Вы находитесь на странице: 1из 4

HISTRIA

1.1 Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial


Aps 2 Guerra Mundial, entre: EUA Sistema capitalista Baseado na economia de mercado, Sistema democrtico e Propriedade privada URSS Sistema socialista Baseado na economia planificada, Partido nico (Partido Comunista), Igualdade social e Falta de democracia

Entre 1940 at 1989, tentaram implantar em outros pases os seus sistemas polticos e econmicos. Guerra fria = porque foi um conflito que ocorreu apenas no campo ideolgico, mas acabaram alimentando conflitos em outros pases, como Coria e Vietn.

Paz Armada: Corrida armamentista, espalhando exrcitos e armamentos em seus territrios e nos pases aliados. Enquanto houvesse um equilbrio blico, a paz estaria garantida, pelo medo de fogo inimigo. Formao de 2 blocos militares: Objetivo = defender os interesses militares dos pases membros. OTAN Organizao do Tratado do Atlntico Norte Surgiu em 04/1949 EUA (lder) Canad Itlia Inglaterra Alemanha Ocidental Frana Sucia Espanha Blgica Holanda Dinamarca ustria Grcia PACTO DE VARSVIA URSS (lder) Cuba China Coria do Norte Romnia Alemanha Oriental Albnia Tchecoslovquia Polnia

Corrida Espacial: Tentativa de mostrar quem possua mais avanos nesta rea. Em 1957 URSS lana o foguete Sputnik com um co dentro, primeiro ser vivo a ir para o espao. Em 1969 EUA lana o homem lua.

EUA liderou forte poltica de combate ao comunismo, utilizando cinema, televiso, jornais, propagandas e at histrias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o american way of life. Macarthismo Senador republicano McCarthy que perseguiu muitas pessoas por defenderem ideias prximas ao socialismo URSS tambm perseguiu, alm de prenderem e matarem, atravs do PC, todos aqueles que no seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Espionagem: EUA CIA X URSS KGB

Alemanha: Dividida em duas reas de ocupao entre os pases vencedores da 2 GM: Repblica Democrtica da Alemanha Capital: Berlim Zona de influncia sovitica SOCIALISTA Repblica Federal da Alemanha Capital: Bonn Zona de influncia capitalista CAPITALISTA

BERLIM foi dividida entre as 4 foras que venceram a guerra: URSS, EUA, Frana, Inglaterra Final da dc. 40 levantado o MURO DE BERLIM = vergonhosa cortina de ferro

PLANO MARSHALL - criado no final da dc. 40, EUA colocaram-no em prtica oferecendo ajuda econmica, principalmente atravs de emprstimos, para reconstruir os pases capitalistas afetados pela 2 GM. COMECON criado em 1949, pela URSS, para garantir auxlio mtuo entre os pases socialistas.

Envolvimentos Indiretos: GUERRA DA CORIA: 1951 1953 Aps a revoluo Maoista ocorrida na China, a Coria sofre presses para adotar o sistema socialista em todo seu territrio. A regio sul da Coria resiste, e com o apoio militar dos EUA, defende seus interesses. A guerra termina, em 1953 com a diviso da Coria no paralelo 38. Coria do Norte = sistema socialista Coria do Sul = sistema capitalista

GUERRA DO VIETN: 1959 1975 Contou com a interveno direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos tiveram dificuldades de enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviticos) nas florestas tropicais do pas. Milhares de pessoas, entre civis e militares, morreram nos combates. EUA saram derrotados e tiveram que abandonar o territrio vietnamita de forma vergonhosa em 1975. Vietn passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria: Crise do socialismo no final da dc. de 1980, por causa da: Falta de democracia; Atraso econmico; e Crise nas repblicas soviticas.

Em 1989 cai o MURO DE BERLIM, duas Alemanha so reunificadas. Em 1990 comeou a acelerar o fim do socialismo naquele pas URSS e nos aliados e o capitalismo iria se implantando nos pases socialistas.

NOVA ORDEM MUNDIAL Apresentou uma faceta geopoltica e outra econmica. Geopoltica = mudana para um mundo multipolar, onde as potncias impem mais pelo seu poder econmico que blico. Economia = processo de globalizao e formao de blocos econmicos supranacionais.

Velha Ordem Bipolar: Em 1991 houve o fim do PACTO DE VARSVIA, em Praga na ento Tcheco-Eslovquia fim do conflito leste x oeste. Em dezembro/1991 foi selada a desagregao geopoltica e territorial da URSS, houve a declarao da independncia da Rssia pelo seu presidente Boris Yeltsin, que, aps, se reuniu com os chefes de estado da Ucrnia e de Belarus, em Minsk, onde foi criado a CEI CEI = Comunidade dos Estados Independentes, substituindo a ex Unio Sovitica. Composta por 12 pases que faziam parte da Ex-sovitica. Aliana de Estados independentes.

Nova Ordem Multipolar: Pases mais poderosos, hoje, do mundo: EUA Japo China

Devido ao poder ser medido pela capacidade econmica do pas, que envolve: disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, mo de obra qualificada e nvel de produtividade. Conflito Norte x Sul: Apesar de os norte-americanos terem vencido a Unio Sovitica, aqueles apresentam vrios problemas econmicos, como, por exemplo, elevados dficit pblico e endividamento interno e externo, isso em parte se deve corrida armamentista. Assim, no podemos nos apressar em afirmar que o capitalismo melhor que o socialismo, devemos nos perguntar: melhor para quem? Conflito norte x sul = buraco quer separa os pases ricos dos pases pobres, de natureza econmica e no geopoltica. Muitos problemas no mundo foram criados pelo sistema capitalista, como: Aumento da pobreza; desemprego e concentrao. Mais srio: desigualdade social (com o aumento da incorporao de novas tecnologias no processo produtivo, a oferta tem diminudo) O mundo se divide em Norte (Desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido) levando-se em conta os aspectos socioeconmicos. Essa no uma diviso geogrfica, mas podemos dizer que Amrica linha divisria: fronteira EUA Mxico; Europa Mediterrneo; sia Japo o mais desenvolvido, tendo como os tigres asiticos como economias emergentes; Oceania ricos: Austrlia e a Nova Zelndia. Problema decorrente do conflito Norte x Sul: migrao em massa. Principalmente para a Europa Ocidental. Em razo do desemprego, baixos salrios e fome, aliados ao crescimento populacional, alm de conflitos e guerras nos pases subdesenvolvidos.

1.2 Mundo Contemporneo e Globalizao


Globalizao = marcada pela expanso mundial das grandes corporaes internacionais.

Вам также может понравиться