Вы находитесь на странице: 1из 8

FACULDADE SANTO AGOSTINHO FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA

TRABALHO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

MONTES CLAROS MARO DE 2009

JOO HENRIQUE SILVEIRA LEITE

TRABALHO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

Trabalho apresentado como requisito parcial avaliao da disciplina Teoria do Direito, do Curso de Direito Noturno, Turma A, 02 de maro de 2009.

FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA MONTES CLAROS, MARO DE 2009

SUMRIO 1. Resumo.....................................................................................................................01 2. Personagens.............................................................................................................01 3. Argumentos do caso................................................................................................02 4. Minha Posio..........................................................................................................04 5. Meus argumentos....................................................................................................04

O Caso dos Exploradores de Caverna Lon L. Fuller 1-Resumo Cinco integrantes de uma organizao amadorstica de exploradores de cavernas, ficam presos ao fazerem uma escavao em que ocorre um desmoronamento. No momento que tentaram ser resgatados, acontece outro desabamento e dez operrios, contratados para resgat-los, morrem soterrados. Quando ficaram sem mantimentos fizeram um acordo entre si: quem perdesse na sorte, entre os cinco, teria sua vida tirada para servir de alimento para os demais, para que no morressem de inanio, acordo sugerido por Roger Whetmore. Ao serem resgatados, descobriu-se que Roger Whetmore fora morto e servira de alimento aos outros exploradores. Os sobreviventes so processados e condenados a morte pela forca, pelo assassinato de Roger. Os acusados recorrem da deciso. Foram julgados ento por mais quatro juzes, que expuseram seus argumentos, deram dois votos a favor da absolvio(Foster e Handy), um os condenou(Keen) e outro se recusou a participar da deciso do caso(Tatting), contando com o voto do presidente do Tribunal de Primeira Instncia(Truepenny), d-se o empate e a sentena condenatria foi confirmada. Os acusados foram mortos na forca.

2-Personagens

Roger Whetmore Os quatro exploradores Presidente do Tribunal Truepenny Juiz Foster Juiz Tatting Juiz Keen Juiz Handy 01

3-

Argumentos do Caso Foster, J. O juiz Foster tem uma viso mais voltada ao senso comum, julgando os acusados de forma que, tendo em vista o trauma que j sofreram na caverna, so inocentes. Impe a idia de que os acusados estavam fora de uma abrangncia territorial por estarem presos na caverna, e encontravam-se no em um estado de sociedade civil, mas em um estado natural e que a lei que deve ser-lhes aplicada no era a civil, mas a lei natural. Expe a idia de que os acusados fizeram um contrato que servia de lei dentro da caverna e, primeiramente aceito pela prpria vtima, que em relao a esse contrato no cometeram crime algum, a idia de que no era justo que dez vidas de trabalhadores, que morreram ao tentarem resgatar os cinco indivduos presos na caverna, tenham sido em vo. Assim ele encerra o primeiro fundamento de seu voto. O juiz Foster comea o segundo fundamento, argumentando de forma que cita casos passados em que houve modificao da letra da lei sem a violao da mesma, ele critica a aplicao da lei da legtima defesa e deixa a entender que o caso entraria em um caso de jurisprudncia, em que os acusados s mataram Roger para sobreviverem. Tatting, J. Tatting critica o juiz Foster, seus posicionamentos, como no caso em que se encontravam inseridos em um estado de natureza, ele questiona o momento em que isso ocorre, e questiona se foi quando a pedra os aprisionou ou quando a ameaa de inanio atingiu um grau elevado. Ele expe que se quando os acusados se lanaram sobre Whetmore, para tirar-lhe a vida, ele escondesse em sua roupa um revlver e matasse os acusados, no poderia usar-se da excludente da legtima defesa porque ele estaria quebrando o contrato contrado na caverna, pois eles estariam agindo legalmente, como que um condenado no pode abater seu verdugo enquanto ele vai por a corda em seu pescoo,se esse condenado pela lei a morte. Tatting da como exemplo o caso Cammonweath v. Valjean em que o acusado foi processado pelo furto de um po e ofereceu como defesa circunstncia de que beirava a morte por inanio. O tribunal recusou-se a aceitar esta defesa, Se a fome no pode justificar o furto de um alimento natural e saudvel, como ela pode justificar que se assassine e se devore um homem? Essa situao se ns olharmos o litgio em termos de preveno, ser provvel que um homem morra a mingua para evitar uma 02

sentena de priso pelo furto de um po? Esse exemplo expe que nenhum efeito preventivo poderia ser atribudo a este caso se os acusados forem julgados culpados. Esta observao apenas reduz a distino a uma questo de grau, sem que a destrua completamente. Ele expe um pensamento mais racional, que critica os pontos expostos por Foster, mas no final se mostra confuso e emocional na deciso optando por no participar da deciso do caso.

Kenn, J. Ele deixa claro uma viso de senso comum mas popular que concede aos acusados, perdo por j terem sofrido o suficiente para pagar qualquer delito. Mas, ao mesmo tempo que tem o pensamento de dar perdo aos acusados, ele prefere uma deciso mais voltada ao direito positivo, sugere uma srie de mudanas das leis, como no caso da legtima defesa, e sustenta o seu voto de condenao. O pensamento de que a exceo ao cumprimento das leis, levado a efeito pelo poder judicirio, faz mais mal a longo prazo, do que as decises rigorosas, diz que as sentenas severas podem at mesmo ter um certo valor moral fazendo com que o povo sinta a responsabilidade em face da lei, que,em ultima analise, sua prpria cri Ele rejeita a posio do presidente do Tribunal de que ela d instrues ao chefe do poder executivo do que fazer sobre o caso e sugere alguns inconvenientes que adviriam se tais instrues no fossem atendidas.ao.

Handy, J. O juiz Handy questiona que ningum tenha levantado a questo da natureza jurdica do contrato celebrado na caverna: se era unilateral ou bilateral, esse no poderia considerar que Whetmore revogou a sua anuncia antes que tivesse atuado com fundamento nela. O caso dos exploradores teve grande repercusso na imprensa, que despertou um enorme interesse pblico, tanto no pas, quanto no exterior. Houve uma pesquisa em 90% dos entrevistados expressaram a opinio de que os acusados deveriam ser perdoados ou deixados em liberdade, som uma espcie de pena simblica. Handy expressa uma vontade de seguir um curso de senso comum embora saiba que seus colegas no sejam adoradores da idia. 03

Handy apia a idia de que os acusados fossem condenados forca e que, em seguida, outro poder os absorvesse, soluo j proposta pelo presidente do Tribunal. Um caminho no qual se pode evitar cometer uma injustia e ao mesmo tempo preservaria o respeito lei, mas a possibilidade de o chefe do Poder Executivo se recusar a perdoar estes homens ou comentar sua sentena. Ele termina o seu voto expressando a consternao sobre os acusados que j haviam sofrido mais tormentos e humilhaes do que a maioria de ns suportaria em mil anos e os absorve concluindo que a sentena dever ser reformada.

4- Minha Posio Depois de analisadas as circunstncias, concluo que os rus so inocentes do crime de homicdio contra Roger Whetmore e que a sentena de condenao deve ser reformada.

5- Meus Argumentos Penso que os rus devem ser considerados inocentes, visto que o ato que cometeram foi fundamentado em um acordo dentro da caverna para que se fossem salvas quatro pessoas, foi uma ao corajosa e necessria desses homens. Acredito que a ao dos acusados foi algo sim monstruoso, se no fossem levadas em conta situao em que ocorreu, mas devido a esta situao de elevado grau de complexidade no haveria outra escolha, era uma questo de sobrevivncia. Devemos considerar as dez vidas de operrios, pais de famlia, que morreram no desmoronamento da caverna, quando ainda tentavam resgatar os exploradores, teriam sido vidas perdidas em vo, j que condenados os rus forca? Ter sido um esforo desnecessrio? Devemos pelo menos honrar o trabalho exercido que privou a vida a estes cidados. Acredito que a liberdade a este a homens seria tambm uma forma de no deixar ter sido desperdiada a vida de Roger que devemos considerar heri, pois morreu em prol de salvar a vida de seus companheiros.

04

Os litigiosos devem ser absorvidos, visto que j sofreram dentro da caverna, coisa que para qualquer ser humano seria devastador, a entrega da liberdade, tanto tormento e humilhao j foi demais para pagarem o ato que cometeram. Depois de analisadas as circunstncias, concluo que os rus so inocentes do crime de homicdio contra Roger Whetmore e que a sentena de condenao deve ser reformada.

05

Вам также может понравиться