Вы находитесь на странице: 1из 13

METALURGIA DO P

OBTENO DE PS METLICOS

Fluxograma do Processo

Ps Metlicos
PS partculas slidas extremamente pequenas ( 0,1 m 0,0001 mm at 400m 0,4mm), leves que pairam no ar. Um aglomerado de ps forma um grnulo.

Ps Metlicos
A matria prima da metalurgia do p constitui (mais que na maioria dos processos metalrgicos convencionais) um fator bsico, principalmente no que se refere sua uniformidade. Por esse motivo, imprescindvel o seu rigoroso controle, o que significa que todos os seus caractersticos devem ser conhecidas, determinados e controlados para se conseguir um material adequado.

Ps Metlicos
A qualidade do p metlico funo do processo de fabricao, de modo que, a seguir esto os principais mtodos de obteno de ps metlicos. Reao qumica e decomposio; Atomizao de metais fundidos; Deposio eletroltica; Processamento mecnico de materiais slidos.
Um mesmo p pode ser obtido por mais de um mtodo. Os primeiros so os mais importantes produzem ps de custo mais baixo.

ATOMIZAO
O processo se resume em pulverizar um lquido metlico em partculas finas, geralmente de tamanho inferior a 150 microns. Essa pulverizao feita forando a passagem de uma corrente de metal lquido atravs de um pequeno orifcio, na sada do qual a corrente metlica lquida desintegrada por um jato de ar (comprimido). Assim o metal solidifica imediatamente pela ao combinada do jato e do resfriamento natural causado pela expanso do metal ao deixar o orifcio. Com um sistema de suco, o p recolhido numa cmara especfica.

ATOMIZAO

ATOMIZAO
Atomizao em gua
Este processo limita-se a metais e ligas que, pela ao da gua, no se oxidem excessivamente, ou quando os xidos formados durante a atomizao possam ser facilmente reduzidos posteriormente.

A cmara pode eventualmente ser protegida com um gs inerte, o que reduz ou impede a oxidao do p. Forma do bocal e quantidade de gua influenciam na forma e tamanho da partculas obtidas. Ps produzidos ferro, ao-carbono, aos de baixo teor em ligas, aos inoxidveis, cobre, bronze, lato, estanho alumnio e magnsio...

ATOMIZAO
Partculas finas so favorecidas por:
- baixa viscosidade do metal; - superaquecimento do metal; - elevada presso de atomizao; - baixa tenso superficial; - baixa velocidade de fluxo do metal; - alta velocidade de fluxo da gua; - comprimento curto do jato de gua.

ATOMIZAO
Atomizao a gs Usa como elemento desintegrador do metal lquido uma substncia gasosa argnio e o hlio. Consumo elevado (alta vazo) Custo elevados Ps obtidos algumas ligas especiais, ao inoxidvel, as ligas no ferrosas, aos comuns e aos carbono de baixo teor em ligas.

ATOMIZAO
Atomizao a vcuo

Este processo baseado no princpio de que quando um metal supersaturado com gs sob presso repentinamente exposto ao vcuo, o gs expande e causa atomizao do metal lquido.
O resultado um p de forma esfrica, com elevado pureza. Por este processo so obtidos ps de nquel, cobre, cobalto, ferro e alumnio.

ATOMIZAO

A tcnica de produo de ps metlicos por atomizao admite muitas variaes do processo. Sendo existentes outras tcnicas, as quais vem sendo constantemente enriquecida com novas prticas de atomizao.

Recomp: Rede Cooperativa da Metalurgia do P; www.recompo.com.br CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do p. 4. ed. So Paulo, SP: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2001 326 p. ISBN 8586778-14

Вам также может понравиться