Вы находитесь на странице: 1из 4

1

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS DA ADMINISTRAO - CCAD NCLEO UNIVERSITRIO DE NOVA PRATA CURSO DE ADMINISTRAO ANLISE DE INVESTIMENTOS E MERCADO DE CAPITAIS

O PAPEL E AS FERRAMENTAS DA POLTICA MONETRIA PARA ENFRENTAR A NOVA ONDA DA CRISE ECONMICA.

NOVA PRATA 2011

1 POLTICA MONETRIA E SEUS INSTRUMENTOS

Por poltica monetria entende-se a atuao do Banco Central do Brasil (BACEN) para definir as condies de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nvel de taxa de juros, entre outros. O BACEN o rgo executor da poltica monetria, alm de exercer a regulamentao e a fiscalizao de todas as atividades de intermediao financeira no Pas. Dentre as suas atribuies, destacam-se: a) emisso de moeda; b) o recebimento dos depsitos obrigatrios dos bancos comerciais e dos depsitos voluntrios das instituies financeiras em geral; c) a realizao de operaes de redesconto de liquidez e seletivo; d) as operaes de open market (mercado aberto); e) o controle do crdito e das taxas de juros; f) a fiscalizao das instituies financeiras e a concesso da autorizao para o seu funcionamento; g) a administrao das reservas cambiais do Pas.

O objetivo de estabilizar o poder aquisitivo da moeda nacional perseguido pelo governo atravs da poltica monetria. Esta compe-se de diversos instrumentos. Os mais importantes so os seguintes: a) emisses: seu volume e limites so definidos pelo Conselho Monetrio Nacional e sua execuo est a cargo do BACEN. O governo deve emitir moeda para acompanhar o crescimento dos negcios. Quando se observa excesso de moeda e o governo tenciona reduzir seu volume ou aument-lo sem novas emisses, os demais instrumentos entram em ao; b) compulsrio bancrio: depsito compulsrio um dos instrumentos que o BACEN usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crdito disponvel e as taxas de juros cobradas. Por meio do compulsrio, os bancos so obrigados a depositar em uma conta no prprio BACEN parte dos recursos captados dos seus clientes nos depsitos vista, a prazo ou poupana;

c) redesconto bancrio: a assistncia financeira de liquidez ou redesconto o mecanismo pelo qual o BACEN socorre instituies financeiras com problemas de liquidez. O redesconto o emprstimo que os bancos comerciais recebem do BACEN para cobrir eventuais problemas de liquidez. A taxa cobrada sobre esses emprstimos chamada de taxa de redesconto. Um aumento da taxa de redesconto indica que os bancos sofrero maiores custos, caso tenham problema de liquidez. Neste caso, as instituies iro aumentar suas reservas e diminuir o crdito, aumentando o custo para se obter meios de pagamento, ou seja, a taxa de juros; d) taxa de juros: ao fixar os juros que pagar pelos seus prprios ttulos, o governo, atravs do BACEN, estabelece um piso no mercado de crdito. Ningum lanar ttulos a taxas mais baixas que as dos ttulos pblicos, pois estes so muito mais garantidos e os aplicadores recusaro taxas mais baixas. Como os emprstimos em geral so garantidos por ttulos lanados pelas instituies financeiras, estas precisam competir com o governo na captao de recursos de aplicadores para obterem os fundos que utilizaro no crdito, na outra ponta. Juros altos desestimulam os tomadores de crdito e esfriam os negcios, dificultando a prtica de aumentos de preos; e) controle e seleo de crdito: um instrumento no muito convencional, mas s vezes utilizado pelo BACEN. Refere-se ao controle direto sobre o crdito. Este pode estar relacionado ao volume de crdito, ao prazo e destinatrio do crdito. Este instrumento pode gerar distores no livre funcionamento do mercado de crdito, e at desestimular a atividade de intermediao financeira; f) operaes de mercado aberto (open market): o governo negocia seus ttulos com objetivos ligados poltica monetria. Se desejar reduzir os meios de pagamento, vende ttulos ao mercado e esteriliza os recursos obtidos (no os utiliza em despesas ou em crdito, impedindo-os de voltar ao fluxo monetrio); se desejar aumentar os meios de pagamento recomprar seus prprios ttulos. Seu impacto sobre a liquidez na economia pode ser resumido em um simples exemplo: Exemplo 1: BACEN compra ttulos pblicos do mercado, fazendo o pagamento em reais. Nesse caso, a oferta de moeda aumenta, pois o BACEN est retirando um ativo que no meio de pagamento e fornecendo ao mercado um ativo lquido (moeda), no caso, Real. Essa operao, realizada em grande quantidade, tem como objetivo aumentar a oferta de moeda e consequentemente diminuir a taxa de juros do mercado.

Como visto, o Banco Central do Brasil atua na regulao da oferta da moeda e quem exerce a poltica monetria, a qual um dos mecanismos essenciais da poltica econmica. A aes da poltica monetria, tem como finalidade maior alcanar objetivos que tragam benefcios para a populao, sendo que tanto o resultados destes objetivos como os reflexos, muitas vezes indesejados, que estas trazem acabam por afetar a vida de todos, empresas e pessoas. Porm importante saber que o governo, antes da adoo das medidas de poltica econmica, procura fazer uma leitura do cenrio macroeconmico, buscando verificar qual a situao em que se encontra a economia, para traar um plano de onde espera chegar. Para isto ele utiliza-se de mecanismos de observao da atividade econmica, que so conhecidos como indicadores econmicos.

Вам также может понравиться