Вы находитесь на странице: 1из 64

Qumica Geral Qumica Geral Prof.

: Giovanne Monteiro

Introduo Conceito de Qumica A Qumica uma cincia que busca compreender os mistriosmistrios da matriamatria, suasua organizao e organizao e transformaes da transformaes, bem como as energias envolvidas nessas transformaes. Os qumicos so esses seres curiosos que a cada dia criam novos plsticos, remdios e tentam explicar esse mundo que nos cerca.

Introduo Matria Matria tudo aquilo que ocupa um lugar no espao e possuipossui massa Hoje sabemos que essa matria massa. Hoje sabemos que essa matria formada por unidades bem pequenas que chamamos de tomos.

Introduo Elemento qumico Elemento Qumico um conjunto de tomos iguais (do mesmo tipo).

Introduo Elemento qumico E na linguagem dos qumicos eles so representados por Smbolos.

Introduo Molcula A Molcula um grupo de tomos, iguais ou diferentes, ligados.

Introduo Frmula molecular o retrato da molcula,, nos fornece asppectos qualitativos e quantitativos da substncia. O ndice que aparece na frmula nos indica o n de tomos do elemento aparece na frmula nos indica o n de tomos do elemento na molcula. 2 1

Introduo Frmula molecular Frmula molecular

Unidades de medida EQi li l i tldl Em Qumica, para realizar qualquer experimento, alm dealguns conceititos b i ttambm necessirioconhhecer bsicos, b allgumas unidades de medida unidades de medida. A medida de uma grandeza um nmero que expressa uma A medida de uma grandeza um nmero que expressa uma quantidadequantidade, comparada com um padro previamente comparada com um padro previamente estabelecido estabelecido.

Unidades de medida Massa

A determinao da massa de um corpo feita pela comparao dada massamassa desconhecidadesconhecida dessedesse corpocorpo comcom outraoutra massa massa conhecida, um padro. Para esta determinao usa se um aparelho chamado balana.

Unidades de medida No Sistema Internacional (SI), a unidade-padro de massa o quililograma (k(kg)).

Unidades de medida Volume

O volume de um corpo com a forma de um cubo determinado multiplicando-se seu comprimento por sua altura e por sua largura. Volume = comprimento x altura x largura

Unidades de medida No SI, a unidade-padro de volume o metro cbico (m3). No entanto a unidade mais usada em Qumica o litro (L) entanto, a unidade mais usada em Qumica o litro (L).

Unidades de medida Temperatura

Os valoresvalores de temperatura so determinados por um aparelho Os de temperatura so determinados por um aparelho chamado termmetro, que consiste de um fino tubo de vidro graduado e parcialmente cheio de mercrio ou lcool colorido. medida que a temperatura aumenta, o lquido se expande e se move ao longo do tubo.

Unidades de medida A escala de graduao mais comumente usada nos trabalhos escala Celsius Ela possui cientficoscientficos aa escala Celsius. Ela possui doisdois pontospontos dede referncia: o congelamento e a ebulio da gua ao nvel do mar, que correspondem, respectivamente, a 0 C e 100 C.

Unidades de medida Presso

A Terra est envolvida por uma camada de ar que tem espessura aproximada de 800 km. Essa camada de ar exerce presso sobre os corppos: a ppresso atmosfrica.

Unidades de medida

Pelo Sistema Internacional (SI), a unidade-padro o pascal (Pa), que se relaciona com a unidade atmosfera na seguinte proporo:

Unidades de medida Densidade

A expresso que permite calcular a densidade dada por:

Exemplo Trs frascos de vidro transparente, fechados, de formas e dimenses iguais, contm cada um a mesma massa de lquidos differentes. Um contm gua, o outro, clorofrmio e o terceiro, etanol. Os trs lquidos so incolores e no preenchem totalmente os frascos, os quais no tm nenhuma identificao. Sem abrir os frascos, como voc faria para identificar as substncias? A densidade (d) de cada um dos lquidos, temperatura ambiente, :

Soluo

Classificao da matria Substncias Um conjunto de tomos com as mesmas propriedades qumicas constitui um elemento qumico e cada substncia caracterizada por constitui um elemento qumico, e cada substncia caracterizada por uma proporo constante desses elementos. p opo o A classificao das diferentes substncias feita de acordo com sua composio.

Classificao da matria Substncias pura Substncias pura Tipo de matria formada por unidades qumicas iguais, sejam tomos, sejam molculas, e por esse motivo apresentando propriedades qumicas e fsicas prprias. As substncias puras podem ser classificadas como simples ou compostas.

Classificao da matria Substncias simples A substncia formada por um ou mais tomos de um mesmo elemento A substncia formada por um ou mais tomos de um mesmo elemento qumico classificada como substncia pura simples ou, simplesmente, substncia simples.

Classificao da matria Substncias composta Quando as molculas de determinada substncia so formadas por dois Quando as molculas de determinada substncia so formadas por dois ou mais elementos qumicos, ela classificada como substncia pura composta ou, simplesmente, substncia composta.

Classificao da matria Mistura Como as misturas apresentam composio varivel, tm propriedades (como ponto de fuso, ponto de ebulio, densidade) diferentes daquelas apresentadas pelas substncias quando estudadas separadamente.

Classificao da matria Mistura

Classificao da matria Tipos de mistura De acordo com o aspecto visual de uma mistura, podemos classific-la em ffuno ddoseu nmero dde ffases:

Classificao da matria Dessa maneira, as misturas so classificadas em funo de seu nmero de fases: de fases: AAsmitisturas hhomogneas sochhamaddas l Al l solues. Alguns exemplos: gua de torneira, vinagre, ar, lcool hidratado, pinga, gasolina, soro caseiro, soro fisiolgico e algumas ligas metlicas. Alm dessas, todas as misturas de quaisquer gases so sempre misturas homogneas.

Classificao da matria

Alguns exemplos de misturas heterogneas: gua e leo, areia, granito, madeira, sangue, leite, gua com gs. As misturas formadas por n slidos apresentam n fases desde que estes slidos no formem uma slidos apresentam n fases, desde que estes slidos no formem uma liga ou um cristal misto liga ou um cristal misto.

Classificao da matria

Independentemente de uma amostra de qualquer material ela pode ser uma substncia ou uma mistura, ela ser denominada um sistema (tudo(tudo queque objeto dada observao humana) e tambm tambm poder objeto observao humana) ser e poder ser classificada em funo do seu aspecto visual.

Classificao da matria Chamamos de sistema ao conjunto de materiais que so isolados de todos os outros com a finalidade de serem estudados. Se as caractersticas iniciais de um sistema so diferentes das finais, dizemos que ele sofreu uma transformao (ou fenmeno).

Classificao da matria

Classificao da matria

Classificao da matria

Estado fsico da matria Toda matria constituda de pequenas partculas e, dependendo do maior ou menor grau de agregao entre elas, pode ser encontrada em trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. Cada um dos trs estados de agregao apresenta caractersticas prpriasprprias (como(como oo volumevolume, aa densidade densidade ee a forma), que podempodem ser a forma) que ser alteradas pela variao de temperatura (aquecimento ou resfriamento).

Estado fsico da matria Quando uma substncia muda de estado, sofre alteraes nas suas caractersticas macroscpicas (volume, forma etc.) e microscpicas (arranjo das partculas), no havendo, contudo, alterao em sua composio.

Estado fsico da matria Mudana de estado fsico O diagrama abaixo mostra as mudanas de estado, com os nomes particulares que cada uma delas recebe.

Como diferenciar substncia pura de mistura? A maneira mais eficiente de diferenciar, na prtica, uma substncia pura de uma mistura consiste na anlise de seus comportamentos quanto s mudanas de estado fsico. Comparando a ebulio da gua pura com a da gua salgada observase que a gua pura comea e termina sua ebulio mesma temperatura t enquanto que a gua salgada (mistura) comea e termina sua ebulio em temperaturas diferentes (t1 et2 ).

Como diferenciar substncia pura de mistura? Observe a seguir o grfico, temperatura x tempo, relativo ao aquecimento de gua pura do estado slido (gelo) ao estado gasoso aquecimento de gua pura, do estado slido (gelo) ao estado gasoso (vapor).

Como diferenciar substncia pura de mistura? A partir do grfico podemos montar o seguinte quadro: Se tivermos uma substncia pura, as mudanas de fase iro ocorrer em condies constantes, ou seja, bem definidas da serem chamadas de constttantes ffsiicas. AAs constttantes ffsiicas it d lb t i somuitousadas nos laboratrios para identificao de substncias puras.

Como diferenciar substncia pura de mistura? A passagem do estado slido para o lquido (ou vice-versa) ocorre em A passagem do estado slido para o lquido (ou vice versa) ocorre em uma determinada temperatura chamada de Ponto de Fuso (PF) J uma determinada temperatura, chamada de Ponto de passagem do lquido para o gasoso ((ebulio)) Ebulio (PE). Cada substncia pura apresenta um um ponto de ebulio caracterstico, como j foi Fuso (PF). J aa chamada de Ponto de ponto de fuso e dito.

Como diferenciar substncia pura de mistura? A presso atmosfrica (fora que a atmosfera exerce sobre a Terra) muito importante para o ponto de ebulio. Ao nvel do mar, considerase a presso igual a 1 atm ou 760 mmHg. Se a presso for maior que este valor, o ponto de ebulio ser maior; se a presso for menor, o ponto de ebulio tambm ser menor. Desta forma, a gua ferve a 100oC ao nvel do mar, enquanto que, em uma montanha, ferve abaixo de 100oC.

Como diferenciar substncia pura de mistura? Para uma mistura como a de gua e sal, o grfico ser do tipo:

Transformao da matria Fenmenos fsicos e qumicos Ql modifidificao que ocorra com a t i id Qualquer matria consideraddaum fenmeno: gua em ebulio, massa do po "crescendo", exploso de uma bomba etc. Os fenmenos podem ser classificados em fsicos ou qumicos.

Fenmeno Fsico Ao aquecermos iodo puro, que um slido, cinzento e brilhante, observamos o aparecimento de vapores roxos, que, em contato com uma superfcie fria, forma cristais cinzentos e brilhantes. Ao compararmos as propriedades da substncia no estado inicial com as que aparecem no estado final, notamos que so idnticas. Antes e depois do aquecimento seguido de resfriamento, continuamos tendo id iodo.

Fenmeno Fsico Houve, nesse caso, uma mudana de estado fsico gasoso de gasoso p slido de slido para

g chamada sublimaoeoutra g para chamadachamada ressublimao Ocorreu uma transformao fsica pois aa ressublimao. Ocorreu uma transformao fsica, pois substncia no se alterasubstncia no se altera.

Fenmeno Fsico Podemos dizer ento que fenmeno fsico o processo no qual no se formam novas substncias (no h alterao da estrutura da matria). Exemplos: .. AAsmuddanas ddeesttdado ffsiico. Aquecer o ferro at que fique incandescente Aquecer o ferro at que fique incandescente. Adicionar acar gua(formao de mistura)). g(

Fenmeno Qumico Analisemos o que ocorre quando se aquece acar para fazer calda Analisemos o que ocorre quando se aquece acar para fazer calda, Observaremos que as propriedades apresentadas porpor exemploexemplo.. Observaremos que as propriedades apresentadas inicialmente pelo acar vo se modificando ao longo do aquecimento e ao final teremos um slido escuro, de propriedades bem distintas das do slido inicial. Neste caso teremos uma transformao qumica.

Fenmeno Qumico Podemos dizer ento que fenmeno qumico o processo no qual h alterao da estrutura da matria, com formao de novas substncias. O fenmeno qumico comumente chamado de reao qumica.

Transformao da matria

Quando voc queima um pedao de papel, constitudo de celulose, ocorrem a formao de uma substncia de cor preta (carvo) e, siimult ltaneamente, a fformao dde fumaa, constittitudapriiincipallmentte de t fd d vapor d gua e gs carbnico. Essas novas substncias foram formadas pela reao qumica entre a celulose e o oxignio do ar.

Transformao da matria

Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrncia de um fenmenofenmeno qumico a observaoobservao visual dede alteraes que ocorremocorre qumico a visual alteraes que no sistema. A formao de uma nova substncia est associada :

Transformao da matria 1. Mudana de cor. Exemplos: queima de papel; cndida ou gua de lavadeira em tecido colorido; queima de fogos de artifcio. 22. LibLiberao ddeumgs (f(efervescnciia)). EExemplos: antiticidoesttomacall l id em gua; bicarbonato de sdio (fermento de bolo) em vinagre. 3. Formao de um slido. Exemplos: lquido de bateria de automvel + cal de pedreiro dissolvida em gua; gua de cal + ar expirado pelo pulmo (gs carbnico). pulmo (gs carbnico). 4. Aparecimento de chama ou luminosidade. Exemplos: lcool queimando, luz emitida pelos vaga-lumes.

Processo de separao de misturas ANLISE IMEDIATA Na natureza, raramente encontramos substncias puras. Assim, para substncia, necessrio usar de obtermosobtermos umauma determinadadeterminada substncia necessrio usar mtodosmtodos de separao. Para cada tipo de mistura mtodos diferentes. heterognea ou homognea usamos

Processo de separao de misturas Decantao Processo utilizado para separar dois tipos de misturas heterogneas. a))qLquido e slido

Processo de separao de misturas b) Lquido e lqquido )q

Processo de separao de misturas Centrifuggao uma maneira de acelerar o processo de decantao envolvendo slidos e lquidos realizada num aparelho denominado centrfuga. Na centrfuga, devido ao movimento de rotao, as partculas de maior densidade, por iinrciia, so arremessaddas para o ffdundo ddo tubo. tb

Processo de separao de misturas

Processo de separao de misturas Filtrao utilizada para separar substncias presentes em misturas heterogneas envolvendo slidos e lquidos envolvendo slidos e lquidos.

Processo de separao de misturas Destilao utilizada para separar cada uma das substncias presentes em misturas homogneas envolvendo slidos dissolvidos em lquidos e llquididos miscveiisentre si. i i

Processo de separao de misturas Destilao simples

Processo de separao de misturas Destilao fracionada

Exemplo Considere um sistema formado por gua, areia, sal de cozinha dissolvido, lilhdf ll Idi i id limalha de ferro e lcool comum. Indique a seqnciamaisadequada para a separao dos componentes deste sistema para a separao dos componentes deste sistema. ((Dados: TE das substncias ggua: 100 C;; lcool comum: 78,,5C;; sal de cozinha: 1490 C)

Soluo

Вам также может понравиться