Вы находитесь на странице: 1из 4

PESQUISA: Renata G.

Arajo

Tema: Educao Educao A educao escolar que, nos tempos mais longquos, exercia um papel de mera complementao da educao em casa, hoje vem alcanando uma importncia cada vez maior, seja no mercado de trabalho para atender s exigncias do desenvolvimento econmico, seja na formao de cidados para viver num mundo globalizado, tecnolgico e com grande disponibilidade de informaes. As estatsticas educacionais cobrem duas reas complementares de informao: - estatsticas sobre instruo da populao ( taxas de alfabetizao, de frequncia a escola, de escolarizao, mdia de anos de estudo) que devem estar associadas a variveis demogrficas, sociais e econmicas (idade, sexo, renda, cor ou raa e situao de domiclio rural/urbano). Fontes de dados importantes para a construo de indicadores relativos situao educacional do Pas so as pesquisas censitrias ( censo demogrfico) e domiciliares ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio, PNAD) do IBGE. - estatsticas sobre o sistema de ensino nos estabelecimentos escolares (fluxos de matrcula, taxas de aprovao, reprovao, evaso, distoro aluno/srie, pessoal docente e rede escolar ), que devem estar referenciados dependncia administrativa ( federal, estadual, municipal, privado, pblico), localizao rural/urbana e srie. So fontes de dados importantes para a construo dos indicadores de eficincia e qualidade do ensino os Censos Escolares desenvolvidos pelo Ministrio de Educao - MEC. Ver em http://www.inep.gov.br/. (*)Pesquisas domiciliares: pesquisas nas quais os informantes so os moradores. Diferem das pesquisas de estabelecimentos: pesquisas onde os informantes so os estabelecimentos de ensino. Subtema: Eficincia do sistema de ensino e Rendimento escolar A eficincia do sistema educacional pode ser examinada atravs dos indicadores evoluo das matrculas, das taxas de aprovao, repetncia, de evaso e de distoro srie/idade, nos nveis de ensino fundamental e mdio. Entretanto, a combinao da eficincia com equidade em relao renda, gnero e raa, bem como com a qualidade do ensino, no pode ser ignorada na avaliao da situao presente do sistema educacional. O rendimento escolar, o resultado da avaliao do aproveitamento e da apurao da assiduidade alcanada pelo aluno, em funo de parmetros legais, durante ou ao final do perodo letivo (Thesauros Brasileiro da Educao/Inep). Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de uma escola e admitido em outra, ou que deixou de frequentar a escola (afastado por abandono).

Periodicidade: Anual Perodo: 1999-2005

Definio e comentrio Definio: rendimento escolar Resultado da avaliao do aproveitamento e da apurao da assiduidade alcanada pelo aluno, em funo de parmetros legais, durante ou ao final do perodo letivo (Thesauros Brasileiro da Educao/Inep). taxa de abandono percentual de alunos da matrcula total que, numa dada srie, deixam de frequentar a escola durante o ano letivo. TAb= [ ( Reprovao)/ ( Aprov + Reprov + Aband)] x 100 ensino fundamental 1.Abrange a faixa etria de 7 a 14 anos e com durao de 8 anos ( da 1a. 8a. srie). 2. obrigao do Estado garantir a universalidade da educao neste nvel de ensino, sendo obrigatrio e gratuito na escola pblica. 3. De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Base (LDB), o Ensino fundamental tem como objetivos: i) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio bsico o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; ii) a compreenso do meio natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; iii) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; iv) o fortalecimento dos vnculos da famlia, dos laos de solidariedade humana e da tolerncia recproca em que se assenta a vida social. O ensino fundamental presencial, sendo o ensino distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais. ensino mdio Nvel de ensino com durao mnima de trs anos. Trata-se da etapa final da educao bsica. Tem por finalidades: (1) a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (2) a preparao bsica para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de adaptar-se com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; (3) o aprimoramento do educando para o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico. Comentrio:

Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de uma escola e admitido em outra, o que deixou de frequentar a escola (afastado por abandono).

Fonte de Pesquisa: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=SEE15&t=abandono-escolar-por-nivel-deensino-serie-encerrada

Вам также может понравиться