Вы находитесь на странице: 1из 20

Creche e Jardim Infantil O CARACOL

Projeto Pedaggico 2011/2012

As Educadoras: Raquel Bandeiras Sandra Aires Vitria Marques

Juntos Aprendemos"

ndice:

1 - Definio do Projeto 2 - Fases do Projeto 2.1 - Problemtica e Fundamentao do Projeto 2.2 - Fundamentao Terica 2.3 - Planificao 2.3.1 - Objetivos 2.3.2 - Estratgias 2.3.3 - Grupo Alvo 2.3.4 - Espao e Tempo 2.3.5 - Recursos 2.3.5.1 - Recursos Humanos 2.3.5.2 - Recursos Materiais 2.4 - Trabalho de Campo 2.5 - Avaliao Bibliografia Anexos

4 5 5 6 8 9 10 11 11 12 12 13 14 16

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

Se uma criana

Se uma criana vive criticada, aprende a condenar. Se uma criana vive com maus tratos, aprende a brigar. Se uma criana vive humilhada, aprende a sentir-se culpada. Se uma criana estimulada, aprende a confiar. Se uma criana valorizada, aprende a valorizar. Se uma criana vive no equilbrio, aprende a ser justa. Se uma criana vive em segurana, aprende a ter f. Se uma criana bem aceite, aprende a respeitar. Se uma criana vive na amizade, aprende a encontrar o amor no mundo.

Autora: Dorothy Law Nolte, no livro Crianas Aprendem O Que Vivem: Como Incutir Valores Aos Seus Filhos

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

1 Definio do Projeto
O Projeto um documento de carter pedaggico elaborado pela comunidade educativa e que estabelecendo a identidade prpria do jardim de infncia, exprime a sua vontade coletiva. um trabalho feito em conjunto, decidido, planificado e organizado em comum acordo. Corresponde ao esboo de uma viso de futuro que se pretende atingir e implica ter um plano de ao bem definido, que consiste nos contedos de aprendizagem e estratgias delineadas, procurando atingir os nossos objetivos. Os Projetos Curriculares de sala sero tambm um dos recursos que iremos utilizar para atingir os objetivos da educao pr-escolar, expressos na Lei de Bases do sistema Educativo: a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criana com base em experincias de vida democrtica numa perspetiva de educao para a cidadania; b) Fomentar a insero da criana em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva conscincia como membro da sociedade; c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso escola e para o sucesso da aprendizagem; d) Estimular o desenvolvimento global da criana no respeito pelas suas caractersticas individuais, incutindo comportamentos que favoream aprendizagens e significativas e diferenciadas; e) Desenvolver a expresso e a comunicao atravs de linguagens mltiplas como meios de relao, de formao, de sensibilizao esttica e de compreenso do mundo; f) Despertar a curiosidade e o pensamento crtico; g) Proporcionar criana ocasies de bem-estar e de segurana, nomeadamente no mbito da sade individual e coletiva; h) Proceder despistagem de inadaptaes, deficincias ou precocidades e promover a melhor orientao e melhor encaminhamento da criana; i) Incentivar a participao das famlias no processo educativo e estabelecer relaes de efetiva colaborao com a comunidade.
Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012 4

Juntos Aprendemos"

2 Fases do Projeto

2.1- Problemtica e Fundamentao do Projeto

A elaborao de um projeto pressupe que exista uma situao que tem de se modificar ou um problema que necessrio resolver. Esta inteno de mudana corresponde ao porqu do projeto, sua razo de existir. O problema deve ser pertinente e proporcionar o desenvolvimento a novas aprendizagens. Com o nosso projeto Juntos aprendemospretende-se que a criana tenha uma conscincia de si e dos outros, valorizando a troca de saberes e os valores transmitidos pela famlia, escola e comunidade. Os primeiros anos de vida so fundamentais para a interiorizao de valores bsicos para a formao de um ser humano, tais como a partilha, a amizade, a solidariedade, etc. Vivenciando estes valores a criana estar assim a construir uma base para o seu futuro como cidado autnomo, consciente e interventivo.

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

2.2 Fundamentao Terica

Famlia

Escola

Cidadania

Criana
Ambiente Valores

Cultura

Enquanto agentes educativos e cidados de uma sociedade democrtica, somos responsveis pelas consequncias educativas das nossas aes. sem dvida a famlia o ncleo primordial de educao. Contudo, progressivamente este papel fica tambm bastante a cargo da escola, visto ser no contexto escolar que as crianas passam a maior parte do tempo. necessrio trabalhar as atitudes, isto , as formas habituais de pensar, amar, sentir e comportar-se, o que se traduz pela maneira que temos de reagir perante os valores. Cada vez mais a escola congrega crianas oriundas de diferentes culturas e tambm promove a incluso, a integrao de quem diferente e todo o intercmbio de experincias. Torna-se necessrio ser tolerante, respeitar a diferena, aprender e enriquecer os saberes. Dever ser ento a escola um espao onde se promova valores, princpios e se desenvolvam competncias sociais, envolvendo toda a comunidade, para que a mesma possa ser um local onde aqueles que so os adultos de amanh possam crescer desenvolvendo harmoniosamente estruturas afetivas e de cidadania. Sendo assim, a formao para a cidadania deve ser encarada como uma formao para a vida. As orientaes curriculares pressupem uma grande sensibilizao para a educao ambiental, sendo esta, inclusive, uma forma excelente para o desenvolvimento da educao cvica e da cidadania. Ao despertar na criana
Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012 6

Juntos Aprendemos"

formas de valorizar, pensar e solucionar problemas concretos em relao ao ambiente, atinge-se um dos objetivos mais elementares. Ao serem sensibilizadas para as questes ambientais as crianas so confrontadas com novos valores, atitudes e comportamentos, o que as transporta para uma verdadeira conscincia ecolgica. H que transmitir a necessidade de poupar os recursos relacionados diretamente com o ambiente, como por ex. a poupana de gua, luz, etc. Isto incute na criana um sentido de responsabilidade que lhe ser, sem dvida, til e muito importante para toda a vida. Podemos constatar que ao aprenderem enquanto crianas a poupar recursos e utiliz-los de forma racional, estamos a educar no apenas para o momento presente, mas tambm a projetar esta forma de estar futuramente. Isto ir tornar as crianas de hoje em futuros cidados, que sabero administrar as finanas da sua casa e famlia. A criana um ser vido de aprender e para quem a aprendizagem to importante como a alimentao aprende facilmente o sentido da unio solidria. No lhe ensinemos o mundo como obra acabada, mas como uma construo que todos temos que continuar... (in Os valores na Aprendizagem de Jos de Almeida Fernandes)

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

2.3 Planificao

Como em qualquer projeto existe sempre a ideia de um ponto de chegada ou das formas de encontrar resposta ao problema, pode dizer-se que existe uma antecipao do resultado, e isto explica o "Para qu". nesta fase que se definem os objetivos especficos, as estratgias e as atividades. Isto define o "Como" atingir os resultados pretendidos. De facto, o projeto traduz-se na elaborao de planos que, correspondendo aos meios de desenvolvimento do projeto, estabelecem quem faz o qu, quando e quais os recursos necessrios. O plano de um projeto ter assim de prever quem so os intervenientes, como se organizam as estratgias de ao a desenvolver, os recursos, bem como as atividades que permitem realizar o projeto e o seu desenrolar no tempo.

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

2.3.1 Objetivos

Formar cidados autnomos, participativos, crticos, reflexivos e civicamente responsveis; Fomentar a participao da comunidade no processo educativo; Respeitar os mais velhos e respeitar o seu saber; Compreender a relao entre higiene, alimentao e sade; Incentivar a criana a aceitar uma alimentao saudvel e diversificada; Fomentar a tolerncia e o respeito pela diferena; Transmitir criana que o resultado das suas aes ter consequncias na preservao da natureza; Reconhecer a vantagem econmica e de interesse nutricional de pequenas plantaes (legumes e frutas); Incutir hbitos de poupana promovendo o uso racional dos recursos.

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

Juntos Aprendemos"

2.3.2. Estratgias

Continuidade da horta biolgica; Recolha e utilizao de materiais reciclveis; Confecionar receitas com alimentos saudveis; Livro de receitas saudveis e econmicas com a participao das famlias; Atividades que fomentem a poupana (porta-moedas, mealheiros, etc.) Interao com os idosos de algumas associaes da comunidade; Atividades que reportem a criana para realidade social; Campanha de recolha de bens para doar a outra instituio ou entidade; Convidar os pais a participarem em algumas atividades; Conversas temticas com o auxlio de imagens; Atividades que requeiram a colaborao dos pais; Dilogos temticos com apoio de imagens (livros, computador, etc.) Deslocaes ao exterior de mbito pedaggico; Comemorao de dias especiais;

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

10

Juntos Aprendemos"

2.3.3 - Grupo Alvo

Todas as salas da instituio: Sala dos 4/5 anos; Sala dos 3/4 anos; Sala de creche.

2.3.4 - Espao e Tempo

Os espaos utilizados sero as instalaes da instituio (salas de atividades, sala de vdeo, etc.), o ginsio dos B.V.Q. (festas Natal e Final de Actividades), Centro Shotokay de Queluz e o parque infantil em frente s instalaes. O tempo de execuo sempre uma previso, uma vez que o projeto pode ser alargado como encurtado, conforme as necessidades das crianas. Este projeto est previsto ter a durao de um ano, ou seja, um ano letivo.

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

11

Juntos Aprendemos"

2.3.5 - Recursos 2.3.5.1 - Recursos Humanos


Os recursos humanos sero: 1 Coordenadora* 3 Educadoras de Infncia 2 Auxiliares de Educao 2 Ajudantes de Ao Educativa Pessoal no docente 1 Administrativa 1 Cozinheira 1 Auxiliar de limpeza Direo da Instituio Expresso Musical (1x por semana) Expresso Motora (1x por semana) Iniciao Lngua Inglesa (1x por semana) Comunidade (Pais, irmos, avs, etc.)

* Exerce tambm funes de Educadora

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

12

Juntos Aprendemos"

2.3.5.2 Recursos Materiais

Materiais de desperdcio; Gravuras; Livros de literatura infantil; Fantoches; Flanelgrafo; Material audiovisual; Computador; Materiais de expresso plstica; Instrumentos musicais; Materiais com diferentes texturas; Material de expresso motora; Ecopontos; Materiais para a construo e manuteno de uma horta

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

13

Juntos Aprendemos"

2.4 - Trabalho de Campo


Todas as atividades propostas so apenas exemplos, podem ser alteradas, acrescentadas ou exploradas de modos diferentes. Cabe educadora decidir quais as atividades que ainda so necessrias para que a criana adquira os conhecimentos e se atinjam os objetivos. Sero realizadas para desenvolver um determinado objetivo, pensadas e organizadas consoante as seguintes reas: rea de formao pessoal e social; rea do conhecimento do mundo; rea de expresso e comunicao; Domnio da expresso motora Domnio da expresso plstica; Domnio da expresso musical; Domnio da expresso dramtica; Domnio da matemtica; Domnio da linguagem oral e abordagem escrita. Este projeto ser trabalhado mais intensamente pelas crianas do pr-escolar, contudo, tambm ser abordado medida das crianas da valncia de creche. Na sala de creche deve estar implcita a ideia de prolongamento da casa, da famlia, a da continuidade de cuidados e de estmulos, a manuteno de laos afetivos e sensoriais. principalmente nesta sala que h uma perspetiva de continuidade, de ligaes interativas, de estmulos sensoriais, de etapas que estruturam a organizao do eu, de elaborao da linguagem e das mltiplas formas expressivas da comunicao atravs do jogo. necessrio que a criana encontre nesse segundo meio condies satisfao das suas necessidades afetivas e intelectuais. Muitos so os objetivos a serem atingidos, segundo a Portaria n. 262/2011 de 31 de Agosto, do Dirio da Repblica, 1. srie N. 167 a) Facilitar a conciliao da vida familiar e profissional do agregado familiar; b) Colaborar com a famlia numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criana; c) Assegurar um atendimento individual e personalizado em funo das necessidades especficas de cada criana; d) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptao, deficincia ou situao de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

14

Juntos Aprendemos"

e) Proporcionar condies para o desenvolvimento integral da criana, num ambiente de segurana fsica e afectiva; f) Promover a articulao com outros servios existentes na comunidade. Estes objetivos sero atingidos de acordo com as diferentes reas de desenvolvimento: Desenvolvimento motor (desenvolvimento da motricidade fina e grossa) Desenvolvimento cognitivo (principalmente as reas relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o pensamento lgico matemtico) Desenvolvimento pessoal e social Pensamento criativo atravs da expresso do movimento, da msica, da arte, das atividades visuo-espaciais)

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

15

Juntos Aprendemos"

2.5 Avaliao

Todos os projetos pedaggicos devem contemplar pelo menos duas fases ou momentos de avaliao. Ser necessrio realizar uma avaliao a meio do tempo para analisar o andamento das atividades, quais as dificuldades sentidas, se h mudanas a fazer ou se h abandono de alguma das partes do projeto. O seu contedo poder ser alterado, acrescentado ou adaptado ao longo do ano letivo, conforme as necessidades sentidas. O outro momento de avaliao ter lugar no final da execuo do projeto. um dos momentos mais importantes, durante o qual a equipa avalia o que correu bem ou mal e quais as razes. Dever ser efetuada uma avaliao dos recursos materiais e humanos. Tambm ter de ser avaliado se os objetivos foram ou no atingidos e se houve adeso por parte das crianas. O tempo tambm deve ser avaliado para se saber se foi adequado, excessivo ou insuficiente. Qualquer dos momentos de avaliao deve ser registado, contribuindo assim para a construo de um relatrio final completo e preciso, realando os pontos fortes e fracos do projeto.

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

16

Juntos Aprendemos"

Bibliografia:
Enciclopdia de Educao Infantil, Nova Presena, Rio de Mouro, 1997;

Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar, Ministrio da Educao, Lisboa, 1997;

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

17

Juntos Aprendemos"

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

18

Juntos Aprendemos"

Deslocaes de mbito Cultural Subjacentes ao Projeto

Outubro Bombeiros Voluntrios de Queluz

Novembro Fundao Calouste Gulbenkian Visita guiada

Dezembro Espetculo de Natal/Circo

Janeiro Musical Tivoli Canela, Ovos e Verdade A Receita da Amizade

Fevereiro Palcio de Queluz - Visita guiada

Maro Visita/atividade Quinta Pedaggica

Abril Escola Prtica da Guarda - GNR - Queluz

Maio Jardim Zoolgico

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

19

Juntos Aprendemos"

Comemorao das festas anuais e outros eventos

31 outubro Dia Mundial da Poupana 11 novembro - So Martinho dezembro Festa de Natal 06 janeiro Dia de Reis 26 janeiro Aniversrio da Instituio 17 fevereiro Desfile de Carnaval 19 maro Dia do Pai 21 maro - Dia da rvore 08 abril Dia de Pscoa Dia dos Avs Maio: 01 Dia da Me 15 Dia Internacional da Famlia Caracolmpicos X Junho: 01 Dia Mundial da Criana Julho Festa final de Atividades

Creche e Jardim Infantil O Caracol 2011/2012

20

Вам также может понравиться