Вы находитесь на странице: 1из 7

CMMI Governo do ES (CESPE 2009) Na verso 1.2 do CMMI, 111 os nveis de capacidade so definidos na abordagem de estgios.

112 os nveis de maturidade so definidos na abordagem contnua. 113 existem seis nveis de capacidade. 114 os nveis de capacidade so exclusivos, ou seja, um nvel de capacidade mais alto exclui os atributos dos nveis mais baixos. 115 existem cinco nveis de maturidade.

B) descries das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas especficas. C) um conjunto de prticas interrelacionadas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas em determinada rea. D) um conjunto de metas comuns compartilhadas por mltiplas reas de processo que, quando atingidas dentro de uma rea de processo especfica, indicam se est sendo planejada e implementada de forma efetiva, replicvel e controlada. E) um conjunto de prticas que, quando executadas individualmente, satisfazem os objetivos maiores do modelo. 28 Na categoria gesto de processo do CMMI encontra-se uma rea responsvel por estabelecer e manter uma biblioteca (re)utilizvel de componentes do processo organizacional, incluindo polticas, descries de processos, modelos de ciclos de vida, critrios e diretrizes para adaptao do processo, repositrio de mtricas, e demais itens de documentao relacionados. Trata-se da rea A) definio do processo organizacional. B) foco no processo organizacional. C) treinamento organizacional. D) desempenho do processo organizacional. E) inovao e disseminao organizacional. 29 O modelo CMMI permite que cada uma de suas reas de processo seja implementada de forma independente e evolutiva, agrupando suas prticas genricas e especficas em seis nveis de capacitao. No nvel 4 do referido modelo, o processo A) gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados da organizao que, por sua vez, tambm evoluem continuamente.

SAD/PE (CESPE 2010) 26 Constelao uma coleo de componentes gerada a partir do framework CMMI e engloba um modelo fundamental, seus materiais de treinamento e documentao relacionada a avaliaes, abrangendo uma rea de interesse especfica. No escopo da verso 1.2 do CMMI esto includas as constelaes para A) desenvolvimento, manuteno e servios. B) desenvolvimento, servios e aquisies. C) servios, aquisies e contrataes. D) desenvolvimento, servios e contrataes. E) desenvolvimento, manuteno e qualidade.

27 De acordo com o modelo CMMI, a rea de processo consiste em A) um conjunto de prticas e metas relacionadas a determinada rea de processo que descreve o que deve ser realizado para assegurar efetivamente sua implementao.

B) planejado e executado de acordo com polticas organizacionais, utiliza pessoal habilitado e recursos adequados para gerar sadas de forma controlada e que envolva os grupos interessados adequados. C) satisfaz todas as metas especficas de sua rea de processo. D) quantitativamente gerenciado e adaptado para contribuir com os objetivos projetados e atuais do negcio, focado na melhoria contnua de desempenho por meio de melhorias incrementais e de inovaes tecnolgicas. E) definido e controlado por meio de tcnicas estatsticas e de outros mtodos quantitativos, que visam atingir objetivos quantificveis de desempenho de processo e de qualidade. TCE/RN (CESPE 2009) A respeito do CMMI, julgue os itens seguintes. 106 Na verso 1.2, o modelo CMMI (CMMIDEV) contm 62 reas de processo. 107 O CMMI possui trs representaes: a contnua, a por estgios e a evolutiva. EMBASA (CESPE 2009) Julgue os itens a seguir, relativos qualidade de software, de acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para desenvolvimento, verso 1.2. 51 O modelo CMMI inclui os seguintes elementos: prticas especficas, prticas genricas, metas especficas, metas genricas, reas de processo, nveis de capacidade e nveis de maturidade. 52 Para alcanar o nvel de maturidade Em Otimizao, todas as reas de processo precisam ter alcanado o nvel de capacidade Definido.

53 Satisfazer Metas Especficas considerada uma meta genrica (generic goal), por ser encontrada nas descries das caractersticas necessrias para institucionalizar os processos que implementam as reas Validao e Verificao, entre outras. 54 O desempenho dos processos no nvel de maturidade 4 controlado por meio de tcnicas qualitativas, que so apropriadas para a previsibilidade do desempenho de processo. 55 A objetividade nas avaliaes de garantia da qualidade de processo e produto no alcanada sem o uso de auditorias formais realizadas por equipes independentes de garantia da qualidade do projeto. TCU (CESPE 2009) A respeito da organizao do modelo CMMI, julgue os itens de 195 a 197. 195 Seis so os nveis nos quais se pode mensurar o desempenho de metas e prticas relacionadas a uma rea de processo individual, enquanto cinco so os nveis nos quais se pode mensurar o alcance de plats evolucionrios para a melhoria de processos organizacionais. A medio de capacidades de processos requisito para a medio de maturidade organizacional. 196 So produtos de trabalho tpicos encontrados em organizaes que esto no nvel de maturidade 2 segundo o modelo CMMI: diagramas de causa e efeito; declaraes das necessidades e objetivos dos processos da organizao; listas de fontes de riscos, de origem interna e externa. 197 Testes de cobertura de caminhos, normas e polticas organizacionais, relatrios de avaliao de produtos de software de prateleira (COTS) so artefatos de trabalho tpicos que caracterizam uma

organizao que desempenha processos de validao no nvel de capacidade 1. BASA (CESPE 2010) 93 No que se refere melhoria de processos em uma organizao, se a estratgia exige rigidez, ento deve-se adotar a representao contnua do modelo CMMI, em alternativa representao em estgios. 96 No mbito das organizaes que adotam o modelo CMMI, verifica-se que as prticas e produtos de trabalho relacionadas rea de desenvolvimento de requisitos so menos freqentes que as prticas e produtos relativas rea de gerenciamento de requisitos. 97 Nas organizaes que adotam o modelo CMMI, o gerenciamento das interfaces internas e externas entre os componentes de uma soluo em desenvolvimento constitui atividade caracterstica da rea de processo de verificao. 98 A estrutura analtica de projeto (EAP) desenvolvida de forma orientada a produto, caso esteja presente em uma organizao que adote o modelo CMMI, resultado tpico de trabalho gerado por prticas da rea de processo denominada integrao de produto. 100 O estabelecimento e a manuteno de polticas organizacionais especficas para medio e anlise constituem exemplos de prticas genricas de nvel 2 da rea de processo denominada medio e anlise. 101 A reviso, com gestores de alto nvel, de atividades, do status e dos resultados do processo de gerncia de configurao constitui exemplo de prtica genrica de nvel 3 da rea de processo denominada gerenciamento de configurao. 103 A identificao e a correo das causas raiz de defeitos e outros problemas nos processos de planejamento de projeto constituem prticas de nvel 5, de natureza

especfica, da rea de processo de monitoramento e controle de projeto. 104 No modelo CMMI, no h, em relao aos componentes requeridos ou esperados na rea de processo denominada gerenciamento de riscos, prescrio em favor de abordagem quantitativas ou qualitativas no gerenciamento de riscos de projeto. 106 No modelo CMMI, alguns produtos tpicos da rea de soluo tcnica so utilizados para definir as aquisies a serem feitas na rea de processo denominada gerenciamento de acordo com fornecedores, pertencendo as duas reas citadas categoria de processos de suporte. CEHAP (CESPE 2009) Texto para as questes de 21 a 22 Os modelos CMMI (Capability Maturity Model Integration) foram projetados para descrever nveis distintos de melhorias de processos. Um modelo uma representao simplificada do mundo real. Os modelos de maturidade de capacitao CMMs (Capability Maturity Models) , contm os elementos essenciais de processos eficientes para uma ou mais reas de conhecimento; os modelos integrados de maturidade de capacitao fornecem direcionamentos a serem utilizados no desenvolvimento de processos.

21 Com relao estrutura do CMMI, assinale a opo correta.

A) Os nveis de maturidade consistem em um conjunto predefinido de reas de processos e so medidos pelo atendimento de metas especficas e genricas que se aplicam a cada conjunto pr-definido de reas de produtos. Nessa ordem, so eles: inicial, otimizado e gerenciado quantitativamente. B) No nvel de maturidade dois, os projetos estabelecem seus processos definidos adaptando o conjunto de processos padro da organizao de acordo com as instrues de adaptao. C) No nvel de maturidade quatro, so selecionados os subprocessos que contribuem significativamente para o desempenho geral do processo e estes so controlados utilizando-se, predominantemente, mtodos e tcnicas qualitativas. D) O nvel de maturidade de uma organizao uma maneira de prever o futuro desempenho da organizao dentro de determinada disciplina ou conjunto de disciplinas. 22 Com relao a terminologias empregadas pelo CMMI, assinale a opo correta. A) O repositrio de medies da organizao um repositrio usado para reunir e disponibilizar dados de medies sobre atividades e rotinas de trabalho, especialmente os relacionados ao conjunto de processos padro da organizao. B) Um processo gerenciado um processo que planejado e executado de acordo com uma poltica. Tal processo emprega pessoas treinadas com recursos adequados para produzir resultados controlados. C) Um processo definido um processo padro que adaptado a partir do conjunto de processos gerenciados da organizao de acordo com as instrues de adaptao da organizao.

D) O ciclo de vida de um produto o perodo de tempo, composto de fases, que comea quando o produto concebido e termina quando este for produzido e disponibilizado para uso. ANTAQ (CESPE 2009) 106 O modelo de maturidade de processo CMMI um modelo integrado de aprimoramento de processos que apoia tanto os aprimoramentos por estgios quanto os contnuos. A representao por estgios caracterizada pelos seguintes nveis de capacidade (capability levels): nvel 0: incompleto (ad-hoc); nvel 1: executado; nvel 2: gerenciado / gerido; nvel 3: definido; nvel 4: quantitativamente gerenciado; nvel 5: em otimizao (ou otimizado). A representao contnua caracterizada por nveis dematuridade (maturity levels): nvel 1: inicial (ad-hoc); nvel 2: gerenciado / gerido; nvel 3: definido; nvel 4: quantitativamente gerenciado/gerido quantitativamente; nvel 5: em otimizao. 107 Existem quatro categorias de reas de processo no modelo CMMI para desenvolvimento: gerenciamento de processo, gerenciamento de produto, engenharia e apoio. ANAC (CESPE 2009) Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF. 116 No CMMI, as pessoas diretamente responsveis pelo gerenciamento e execuo das atividades do processo so, normalmente, as que avaliam a aderncia.

117 No CMMI, a rea de processo de desempenho do processo organizacional (OPP) deriva os objetivos quantitativos de qualidade e desempenho dos processos a partir dos objetivos de negcios da organizao, a qual fornece aos projetos e grupos de suporte medidas comuns, baselines de desempenho de processos e modelos de desempenho de processos. STJ (CESPE 2008) STJ (CESPE 2008) 87 No nvel de maturidade definido (defined), definida a rea de processo gerenciamento de requisitos (requirements management), que visa gerenciar requisitos e identificar as inconsistncias entre requisitos, planos e produtos do projeto. Por sua vez, no nvel gerenciado (managed), definida a rea de processo gerenciamento de riscos, que visa o planejamento e a execuo de atividades destinadas a tratar os riscos. 88 No nvel gerenciado, definida a rea de processo monitorao e controle de projeto (project monitoring and control), que visa executar correes quando o desempenho do projeto desvia do planejado. Por sua vez, no nvel quantitativamente gerenciado (quantitatively managed), definida a rea de processo inovao organizacional e implantao (organizational innovation and deployment), que visa implantar inovaes para melhorar os processos organizacionais. 89 Institucionalizao um aspecto da melhoria de processos, sendo um conceito presente nos nveis de maturidade no modelo CMMI. Para a institucionalizao de um processo quantitativamente gerenciado, o modelo CMMI sugere que sejam empregadas tcnicas estatsticas para medir e controlar a qualidade do produto, do servio e os atributos de desempenho do projeto. STF (CESPE 2008)

136 Ao avaliar se determinada organizao alcanou o nvel de capacidade 1 em uma rea de processo, um avaliador CMMI dever atentar para o desempenho satisfatrio de prticas especficas associadas a essa rea de processos. MPOG (ESAF 2008) 18- As reas de processos do CMMI Capability Matutity Model Integration esto organizadas em 4 grupos (categorias) no modelo CMMI contnuo. Em relao a esta organizao, correto afirmar que a rea de processo a) Gerenciamento de Configurao pertence categoria Engenharia. b) Gerenciamento de Qualidade de Processo e Produto pertence categoria Gerenciamento de Processo. c) Integrao de Equipes pertence categoria Gerenciamento de Projeto. d) Medio e Anlise pertence categoria Gerenciamento de Projeto. e) Ambiente Organizacional para Integrao pertence categoria Gerenciamento de Processo. CGU (ESAF 2008) 2 - O nvel de maturidade uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organizao dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nvel de maturidade uma etapa evolucionria definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representao em estgios existem os seguintes nveis: a) inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. b) inicial, parcialmente gerenciado, executado, gerenciado qualitativamente e otimizado. c) inicial, parcialmente gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

d) parcialmente gerenciado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. e) inicial, incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. 7 - As reas de processos de suporte do CMMI cobrem as atividades que suportam o desenvolvimento e a manuteno de produtos. As reas de processos de suporte tratam os processos de suporte que so utilizados no contexto da execuo de outros processos. Assinale a opo que identifica somente reas de processos de suporte do CMMI. a) Gerenciamento de configurao, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medies e anlise, anlise de causas e resolues. b) Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medies e anlise, anlise de causas e resolues. c) Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medies e anlise, treinamento organizacional. d) Integrao de equipes, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medies e anlise, anlise de causas e resolues. e) Gerenciamento de configurao, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medies e anlise, treinamento organizacional. 11- A representao contnua do Modelo CMMI tem mais prticas especficas que a representao em estgios, uma vez que tem dois tipos de prticas enquanto a representao em estgios possui apenas um. Quanto s prticas em cada representao, correto afirmar que

a) existem prticas genricas para os nveis de capacitao 1, 4 e 5 em ambas as representaes. b) na representao em estgios, somente aparecem prticas genricas para os nveis de capacitao 2 e 3. c) na representao contnua, as prticas genricas existem para os nveis de capacitao 3 a 5. d) na representao contnua, as prticas genricas existem para todos os nveis de capacitao. e) na representao em estgios, existem prticas genricas para os nveis de capacitao 3, 4 e 5.

Gabaritos Governo do ES (CESPE 2009) 111 E, 112 E, 113 C, 114 E, 115 C SAD/PE (CESPE 2010) 26 B, 27 C, 28 A, 29 E TCE/RN (CESPE 2009) 106 E, 107 E EMBASA (CESPE 2009) 51 C, 52 C, 53 C, 54 E, 55 E TCU (CESPE 2009) 195 C, 196 E, 197 E BASA (CESPE 2010) 93 E, 96 C, 97 E, 98 E, 100 C, 101 E, 103 E, 104 C, 106 E CEHAP (CESPE 2009) 21 D, 22 B ANTAQ (CESPE 2009) 106 E, 107 E ANAC (CESPE 2009) 116 E, 117 C STJ (CESPE 2008) 87 E, 88 E, 89 C STF (CESPE 2008) 136 E MPOG (ESAF 2008) 18 C CGU (ESAF 2008) 2 A, 7 A, 11 B

Вам также может понравиться