Вы находитесь на странице: 1из 3

Gerenciamento de projetos utilizando o PMBOK 1.

Introduo Segundo o PMI Project Management Institute, um projeto uma iniciativa nica, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localizao, nas pessoas envolvidas, este possui um objetivo, um fim claro. Um projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. resultado de consideraes estratgicas, por exemplo, desenvolvimento de um novo produto ou servio, de uma alterao no quadro de pessoal, estrutura ou estilo de uma organizao, projetar ou adquirir um sistema de informao novo ou modificado, construo de um edifcio ou instalao, execuo de uma campanha para cargo poltico, execuo de um procedimento novo negcio ou processo Projetos podem envolver reas de atuao diferentes, no tendo nada a ver com a criao de um novo negcio. Gerenciar projetos significa aplicaes de tcnicas, conhecimentos e habilidades, desde o inicio at finaliz-lo, passando por etapas de planejamento, execuo e controle. O gerenciamento das atividades do dia-a-dia necessrio, mas no o suficiente para o sucesso do projeto. No gerenciamento de projetos uma grande dose de experincia e assertividade so fundamentais, devido a alta complexidade existem metodologias a serem aplicadas em projetos. O PMBOK Project Management Body of Knowledge uma publicao do PMI, com prticas de gerenciamento de projetos utilizadas em tamanhos e reas diferentes. 2. Reviso de literatura O PMI foi fundado nos Estados Unidos em 1969, uma associao profissional mundialmente difundida, em mais de 180 pases. Suas principais iniciativas para conhecimento em gerenciamento de projetos so Project Management Professional (PMP) e Certified Associate in Project Management (CAPM), certificaes em gerncia de projetos e PMBOK uma publicao de padres globais de gerenciamento de projetos editado na forma de livro.

O PMBOK Project Management Body of Knowledge um padro, um documento formal que descreve normas, processos e prticas estabelecidas que evoluiu a partir das prticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos que contriburam para o seu desenvolvimento. (PMI, 2008) Est ligado ao esforo despendido de carter temporrio, havendo assim um incio e fim. Atravs de boas prticas controla o andamento do projeto atravs de nove competncias: Integrao, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicaes, Riscos e Aquisies. Segundo o PMI, o objetivo do PMBOK :
O principal objetivo do Guia PMBOK identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que amplamente reconhecido como boa prtica. Identificar significa fornecer uma viso geral, e no uma descrio completa. Amplamente reconhecido significa que o conhecimento e as prticas descritas so aplicveis maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relao ao seu valor e sua utilidade. Boa prtica significa que existe acordo geral de que a aplicao correta dessas habilidades, ferramentas e tcnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla srie de projetos diferentes. Uma boa prtica no significa que o conhecimento descrito dever ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerenciamento de projetos responsvel por determinar o que adequado para um projeto especfico (PMBOK, 2008, p. 9). 3. Metodologia

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, PMI - Guide of Project Management Body of Knowledge, PMBOK, 2008.

Вам также может понравиться