Вы находитесь на странице: 1из 3

Nome:________________________________Turma:_____________ N :__________

O caso do espelho Era um homem que no sabia quase nada. Morava longe, numa casinha de sap esquecida nos cafunds da mata. Um dia, precisando ir cidade, passou em frente a uma loja e viu um espelho pendurado do lado de fora. O homem abriu a boca. Apertou os olhos. Depois gritou, com o espelho nas mos: - Mas o que que o retrato de meu pai est fazendo aqui? - Isso um espelho explicou o dono da loja. - No sei se espelho ou se no , s sei que o retrato do meu pai. Os olhos do homem ficaram molhados. - O senhor ...conheceu meu pai? perguntou ele ao comerciante. O dono da loja sorriu. Explicou de novo. Aquilo era s um espelho comum, desses de vidro e moldura de madeira. - no! respondeu o outro. Isso retrato do meu pai. ele sim! Olha o rosto dele. Olha a testa. E o cabelo? E o nariz? E aquele sorriso meio sem jeito? O homem quis saber o preo. O comerciante sacudiu os ombros e vendeu o espelho, baratinho. Naquele dia, o homem que no sabia quase nada entrou em casa todo contente. Guardou cuidadoso o espelho embrulhado na gaveta da penteadeira. A mulher ficou s olhando. No outro dia, esperou o marido sair para trabalhar e correu para o quarto. Abrindo a gaveta da penteadeira, desembrulhou o espelho, olhou e deu um passo atrs. Fez o sinal da cruz tapando a boca com as mos. Em seguida, guardou o espelho na gaveta e saiu chorando. - Ah, meu Deus! gritava ela desnorteada. o retrato de outra mulher! Meu marido no gosta mais de mim! A outra linda demais! Que olhos bonitos! Que cabeleira solta! Que pele macia! A diaba mil vezes mais bonita e mais moa do que eu! Quando o homem voltou, no fim do dia, achou a casa toda desarrumada. A mulher, chorando sentada no cho, no tinha feito nem comida. - Que foi isso, mulher? - Ah, seu traidor de uma figa! Quem aquela jararaca l no retrato? - Que retrato? perguntou o marido, surpreso. - Aquele mesmo que voc escondeu na gaveta da penteadeira! O homem no estava entendendo nada. - Mas aquilo o retrato do meu pai! Indignada, a mulher colocou as mos no peito: - Cachorro sem-vergonha, miservel! Pensa que eu no sei a diferena entre um velho lazarento e uma jabiraca safada e horrorosa? A discusso fervia feito gua na chaleira. - Velho lazarento coisa nenhuma! gritou o homem, ofendido.

A me da moa morava perto, escutou a gritaria e veio ver o que estava acontecendo. Encontrou a filha chorando feito criana que se perdeu e no consegue mais voltar para casa. - Que isso, menina? - Aquele cafajeste arranjou outra! - Ela ficou maluca berrou o homem, de cara amarrada. - Ontem eu o vi escondendo um pacote na gaveta l do quarto, me! Hoje, depois que ele saiu, fui ver o que era. Ta l! o retrato de outra mulher! A boa senhora resolveu, ela mesma, verificar o tal retrato. Entrando no quarto, abriu a gaveta, desembrulhou o pacote e espiou. Arregalou os olhos. Olhou de novo. Soltou uma sonora gargalhada. - S se for o retrato da bisav dele! A tal fulana a coisa mais enrugada, feia, velha, cacarenta, murcha, arruinada, desengonada, capenga, careca, torta, e desdentada que eu j vi at hoje! E completou, feliz, abraando a filha: -Fica tranqila: a bruaca do retrato j est com os dois ps na cova!
Verso de conto popular por Ricardo Azevedo

Compreenso do texto 1- Na situao inicial do conto, h um homem do campo que vai cidade. Ao passar diante de uma loja, ele comete um engano. Qual foi o engano cometido? (0,3) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2- Por que ao olhar o espelho o homem que no sabia quase nada achou que estava vendo o retrato do pai? (0,3) __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 3- Por que motivo o homem que no sabia quase nada continuou teimando que estava olhando para o retrato de seu pai mesmo com a explicao do dono da loja? (0,3) a)- Porque ele confiava somente no que via; b)- O dono da loja era um mentiroso; c)- Porque, de fato, era realmente um retrato; d)- Porque ele tinha problemas mentais. 4- O engano cometido pelo homem tambm foi cometido pela mulher: pensar que o espelho fosse um retrato. Entretanto, a reao dela foi muito diferente. Por qual motivo a mulher descontrolou-se tanto? (0,3) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5- Para tentar ajudar na difcil situao, a me da moa foi verificar o retrato. Transcreva do texto as caractersticas que ela atribuiu imagem que viu. (0,3) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

6- Releia: ...arregalou os olhos. Olhou de novo. Soltou uma sonora gargalhada. Na sua opinio, o que esse trecho revela: a me percebeu o engano ou tambm julgou estar vendo um retrato? Justifique sua resposta. (0,3) _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 7- Escreva quem so as personagens do conto lido: (0,3) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 8- Se voc tivesse que explicar para algum o que um conto popular, o que diria? (0,3) a) Sabe-se quem o autor; b) So histrias atuais, com autor conhecido; c) So histrias de autoria desconhecida, passadas de uma gerao a outra; d) So histrias curtas e engraadas; 9- Por que, em vez de dizer com o p ou com um p, a boa senhora diz com os dois ps na cova? (0,3) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 10- Pesquise no dicionrio o sentido das seguintes expresses do texto: (0,3) Lazarento: __________________________________________________________ Jabiraca: ___________________________________________________________ Caduca: ____________________________________________________________ Capenga: ___________________________________________________________ Boa prova!!!!

Вам также может понравиться