Вы находитесь на странице: 1из 21

GUIO

SISTEMA DE FORMAO E CERTIFICAO DE COMPETNCIAS TIC

Pgina 1 de 21

NDICE
1 Introduo ................................................................................................................................................... 3 1.1 2 3 Estrutura do documento ..................................................................................................................... 3

Sistema de formao e de certificao de Competncias TIC .............................................................. 4 Processo de certificao de Competncias TIC ..................................................................................... 4 3.1 3.1.1 3.1.2 Fases do Processo............................................................................................................................. 6 Requerimento ................................................................................................................................ 6 Parecer........................................................................................................................................... 6 Parecer sobre validao de percurso formativo ................................................................... 7

3.1.2.1 3.1.3 3.1.4 3.2 3.2.1 3.2.2 4

Despacho ....................................................................................................................................... 7 Audincia prvia ............................................................................................................................ 8 Impedimentos..................................................................................................................................... 8 Impedimento do Director de EE..................................................................................................... 8 Impedimento do Director de CFAE................................................................................................ 9

rea de Certificao no Portal das Escolas ........................................................................................ 9 4.1 4.1.1 4.1.2 Tipos de perfis de acesso no Portal das Escolas .............................................................................. 9 Interaces .................................................................................................................................. 10 Intervenientes .............................................................................................................................. 10

Certificao de directores de EE e de directores de CFAE ................................................................. 11 5.1 5.2 Certificao de directores de EE...................................................................................................... 11 Certificao de directores de CFAE................................................................................................. 12

Contactos .................................................................................................................................................. 12

NDICE DE FIGURAS
Figura 1. Figura 2. Figura 3. Representao do processo com aces e actores Acesso ao registo no Portal das Escolas Representao das interaces existentes entre utilizadores 5 9 10

Pgina 2 de 21

1 Introduo
Inicialmente programado no Plano Tecnolgico da Educao (RCM n. 137/2007), o programa de formao e certificao de competncias TIC estabelece como objectivos a promoo de uma eficiente formao em TIC dos agentes da comunidade educativa, a promoo da utilizao das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e na gesto administrativa da escola, bem como a contribuio para a valorizao profissional das competncias TIC.

O Sistema de Formao e de Certificao em Competncias TIC criado e regulamentado pela Portaria n. 731/2009, disponvel no Anexo I. Os despachos conjuntos que aprovam os modelos de certificados (Despacho n. 27495/2009) e a lista de certificados e diplomas que permitem ao docente requerer a certificao de competncias digitais por validao de competncias associadas (Despacho n. 1264/2010) esto disponveis nos Anexo II e Anexo III, respectivamente. Por fim, a Portaria n. 224/2010, disponvel no Anexo IV contempla a educao especial no elenco de opes do curso de formao contnua obrigatrio em ensino e aprendizagem com TIC.

O programa est estruturado em duas fases. Uma primeira fase de certificao de competncias digitais, para diagnstico das competncias dos docentes, e uma segunda fase de forte aposta na formao e certificao de competncias pedaggicas em TIC dos docentes.

1.1 Estrutura do documento


No captulo 2 descreve-se o sistema de formao e de certificao de competncias TIC e, em particular, os nveis e modalidades de certificao de competncias TIC.

No captulo 3 descreve-se em detalhe o processo de certificao de competncias TIC e toda a tramitao que lhe est associada.

No captulo 4 descreve-se a operacionalizao da certificao de competncias TIC atravs do Portal das Escolas, incluindo os intervenientes e respectivas funes.

No captulo 5 descreve-se a operacionalizao da certificao de competncias TIC atravs do Portal das Escolas para directores de estabelecimentos de ensino e directores de centros de formao de associao de escolas.

Os contactos de apoio necessrios execuo deste programa esto disponveis no captulo 6. A documentao legal associada ao programa est disponvel nos Anexo I, Anexo II, Anexo III e Anexo IV.
Pgina 3 de 21

2 Sistema de formao e de certificao de Competncias TIC


O sistema de formao e de certificao de Competncias TIC assenta nos princpios de aprofundamento e desenvolvimento das competncias adquiridas e da sua integrao no contexto profissional, na dupla perspectiva de validao de competncias adquiridas e de aquisio de novos conhecimentos relativos utilizao pedaggica da TIC. Este sistema, na sua componente de formao, est integrado no quadro jurdico da formao contnua de professores e, na sua componente de validao de competncias profissionais adquiridas, est fora do quadro jurdico da formao contnua de professores, tomando, para o efeito, em considerao sejam os conhecimentos adquiridos no decurso do percurso profissional do docente, sejam os conhecimentos adquiridos no quadro da formao complementar acadmica especializada.

O sistema de formao e de certificao de Competncias TIC, com o inerente reforo das qualificaes e valorizao das competncias que lhes esto associados, um instrumento privilegiado para a melhoria da qualidade das aprendizagens e para o sucesso escolar dos alunos.

A certificao estrutura-se em 3 nveis: 1. Certificado de Competncias Digitais, que visa certificar competncias bsicas que possibilitam a utilizao instrumental das TIC no contexto profissional; 2. Certificado de Competncias Pedaggicas e Profissionais com TIC, que visa certificar competncias que permitem ao docente a utilizao das TIC como recurso pedaggico no processo de ensino e aprendizagem; 3. Certificado de Competncias Avanadas em TIC na Educao, certifica conhecimentos que habilitam o docente utilizao das TIC como recurso pedaggico numa perspectiva de inovao e investigao educacional.

A componente de certificao do programa de Formao e Certificao de Competncias TIC operacionalizada atravs do Portal das Escolas, na rea especifica de Certificao, atravs de interveno do docente candidato certificao, da Escola para validao dos elementos introduzidos pelo candidato e do Director do CFAE para certificao.

A formao estrutura-se em cursos modulares, sequenciais, disciplinares e profissionalmente orientados, suportada por um programa nacional de formao organizado pela Equipa PTE Competncias TIC, e operacionalizado pelos Centros de Formao de Associao de Escolas (doravante CFAE).

3 Processo de certificao de Competncias TIC


O processo de certificao de Competncias TIC, representado na Figura 1, constitudo por quatro aces principais, executadas pelos trs tipos de interveniente em fases distintas do processo.
Pgina 4 de 21

Intervenientes

Aces

Requerente (Docente) Requerimento para Certificao de Competncias TIC

Director do Estabelecimento de Ensino Atribuio de parecer sobre o requerimento Pedido de parecer adicional a outro Director

Director do CFAE Atribuio de despacho sobre o requerimento

Despacho deferido

Despacho indeferido

Atribuio da certificao

Perodo de audincia prvia

Requerente (Docente) Pedido para reanlise do processo Sem pedido para reanlise do processo

Director do CFAE Despacho final Processo concludo

Despacho deferido

Despacho indeferido

Atribuio da certificao
Figura 1.

Processo concludo

Representao do processo com aces e actores

Pgina 5 de 21

3.1 Fases do Processo


O processo constitudo por quarto fases principais, enumeradas nos pontos seguintes: requerimento, parecer, despacho e audincia prvia.

3.1.1 Requerimento
O requerimento est disponvel no separador Certificao do Portal das Escolas, aps a autenticao do utilizador. constitudo por trs passos que o docente dever percorrer para dar incio ao seu processo de certificao de competncias TIC.

O processo de requerimento considera os seguintes passos (cf. Portaria n. 731/2009, de 7 de Julho):


Escolha do nvel de certificao Escolha da modalidade de certificao Escolha do fundamento

Aps o preenchimento de todos os passos referidos, o docente confirma as suas escolhas no ecr de resumo do requerimento e submete os dados no sistema. Aps esta submisso, o requerimento encontra-se no sistema e enviado ao director do respectivo estabelecimento de ensino, para parecer.

Nota: o requerimento s dever ser solicitado pelo docente, depois de se assegurar de que o seu processo individual de docente se encontra actualizado com as informaes necessrias emisso de parecer favorvel.

3.1.2 Parecer
O parecer corresponde validao dos elementos constantes do requerimento do docente, incide sobre um requerimento submetido e da responsabilidade do director do EE onde o docente exerce funes.

Numa situao em que o processo individual do docente que submeteu um requerimento no se encontra na escola em que exerce funes, o director solicita ao estabelecimento de ensino onde se encontra o processo individual, um parecer adicional onde constem os elementos necessrios de modo a poder emitir o seu parecer.

A emisso do parecer, do pedido e do parecer adicional realizada atravs da aplicao no Portal das Escolas.

Na emisso do parecer, o campo Observaes destina-se justificao do parecer emitido, na qual tem de constar a descrio dos elementos de validao, em particular:
Pgina 6 de 21

No caso dos diplomas referidos no ponto i) da alnea b) do n. 2 do Artigo 8. da Portaria 731/2009, de 7 de Julho, devero ser mencionados os seguintes pontos: o o o Designao do diploma; Nome da Instituio que o concedeu; Comprovativo, ou prova, da sua incluso na rea de Estudos de Informtica (48), de acordo com a classificao nacional das reas de educao e formao.

Nos casos inscritos no ponto ii) da alnea b) do n. 2 do Artigo 8. da Portaria 731/2009, de 7 de Julho, devero ser mencionados os seguintes pontos: o Registo de acreditao de formador, bem como as reas e domnios respectivos.

Nos casos inscritos no ponto iii) da alnea b) do n. 2 do Artigo 8. da Portaria 731/2009, de 7 de Julho, devero ser mencionados os seguintes pontos: o A designao do curso e da entidade.

Nos casos inscritos na alnea c) do n. 2 do Artigo 8. da Portaria 731/2009, de 7 de Julho, devero ser mencionados os seguintes pontos: o o o o o o o A designao da aco; Registo de acreditao; Durao; Modalidade; Aproveitamento; Formador; Entidade formadora.

3.1.2.1 Parecer sobre validao de percurso formativo


Quando um docente apresenta um requerimento com base na frequncia e aproveitamento de aces de formao contnua no domnio das TIC, no quadro do regime jurdico da formao contnua de professores, com um total mnimo de 50 horas, o procedimento de validao pelo Director do EE, deve contemplar: 1. Explicitao do domnio TIC na designao da aco; 2. Se o domnio no for explcito, verificar junto do Director do CFAE a que a escola pertence, que dever disponibilizar a informao necessria ou, nas situaes em que a aco em causa no foi realizada pelo seu CFAE, obter a informao necessria junto da respectiva entidade formadora ou, em ltimo caso, junto do CCFCP.

3.1.3 Despacho
O despacho incide sobre um requerimento e sobre o respectivo parecer. A emisso de despacho da responsabilidade do director do CFAE, da abrangncia do estabelecimento de ensino onde o docente exerce funes.
Pgina 7 de 21

O director do CFAE pode deferir ou indeferir o requerimento. No primeiro caso, a certificao atribuda e o processo concludo. No segundo caso, ao indeferimento segue-se a audincia prvia (cf. ponto 3.1.4), no final da qual ocorre um dos seguintes processos: 1. O docente no requer a reanlise do processo e este concludo com o indeferimento; 2. O docente requer a reanlise do processo, introduzindo na aplicao novos elementos, a que se segue novo despacho do director do CFAE, o qual poder ser de deferimento, sendo o processo concludo com a atribuio da certificao, ou de indeferimento, sendo o processo concludo sem certificao.

3.1.4 Audincia prvia


O perodo de audincia prvia existe apenas quando o despacho do director do CFAE indefere o processo de requerimento. Este perodo permite que os docentes renam novos elementos e os possam submeter para reanlise do processo de requerimento.

No caso de o director do CFAE indeferir o processo de requerimento, o docente recebe o despacho de indeferimento e respectivos motivos sendo aberta uma nova tarefa na sua rea reservada da aplicao, com a possibilidade de confirmar a introduo dos elementos em falta no processos individual de docente, no prazo de 10 dias teis a contar da data de comunicao.

Findo este prazo, se o docente no introduziu qualquer novo elemento considera-se que aceitou o indeferimento e o processo concludo, com a no atribuio de certificao.

Se o docente introduziu novos elementos, segue-se novo e ltimo despacho do director do CFAE, que decide definitivamente pela atribuio (deferimento) ou no-atribuio (indeferimento) da certificao ao docente.

Nas situaes de indeferimento, se o docente desejar a certificao de competncias TIC, dever iniciar um novo processo de certificao quando rena as condies necessrias para tal.

3.2 Impedimentos
Nas situaes de impedimentos do Director de EE e do Director de CFAE, previstos no Artigo 44. do Cdigo do Procedimento Administrativo, aplicam-se os procedimentos descritos nos pontos seguintes.

3.2.1 Impedimento do Director de EE


Nas situaes de impedimento do Director de EE, este substitudo pelo subdirector (n. 8 do artigo 20. do decreto-lei n. 75/2008, de 22 de Abril.
Pgina 8 de 21

Se tambm o subdirector se encontrar, em face do caso concreto, impedido, poder o director delegar a competncia de certificao num dos seus adjuntos, nos termos do n. 7 do artigo 20. do mesmo decreto-lei.

3.2.2 Impedimento do Director de CFAE


Nas situaes de impedimento do Director do CFAE, a competncia de certificao atribuda ao Director Regional de Educao respectivo.

4 rea de Certificao no Portal das Escolas


A rea de Certificao no Portal das Escolas est acessvel apenas a utilizadores registados. Os docentes que ainda no estejam registados, tero de o fazer a partir da pgina inicial do Portal das Escolas (www.portaldasescolas.pt) escolhendo a opo de Registo (Figura 2).
1

Figura 2.

Acesso ao registo no Portal das Escolas

Os directores dos estabelecimentos de ensino e dos centros de formao de associao de escolas tm um acesso prprio. Para qualquer situao que seja necessrio resolver, devero entrar em contacto com a equipa tcnica do portal, atravs da rea prpria do portal.

A certificao s pode ser requerida por docentes. Os directores de estabelecimentos de ensino e os directores dos CFAE que desejem requerer a certificao de Competncias Digitais devero proceder de acordo com o processo descrito no ponto 5.

4.1 Tipos de perfis de acesso no Portal das Escolas


A rea de Certificao considera trs tipos de perfis de utilizadores, cada um com diferentes tarefas e responsabilidades, sequenciais entre si, no processo de certificao de competncias TIC. Os trs perfis considerados so os seguintes:

Docente

Disponvel no seguinte endereo:

https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/p%C3%A1ginas/243/registo/15221
Pgina 9 de 21

Director do Estabelecimento de Ensino (EE) Director do Centro de Formao de Associao de Escolas (CFAE)

O processo segue tambm a mesma sequncia, i.e. quem inicia o processo o docente, de seguida cabe ao director do EE dar um parecer sobre este requerimento, a que se segue o envio do processo para o director do CFAE para dar despacho (deferir ou indeferir o processo).

As possveis interaces entre os intervenientes no processo esto representadas no ponto 4.1.1.

4.1.1 Interaces
Na Figura 3 so representadas as diferentes interaces entre o docente, director do estabelecimento de ensino e director do CFAE, ao longo do processo. Informao sobre o parecer atribudo Informao sobre o despacho atribudo
Director do Estabelecimento de Ensino A Director do Estabelecimento de Ensino B

Docente

Envio do requerimento

Avaliao e emisso de parecer sobre o requerimento

Avaliao e emisso do despacho sobre o requerimento


Director do CFAE

Pedido de parecer adicional Perodo de audincia prvia

Emisso do despacho final findo o perodo de audincia prvia


Figura 3. Representao das interaces existentes entre utilizadores

4.1.2 Intervenientes
O docente interage com o director do estabelecimento de ensino (EE) e com o director do CFAE do seguinte modo: 1. Envia o requerimento para certificao de competncias TIC para o director do EE; 2. Recebe informao sobre o despacho que o director do CFAE emitiu;
Pgina 10 de 21

[No caso de o processo ser indeferido, entra em perodo de audincia prvia. Neste caso, o docente interage nos seguintes cenrios de interaco:] 3. [Se optar por pedir reviso do processo] Envia pedido de reanlise do processo ao director do CFAE; 4. Recebe informao sobre o despacho final que o director do CFAE emitiu.

O director do estabelecimento de ensino interage com o docente e com o director do CFAE do seguinte modo: 1. Recebe, do docente, requerimento para certificao de competncias TIC; 2. Emite parecer sobre este requerimento; 3. Envia o parecer (positivo ou negativo) ao director do CFAE.

O director do CFAE interage com o docente e com o director do estabelecimento de ensino do seguinte modo: 1. Recebe do director do EE o parecer atribudo ao requerimento do docente para certificao de competncias TIC; 2. Emite despacho (deferido ou indeferido) sobre o requerimento com base no parecer do director do EE; 3. No caso de o processo ser indeferido, entra em perodo de audincia prvia. Neste caso, o director do CFAE interage com o docente ao nvel da informao dos motivos do indeferimento e reanlise do processo aps o prazo de audincia prvia; 4. Emite o despacho final, aps terminar o prazo de audincia prvia, pela reafirmao do indeferimento no questionado ou reanalisando o requerimento em resposta ao pedido de reavaliao do processo do docente.

5 Certificao de directores de EE e de directores de CFAE


O processo de certificao para directores de EE e para directores de CFAE ocorre de forma diferente ao processo de certificao dos docentes, dado a necessidade de arranjar substitutos para a atribuio de parecer e de despacho. Pelo papel que desempenham na certificao de docentes, o processo de certificao de directores de EE e de directores de CFAE estrutura-se de acordo com o descrito nos pontos seguintes.

5.1 Certificao de directores de EE


Para requerer a certificao, o director de EE entrega um requerimento (a disponibilizar brevemente na rea de Certificao do Portal das Escolas) acompanhado dos documentos necessrios verificao das condies de certificao ao Director do CFAE de que a escola associada.

Pgina 11 de 21

No caso de indeferimento, o Director do CFAE informa o director de EE, que poder solicitar audincia prvia, nos mesmos prazos previstos na certificao dos outros docentes, na qual apresentar os elementos em falta.

No caso de o Director do CFAE emitir um despacho a deferir o requerimento, o certificado ser emitido fora do Portal das Escolas. Para este fim, ser disponibilizado o modelo de certificado em formato electrnico a todos os CFAE

5.2 Certificao de directores de CFAE


Para requerer a certificao, o director de CFAE dever entregar um requerimento (a disponibilizar brevemente na rea de Certificao do Portal das Escolas) acompanhado dos documentos necessrios verificao das condies de certificao ao Director Regional de Educao respectivo.

No caso de indeferimento, o Director Regional de Educao informa o director de CFAE de que poder solicitar audincia prvia, nos mesmos prazos previstos na certificao dos outros docentes, onde poder apresentara os elementos em falta.

No caso de o despacho deferir o requerimento, o certificado ser emitido fora do Portal das Escolas. Para este fim, ser disponibilizado o modelo de certificado em formato electrnico a todas as DRE.

6 Contactos
As dvidas e esclarecimentos devem ser colocados pelo Estabelecimento de Ensino ou pelo Centro de Formao de Associao de Escolas. Os docentes devero pedir esclarecimentos junto do seu Director de EE.

As questes referentes a formao de formadores, devero ser colocadas Equipa PTE da DGIDC.

ENTIDADE Equipa PTE da DGIDC / ERTE

ENDEREO ELECTRNICO fformadores@dgidc.min-edu.pt

As questes referentes formao de docentes, devero ser colocadas Equipa PTE/DSFRHE da DGRHE.

Pgina 12 de 21

ENTIDADE Equipa PTE da DGRHE / DSFRHE

ENDEREO ELECTRNICO certificacaopte@dgrhe.min-edu.pt

As questes tcnicas referentes Certificao e Aplicao no Portal das Escolas, devero ser remetidas s equipas PTE existentes em cada Direco Regional de Educao. Os contactos devem, preferencialmente, ser realizados por e-mail, identificando sempre a escola e o cdigo GEPE. Nos casos respeitantes aplicao no Portal das Escolas, devero acrescentar, pelo menos, o login de utilizador e o nmero do processo em questo.

ENTIDADE Direco Regional de Educao do Norte Direco Regional de Educao do Centro Direco Regional de Educao de Lisboa e Vale do Tejo Direco Regional de Educao do Alentejo Direco Regional de Educao do Algarve

ENDEREO ELECTRNICO pte@dren.min-edu.pt pte@drec.min-edu.pt pte@drelvt.min-edu.pt pte@dreale.min-edu.pt pte@drealg.min-edu.pt

Pgina 13 de 21

ANEXO I

Pgina 14 de 21

Pgina 15 de 21

ANEXO II

Pgina 16 de 21

Pgina 17 de 21

ANEXO III

Pgina 18 de 21

Pgina 19 de 21

ANEXO IV

Pgina 20 de 21

Pgina 21 de 21

Вам также может понравиться