Вы находитесь на странице: 1из 15

Anticoncepo Hormonal

Os anticoncepcionais hormonais so esterides utilizados isoladamente ou em associao com progesterona com a finalidade bsica de impedir a concepo. A anticoncepo hormonal um dos mtodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinria evoluo em termos de quantidade e qualidade dos hormnios utilizados. So classificados de acordo com a via de utilizao em: oral, injetvel, subcutneo e vaginal.

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS HORMONAIS COMBINADOS (AOCS)


Tipos e Composio
Os AOCs contm estrgeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posolgicos: Monofsicas - so as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composio e dose. Bifsicas - contm dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormnios, em propores diferentes. So 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem. Trifsicas - contm os mesmos hormnios, mas em trs doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem. Monofsicas contnuas - so mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composio e dose.

Mecanismo de ao
Os anticoncepcionais hormonais orais exercem seu efeito principalmente pela inibio das gonadotrofinas hipofisrias, impedindo a ovulao. Alm disso, modificam o muco cervical tornando-o hostil espermomigrao, alteram o endomtrio, modificam a contratilidade das tubas interferindo no transporte ovular e alteram a resposta ovariana s gonadotrofinas.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Neoplasia hormoniodependente ou suspeita Cncer de mama declarado ou suspeito Tromboflebite ou doena tromboemblica Gravidez confirmada ou suspeita Hipertenso arterial grave Diabetes insulino-dependente grave Doenas cardiovasculares Lupus eritematoso sistmico Hepatopatia aguda ou crnica

Eficcia
So mtodos muito eficazes quando usados correta e consistentemente: 0,1 mulheres grvidas por 100 mulheres no primeiro ano de uso.

Vantagens
Apresentam elevada eficcia Fcil utilizao e acesso Rpido retorno fertilidade

Desvantagens
Podem apresentar alguns efeitos colaterais um mtodo de uso dirio, que no pode ser interrompido

Modo de uso
a) No primeiro ms de uso, ingerir o 1 comprimido no 1 dia do ciclo menstrual. b) A seguir, a usuria deve ingerir um comprimido por dia at o trmino da cartela, preferencialmente no mesmo horrio. importante verificar a cartela todas as manhs no sentido de certificar-se do seu uso no dia anterior. c) Ao final da cartela fazer pausa de 7 dias e iniciar nova cartela, no 8 dia,

independente do sangramento. d) Caso no ocorra a menstruao no intervalo entre as cartelas, a usuria deve procurar o servio de sade para descartar a hiptese de gravidez e associar mtodos de barreira neste perodo. e) Em caso de esquecimento: - Uma plula: deve ser ingerida imediatamente, caso o perodo seja menor que 12 horas, continuando o uso regular das demais, at o final da cartela. Se o perodo for maior que 12 horas, 2 plulas devem ser ingeridas no mesmo horrio, com a associao de um mtodo contraceptivo de barreira at o incio da cartela seguinte. - Duas ou mais plulas: deve-se suspender o mtodo, optando por outro, at a menstruao. Uma nova cartela deve ser iniciada no primeiro dia do ciclo. Em caso de ausncia de menstruao, o servio de sade deve ser procurado. f) Vmitos at 4 horas aps a ingesto ou diarria, pode impedir a ao do anticoncepcional e por isso impe-se um contraceptivo assessrio como os mtodos de barreira. g) As pausas devem ser evitadas, pois no so mais justificadas, sendo as causas mais freqentes de gestaes e certas complicaes.

Efeitos colaterais
Nuseas (mais comum nos 3 primeiros meses), cefalia leve, sensibilidade mamria, leve ganho de peso, nervosismo, acne. A incidncia desses efeitos inferior a 10%. Alteraes do ciclo menstrual: manchas ou sangramento nos intervalos entre as menstruaes, especialmente em casos de esquecimento ou ingesto tardia e amenorria. Outros efeitos colaterais pouco comuns so alteraes do humor, como depresso e diminuio da libido.

Benefcios e Riscos Benefcios


Podem aumentar o prazer sexual porque diminuem a preocupao com a possibilidade de engravidar; Regularizam os ciclos menstruais,com diminuio da durao e fluxo sanguneos; Diminuem a freqncia e a intensidade das clicas menstruais; A fertilidade retorna em seguida interrupo da cartela; Diminuem a incidncia de: gravidez ectpica, cncer de endomtrio, cncer de ovrio, cistos de ovrio, doena inflamatria plvica, doenas mamrias benignas e miomas uterinos.

Riscos
No so recomendados para lactantes pois podem afetar a qualidade e quantidade do leite; Raramente podem causar acidentes vasculares, tromboses venosas profundas ou infarto, sendo que o risco maior entre fumantes com 35 anos ou mais;

Podem aumentar o risco para tumores de fgado, sendo extremamente raros os tumores malignos;

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS DE PROGESTERONA (Miniplula)


Tipos e Composio
Anticoncepcional contendo apenas progesterona. Pode ser encontrado em embalagens com 35 plulas ativas. Todos os comprimidos tm a mesma composio e dose.

Mecanismo de ao
Promovem o espessamento do muco cervical, dificultando a penetrao dos espermatozides. Inibem a ovulao, em aproximadamente, metade dos ciclos menstruais.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Gravidez comprovada ou suspeita Hipertenso arterial grave e moderada Hepatopatias graves Doenas tromboembolticas ou antecedentes importantes Hemorragia genital de causa indeterminada Pacientes que fazem uso crnico de drogas que interagem com o anticoncepcional Dislipidemias severas Retardo mental que possa dificultar o uso correto

Eficcia
Para a lactante: muito eficaz quando usada de forma correta e consistente, com uma taxa de falha de aproximadamente 0,5 em cada 100 mulheres em um ano. Para a no lactante: A eficcia em uso correto e consistente tambm alta, mas no to alta quanto a da plula combinada.

Vantagens
Pode ser utilizado durante a lactao de fcil utilizao

Desvantagens

Tem um ndice de falha maior do que os contraceptivos orais combinados Algumas horas de atraso j so suficientes para aumentar o risco de gravidez

Modo de uso
Especialmente indicada para mulheres em perodo de amamentao, seu uso contnuo aps o trmino da cartela. de particular importncia no ser tomada aps o horrio habitual sob risco de diminuio da eficcia. AMAMENTAO: seis semanas aps o parto. Se a menstruao j retornou, a mulher pode comear a tomar a miniplula a qualquer momento, desde que se tenha certeza de que a mulher no est grvida. PS PARTO, se no estiver amamentando: imediatamente, ou a qualquer momento durante as quatro primeiras semanas; no necessrio esperar o retorno das menstruaes. PS ABORTO espontneo ou provocado: imediatamente ou nos primeiros sete dias aps o aborto. DURANTE A MENSTRUAO NORMAL: deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual.

Efeitos colaterais
Para as mulheres que no esto amamentando, os efeitos colaterais mais comuns so as alteraes no fluxo menstrual; spotting (manchas), amenorria que pode ocorrer durante vrios meses. Para as lactantes, as alteraes menstruais podem no ser percebidas ou no representam incmodo, porque essas mulheres habitualmente no tm ciclos regulares; os anticoncepcionais orais somente de progesterona podem prolongar a amenorria durante a amamentao. Outros efeitos colaterais comuns so cefalia e sensibilidade mamria.

Benefcios e Riscos Benefcios


Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas aps o parto. Podem ajudar a prevenir: doenas benignas de mama, cncer de endomtrio ou de ovrio, doena inflamatria plvica.

Riscos
Por conter somente progesterona em dose muito baixa, a miniplula praticamente no apresenta riscos importantes sade. Pode ser considerada um dos anticoncepcionais mais seguros. O risco mais importante a falha anticoncepcional. As usurias desse mtodo apresentam maior risco de gravidez ectpica do que as usurias

de anticoncepcional oral combinado e de DIU, porm o risco menor do que entre as mulheres que no esto usando nenhum mtodo anticoncepcional.

ANTICONCEPCIONAL ORAL COM DOSES MAIORES DE PROGESTERONA


Composio
Este anticoncepcional contm apenas um tipo de progesterona, o desogestrel, na dose de 75 mcg em cada comprimido. comercializado em embalagens com 28 plulas ativas. Todos os comprimidos tm a mesma composio e dose.

Mecanismo de ao
O principal mecanismo de ao a inibio da ovulao e o aumento da viscosidade do muco cervical, dificultando a penetrao dos espermatozides.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Gravidez comprovada ou suspeita Hipertenso arterial grave e moderada Hepatopatias graves Doenas tromboembolticas ou antecedentes importantes Hemorragia genital de causa indeterminada Pacientes que fazem uso crnico de drogas que interagem com o anticoncepcional Dislipdemias severas Retardo mental que possa dificultar o uso correto

Eficcia
A eficcia descrita na monografia do produto, incluindo mulheres lactantes e no lactantes, mostrou uma taxa de falha de 0,14 por 100 mulheres em 1 ano. Quando excludas as lactantes, os estudos mostraram uma taxa de falha de 0,17 por 100 mulheres em 1 ano.

Vantagens
Pode ser utilizado durante a lactao de fcil utilizao.

Desvantagens

Existe um alto ndice de amenorria ou sangramento infrequente

Modo de uso
Seguem rotina semelhante ao dos demais anticoncepcionais de progesterona. Deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual, sempre no mesmo horrio, sendo seu uso contnuo aps o trmino da cartela.

Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns esto relacionados s alteraes do fluxo menstrual sendo que, ao final de um ano, aproximadamente 50% das mulheres apresentaram amenorria ou sangramento infrequente e 4% continuaram apresentando sangramento freqente. Outros efeitos secundrios menos freqentes foram: cefalia, acne, sensibilidade mamria, nusea, vaginite e dismenorria.

Benefcios e Riscos Benefcios


Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas aps o parto. No apresentam os efeitos colaterais do estrgeno.

Riscos
Por conter somente progesterona, praticamente no apresenta riscos importantes sade.

ANTICONCEPCIONAL INJETVEL MENSAL


Tipos e Composio
Os anticoncepcionais combinados injetveis mensais, disponveis no Brasil em frasco-ampola com suspenso, contm um estrgeno e uma progesterona, nas seguintes composies: 25 mg de acetato de medroxiprogesterona e 5mg de cipionato de estradiol; 50 mg de enantato de noretisterona e 5 mg de valerato de estradiol; 150 mg de progesterona e 10 mg de enantato de estradiol; 150 mg de acetofenido de algesterona e 10 mg de enantato de estradiol.

Mecanismo de Ao
A ao anticonceptiva reside, fundamentalmente, no efeito do progesterona sobre o eixo neuroendcrino inibindo a ovulao, pelo

bloqueio do pico do LH, que permanece em seus nveis basais. Secundariamente, so observadas tambm, atividades sobre o muco cervical, o endomtrio e a peristalse tubria, ampliando seu potencial anticonceptivo. Inibem a ovulao e tornam o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozides.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Lactao Suspeita de gravidez Cncer genital e mamrio Hepatopatia grave Enxaqueca grave reicidivante Sangramento genital no diagnosticado Patologias estrognio-dependentes

Eficcia
As taxas de gravidez so baixas, entre 0,1 a 0,3 a cada 100 mulheres, durante o primeiro ano de uso, com injees mensais.

Vantagens
Facilidade de uso Alta eficcia Preservao de sangramento, semelhante ao do fluxo menstrual Comodidade de aplicao

Desvantagens
A no aceitao por parte de algumas mulheres da via intramuscular (injees repetidas) Alteraes na periodicidade do sangramento, observadas por algumas usurias

Modo de uso
Os injetveis mensais so administrados por via intramuscular, iniciado entre o 1 e 5 dia do ciclo menstrual, com aplicaes a cada 30 dias. No se deve massagear ou colocar bolsa de gua quente no local da aplicao.

Efeitos colaterais
Alteraes do ciclo menstrual: manchas ou sangramento nos intervalos entre as menstruaes, sangramento prolongado e amenorria; ganho de peso; cefalia; vertigem.

Benefcios e Riscos Benefcios


No interferem negativamente com o prazer sexual. Diminuem a freqncia e a intensidade das clicas menstruais. A fertilidade retorna em tempo mais curto do que com os injetveis trimestrais. Podem prevenir anemia ferropriva. Ajudam a prevenir problemas como: gravidez ectpica, cncer de endomtrio, cncer de ovrio, cistos de ovrio, doena inflamatria plvica, doenas mamrias benignas e miomas uterinos.

Riscos
Seu uso entre as lactantes deve ser evitado at o sexto ms ps-parto ou at que a criana esteja ingerindo outros alimentos. Podem causar acidentes vasculares, tromboses venosas profundas ou infarto, sendo que o risco maior entre fumantes com 35 anos ou mais.

ANTICONCEPCIONAL HORMONAL INJETVEL TRIMESTRAL


Tipos e Composio
O anticoncepcional injetvel trimestral contm apenas uma progesterona, acetato de medroxiprogesterona. disponvel no Brasil em suspenso microcristalina de depsito contendo 150 mg acetato de medroxiprogesterona, em frasco-ampola.

Mecanismo de ao
O acetato de medroxiprogesterona de depsito (DMPA) uma progesterona sinttica com estrutura qumica muito similar da progesterona natural, para uso intramuscular. Os microcristais apresentam pouca solubilidade nos lquidos corporais e liberam lentamente o esteride ativo de sua superfcie, o que resulta em uma ao prolongada. O principal mecanismo de ao uma inibio efetiva da ovulao. O DMPA inibe a secreo de gonadotrofinas hipofisrias levando diminuio dos esterides ovarianos, estradiol e progesterona. Age tambm produzindo uma supresso dos receptores de estrognio no colo, endomtrio e trompas. Com isso, o muco cervical fica mais viscoso e escasso tornando-se hostil penetrao dos espermatozides.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Gravidez Sangramento vaginal sem diagnstico

Cncer hormnio-dependente Cardiopatia isqumica Hepatite A ativa Cirrose heptica severa descompensada

Eficcia
Muito eficaz. A taxa de gravidez de 0,3 a cada 100 mulheres durante o primeiro ano de uso, com injees regulares a cada trs meses.

Vantagens
Muito eficaz, seguro, fcil de usar No requer rotina diria Tem ao prolongada, reversvel e independente do coito Pode ser utilizado durante a lactao No possui interao medicamentosa

Desvantagens
Amenorria No proporciona proteo contra DST Demora no retorno da fertilidade Em caso de efeitos colaterais no pode ser retirado

Modo de uso
O injetvel trimestral administrado por via intramuscular, no devendo massagear ou colocar bolsa de gua quente no local da aplicao. A primeira dose deve ser administrada at o quinto dia do ciclo menstrual. No ps-parto, o uso pode ser imediato para mulheres que no estejam amamentando. No caso de mulheres amamentando, o uso deve ser postergado at seis semanas aps o parto. Deve ser administrado a cada 3 meses.

Efeitos colaterais
Alteraes do fluxo menstrual: manchas ou sangramento leve (o mais comum), sangramento volumoso ou amenorria. Aumento de peso: em mdia 1 a 2 kg por ano. Cefalia, sensibilidade mamria, desconforto abdominal, alteraes do humor, nusea, queda de cabelos, diminuio da libido e/ou acne. Atraso no retorno da fertilidade.

Benefcios e Riscos Benefcios


Muito eficaz Pode ser usado por qualquer grupo etrio, mas no se recomenda seu uso antes de 16 anos de idade

No parece afetar a quantidade e a qualidade do leite materno Pode ser usado por lactantes aps seis semanas do parto

Riscos
Alterao do metabolismo lipdico: algumas pesquisas demonstraram elevao do colesterol lipoprotena de baixa densidade e reduo do colesterol lipoprotena de alta densidade a longo prazo, porm essas modificaes so de baixa magnitude e nenhum estudo demonstrou a ocorrncia de repercusses clnicas.

ANTICONCEPO DE EMERGNCIA
Composio
Os anticoncepcionais hormonais orais, usados em doses mais elevadas, constituem uma opo na ausncia de contra-indicao ao seu uso em situao de emergncia. Existem frmulas distintas para fazer contracepo de emergncia. A primeira consiste na ingesta de 200 g de etinilestradiol + 1000g de levonorgestrel divididas em duas doses com intervalo de 12 horas, conhecida como Mtodo de Yuspe. A outra consiste no uso de 150 g de levonorgestrel via oral dividida em duas doses com intervalo de 12 horas.

Mecanismo de ao
Vrios mecanismos podem intervir, dependendo do perodo do ciclo em que ocorre a relao sexual desprotegida e a tomada das plulas, sendo que todos interferem na fecundao, que a unio do vulo com o espermatozide. Os mecanismos mais estudados so a inibio e o retardo da ovulao, a alterao na funo do corpo lteo, a interferncia no transporte ovular e na capacitao de espermatozides, e fatores que interferem na fertilizao. A anticoncepo oral de emergncia no afeta a implantao de um vulo j fecundado nem interrompe uma gravidez j estabelecida.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade Este mtodo no deve ser utilizado em casos de gravidez.

Eficcia
Previne a gravidez em aproximadamente trs quartos dos casos que, de outra maneira, ocorreriam, dependendo do momento de uso.

Vantagens

um mtodo de alta eficcia de fcil utilizao

Desvantagens
Aps 72 horas do coito desprotegido perde sua eficcia

Modo de uso
A primeira dose deve ser administrada at 72 horas aps o coito desprotegido. A segunda dose dever ser ingerida aps 12 horas da primeira.

Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns so: nuseas, vmitos, tontura, fadiga, cefalia, mastalgia, diarria, dor abdominal e irregularidade menstrual.

Benefcios e Riscos
Como as plulas do esquema de anticoncepo oral de emergncia, tanto as de progesterona como as combinadas, so usadas por tempo muito curto, elas no apresentam os mesmos problemas potenciais do que quando usadas na anticoncepo regular.

ANTICONCEPCIONAL VAGINAL
Os hormnios anticoncepcionais so bem absorvidos quando administrados via vaginal garantindo alta eficcia anticoncepcional e melhor tolerabilidade, com menos incidncia de reaes adversas, especialmente gstricas. A administrao dos hormnios por esta via minimiza a maioria dos efeitos negativos sobre o metabolismo dos lipdeos e das apolipoprotenas que esto associadas ao emprego da anticoncepo hormonal oral ou injetvel.

Mecanismo de Ao
O mecanismo bsico a ao anovulatria por supresso da liberao das gonadotrofinas hipofisrias. Soma-se a esta ao um aumento da viscosidade do muco cervical, que dificulta a migrao dos espermatozides e a alterao do endomtrio que reduz o sucesso de implantao do vulo.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de
elegibilidade

Gravidez Amamentao Cncer atual

Eficcia
A taxa de gravidez de 1 a cada 100 mulheres no primeiro ano de uso.

Vantagens
um mtodo de fcil utilizao um mtodo eficaz

Desvantagens
No pode ocorrer relao sexual antes de uma hora aps o uso do mtodo

Modo de Uso
Primeiro ciclo: iniciar no 5. dia do ciclo menstrual. Diariamente, durante 21 dias seguidos, sem interrupo, deve-se colocar 1 comprimido no fundo da vagina. Aps o trmino da cartela com 21 comprimidos, faz-se um intervalo de 7 dias, iniciando-se outra no oitavo dia do novo ciclo.

Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais so raros, mas a mulher pode apresentar nuseas, vmitos, sangramento intermenstrual, dismenorria, tenso mamria, cefalia, enxaqueca, nervosismo, depresso, alteraes da libido, edemas e molstias varicosas. Muito raramente foram relatados: cloasma, gastrite, alopcia, secreo vaginal, aumento do apetite, erupo cutnea, sintomas andrognicos, amenorria, galactorria, mastopatia, insnia, cansao, intolerncia a lentes de contato, alteraes da secreo cervical, coria, hirsutismo e porfria foram relatadas, porm carecem de confirmao. Hemorragias intermenstruais podem ocorrer com maior probabilidade durante os primeiros ciclos de uso.

Benefcios e Riscos Benefcios


Os efeitos colaterais so mnimos

Riscos
Pode causar sangramento anormal Pode aumentar o corrimento vaginal

IMPLANTE SUBDRMICO

Implantes subdrmicos constituem mtodos de ao prolongada, reversveis, com baixas doses de progestgenos que liberados continuamente para a corrente sangunea, proporcionam o efeito contraceptivo.

Implantes Disponveis
- Norplant I (levonorgestrel). Tempo de permanncia: 5 anos - Norplant II (levonorgestrel). Tempo de permanncia: 3 anos - Jadele (levonorgestrel). Tempo de permanncia: 3 anos - Uniplant (acetato de norgestrel). Tempo de permanncia: 1 ano - Eumetrin (eucometrina). - Implanon - bastonete nico com taxa de liberao diria de 30 a 60 g de etonogestrel por 3 anos. nico implante aprovado para ser utilizado no Brasil.

Mecanismo de Ao
Os implantes inibem a ovulao pela supresso da secreo de gonadotrofinas, aumentam a viscosidade do muco cervical, dificultando a penetrao dos espermatozides e alteram o endomtrio.

Critrios de Elegibilidade desenvolvidos pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1996 - Categoria 4) Ver critrios de elegibilidade
Gravidez Sangramento vaginal no diagnosticado Cncer de mama

Eficcia

um mtodo muito eficaz. Apresenta um ndice de Pearl de 0 at o momento pois no se tem publicao de gestao..

Vantagens
Prtico Uso prolongado Evita primeira passagem heptica Manuteno de dose hormonal constante Evita interferncia absoro gastrintestinal

Desvantagens
Alteraes menstruais Os implantes so visveis e palpveis Insero e retirada mdica No protegem contra DST Custo

Modo de Uso
O implante um mtodo prtico e fcil de ser colocado. A insero feita no subcutneo da face interna do brao e omomento ideal para sua colocao entre o primeiro e o quinto dia do ciclo, para garantir a eficcia desde o primeiro ms de uso. A insero feita ambulatorialmente com anestesia local,obed

Вам также может понравиться