se apagar.; Mas, do alto da ponte de ferro onde; dentre vrias outras recorrncias. Na escrita a construo dos atores, da temporalizao e da espacializao se d partindo das referncias diticas que se referem enunciao, j que o narrador fala da prpria histria, nesse conto que julgamos por bem classificar como conto-depoimento. Tratamos a seguir de cada um desses aspectos. Atores do enunciado (personagens): Nesse texto, o narrador se apresenta ao leitor como personagem, no custa enfatizar. Retomando o que j dissemos, destacamos: Como ele se constri? Comea por instaurar-se como eu sem se atribuir um nome. Em seguida, se autodescreve, conferindo a si mesmo a srie de traos qualificadores j ressaltada. A narradora-personagem compara-se a anjos celestiais, para mostrar que isso a fazia ser delicada, intocada, admirada como nenhuma outra criana: com apenas oito anos de idade, meninota cheia de sade, alegre e festejada por todos pela cara de anjo que Deus me deu com olhos azuis e um cabelo louro cacheado. A figura de anjo celestial dada como estereotipia de colonizado. Mostra que ela vivia em perfeita harmonia com as pessoas e com o lugar onde nasceu e viveu. Ao fim do texto, responsvel por puxar uma nova leitura ao dizer: Mas nunca poderia esquecer estas coisas que eu conto agora para os meus netos. Dessa forma, o eu narrador do texto se desloca no final para o papel temtico de uma av que conta suas histrias para os netos (narratrios). Por outro lado, alguns acontecimentos apresentados a colocam em situao de herona, pois o cabelo loiro e os olhos azuis encantaram a mulher que liderava a patrulha de algozes, poupando assim a famlia da morte naquele momento. Mas a herona no realizada por aes hericas, como luta, privaes e sofrimentos em prol da boa sorte da famlia. O que a torna um sujeito vencedor o dom celestial de ser loira de olhos azuis. Voltando narratividade, obtemos uma sociedade que manipula, como destinador de valores, um destinatrio para que ele deva ser belo, segundo certos parmetros culturais. Para isso ter de ser loiro de olhos azuis. A menina se cumpre e sancionada positivamente. recompensada, premiada por esse dom que lhe dado. Ela no se apropria de nada, tudo lhe dado e, por meio desse dom, salva a famlia. Temporalizao: De uma forma geral, a organizao temporal dominante no texto do sistema enuncivo, a apresentao das aes so descritas no pretrito instalado no texto, mas interessante analisarmos alguns fragmentos do enunciado: 1. O causo que eu vou contar agora mudou a minha vida para sempre. futuro presente pretrito passado/futuro Desenvolve-se o incio do texto no sistema enunciativo em funo do agora, marco referencial presente, simultneo ao momento da 7debreagem enunciativa. 2. At aquela poca, com apenas oito anos de idade, (...)

3. Naquele ano, nos idos de 1910, depois de mais um prejuzo, depois de mais um prejuzo, ele resolveu que chegara a nossa vez de ir embora. Essas seqncias criam uma ancoragem, marco referencial de pretrito. Passa-se a estruturar a seqncia enunciva, resolveu concomitncia a um acontecimento acabado e pontual; chegara nossa vez de ir indica no-simultaneidade ao anterior, nesse caso, um pretrito posterior ao anterior. 4. Morreu na hora. Diante de ns, em meio ao terror daquela cena, as ondas gigantes mostravam que o risco de morte estava apenas comeando. Nos interiores da Amaznia, meu pai foi trabalhar como seringueiro, entrando pelo territrio da Bolvia, tirando o sustento da extrao do leite branco das seringueiras. Inserido no sistema enuncivo pretrito a partir da morte do menino, o texto apresenta a predominncia do pretrito imperfeito e do gerndio, marcando tempo contnuo, inacabado e duradouro. Transpondo ao leitor a sensao de peso, de tempo perigoso e cansativo que no passa. 5. Mas nunca poderia esquecer estas coisas que eu conto agora para os meus netos. futuro do presente presente Narrador projeta no futuro coisas que realiza no presente, pois para ela foram aes fortes e marcantes. Espacializao: De onde o narrador fala? Qual a sua localizao? FRAGMENTOS ESPAO Eu vivia uma vida calma numa pequena cidade de serra de nome Baturit, no meu nordeste Cear. O destino escolhido era o distante Acre, na fronteira do Brasil com outros dois norte pases... No antigo porto de Fortaleza, no bairro por nome Iracema, a gente tinha a imensa nordeste / norte viso do mar e, l longe, da grande embarcao que nos levaria para longe. Nos interiores da Amaznia... norte - trabalho Nossa famlia foi morar nas margens de um igarap... norte - moradia Um deles (perigos) eram as patrulhas de bolivianos que andavam na rea norte no-norte, expulsando os brasileiros. mas Bolvia Fomos morar numa rea habitada por muitos outros brasileiros, j dentro do norte Brasil territrio do Brasil, onde estaramos em segurana. ...voltei para a minha terra de nascena. nordeste uma histria em que os elementos de referenciais de espao so transitrios, mudam constantemente. O espao do aqui simula o lugar da enunciao enunciada durante a vida da narradora, e o espao em que se encontra contando histrias aos seus netos, de acordo com o programa narrativo do texto, que seja no nordeste. Como se observa, os tempos e os espaos lingsticos no so imitaes do tempo cronolgico, de espao demarcado, mas so construes do enunciador que possibilita expressar por meio da voz dele, experincias relatadas por uma pessoa que no as viveu. O enunciador do texto, por meio das histrias terceirizadas por Edilberto, tenta presentificar as sensaes de tempo e espao simulando a narradora-personagem eu, aqui e agora. Se ela no tivesse criado essa situao, haveria um abundante uso de verbos dicendi, - ele disse que, ela falava, contava que e o empobrecimento desse jogo semntico que uma das maiores problemticas para construo coerente do texto. Por consenso sabemos que o conceito de narrador o simulacro discursivo do enunciador, explicitamente instalado no discurso a quem o enunciador delegou voz, ou seja, o dever e o poder narrar o discurso em seu lugar (BARROS, 2007). O quadro abaixo representa a hierarquia na delegao de voz no discurso:
narrador no discurso em 1. pessoa Alice P. Cavalcante destinador X destinatrio interlocutor X interlocutrio Pai X Alice A patrulha X A famlia narratrio so os netos a quem Alice contava suas histrias enunciatrio leitor, professores alunos do projeto

Enunciador Ariadne Arajo

oportuno encerrarmos nessa evidncia. A dificuldade est em chamar a ateno ao processo nico, problemtico e fingido do fazer narrativo. O texto de Ariadne Arajo confirma uma questo importante dos estudos do discurso: a tese da autoria, trazida para a problemtica da enunciao a qual desenvolveremos a seguir. O texto Histrias da Velha Arig apresenta conforme a indicao da fonte: o autor de carne e osso est nomeado como indicao bibliogrfica sob a designao de Ariadne Arajo, jornalista cearense. de Ariadne a autoria real do texto? No entanto, a prpria fonte indica o encadeamento autoral que resultou no simulacro do enunciador. Temos, ento: o texto de Ariadne baseado no depoimento de Edilberto Cavalcanti Reis. Edilberto, que neto de Alice Augusta, fez depoimento sobre a vida da av jornalista; Ariadne, para produzir o texto memorialista, travestiu-se de Alice Augusta Peixoto Cavalcante narradorapersonagem da histria. Neste caso, h necessidade de discusso de importantes temas da enunciao como a questo da imagem do enunciador pressuposto criada pelo texto, a problemtica do narrador e do narratrio, o papel do leitor na produo de sentido. O texto, em relao enunciao, pode ser concebido sob duas acepes. A primeira, como situao de comunicao, na qual ocorre a entrevista de Edilberto jornalista Ariadne, apresentandose como ato de linguagem em sua singularidade, pois o procedimento empregado para a obteno das informaes mascarou ou apagou as marcas desse momento. A segunda acepo instncia lingstica, envolvendo o enunciado considerado resultado da enunciao, manifestada em discurso memorialista. E nesse discurso que pensamos a problemtica da imagem do enunciador pressuposto criado pelo texto em funo de Ariadne (enunciador) simular um espao das virtualidades semiticas, pois instaura um sujeito da enunciao em seu lugar e no lugar de Edilberto. Portanto pressuposto lgico da entrevista, de uma enunciao enunciada, que apenas o simulacro que imita, dentro do discurso, o fazer enunciativo: eu, aqui, agora (de Alice), encontrados no discurso enunciado, de Edilberto por um tu, l, no passado (de Alice). No jogo enunciativo apresentado na indicao da fonte do texto, fica desvelado o simulacro discursivo, ou a imagem do enunciador do texto. No interessa absolutamente para os estudos discursivos o autor biogrfico, mas to somente o autor produzido no prprio texto como efeito de identidade. Tem-se a juno de Ariadne, Edilberto, Alice num amlgama exclusivamente referencial, pois o que vale para a produo do sentido o tom, o carter4, a voz do enunciador. E essa voz que o leitor, o sujeito-estudante captar para produzir um texto que se concretiza num gnero de fronteira, ou seja, um gnero que pode transitar em esferas discursivas variadas. A necessidade de o enunciador produzir um texto essas caractersticas sobre o tema migrao no v. Ao analisarmos o ttulo Histrias da Velha Arig descobrimos que a palavra arig designa ave migratria, foi empregada pelos prprios migrantes nordestinos para se autoreferirem. Esses migrantes foram tambm chamados soldados da borracha, ou seja, os arigs contam a histria dos primeiros desbravadores da floresta amaznica que acreditaram nas promessas do Estado Novo de que teriam direitos sociais assegurados, pois se tratava de um servio de guerra, um servio patritico, segundo Guillen (2001). Por se tratar de um discurso memorialista, a intencionalidade do enunciador a de mostrar a ingenuidade, os enganos e as privaes pelas quais passaram essas pessoas.
A conversa era bonita. Promessas de riqueza fcil. Trabalho simples, uma moleza s. Alm da chance de se tornar heri, ajudar a ptria num momento particularmente complicado. Para quem enfrentava secas e outras privaes, nada mais atraente. Foi dessa maneira que uma leva de 53 mil nordestinos partiu para a Amaznia. Formavam um exrcito: o da Borracha, que tinha por misso recolher
4

Esses termos, que em uma discusso mais atual, so substitudos pelo conceito de thos discursivo, a imagem projetada de si no discurso, imagem dada pelo modo de dizer depreendido do prprio enunciado.

10

ltex, nos confins da floresta tropical, para ser usada pelos Aliados na batalha. Fizeram sua parte, mas acabaram condenados ao esquecimento. (VIANA; 2008)

Diante do drama de ser iludido por uma propaganda enganosa, o enunciador se comove e est inconformado com o esquecimento de uma histria que o Brasil no conhece, que no aparece nos livros, que ningum nunca ouviu. Dessa forma, necessita trazer tona essa memria. Trata de um episdio da histria cotidiana de uma famlia, mas que tenta representar um imaginrio coletivo por meio das expresses:
destino (...) Igual ao de milhares de outros nordestinos na mesma situao; histrias (...) Tambm dos primeiros trabalhadores que povoaram a Amaznia brasileira no comeo do sculo XX.

Assim, a imagem do enunciador a de denunciador; entretanto, no expe a denncia de forma agressiva, grave, enrgica, mas a insere sutilmente, com efeito de realidade e perspiccia, no lugar de uma av que conta sua histria de vida aos netos. Posto que textos de natureza memorialista, em sntese, so produzidos por escritores que revivem uma poca por meio de suas lembranas pessoais e buscam narrar suas memrias de um modo literrio, a fim de despertar emoes estticas no leitor, de lev-lo a compartilhar suas lembranas de uma forma vivida, vemos que nessa histria o propsito do enunciador no est to firmemente pautado em um fazer esttico. Enunciador alia, na relao sutil entre contedo e expresso, uma funo utilitria de documentar, episdios histricos por meio de um contodepoimento da trajetria de um povo. Concluses Esse trabalho, ao empregar a semitica greimasiana para anlise da estrutura fundamental, narrativa e discursiva de um texto de cunho memorialista, e, ao fazer um estudo do problema da enunciao, pretende lanar as bases para o entendimento a ser desenvolvido em nossa pesquisa, sobre os investimentos semnticos relevantes para distinguir diferentes nveis enunciativos e, por meio dessa distino, poder descrever o que o texto diz, como e por que o faz. O trabalho desenvolvido nesse artigo uma anlise preliminar, que nos instiga a ampliar as anlises semnticas e discursivas, levando em considerao outros plos de composio enunciativa, como o thos do enunciador em outros exemplares de textos presentes nos Cadernos do professor das diferentes edies do programa Olimpadas da Lngua Portuguesa Prmio Escrevendo o Futuro. Interessa-nos sobremaneira a questo da manipulao da voz sujeito-institucional do concurso desenvolvida em relao voz do sujeito-estudante, bem como o papel do professor, esse ator da mediao no processo do concurso. Certamente para atingirmos um bom procedimento de anlise do thos do enunciador resultante dos textos dos alunos finalistas do concurso, como dialgicos e responsivos ao texto institucional exigir de ns grande empenho para conhecer a semitica, como teoria do texto, visto para alm das aparncias. isso que queremos: continuar a estudar semitica, fazendo a ponte com os estudos de Bakhtin, principalmente na questo do gnero. REFERNCIAS BARROS, Diana L. P. de. Teoria semitica do texto. 4. ed. So Paulo: tica, 2007. ______. Estudos do discurso. In: FIORIN, Jos L.(Org.). Introduo Lingstica II: princpios de anlise. So Paulo: Contexto, 2003, p. 187-219. FIORIN, Jos L; PLATO, Francisco S. Para entender o texto: leitura e produo. 17. ed. So Paulo: tica, 2008. ______. Em busca do sentido: estudos discursivos. So Paulo: Contexto, 2008. GREIMAS, Argidas J.; COURTS, J. Dicionrio de semitica. So Paulo: Contexto, 2008. GUILLEN, Isabel C. M. Seca e migrao no nordeste: reflexes sobre o processo de banalizao de sua dimenso histrica. Fundao Joaquim Nabuco, n. 111, Ago., 2001. Acessado em: http://www.fundaj.gov.br/tpd/111.html.

11

KARWOSKI, Acir M. A construo do ethos institucional do Banco do Brasil em anncios publicitrios. Tese (Doutorado em Letras Estudos Lingticos) Setor de Cincias humanas, Letras e artes. Universidade Federal do Paran, 2008. VIANA, Christiane. Heris esquecidos. Publicado em 05 de jun. de 2008, em O Povo. Acessado em: http://www.nordesteweb.com/not01_0304/ne_not_20040309e.htm

Вам также может понравиться